Como escolher o local do casamento em 5 passos

Se estão em dúvida sobre o local onde irão celebrar seu casamento, não deixem de conhecer os 5 passos que os ajudarão a eleger o espaço perfeito!

Como escolher o local do casamento em 5 passos
Recanto dos Sonhos - Foto: APPFilme
  • Espaços
  • Sponsored
  • Noivos

O planejamento dos detalhes do grande dia se torna parte dos sonhos dos noivos assim que ambos decidem se entregar ao tão aguardado “Sim, eu aceito!”. Entre tantos itens a serem escolhidos, o espaço onde o casamento será celebrado surge como um dos pontos mais importantes para o sucesso do evento. Por isso, antes de tomar sua decisão, conheça os 5 passos para que sua aventura de amor não se transforme em uma odisseia. 

salvarLago DoceEntre em contato com Lago Doce
Lago Doce – Foto: Natã Kesller

1. Localização

Localização geográfica e acessibilidade: embora muitos casais escolham um local próximo a sua residência, outros decidem fazer as malas e celebrar o amor em outros locais, tanto no Brasil, quanto no exterior. De qualquer forma, o espaço deve possuir fácil acesso para que os hóspedes possam comparecer ao casamento com tranquilidade e pontualidade. Por isso, deve haver facilidade nas diversas formas de deslocamento, levando em consideração todos os meios de transporte possíveis.

Distância da cerimônia: o ideal é que a distância entre a cerimônia e o local da festa seja curta. Procure por um espaço que inclua uma capela caso deseje celebrar um casamento religioso, ou outro que permita organizar casamentos civis. Se preferir lugares separados, recomendamos que inclua formas simples de deslocamentos e indicações para que os convidados não se esforcem para encontrar o endereço.

Distância de hotéis: alguns convidados podem precisar de hospedagem, principalmente se vierem de outras cidades e países, assim como haverá outros que desejarão desfrutar da festa sem se preocupar com o consumo de álcool. Por isso, procure escolher um espaço onde possam se hospedar após a comemoração ou onde tenham a possibilidade de escolher bons hotéis em suas proximidades.

A Casa de Babette é um espaço para eventos onde cada cantinho conta uma história. Localizado em São Paulo, o espaço foi criado por dois amigos, um artista plástico e um produtor audiovisual, oferecendo em um só local, uma grande parte dos elementos necessários para a elaboração de um evento inesquecível como gastronomia sofisticada, acervo exclusivo de mobília e iluminação cênica.

salvarA Casa de BabetteEntre em contato com A Casa de Babette
A Casa de Babette – Foto: divulgação

2. Infraestrutura

Área total: como é o lugar? Quantos metros possui? Quantos ambientes? Conta com zonas verdes? Faça a si mesmo estas perguntas e defina o que realmente quer. Com boas informações acerca do espaço, você poderá aproveitá-lo ao máximo, se gastar muito por isso.

Áreas internas e externas: os diferentes ambientes podem ajudá-los a criar diferentes momentos do casamento, desde o coquetel de boas vindas à pista de dança. Talvez, apenas um ou dois espaços lhe sirvam, tudo depende do estilo, tamanho e formato que desejam dar ao seu grande dia.

Casais que buscam por um lugar de aspecto singular, rodeado pelo verde e detentor de uma incrível infraestrutura, não podem deixar de conhecer o Lago Doce. Situado da cidade de Camaçari, Bahia, o espaço oferece um salão de festas com varanda, aquário, palco e pista de dança em um casarão rústico em estilo décor italiano com capacidade para 400 convidados. Sua paisagem natural com lagos e vegetação exuberante, se tornam o palco perfeito para as mais encantadoras celebrações.

salvarLago DoceEntre em contato com Lago Doce
Lago Doce – Foto: divulgação

Facilidade de acesso: levando em conta os convidados que participarão do seu casamento, informe-se sobre as formas de acesso aos diferentes ambientes do espaço pois, idosos, convidados com mobilidade reduzida e crianças precisam ter a garantia de uma boa mobilidade.

Ambientes para a cerimônia: caso queira realizar seu casamento no espaço escolhido, verifique as possibilidades que o mesmo oferece: capela, jardim, salão e outros locais destinados ao enlace. Lembre-se sempre de perguntar se o ambiente comporta todos os convidados.

Alternativas para o mau tempo: o clima pode afetar seu casamento, por isso, é importante que o espaço ofereça ambientes cobertos ou alternativas como tendas para evitar qualquer imprevisto. Lembre-se de conferir as possibilidades para evitar que uma chuva repentina não arruíne um dos dias mais bonitos de suas vidas.

Reconhecido como um dos mais belos espaços de São Bernardo do Campo, São Paulo, o Recanto dos Sonhos oferece a possibilidade da realização de uma celebração campestre memorável com a qualidade, conforto e sofisticação da cidade. Sua arquitetura foi pensada nos mínimos detalhes, dispondo de uma grande área externa, cozinha, áreas de serviço independentes, capela, pista de dança, entre outras soluções para que o evento seja perfeito.

salvarRecanto dos SonhosEntre em contato com Recanto dos Sonhos
Recanto dos Sonhos – Foto: divulgação

3. Exclusividade

Celebração de outros casamentos: é muito importante saber se apenas o seu casamento acontecerá na data escolhida, ou se outros ocorrerão ao mesmo tempo. Recomenda-se que o local acolha apenas uma celebração mas, se não for o caso, analise detalhadamente a organização dos espaços e a disposição dos ambientes e jardins, a fim de evitar possíveis problemas.

Disponibilidade de horários: todos os espaços possuem seus horários, que devem ser acordados durante o fechamento do contrato. Defina com a administração o horário para a montagem do espaço e celebração, bem como todas as condições e serviços prestados, para não ter possíveis surpresas que possam atrapalhar o seu dia.

O Grupo Quintal celebra histórias de amor há 12 anos. Este grupo familiar entende e ama o que faz, dispondo de 6 espaços arrebatadores em São Paulo que acolhem casamentos com muita exclusividade. São eles: o Espaço Quintal em estilo Rustic Wedding, a Casa Quintal com conceito Comfort Wedding, a Casinha Quintal perfeita para Mini Weddings, o Celeiro Quintal inspirado nos Farm Weddings, o Chalé Quintal detentor do estilo Romantic Wedding e o Botânico Quintal em estilo Fresh Wedding. Lugares que parecem ter saído de um sonho, prontos para receber noivos e convidados com muito carinho e aconchego.

salvarGrupo QuintalEntre em contato com Grupo Quintal
Grupo Quintal | Botânico Quintal – Foto: divulgação

4. Número de convidados

Número mínimo de convidados: muitos estabelecimentos permitem desde casamentos íntimos a grandes eventos, porém, outros possuem números restritos. Por isso, tenha sua lista definida antes de escolher o local, deixando uma margem para novos convites e possíveis faltas.

Capacidade: é importante saber a disponibilidade do local para a recepção dos convidados, principalmente, se deseja realizar um grande casamento. Se possui uma lista numerosa, considere um espaço com maior capacidade, pois é melhor ter zonas de ventilação e mobilidade do que gerar desconforto para seus amigos e familiares.

E se alguns convidados faltarem? neste caso, é conveniente saber se haverá descontos devido a ausência de algumas pessoas. Certos estabelecimentos não são muito rigorosos, mas é sempre uma boa ideia perguntar para evitar qualquer tipo de problema.

Confirmação dos convidados: quando souber o prazo para fechamento do espaço, vocês devem estar preparados para dar um número preciso. Se o local for muito restritivo com o tema, é melhor contratar um serviço mais flexível que permita incluir ou remover convidados com facilidade.

O Espaço Aliança RJ é um lugar diferenciado, perfeito para quem deseja conciliar uma maravilhosa infraestrutura a cenários encantadores. O espaço possui uma vista privilegiada para o Pão de Açúcar e Cristo Redentor, dispondo de uma arquitetura moderna com ambientes clássicos e requintados, capaz de acolher festas de 10 a 150 convidados. O casal ainda conta com uma equipe especializada que oferece todo o suporte necessário para a composição de um casamento memorável.

salvarEspaço Aliança RJEntre em contato com Espaço Aliança RJ
Espaço Aliança RJ – Foto: divulgação

5. Extras

Decoração, som e iluminação do espaço: o local possui esses serviços ou vocês têm/podem contratar os de sua preferência? Alguns locais oferecem pacotes fechados (não permitindo a contratação de outros profissionais) ou os incluem como serviços adicionais, por isso, estejam atentos e verifiquem todas as possibilidades.

Serviço de montagem: se o espaço oferece o serviço de montagem, certifique-se se poderá tomar decisões para que tudo fique a seu gosto. Cada casal possui seus desejos e preferências, por isso, é importante ter autonomia para dispor mesas e cadeiras como achar melhor, considerando a orientação de seu wedding planner.

Imagine poder casar em um lugar com vista imperdível para a Baía de Todos os Santos, detentor de uma arquitetura moderna onde cada ambiente oferece conforto e requinte. Esta é a proposta do Espaço Aliança Salvador, um espaço diferenciado, cuja equipe oferece todo o suporte para que o casal tenha a celebração dos sonhos, através de projetos capazes de surpreender e encantar a todos os convidados.

salvarEspaço Aliança SalvadorEntre em contato com Espaço Aliança Salvador
Espaço Aliança Salvador – Foto: Ronaldo Porto

Segurança e estacionamento: verifique os serviços de segurança oferecidos pelo local, desde o pessoal especializado aos elementos que geram ordem e limitam a passagem. Veja também se prestam serviços de primeiros socorros e se possuem fácil acesso a centros de segurança, como centro médico, posto policial, corpo de bombeiros, etc. Quanto ao estacionamento, o mesmo deve comportar os carros, vans ou ônibus encarregados de levar seus convidados. Caso o espaço não possua estacionamento, verifique se indica ou possui acordo com algum em seus arredores.

Seguro de cancelamento: este é um ponto que não pode ser esquecido pelo casal, pois o custo de um casamento é alto e pode gerar um grande prejuízo. Sempre podem surgir imprevistos que forçam o cancelamento da celebração, por isso, verifique se o espaço dispõe de cancelamento ou remarcação da data, que lhe garanta uma recuperação mínima do investimento.

Há mais de 10 anos no mercado e mais de 1.000 eventos realizados, a Monet Casa de Festas é um dos lugares mais procurados pelos casais da Cidade Maravilhosa. O espaço possui um elegante salão de festas que pode ser adaptado e personalizado para eventos íntimos ou grandes festas, jardim e espaço aberto ao estilo Monet com árvores, flores, chafariz e balanço, área lounge, suíte completa para a noiva e um estacionamento exclusivo para os convidados com opção de manobristas.

salvarMonet Casa de FestasEntre em contato com Monet Casa de Festas
Monet Casa de Festas – Foto: Marcelle Vianna

Todo casamento é único e acaba por se transformar em um dia que ficará marcado para sempre na memória de todos os presentes. Por isso, não hesite em apostar em um espaço com infraestrutura impecável e serviços de excelência. Tome a decisão com base nos seus gostos e preferências, mas pense também que seus convidados merecem ter as melhores lembranças.

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Recanto dos Sonhos Fazendas e Sítios
Lago Doce Espaços
Grupo Quintal Espaços

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!