Vestido de daminha: 8 estilos que deixarão sua daminha linda!

Vestido de daminha: 8 estilos que deixarão sua daminha linda!

Alguém com um papel tão importante na sua cerimônia de casamento também deve usar um vestido deslumbrante! Confira nossas dicas de como escolher o vestido das daminhas!

Vestido de daminha: 8 estilos que deixarão sua daminha linda!
  • Convidados
  • Tendências
  • Trajes para crianças
  • Damas de honra

Na hora de escolher o vestido das suas daminhas, preste muita atenção! Elas têm uma função fundamental no seu grande dia. Todos os olhares estarão em cima dessas garotinhas ao abrirem passagem para a sua chegada ao altar. Alguém com um papel tão importante na sua cerimônia de casamento também deve se vestir de acordo com a ocasião. Por isso, selecionamos algumas dicas sobre como escolher o vestido das daminhas. Prepare-se para uma overdose de fofura!

Veja também: Penteados lindos para daminhas de casamento!

salvar
Mairoca | Foto: Divulgação

Como escolher o vestido de daminha?

Conversamos com a especialista Maíra Andrade, proprietária do Atelier Mairoca, no Rio de Janeiro, para saber se há alguma regra para a escolha dos vestidos das daminhas: “O ideal é escolher de acordo com o horário (por exemplo , tecidos com brilho á noite e durante o dia tecidos mais leves) e seguir o estilo também é importante: se o casamento é ao ar livre e mais clean não cabe uma roupa de dama mais rebuscada , porém o grande barato da moda infantil é que temos mais liberdade para aplicar cores e sair do óbvio”.

salvar
Foto: Mairoca

Estilos de vestido de daminha de honra

Na hora de escolher o estilo do vestido da sua daminha – ou das suas daminhas – lembre-se de manter uma identidade vinculada ao estilo do seu casamento. Enquanto ela estiver caminhando lentamente para anunciar a chegada da noiva, todos os convidados vão observá-la atentamente. Se sua dama de honra estiver devidamente vestida, sua entrada anunciará o tom do casamento, então não faz sentido usar umvestido de dama de honra de casamento no campo se a sua cerimônia é na igreja ou na praia.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Hoje em dia, há uma grande variedade de estilos de casamento, portanto, basta escolher o seu e planejar com cuidado para manter tudo em sintonia! Selecionamos alguns modelos criados pela estilista Bruna Lambais, que se encaixam perfeitamente em daminhas para casamentos vintage e boho, por exemplo:

salvar
Bruna Lambais | Foto: Divulgação

Vestido de daminha branco

O vestido de dama de honra branco segue sendo um clássico. Você pode dar um toque de cor com uma delicada e elegante faixa colorida, que pode ser combinada com a dos vestidos das suas madrinhas, unindo todos as protagonistas da sua cerimônia. É uma dica preciosa e original para combinar os vestidos e respeitar a identidade visual do seu casamento. Se seu casamento é mais minimalista ou rústico, aposte em modelos de vestido de daminha simples.

salvar
Bruna Lambais | Foto: Divulgação
salvar
Foto: Mairoca

Daminha de honra com vestido colorido

Felizmente, foi-se o tempo em que o vestido de noiva tinha que ser branco. O mesmo vale para os vestidos das daminhas. Amarelo, lilás e até mesmo tons de rosa são cores bem populares na hora de escolher o vestido das damas de honra. Esses vestidos com cores de doces combinam perfeitamente com a delicadeza das meninas. Você também pode escolher a cor do vestidinho no mesmo tom das flores do seu casamento! Veja alguns modelos lindos:

salvar
Foto: Fabiana Petroni

Vestido de daminha rosa

salvar
Foo: D. Tonetti

Vestido de daminha amarelo

salvar
Foto: Fabiana Petroni

Vestido de daminha azul

salvar
Foto: Maria Cereja

Vestido de daminha lilás

salvar
Foto: Fabiana Petroni

Vestido de daminha vermelho

salvarvestido de dama de honra
Foto: Fabiana Petroni

Vestido de daminha marsala

salvar
Foto: Castello Fotografia

Vestido de daminha florido

Já pensou em dar aquele toque de originalidade no dia do seu casamento? Claro que sim! Você pode começar com o vestido das daminhas de honra usando tecidos estampados com flores para as meninas. Além de serem lindos, alegres e coloridos, dão um toque de inovação ao seu grande dia!

“Os vestidos de daminha florido combinam com todos os estilos de casamentos e horários, o que vai fazer diferença é a escolha do tecido e o modelo utilizado”, explica Maíra do Atelier Mairoca.

salvar
Menina Maria – Atelier de Princesas | Foto: Divulgação

O corte e o tecido do vestido de daminha de honra

Os modelos com saias em camadas garantem o volume perfeito ao vestidinho da sua daminha de honra. Também criam uma forma super charmosa com aquele toque de princesa que é o sonho de toda menina! Já imaginou se você escolhe um vestido de noiva com corte sereia e um modelo no mesmo estilo para a sua daminha? Seus convidados não vão resistir a tanta fofura! O laço para vestido de daminha também esta em alta!

salvar
Foto: Maria Cereja

Os vestidos com tule estão em alta e os coloridos também, mas é importante verificar sempre quais são os modelos e tecidos ideais para cada ocasião: “vestidos com tecido fluído, como musseline, tule , crepe são ideais para casamentos ao ar livre, na praia ou no campo. Modelos com pregas e manga  em tecidos como tafetá , cetim bucol e organza são ideais para cerimonias na igreja e mais formais”, destaca Maíra do Atelier Mairoca.

salvar
Black Tie Kids | Foto: Divulgação

Afinal, quem paga o vestido da daminha de honra?

Ainda há quem tenha dúvidas sobre quem deve pagar o vestido da dama de honra, mas a resposta é sempre única: os noivos. “O vestido será escolhido pela noiva, a criança provavelmente só o vestirá uma vez… ou seja: é educado arcar com este investimento, já que é uma escolha do casal”, comenta Georgia Nog, da assessoria Toda de Branco. “Os pais já estão ‘emprestando’ a criança para embelezar a cerimônia. Não faz sentido terem que pagar para isso”, complementa.

Aluguel de vestido de daminha

É comum que o vestido de daminha de casamento seja alugado, isso porque o modelo possivelmente não será usado de forma corriqueira pela criança. Se você prefere alugar para não deixar o vestido guardado, te indicamos que confira nossa matéria com as 6 melhores lojas para daminhas e pajens em São Paulo!

salvar
Foto: Dirce Baptista

Além dessas dicas, lembre-se de pensar bem em alguns fatores importantes na hora de escolher o vestido perfeito para a sua daminha de honra. Fique atenta não apenas ao estilo do casamento, mas também pense na cor do vestido, no conforto das meninas, no tecido adequado, no clima da estação, no comprimento do modelo escolhido, na qualidade e – é claro – no seu orçamento. Com essas dicas você já sabe como escolher o vestido das daminhas!

Se você gostou desse artigo, aproveite para conferir também as nossas dicas para Maquiagem e penteado para daminhas de honra: conforto e simplicidade dão o tom!

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Maria Cereja I Damas de honra Daminhas e pajens
Bruna Lambais Daminhas e pajens
Mairoca Daminhas e pajens