Como escolher os pratos e copos de acordo com o estilo do casamento!

Tanto a louça quanto os copos que serão utilizados em seu casamento, devem ser escolhidos com muita atenção e cuidado, pois estas peças participam ativamente da decoração, oferecendo personalidade, charme e elegância às mesas. Elas devem harmonizar com flores, plantas, objetos decorativos, ou seja, estar totalmente de acordo com o estilo adotado para seu grande dia! Para facilitar sua vida e ajudá-la em suas escolhas, mostramos como escolher os pratos e copos de acordo com o estilo do casamento. Confira!

Veja Como escolher o estilo do seu casamento: conheça todos eles!

Bothanica Paulista Saiba mais sobre “Bothanica Paulista ”
Bothanica Paulista – Foto: Duo Borgatto

Definindo estilos

Antes de mais nada, os noivos devem determinar o estilo do seu casamento, tipo de buffet e bebidas que serão servidos, para a partir daí, começarem a escolher as peças de louça e copos que irão compor as mesas. Após estas decisões, os noivos podem se basear em 3 configurações de mesa: formal, informal e básica. Dentro de cada uma delas existem variantes, que devem ser respeitadas e seguir de acordo com o projeto decorativo do casamento.

Antique et Romantique Saiba mais sobre “Antique et Romantique ”
Antique et Romantique – Foto: Carol dias

Formal

Louça

A configuração formal rege os casamentos elegantes, como os clássicos, contemporâneos ou rústico chic. Neles encontramos basicamente 3 tipos de serviços:

  • Americano: os próprios convidados se servem nas ilhas distribuídas pelo salão.
  • À francesa: convidados permanecem sentados e cada prato é servido pelos garçons.
  • À inglesa: o prato vem montado e o serviço é feito pelos garçons.

Estes casamentos pedem aparelhos de porcelana, que podem conter sousplat, prato de entrada, principal, para pãezinhos, sobremesa e um jogo de pires e xícara para o café. A porcelana branca costuma ser a mais indicada para as cerimônias formais, mas as peças coloridas, com padronagens, pintadas à mão, filetadas em prata e dourado, também podem fazer parte da mesa, desde que sigam de acordo com a paleta de cores e o tema escolhido para a decoração.

A empresa Da Casa é especializada no aluguel desses materiais ha mais de dez anos e concorda que a escolha das louças, talheres e taças deve seguir o estilo do casamento. A loja dispõe de jogos de porcelana com diversos designs, capazes de levar elegância e personalidade à mesa de noivos e convidados.

Da CasaSaiba mais sobre “Da Casa”
Da Casa – Foto: divulgação
Glau MirandaSaiba mais sobre “Glau Miranda”
Glau Miranda – Foto: divulgação
D Festas e Eventos Saiba mais sobre “D Festas e Eventos ”
D Festas e Eventos – Foto: divulgação

Copos

A escolha dos copos deve seguir de acordo com o tipo de bebida que será servida, dando preferência para os cristais em recepções refinadas e glamourosas. Eles podem surgir em cores diversas, filetados ou transparentes, selecionados de acordo com o padrão de louça que será utilizada.

Inspire-se na Decoração de casamento clássico: aposte em elementos eternos e novidades incríveis!

Vox Ambientações Saiba mais sobre “Vox Ambientações ”
Vox Ambientações – Foto: divulgação
Panos & CoresSaiba mais sobre “Panos & Cores”
Panos & Cores – Foto: divulgação

Informal

Louça

Como o nome já diz, este é o tipo de configuração para casamentos despojados, por isso, os noivos podem aproveitar para criar uma mesa original utilizando o mix de louças ou peças com formatos diferenciados, como pratos quadrados e retangulares. Neste caso é indicada a faiança, produzida a partir de uma massa de cerâmica porosa esmaltada ou vitrificada, ou a porcelana, principalmente a inglesa, conhecida por apresentar detalhes delicados e coloridos.

Apaixone-se por Mise en Place: 5 estilos lindos de arrumar as mesas do seu casamento!

Belas Artes Decorações de Festas Saiba mais sobre “Belas Artes Decorações de Festas ”
Belas Artes Decorações de Festas – Foto: Thiago e Camila
Oh Lindeza Saiba mais sobre “Oh Lindeza ”
Oh Lindeza – Foto: divulgação
Belas Artes Decorações de Festas Saiba mais sobre “Belas Artes Decorações de Festas ”
Belas Artes Decorações de Festas – Foto: divulgação

Copos

Copos de vidro são bem-vindos em neste estilo de casamento, mas os noivos podem apostar no cristal para o brinde com champanhe. Copos e taças em estilo vintage, facetados ou com designs modernos, costumam ser utilizados para dar mais ênfase ao tema do casamento, proporcionando um toque de charme à mesa e complementando a decoração.

Tissu Saiba mais sobre “Tissu ”
Tissu – Foto: divulgação
La Vie By Adriana e VirgíniaSaiba mais sobre “La Vie By Adriana e Virgínia”
La Vie By Adriana e Virgínia – Foto: divulgação
CetimSaiba mais sobre “Cetim”
Cetim – Foto: Malu Vieira

Básica

Louça

Esta configuração é uma versão mais simples da informal, utilizada em brunches, almoços ou jantares descontraídos. Neste caso, a mesa é composta por uma quantidade menor de louças, que podem variar da faiança aos descartáveis de luxo, cada vez mais famosos por serem considerados ecologicamente corretos, possuírem baixo custo e imitarem perfeitamente o inox e a porcelana. Abuse de padrões coloridos e despretensiosos, levando uma aparência leve e divertida à mesa.

Estilo Vintage Decoração Saiba mais sobre “Estilo Vintage Decoração ”
Estilo Vintage Decoração – Foto: Cadeira Amarela
TissuSaiba mais sobre “Tissu”
Tissu – Foto: divulgação

Copos

Não há a necessidade de um grande número de copos, dando preferência para as peças em vidro ou descartáveis de luxo, geralmente confeccionados em acrílico. Outra boa pedida são as compotas de vidro, que podem ser personalizadas de acordo com a identidade visual do casamento.

A empresa Festanzza dispõe de um grande acervo para aluguel, dispondo de copos, louças, entre outros produtos para casamentos em diversos estilos. Do clássico ao que há de mais moderno, o casal pode encontrar, inclusive, as famosas Canecas Moscow Mule de cobre, um verdadeiro sucesso em celebrações modernas e despojadas.

Festtanza – Foto: Divulgação
Anna Carolina WerneckSaiba mais sobre “Anna Carolina Werneck”
Anna Carolina Werneck – Foto: divulgação
Oh Lindeza Saiba mais sobre “Oh Lindeza ”
Oh Lindeza – Foto: divulgação

Dicas que funcionam

  • Na dúvida, utilize louças na cor branca e copos transparentes, não tem erro!
  • Casamentos no campo pedem louças de aparência rústica, com cores sóbrias ou em estilo vintage.
  • As cerimônias praianas podem apresentar peças em tonalidades vibrantes ou com motivos náuticos, contrastando com o cenário local.
Duo Borgatto Boutique FotográficaSaiba mais sobre “Duo Borgatto Boutique Fotográfica”
Foto: Duo Borgatto Boutique Fotográfica
  • As pinturas e estampas devem estar de acordo com estilo do casamento, como folhagens em cerimônias tropicais e pássaros ou flores em cerimônias rústicas.
  • O aluguel de louças e copos é uma boa pedida para quem pretende personalizar seu casamento, porém, deve haver uma grande atenção em relação ao contrato de locação, pois as peças quebradas podem acabar oferecendo um valor elevado e gerar uma surpresa desagradável aos noivos.
  • Utilize guardanapos de tecido dobrados ou apresentando prendedores estilosos, pois eles finalizarão a louça de um jeitinho todo especial.
  • Para as famosas finger foods, aposte em porcelanas e cerâmicas com designs diferenciados, como as charmosas caçarolinhas, colheres, barquinhos, conchas entre outras.
A Festa é Nossa
A Festa é Nossa – Foto: divulgação

Agora que você já se tornou uma expert no assunto e certamente irá criar mesas belíssimas para seus convidados, aproveite e confira todas as novidades sobre Decoração das mesas do casamento 2017: ideias lindas e ecléticas! e Centro de mesa: seu casamento com as últimas tendências!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

10 tendências para você copiar do casamento de Marina Ruy Barbosa!
10 tendências para você copiar do casamento de Marina Ruy Barbosa!
O enlace de Marina e Xande Negrão, apresentou diversos detalhes que fazem sucesso entre noivas de todos os cantos do Brasil. Se sonha com um casamento como o da atriz, confira nossa listinha com 10 tendências para você copiar do casamento de Marina Rui Barbosa!
Credits: Carolina Herrera
10 tendências de casamento para 2018: muitas ideias para uma celebração dos sonhos!
Se você vai casar ano que vem, não perca esse post! Confira aqui o top 10 com as tendências de 2018 para um casamento lindo e perfeito. Leia, anote, inspire-se e faça acontecer!
Foto Willinghams Photography
Game of Thrones: como fazer um casamento medieval inspirado na série!
Princesas, dragões e cavaleiros fazem da famosa série Game of Thrones, um cenário fantástico para seu casamento! Se você é fã deste mundo mágico, veja como é fácil transformar seu grande dia, em um verdadeiro conto de fadas!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações