Como escolher o penteado de noiva perfeito para o grande dia

Após a árdua busca pelo vestido dos sonhos, a noiva se depara com a tarefa de eleger o penteado que a fará deslumbrante em um dos dias mais especiais de sua vida. Existem vários fatores que interferem nesta escolha, que vão desde o tipo de cabelo, formato do rosto ao estilo adotado para o casamento. Se ainda está em dúvida, veja como escolher o penteado de noiva perfeito grande dia? Conheça nosso passo a passo com TODAS as dicas!

Ivandro Almeida Conheça o trabalho de Ivandro Almeida
Ivandro Almeida – Foto: Caroline Cerutti

Leve em conta sua personalidade!

A noiva deve levar em consideração, que cada item do seu look deverá refletir sua personalidade, principalmente quando se trata da maquiagem e penteado. Seu instinto é uma arma poderosa durante a escolha, por isso não tente se transformar em uma pessoa diferente, mantendo sempre sua essência. Se possui um estilo mais simples, evite penteados muito elaborados e aposte em acessórios singelos e discretos. Mas se você nasceu para brilhar, aposte em um penteado com adereços exuberantes, sempre seguindo as regrinhas descritas abaixo, afim de evitar que seu visual fique um tanto over.

Saiba tudo sobre Maquiagem e penteado de noivas 2017: veja as 5 principais dúvidas!

Christina Gall Conheça o trabalho de Christina Gall
Christina Gall – Foto: divulgação

Tipo de cabelo

Não apenas o tipo de cabelo, mas também o comprimento, são grandes influenciadores no momento da escolha do penteado. Em alguns casos, a noiva pode se aproveitar de apliques para dar mais volume ou ganhar extensão, abrindo um leque maior de possibilidades para o grande dia.

  • Cabelos curtos

Ao contrário do que muitas imaginam, os cabelos curtos oferecem inúmeras possibilidades para a noiva. Eles podem ser trabalhados de diversas maneiras, se encaixando perfeitamente em todos os estilos. Penteados contemporâneos pedem texturas, volumes e efeito despojado, já os românticos podem surgir semi presos, trabalhados com ondulações ou presos na lateral. Caso a noiva opte pela utilização de acessórios, é importante que os mesmos estejam de acordo com o vestido e as jóias que serão utilizadas em seu casamento.

Gisele Barbosa Atelier Conheça o trabalho de Gisele Barbosa Atelier
Gisele Barbosa Atelier – Foto: divulgação
  • Cabelos médios

Os cabelos médios são muito versáteis, e podem ser trabalhados com praticamente todos os tipos de penteados, como tranças, coques, semi presos ou soltos. Neste caso, a noiva deve basear sua escolha principalmente em relação à sua personalidade, formato do rosto, modelo do vestido e estilo adotado para o casamento.

Buquê pequeno, médio ou grande. Como escolher o perfeito para você?

Christina Gall Conheça o trabalho de Christina Gall
Christina Gall – Foto: divulgação
  • Cabelos longos

Noivas com cabelos longos podem abusar da originalidade, criando coques e semi presos diferenciados, trabalhados com rolinhos ou tranças. Para as mais despojadas, o rabo de cavalo se torna uma ótima pedida, podendo se apresentar em diferentes versões, dos mais elegantes aos modernos e desestruturados. O único cuidado a ser tomado, é caso a noiva deseje utilizar seus cabelos soltos em meses com temperaturas mais elevadas, o que pode ocasionar suor excessivo, comprometendo seu look.

C. Kamura Conheça o trabalho de C. Kamura
C. Kamura – Foto: Patricia Canola
  • Cacheados ou crespos

A noiva pode optar por alisar suas madeixas ou conservar sua aparência natural. Atualmente, está super em alta manter os cachos, utilizando tranças ou acessórios diversos para criar penteados estilosos e inovadores. Se possui cabelos crespos e ama volume, aposte na nova versão do black power, finalizado com flores ou presilhas – fica um charme!

Atelier GirardiConheça o trabalho de Atelier Girardi
Atelier Girardi – Foto: Ale Marques

Formato do rosto

Esta é uma questão importante, visto que o penteado possui a capacidade de transformar o rosto, escondendo imperfeições, alongando a face ou deixando certas características em maior evidência. Veja os exemplos:

  • Oval

A maioria dos cabeleireiros concorda que este formato de rosto proporciona uma grande liberdade para a escolha do penteado. O único porém ocorre quando a noiva possui a face um pouco mais arrendondada, pois neste caso, devem ser evitados penteados com grandes volumes.

Veja quais são os Penteados para casamento 2017: modelos atuais para arrasar na sua próxima festa!

Blend Your MindConheça mais o Blend Your Mind
Blend Your Mind – Foto: divulgação
  • Quadrado

O rosto é definido como quadrado, quando sua largura é proporcional ao comprimento. Este é o rosto típico de uma mulher marcante e pode ser evidenciado com a utilização de coques médios ou baixos. Penteados soltos com volume, ondas ou cachos, também se encaixam muito bem neste tipo de face, criando um visual poderoso e arrebatador.

Ateliê de MaquiagemConheça mais o Ateliê de Maquiagem
Ateliê de Maquiagem – Foto: divulgação
  • Triangular

Os penteados para rostos triangulares, devem possuir um maior volume ou apresentar cachos, criando uma moldura capaz de proporcionar mais equilíbrio ao visual. Semi presos ou presos desestruturados também são maravilhosas opções para este caso. Evite apenas cabelos muito lisos ou presos esticados, pois estes farão com que seu rosto pareça ainda mais longo e estreito.

Atelier de Beauté Conheça mais o Atelier de Beauté
Atelier de Beauté – Foto: Rafael Paixão
  • Retangular

Mulheres com rosto retangular devem escolher penteados como os semi presos ou soltos com volumes nas laterais, caso possuam o maxilar muito evidenciado. Mas se prefere prender seus cabelos, deixe algumas madeixas soltas ao entorno de sua face, para criar um visual leve e harmonioso.

Tulle Noivas Conheça mais o Tulle Noivas
Tulle Noivas – Foto: divulgação

Vestido de noiva

O penteado jamais deverá interferir com o modelo do vestido de noiva, principalmente quando levamos em conta os materiais utilizados para sua confecção. Vestidos carregados com muitas pedrarias e bordados pedem penteados mais básicos, com acessórios leves e discretos. Mas se optou por modelos lisos, os cabelos podem ganhar formas mais trabalhadas, finalizadas com adereços luminosos ou grandes coroas de flores. Outra questão importantíssima é o tipo de decote que será utilizado. Confira cada um deles:

  • Vestido sem decote

Vestidos que apresentam gola alta, mangas longas ou com decotes altos bem próximos ao pescoço, pedem cabelos totalmente presos, com a utilização de coques que se alinhem ao estilo do modelo. Nestes casos os modelos costumam exibir rendas, pérolas, bordados e outros pequenos detalhes, que devem ficar expostos, mantendo o charme e a graça do vestido.

Miguel Alcade Bridal Atelier Veja outros acessórios de Miguel Alcade Bridal Atelier
Miguel Alcade Bridal Atelier – Foto: divulgação
  • Tomara que caia

Este tipo de decote deixa o colo e ombros totalmente em evidencia, se adequando perfeitamente a penteados semi presos ou cabelos soltos. Tranças laterais e presos desestruturados, também se mostram como ótimas alternativas, caso a noiva queira dar um maior destaque a brincos ou colares.

Maggie Sottero Veja outros vestidos Maggie Sottero
Maggie Sottero – Foto: divulgação
  • Decote ombro a ombro

Este é considerado um decote tradicional, comumente utilizado na confecção de vestidos elegantes, e por isso pede um penteado à altura. Neste caso, a noiva deve optar por um coque clássico: alto, médio ou baixo, porém sem muito volume.

Betz & Bott Bridal CoutureVeja outros vestidos Betz & Bott Bridal Couture
Betz & Bott Bridal Couture – Foto: Dani Batista
  • Um ombro só

Este é um decote que pode ser encontrado em vestidos despojados ou elegantes. Para ele são indicadas as tranças ou penteados unilaterais, além do rabo de cavalo alto. Caso prefira prender completamente seus cabelos, experimente os coques baixos, pois além de lindos, combinam perfeitamente com este tipo de vestido.

Graciella Starling Entre em contato com Graciella Starling
Graciella Starling – Foto: Murillo Medina
  • Decote nas costas

Um verdadeiro hit que vem conquistando o coração das noivas Brasil afora, o decote nas costas possui um charme todo especial. Então fica a pergunta: porque escondê-lo? Coques de todos os tipos, inclusive os laterais, são os mais indicados para deixar em evidência o principal destaque de seu vestido.

Complementos perfeitos para as noivas da geração do milênio: Imprescindíveis para os looks mais atuais!

Alline Roza - Make Up Artist Conheça mais o trabalho de Alline Roza - Make Up Artist
Alline Roza – Make Up Artist – Foto: divulgação
  • Decote V

O decote V combina com praticamente todos os estilos de penteado. Porém, caso a noiva queira destacá-lo, são indicados os coques, tranças posteriores e rabos de cavalo, lembrando de harmonizar sua escolha com o estilo e horário de seu casamento.

Maggie Sottero Marque um horário na Maggie Sottero
Maggie Sottero – Foto: divulgação

Estilo do casamento

O estilo do casamento imprime a personalidade do casal e deve ser levado em consideração no momento da eleição do penteado. Neste caso, a noiva também deve levar em conta o local, estação e horário da cerimônia, buscando sempre idealizar um look que se mantenha atemporal.

  • Clássico

O estilo clássico ou tradicional sugere uma noiva elegante e por isso pede penteados com propostas mais refinadas. Cabelos presos com estruturas volumosas são os mais indicados, finalizados com acessórios luxuosos, como tiaras e coroas.

Inspire-se nos Penteados de noiva com tiara: conheça todas as possibilidades!

Juranda Xavier Marque um horário com Juranda Xavier
Juranda Xavier – Foto: Camilla e Leandro
  • Praia ou campo

Nos dois casos, são recomendados penteados leves e despojados, refletindo a proposta deste tipo de cerimônia. Cabelos semi presos, soltos, tranças e presos desestruturados, ganham vida com acessórios delicados e aplicações de flores, proporcionando um ar romântico e arrebatador ao visual da noiva.

Aflorar NoivasConheça mais a Aflorar Noivas
Aflorar Noivas – Foto: divulgação
  • Boho

O casamento Boho possui em sua base uma mistura de estilos, como o hippie, étnico, boêmio e folk,  que permite a utilização de acessórios dos mais simples e discretos, aos mais extravagantes e coloridos. A sugestão para este tipo de cerimônia, são cabelos semi presos, tranças de diversos tipos ou soltos, que podem receber grandes coroas de flores, headbands ou tiaras de correntes.

Tulle Noivas Conheça mais a Tulle Noivas
Tulle Noivas – Foto: divulgação
  • Vintage

O estilo vintage remete à elegância de outrora, trazendo a tona uma noiva romântica e delicada. O cabelo solto ganha ondas bem marcadas, independente de seu comprimento. Para quem prefere prender suas madeixas, coques ganham vida e volume, além de complementos incríveis, como fitas, presilhas com ar de antiguidade, Voilettes, casquetes ou fascinators.

Christina GallAgende um horário com Christina Gall
Christina Gall – Foto: divulgação
  • Minimalista

Casamentos minimalistas se baseiam na elegância adquirida através da simplicidade, nos quais as noivas adotam um visual clean com poucos detalhes. Os penteados adotados para este estilo, devem exalar requinte e sofisticação, como os coques e rabos de cavalo baixos, semi presos com “torcidinhos” em suas laterais ou soltos que podem se apresentar lisos ou com ondulações.

Gisele Barbosa Atelier Conheça mais trabalhos da Gisele Barbosa Atelier
Gisele Barbosa Atelier – Foto: divulgação

Agora que você já conhece todos os passos para eleger o penteado de seu grande dia, escolha o mais adequado e faça uma prévia com seu cabeleireiro de confiança. E se está em busca de mais inspirações, não deixe de conhecer nossas galerias com os Penteados de noiva com cabelo preso 2017: sensacionais! e os 90 penteados de noiva arrasadores!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Como escolher o buquê de noiva perfeito: várias dicas para você não errar!
Como escolher o buquê de noiva perfeito: várias dicas para você não errar!
Entre tantas escolhas que antecedem o casamento, certamente o buquê estará entre elas! Se você ainda , saiba como e...
Como escolher os brincos do casamento: formato do rosto, decote e penteado dão as pistas!
Como escolher os brincos do casamento: formato do rosto, decote e penteado dão as pistas!
Os brincos são um dos acessórios mais importantes para completar com sucesso, o visual da noiva. Para você saber qu...
Photo: Michelle Scott Photo
Como escolher a maquiagem e o penteado das madrinhas e convidadas negras: Dicas TOP!
Dicas especiais de make e cabelo para noivas, madrinhas e convidadas negras
Descubra qual o penteado perfeito para uma noiva despojada e chic
Descubra qual o penteado perfeito para uma noiva despojada e chic
Já vimos nas tendências em penteados de noiva para 2015, que menos é mais! Ou seja, para as noivas mais despojadas, o "casual hair", um "despenteado chic" e estilos bastante simples de se fazer, dão uma aparência romântica, elegante e delicada!
Inspiração floral para o seu casamento: saiba como escolher os arranjos e enfeites mais lindos para seu grande dia!
Inspiração floral para o seu casamento: saiba como escolher os arranjos e enfeites mais lindos para seu grande dia!
As flores! Ah! As flores! Sendo um elemento imprescindível na decoração de um casório perfeito, resolvi selecionar 6 tipologias de arranjos e enfeites para servir de inspiração na hora da conversa com o decorador ou responsável pela ornamentação floral da sua festa. E aí, que tipo de arranjo você prefere?
Como escolher o penteado IDEAL para ser uma madrinha deslumbrante!
Como escolher o penteado IDEAL para ser uma madrinha deslumbrante!
Em dúvida sobre o penteado ideal ser a madrinha de casamento perfeita ? Anote as dicas a seguir e arrase!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Você trabalha no mundo dos casamentos?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações