Como fazer o seating plan do meu casamento em 5 passos

O casamento de vocês precisa ter um seating plan coerente, onde as pessoas possam aproveitar e se divertir com seus acompanhantes de mesa. Anote esses 5 passos para elaborar um mapa de mesas perfeito.

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  • Número da mesa

Organizar todas as mesas do seu casamento pode ser um jogo divertido e estressante ao mesmo tempo. No entanto, vocês devem ter em conta o senso comum e configurar um seating plan coerente, onde as pessoas possam aproveitar e se divertir com seus acompanhantes de mesa. Para isso, vocês precisam seguir esses 5 passos para elaborar um mapa de mesas perfeito.

Passo 1.Estabelecer um modus operandi: materiais necessários

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Como já falamos, a organização das mesas é um jogo e, como tal, merece instrumentos próprios de uma atividade com essas características. Preparem papel/cartolina, tesouras, post-it, marca texto, canetas e comecem a organizar.

Antes de qualquer coisa, vocês precisam já ter o local definido para conhecer as dimensões do espaço e as possibilidades de mesas para começar o planejamento. Quando vocês tiverem todas essas informações, é hora de colocar a mão na massa e, com papel e lápis, fazer um rascunho, desenhando as mesas e a localização de cada uma delas.

Em seguida, o ideal é escrever o nome dos seus convidados em uma lista e depois colocar um a um em diferentes post-it divididos por cores (vamos falar sobre isso mais adiante). Quando o nome que estiver em um post-it, ele deve ser riscado da lista e assim sucessivamente. Separem todos os post-it prontos!

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Cacá e Caká – Foto: Alexandre Caipora

Passo 2. Estipular um número aproximado de convidados

É importante ter uma lista quase definitiva de convidados, para não dizer DEFINITIVA. Só assim vocês podem ter uma ideia de como começar a organizar as mesas, com poucos números para mais ou para menos. E, mesmo que pareça algo duro, vocês devem organizar a lista de suplentes caso haja mudanças de última hora.

Neste sentido, é saibam como são as mesas e quantas pessoas cabem ou podem caber em cada uma. É essencial saber também o limite máximo do local, como explicamos anteriormente, não só para poder fazer o desenho, mas para saber qual será a divisão de convidados.

Confira ideias originais e super divertidas de como distribuir seus convidados nas mesas do casamento.

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Fernanda Frazão – Foto: Divulgação

Passo 3. Organizar os convidados por cores

Seus convidados devem estar organizados em várias mesas e, para começar a distribuição, o mais prático é dividir todos eles em cores, normalmente relacionadas por grupos: pessoas mais velhas, primos, amigos da faculdade, etc. Com essa divisão, vocês só precisam pegar o post-it por cor e colocar na mesa que vocês desenharam na cartolina. Vocês podem organizar as mesas por cores, ou combiná-las. Essa escolha depende de vocês!

Primeiro, localize as pessoas que se sentarão na mesa presidencial, isto é, os pais e padrinhos do seu grande dia, todos identificados com a mesma cor. Se você tiver sorte, essa mesa pode ser redonda e todos os convidados estarão no mesmo nível, compartilhando a conversa e trocando opiniões com os outros, em vez de ficar de lado.

Em seguida, concentre-se em grupos de pessoas que geralmente compartilham parentesco familiar. Avós recebem sua própria cor, bem como alguns tios mais velhos que combinem mais com esse grupo de pessoas. Eles vão acabar na mesa de “pessoas mais velhas” graças a designação da cor inicial.

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ProMolter Produções – Foto: Divulgação

Depois, seus tios que possuem a mesma faixa etária deveriam pertencer a outra cor. Neste grupo também entrariam os primos dos seus pais com os quais eles se sentem bem. Assim todos se sentiram confortáveis na mesma mesa.

Os primos que não são crianças podem se identificar com a mesma cor. Nessa mesa haverá primos solteiros e muitos outros com casais, mas todos se encaixam no mesmo espaço. Reservem mesas para as crianças, onde estarão os membros mais jovens da família (filhos de irmãos, tios, primos, etc.) e amigos.

Agora chegou a hora dos amigos. Em alguns casos, eles podem dividir mesa com seus primos (se não são muitos) ou então dividir por mesas de amigos da faculdade, do colégio, do trabalho… Escolham uma cor para cada grupo e organize essas mesas.

Finalmente, vocês devem separar uma cor para os convidados que não pertencem a nenhum grupo específico, geralmente amigos de seus pais, um amigo do futebol ou o professor de filosofia que significou tanto para um de vocês. Essas pessoas têm a sua própria mesa e será fácil juntá-los.

Este é apenas um guia de como vocês poderia se organizar, mas cada família tem seus próprios costumes. Em algumas ocasiões é melhor usar o senso comum e não misturar pessoas que não se dão tão bem, independentemente do grupo em que se encaixem. Organize um seating plan coerente com cada situação!

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Bea e Sara Castro Eventos -Foto: Divulgação

Passo 4. Reestruturar

Sempre existem mudanças de última hora causadas por pessoas que por um motivo ou por outro acabam não comparecendo ao casamento ou pessoas com as quais vocês não contavam com a presença. Existem algumas opções para esse tipo de situação.

Caso algum convidado diga que não pode comparecer ao casamento, vocês podem usar a lista de suplentes e realizar uma segunda remessa de convites para substituir essas pessoas. Embora pareça desagradável, esta prática permite que você tenha em mente as pessoas que você sempre quis convidar, mas não pode por falta de espaço ou orçamento. Tenha-os em mente e coloque-os no grupo onde você acha que eles estarão confortáveis.

A segunda consiste em adaptar as mesas à nova situação, tirando ou colocando pessoas e falando com o espaço da celebração para que deixem tudo organizado no momento do jantar. Comprove que o espaço seja flexível para esse tipo de mudança de última hora.

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Just Bee – Foto: Divulgação

Passo 5. Customizar as mesas de acordo com o gosto de vocês

Um dos momentos mais divertidos da organização do casamento tem a ver com a customização das mesas, sempre e quando o espaço der essa opção. Alguns casais se jogam na aventura de personalizar o casamento ou, pelo menos, as mesas dos convidados, explorando seus gostos, paixões e hobbies.

Assim, vocês podem fazer um seating plan muito original, que marque o estilo da festa logo na entrada, quando os convidados vejam o mapa de mesas. Nele, as mesas serão identificadas com nomes especiais, como filmes, grupos de música, nomes de discos, livros, celebridades, artistas, conceitos ou sentimentos. Além disso, cada uma uma da mesas terá um tema decorativo, presente também na apresentação do menu, seguindo o estilo da festa.

Esse diferencial especial não é apenas uma nomenclatura para identificar, mas vai além e geralmente decora a mesa em questão com referências à esse tema. Com filmes e música, por exemplo, menus com fotografias do filme ou a capa do álbum geralmente são comuns, bem como elementos de merchandising ou detalhes artesanais. Todos esses detalhes, que acrescentam diversão ao jantar, podem animar ainda mais o grande dia.

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Papel Flor de Conviteria – Foto: Digulgação

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