5 Dicas de como escolher o vestido de noiva perfeito para um casamento na praia

Se você já decidiu que quer se casar na praia, agora é o momento de começar a organizar todos os outros itens do casamento. E um dos mais importantes é o vestido da noiva que precisa combinar perfeitamente com o ambiente da celebração.

5 Dicas de como escolher o vestido de noiva perfeito para um casamento na praia
Foto: LoveShake
  • A noiva
  • Recomendações
  • Na praia

Se você já decidiu que quer se casar na praia, agora é o momento de começar a organizar todos os outros itens do casamento. E um dos mais importantes é o vestido da noiva para um casamento na praia, que adorna um dos protagonistas deste grande dia e precisa combinar perfeitamente com o ambiente da celebração.

Publicidade

Na praia, o assunto pode mudar de acordo com as características do lugar. No entanto, apesar de todos os conselhos que vamos dar, você deve sempre manter sua personalidade intacta e escolher um vestido que realmente tenha o seu estilo. Embora os casamentos na praia inspirem certos padrões, não se esqueça de que esse é o seu dia e do seu amor, então tudo precisa sair como vocês sempre sonharam.

5 Dicas de como escolher o vestido de noiva perfeito para um casamento na praia.

Passo 1. Tenha em conta a época do ano e a hora

Quando pensamos em um casamento na praia, a primeira imagem que nos vem à mente é a do verão, palmeiras, sol e tudo o que envolve o clima praiano. No entanto, esquecemos que a praia está disponível durante todo o ano e que em alguns lugares, a temperatura pode ser agradável quase os 365 anos do ano.  

Assim, para os casamentos celebrados na primavera-verão, recomendamos vestidos leves, simples, sem muitos complementos e com tecidos frescos. Aproveite o entardecer uma vez que as temperaturas são mais amenas.

Para celebrações durante o resto do ano, a opção da praia é interessante por causa da atmosfera bucólica que gera em épocas mais frias e por causa da temperatura agradável, mais do que em alguns momentos do verão. Além disso, a disponibilidade é maior e a oportunidade de escolher entre mais modelos vestidos muito maiores. Nesses casos, um visual de praia não é tão necessário. Uma boa ideia é apostar por vestidos com corte sereia e império, com decotes pronunciados tanto na frente quanto atrás.

Quanto ao tempo, se o casamento for realizado no verão, escolha um vestido mais fresco, com decote, mangas curtas, sem mangas ou sem alças (o tomara que caia pode ser uma boa escolha), e recorra a tecidos transparentes e leves. Se for à tarde, mesmo na praia há uma brisa que pode gerar certo “friozinho” dependendo do lugar. Sendo assim, escolha vestidos com mangas compridas ou três quartos e um pouco mais de tecido compacto.

No inverno, recorra a roupas mais quentes e, se realmente estiver um pouco frio, algo bastante viável, escolha jaquetas, casacos ou xales preparados para essas situações que não impeçam você de celebrar seu casamento em onde você sempre sonhou, apesar da temperatura.

Passo 2.  Pense no estilo de casamento na praia

A imagem de casamentos na praia parece fácil de imaginar, mas dentro deste clima mais despojado há muitas opções que valem a pena conhecer, já que cada uma delas pode determinar o uso de um vestido ou outro.

O mais idílico é o casamento pé na areia. É a opção mais autêntica, porque o contato com a natureza é total e a sensação de paz e imersão com o meio ambiente é maravilhosa. Nesse caso, os vestidos longos estariam em contato direto areia, algo que pode ficar super bonito e natural ou estragar o vestido (por isso a escolha do tecido aqui é muito importante).

salvar
Foto: LoveShake

Se você não quer tocar na areia, você pode colocar um caminho e um pequeno altar de madeira. Vestidos e sapatos (se usados) seriam muito mais protegidos e haveria mais alternativas de roupas a serem escolhidas.

Algumas praias oferecem lugares próximos fora da areia que servem para organizar casamentos, sejam eles espaços ajardinados ou, diretamente, os terraços de hotéis ou restaurantes com vista para o mar. Neste caso, o vestido poderia fugir do conceito de praia, embora seja sempre mais bonito escolher um look que combine com o ambiente.  

Passo 3 . Escolha o tecido ideal

A praia é um ambiente muito especial e o traje para um casamento deve ser igualmente único. Destacam-se, assim, tecidos leves e frescos e, ao mesmo tempo, resistentes, pois devem ser expostos ao ar livre da praia, umidade, areia, água e sal. Em geral, os vestidos que são vistos nesses casamentos são mais simples do que ornamentados, com menos detalhes. Escolha como o crepe ou musseline de seda, sempre apostando em acabamentos com rendas ou bordados.

Passo 4 . Determine o corte do vestido

A praia desempenha um papel importante na hora de escolher o vestido, pois este deve adaptar-se ao ambiente. Portanto, uma boa opção é um vestido de noiva de praia, mais curto que o habitual e longe do contato com a areia. Este tipo de peça é perfeito para adicionar frescura ao calor do verão e à sensação de umidade, e oferece o look um toque informal que todo casamento de praia deve oferecer. Por outro lado, este vestido estimula a liberdade de seu parceiro no momento de escolher a roupa do grande dia, com um vestido semelhante sendo uma mulher ou com um terno mais leve, ideal para o verão, ou despojado no caso de ser um homem.

salvar
Alicia Rueda | Credits: Bridal Love Madrid

No entanto, não se esqueça dos vestidos longos, muito típicos de casamentos boho ou hippies e nos quais o toque de roupas na areia não é um problema, mas uma expressão de maior liberdade.

Passo 5 . Escolha os acessórios adequados

Os complementos fazem parte do vestido e, se você segue uma estética praieira, você precisa de acessórios que também sigam esse mesmo estilo.

Primeiro, ao escolher os sapatos, você deve considerar o tipo de casamento de praia e a estrutura do espaço escolhido, especialmente as superfícies. Você vai andar diretamente na areia ou sobre um tecido? Neste caso, recomendamos alguns sapatos muito simples e planos, algumas sandálias para caminhar mais frescas e sentir a areia, ou, melhor ainda, ir completamente descalço.

salvar
Vestido Casamarela Noivas | Foto: Rafa Ramos Fotografia

Em outros casos, um caminho de madeira é colocado na areia para que os noivos estejam muito mais confortáveis, ou até mesmo a cerimônia é organizada perto da areia, mas em uma área de jardim de um hotel ou em qualquer lugar com vista para o mar. Esta opção é perfeitamente válida e ideal para noivas que não querem desistir de usar saltos. Nesse caso, as sandálias ainda são a melhor opção, embora limitem a possibilidade de tirar fotos na areia. Nesse sentido, é sempre positivo estar aberto a desistir dos saltos por alguns minutos e realmente desfrutar do momento.

Quanto ao restante dos acessórios, muitas noivas procuram chamar mais atenção com suas joias e outros acessórios ou simplesmente gerar contraste através delas, por isso recorrem a cores, pedras brilhantes e acessórios de cabelo. No entanto, a praia é associada a uma bela simplicidade, cabelo solto com acessórios de cabelo mais simples ou guirlandas de flores.

Agora que já sabe como escolher seu vestido, você pode saber Como combinar meu vestido de noiva com o traje do noivo em 5 passos

e também Como escolher o buquê de noiva para o meu casamento: 5 passos que você precisa conhecer

Publicidade

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!