X

Como escolher o look para a testemunha de um casamento no civil? Anote as melhores dicas!

Quando um casamento no civil antecede a cerimônia e a comemoração, as testemunhas (que posteriormente serão os padrinhos) vão ao cartório, junto com os noivos, comprovar e testemunhar a união do casal. Um ato burocrático que é uma confirmação perante a sociedade e o governo, da união dos noivos, e que tem uma grande importância!

Apesar de ser um ato que não possui muitos ritos ou detalhes, é um momento marcante e especial. As testemunhas são convidadas para validar a união e, geralmente, vêm uma dúvida muito comum: “Que tipo de roupa devo usar nessa ocasião?”.

Aposte por macacões para convidadas 2016: versatilidade e elegância!

Saiba mais sobre “Vestiderie”
Vestiderie – Foto: Fernando Ducatti

Aposte sempre no confortável

O casamento no cartório costuma ser rápido e sem grandes protocolos. Dependendo do local/região, os noivos validam seus votos em uma espécie de “sala especial” em uma pequena cerimônia. O ato geralmente acontece durante a semana e em período diurno em órgãos que muitas vezes podem não ser lá aquele sonho de cerimônia civil, e muitas vezes, pode haver filas e esperas. Por isso, invista no conforto!

Essa não é a ocasião para se investir em um vestido extravagante. A melhor opção é algo mais discreto, um vestido mais simples, um conjunto de saia/blusa ou calça/blusa e por aí vai. Mas lembre-se: o “simples” e “discreto” não quer dizer “sem graça”! Parta do princípio de que o casamento no cartório é um ato cívico, algo que tem um tom mais sério mas ao mesmo tempo não exige mega produções e sim algo charmoso e elegante.

Saiba mais sobre “Vestiderie ”
Vestiderie – Foto: Rodrigo Bativa
Saiba mais sobre “Cavendish”
Foto: Divulgação Cavendish
Saiba mais sobre “Sacada”
Foto: Divulgação Sacada

Comprimento

Se a escolha for um vestido ou conjunto com saia, os comprimentos na altura ou um pouco acima dos joelhos são os mais adequados, levando em consideração a proposta mais despojada do casamento civil. O longo está proibido? Não, desde que seja um modelo leve e simples, sem o tom de festa glamouroso da cerimônia festiva. No casamento civil tudo é mais simples e prático, incluindo o look.

Saiba mais sobre “TVZ”
Foto: Divulgação TVZ
Saiba mais sobre “Martu”
Foto: Divulgação Martu

Sapato

O salto alto está mais do que liberado, mas também dentro desse contexto mais simples. Em vez de um um modelo altíssimo e não tão confortável, que tal uma opção média? Salto plataforma, anabela e espadrilles, por exemplo, são ótimas opções! Lembrando também que o sapato deve sempre estar em sintonia com o look. Por isso, na hora de escolher o modelo, tudo vai depender do resto da produção!

Foto: Divulgação Santa Lolla – Schutz

Bolsa

As clutches/bolsas de mão não são obrigatórias, mas optar por uma mini bag pode deixar o look com um charme especial. Uma bolsa “tira colo”, por exemplo, também pode ser uma ótima escolha, já que entra na proposta de ser uma bolsa menor e mais elegante, que ainda tem a praticidade da alça. Lembrando também que não é “bolsa de festa”! É algo mais estiloso e delicado, para arrematar o look de madrinha/testemunha.

Foto: Divulgação Shop2gether – La Spezia e Les Petit Joueurs

Acessórios

São itens importantíssimos que podem transformar o visual e o seu look! Um maxi colar, por exemplo, vai fazer toda a diferença no visual. Isso também vale para maxi brincos, que também estão super em alta! Lembrando sempre que a sintonia e o balanço nesse quesito também são tudo. A melhor dica é escolher uma peça de destaque e apostar nela, usando outras mais minimalistas e simples para fazer contraste.

Confira o Guia completo para um casamento PERFEITO no Rio de Janeiro: do cartório às lembrancinhas e Como ser uma madrinha perfeita: 8 dicas infalíveis!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação