Publicidade
Elopement Wedding: Saiba como organizar um casamento a dois

Elopement Wedding: Saiba como organizar um casamento a dois

Tendência por conta da pandemia, o elopement wedding, ou casamento a dois, tende a ser mais íntimo, intenso e econômico. Veja nossas dicas para planejar um "Elopement Wedding" sem frustrações!

Elopement Wedding: Saiba como organizar um casamento a dois
  • Planejando o casamento
  • Produções
  • Tendências

Você já assistiu algum filme em que dois personagens ficam perdidamente apaixonados (ou bem doidos), correm para Las Vegas e quando recuperam a memória percebem que estão irremediavelmente… casados?! Essa poderia ser uma forma de definir o elopement wedding, mas atualmente este tipo de casamento ganhou um novo significado.

Com o advento do coronavírus, muitos casais que tinham suas datas marcadas para 2020 tiveram que adiar suas cerimônias ou se casar sem a presença de convidados. Mas não pense que isso seja algo negativo, o Elopement Wedding é marcado pela intimidade e extrema conexão de um casal. Abaixo a gente lista todos as vantagens de optar por um elopement wedding e damos as melhores dicas para organizar o seu!

O que é Elopement Wedding?

O Elepoment Wedding, também conhecido como casamento A2, é uma cerimônia ainda mais privada que o micro wedding, sem a presença de pais, padrinhos e convidados. Além dos novios, geralmente estão presentes apenas os profissionais essenciais para a cerimônia, como o celebrante, o fotógrafo. Este tipo de casamento tende a ser extremamente intenso para o casal, pois sem distrações, eles tendem a viver ainda mais o momento.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Aproveite para conhecer o trabalho dos principais fotógrafos de casamento do Brasil e encontrar o profissional perfeito para você em nosso Guia de Fornecedores.

salvarSaiba mais sobre “”
Foto: Léo Gomes Fotografia

Como organizar um Elopement Wedding

Um casamento assim, a dois, alivia um bocado de responsabilidades, mas alguns pequenos detalhes devem ser levados em consideração. O elopement wedding é mais econômico que um casamento tradicional por não contar com vários custos de uma celebração, mas existem alguns serviços que são essenciais mesmo neste estilo de casamento.

Por mais que este tipo de casamento seja mais “despreocupado” uma produtora ao seu lado vai evitar que vocês tenham aborrecimentos com os horários de chegada dos fornecedores e celebrante, reservas de mesa e qualquer outra ideia que você tenha tido para a cerimônia. Já o fotógrafo e o cinegrafista são essenciais para que se possa compartilhar o momento do “sim” com os amigos e familiares que não estavam lá com vocês.

salvar
Foto: Daphne Carvalho

Elopement Wedding Brasil

Estão decididos em realizar um elopement wedding no Brasil? Então o planejamento fica ainda mais simples para vocês. Confira abaixo as principais características deste tipo de cerimônia em terras brasileiras.

Elopement wedding preço

Não precisa se acanhar. A duração de um Elopement Wedding é super curta em relação a um casamento convencional e se você marcar a data em um dia da semana e horário fora dos momentos considerados “de pico” por estes profissionais (por exemplo numa terça-feira às 11 da manhã), com certeza conseguirá boas negociações.

Elopement wedding na praia

O Brasil está repleto de praias paradisíacas que são cenários perfeitos para uma cerimônia como essa. Contar com uma assessora é fundamental caso vocês escolham um local que pede algum tipo de licença, além disso, ter um plano B em um caso de chuva segue valendo também para o elopement wedding.

salvarConheça o trabalho de Old Love Fotografia
Foto: Old love fotografia

Elopement wedding na serra

Outro lugar muito preterido para elopement wedding são espaços em serras e montanhas, isso porque a vista maravilhosa fica perfeita nas fotografias da cerimônia, além de conectar o casal com uma natureza ainda mais inóspita. Confira as fotos do elopement wedding de Nath e Rodrigo, ou de Isabela e Wesley e comprove você mesmo!

salvarConheça o trabalho de Guter Faria Fotografia
Foto: Guter Faria

Elopement wedding em casa

Principalmente por conta da pandemia, muitos casais optaram por realizar seus elopement wedding em suas próprias casas. As motivações variam desde casais muito preocupados em cumprir a quarentena até outros que veem em suas casas o espaço mais sagrado para concretizar sua união.

salvar
Foto: IG @patriciapersonalstylist

Elopement wedding no exterior

Com uma grande redução nos custos de organização do casamento, porque não investir em um elopement wedding no exterior? A ideia é ótima, mas você precisa ficar atento com outras burocracias que surgirão. Confira os principais pontos e como lidar com eles!

Quanto custa um elopement wedding no exterior?

Quando se fala em “elopement wedding” logo se imagina um casal e uma juíza de paz com os pés nas águas límpidas de uma praia nas Ilhas Maurício. E, sim, você pode contratar um celebrante nas Ilhas Maurício e lá mesmo se casar e aproveitar a lua de mel. Tenha em mente que fazendo um casamento a dois, muitas coisas que antes pareceriam impossíveis se tornam mais acessíveis, mas vá com calma, defina um orçamento e busque datas de viagem onde as passagens estejam mais baratas!

salvar
Foto: Gabi Alves

Principais locais para um elopement wedding

Mesmo que vocês já tenham um lugar em mente, conversem com uma assessoria local, pois ela poderá sugerir lugares realmente especiais aos quais um turista nunca teria acesso. Normalmente lugares mais desertos são os escolhidos, como praias e bosques, mas nada os impede de escolher aquele lugar turístico que seja especial para os dois.

salvar
Foto: IG @outmagazine de @kktapper

Dicas para um elopement wedding dos sonhos!

Se vocês estão convencidos a celebrar a união em um elopement wedding, levem em consideração nossas dicas para ter um casamento inesquecível e emocionante!

A2 sim, mas cheio de glamour!

Alguns casais levam o casamento a dois ao extremo da despreocupação e acabam não planejando nada fora do comum para celebrar. Gente! É o seu casamento! Arrume um vestido. Pode ser algo simples e casual, como os casamentos civis costumam ser, mas arrase! Monte um buquê e faça um lindo penteado. Peça para que o seu restaurante favorito (ou o restaurante do hotel) prepare uma mesa completa, com um arranjo central dos sonhos e uma garrafa de champanhe para um jantar a dois. É para ser um dia MUITO especial!

salvar
Foto: Old love fotografia

Preparados para as críticas

Acredite: a princípio, só o casal acha a ideia incrível. Sua mãe vai correr para o banheiro, seu pai vai fechar a cara, sua avó vai apalpar o marca-passo e sua melhor amiga vai te bloquear no Instagram. Por isso, é muito importante conversar com todos eles, pessoalmente, ANTES do casamento. Eles ainda vão sentir uma ponta de frustração por não estarem sendo convidados a participar de um momento tão importante da sua vida, mas ainda é melhor do que surpreendê-los com um anúncio por email dizendo apenas: “Casamos!”. Existem casais que incluem os pais e irmãos nos planos de “fuga” (e também existem os que acabam desistindo quando os pais e irmãos começam a fazer pressão para convidar só mais a vovó e a tia que mora com a vovó e a namorada do irmão…).

salvar
Leonardo Tucci Fotografia

Faça (ou não) uma recepção pós casamento

Com a intenção de incluir os pais e amigos na celebração (ou amenizar alguma mágoa pela decisão anterior), alguns casais optam por fazer uma recepção de casamento tradicional depois que voltam para casa. A noiva coloca o seu vestido novamente, o casal corta um bolo e cria um registro de casamento rodeado pelas pessoas mais íntimas. Apenas tenha em mente que aqui, o timming é muito importante: a festa deve acontecer numa semana muito próxima à da cerimônia. Qualquer data mais adiante será considerada de mau gosto se você estiver registrada em um site de presentes de casamento ou esperando por presentes em dinheiro.

Agora que você já sabe tudo sobre elopement wedding, baixe o nosso e-book e comece a organizar seu casamento agora mesmo!