Organizando o casamento: 8 coisas que você deve prevenir para não ter que remediar!

A gente sabe que planejar o casamento requer muito tempo e esforço já que os pequenos e grandes detalhes têm a mesma importância no resultado final para que tudo seja perfeito e como você sempre sonhou. Por isso reunimos uma série de itens que fazem a maior diferença no dia do seu casamento e você, certamente, vai agradecer se tiver pensado com antecedência em cada um deles. Confira agora o que é necessário para que esteja tudo sob controle, saiba como organizar o casamento: 8 coisas que você deve prevenir para não ter que remediar!

Ainda está em dúvida se deve contratar um cerimonialista ou não? 8 vantagens de contar com este profissional no seu casamento!

Foto: The Love Hunters
Foto: The Love Hunters

1. O clima

Você sabe que é impossível evitar uma tempestade, ou uma mudança brusca de temperatura no dia do seu casamento, mas você pode, sim, estar preparada caso isso aconteça! As mudanças repentinas no clima são cada vez mais comuns nos dias de hoje, portanto, é melhor se prevenir providenciando lonas em áreas essenciais, ou ter um plano B, caso a tormenta seja um verdadeiro desastre da natureza!

Foto: Riccardo Cigno
Foto: Riccardo Cigno

A recomendação básica é contratar uma assessoria para cuidar de todos os detalhes. No Guia de Fornecedores Zankyou, você encontra os melhores profissionais do Brasil. É o caso da Gui la Partio Eventos Especiais, empresa que atende em São Paulo e Grande São Paulo, e oferece serviços de planejamento, organização e execução diferenciados e únicos. Conversamos com Michelle Regiolli Pedro, da Gui la Partio Eventos Especiais, e ela deu algumas dicas que ajudam muito a se prevenir neste momento:

– Na hora de escolher o local para realizar o grande momento da sua vida, observe se há espaços cobertos que possam ser usados caso a chuva seja resolva aparecer.

Instalar uma tenda no local da cerimônia é uma boa opção também!

– Acessórios como guarda chuvas e capas podem ajudar, e muito! 

Em caso de mudança de temperatura é legal estar preparada. Se a temperatura cair, Michelle sugere oferecer a seus convidados uma mantinha para se protegerem. Super simpático, certo? A assessora garante que com a ajuda de bons profissionais, faça chuva, ou faça sol, seu casamento será um sucesso!

Ainda tem dúvidas sobre cerimonial de casamento? Encontre todas as respostas aqui!

Gui la Partio Eventos Especiais | Foto: Marcelo GuanabaraSaiba mais sobre “Gui la Partio”
Gui la Partio Eventos Especiais | Foto: Marcelo Guanabara

2. Boa música é fundamental!

Não tem pior desastre – e maior pesadelo para os noivos – do que uma festa de casamento com a pista de dança vazia! De nada adianta a decoração perfeita e o buffet delicioso, se na hora em que os convidados deveriam lotar a pista, todo mundo fica sentado! Quando isso acontece, pode ter certeza: faltou planejamento e organização. É claro que esse não vai ser o seu caso. Planeje com bastante cuidado esse item fundamental da festa para que você e seus convidados se acabem dançando boa música (de diferentes estilos, que agradem a várias gerações).

Foto: Nina Hintringer
Foto: Nina Hintringer

Para os casais que não querem ver a pista de dança ficar parada a SOM (21) do Rio de Janeiro é a escolha perfeita. A empresa, idealizada pelos DJs Ronaldo Xavier e Gabriel Galvão, é especializada em assuntos musicais, iluminação de ponta, e animação. Contam com uma equipe qualificada agenciando bandas, Djs e atrações. Estão por dentro de todos os grandes hits e compartilham no seu blog diversas dicas para a trilha sonora de sua preferência.

Confira os  tipos de música que não podem faltar no seu casamento: tome nota dessas sugestões!

3. Um buffet para todos os gostos

Muitas vezes o óbvio precisa ser dito: o buffet de casamento deve agradar a todos os convidados, inclusive àqueles que têm algum tipo de alergia ou intolerância alimentar. Esse é um detalhe fundamental a se considerar ao preparar o menu pois, se esse item ficar de fora, é possível que alguém não possa provar as delícias que serão servidas na sua festa de casamento. Além disso, a decoração do espaço onde será servido o buffet tem que estar de acordo com o estilo do casório.

editada
Foto: Mille e una nozze Cerimonial Zankyou Itália

Será que comida japonesa combina com qualquer estilo de casamento? Essa pergunta é feita por muitos casais apaixonados pela culinária japonesa. Para esclarecer essa dúvida, consultamos Mayumi Muto, do Hinata Bufê, voltado exclusivamente para eventos. Com 23 anos de experiência no mercado, Mayumi acredita que servir comida japonesa é sempre um sucesso por conta dos pratos deliciosos, belos e saudáveis. E para garantir que ninguém seja esquecido, o Hinata Bufê trabalha com sushi e sashimi que são perfeitos para os celíacos e para as pessoas com intolerância à lactose. Além disso, há opções de hot sem glúten e queijo cremoso lacfree. Até o molho shoyu utilizado não contém glúten. Que maravilha!

4. Convidados de última hora… e agora?

Sempre acontece! Apesar do pedido de R.S.V.P. no convite de casamento, muitas pessoas simplesmente não confirmam a presença. Mesmo assim, quando chega o grande dia, elas aparecem. E aí, como agir? O que fazer diante de inúmeros convidados presentes, com os quais você não estava contando? Saiba que é possível se preparar com antecedência para esse imprevisto também!

Foto: Ben Yew Photography
Foto: Ben Yew Photography

Esperanza Macarena é uma expert na produção de eventos comemorativos, como festas de casamento, que oferece assessoria para cuidar de tudo: desde os objetos de decoração ao cerimonial no grande dia. A empresa trabalha com o famoso RSVP para ter uma noção bem próxima da realidade. Na última semana, a assessoria se reúne com os noivos, já que conhecem melhor seus convidados, e podem avaliar aqueles que não responderam ao pedido de confirmação de reserva.

Saiba mais sobre “Esperanza Macarena - Produção de Eventos”
Esperanza Macarena Produção de Eventos | Foto: Robson Freire Fotojornalismo e vídeo-documentário

5. Alguém que cuide de todos os momentos do casamento

Isso é fundamental! Alguém deve estar à frente da direção desse grande evento em todos os momentos. Uma pessoa que coordene a entrada e a saída dos noivos na cerimônia, que conheça todos os fornecedores e saiba o roteiro do dia. Não importa o estilo do seu casamento! Mesmo que seja super informal, não significa que deva ser desorganizado. Nada pior do que um casamento sem alguém para orientar todos os momentos, guiando os convidados e controlando os tempos da cerimônia e da festa.

Foto: Noonu Fotografía
Foto: Noonu Fotografía

Se você optar por um destination wedding, contratar uma assessoria é ainda mais importante! A May Eventos é uma das empresas mais experientes nesse tipo de evento. Nenhum detalhe é esquecido por Mayerling Vaz, nem mesmo quando os noivos optam por se casar em outra cidade. Nesses casos, a empresa faz uma ou mais visitas técnicas, não só para conhecer o local do evento, mas principalmente os fornecedores disponíveis para a utilização no grande dia. Dependendo do local escolhido, os noivos precisam ter consciência de que caso não seja possível levar os fornecedores da cidade de origem do casal (seja por limitação financeira, ou por logística), é preciso adaptar-se ao que há disponível no local.

Já imaginou um Destination wedding + home wedding: o casamento no local dos sonhos mas como se fosse na sua casa

6. Um orçamento sob medida

O principal item para um planejamento bem-sucedido é um orçamento sob medida. Se você sabe quanto pode gastar desde o início, fica mais fácil ajustar as suas necessidades à realidade. Não adianta nada querer contratar uma banda maravilhosa se vai faltar dinheiro para outros fornecedores. Se você calcular bem, conseguirá realizar seu sonho e todos aproveitarão este grande dia! A principal dica de Esperanza Macarena é: use e abuse de planilhas! O cerimonial alerta que o noivo ou a noiva devem ter muito controle para não sair da meta.

7. Um excelente fotógrafo de casamento 

O segredo do sucesso para o seu casamento é confiar em seus fornecedores. Pode ser que no início você não tenha ideia de quem são nem de como trabalham, mas quando você começar a se dedicar aos preparativos, facilmente vai se familiarizar com esse universo. Na hora de contratar o fornecedor escolhido, é essencial estar 100% segura de que é um fornecedor de qualidade, eficiente e que vai responder às suas expectativas. A escolha do fotógrafo do seu casamento é um detalhe essencial e você precisa estar totalmente à vontade com esse profissional. Lembre-se de que as fotos são para sempre! Não dá para voltar no tempo e mudar nada!

Para a equipe da Gui la Partio, qualidade e estilo são fundamentais na hora de contratar o fotógrafo de casamento. A empresa tenta recomendar fotógrafos que possam ter mais afinidade com o estilo de cada casal. Claro que os noivos precisam conhecer pessoalmente o fotógrafo, bater um bom papo e familiarizar-se com o trabalho que ele propõe. É assim que a Gui la Partio procura saber se aquele profissional “casa” com o que o casal procura.

Preparamos um Guia completo para fugir de roubadas na hora de escolher os fornecedores do casamento!

8.  Estar preparado para qualquer imprevisto

Precisa ajustar o vestido que rasgou? O sapato está muito apertado? O buquê de noivas ficou em casa? A maquiagem precisa de um retoque? O noivo perdeu um botão do traje? Faltou luz? No dia do casamento, tudo pode acontecer! Os assessores de casamento mais experientes advertem: com eles, não tem tempo ruim, literalmente! Eles estão preparados para lidar com qualquer imprevisto. Você precisa de um plano B para tudo e é exatamente isso o que você consegue quando pode contar com a pessoa ideal para cuidar da organização e do planejamento do seu grande dia. Se o seu objetivo é curtir o dia do seu casamento, considere esse item indispensável. Contar com a ajuda de especialistas que encarreguem de tudo é a garantia de tranquilidade.

Saiba mais sobre “Esperanza Macarena - Produção de Eventos”
Esperanza Macarena Produção de Eventos | Foto: Robson Freire Fotojornalismo e vídeo-documentário

Estes são itens fundamentais e, sem dúvida, você vai agradecer se tiver cuidado deles previamente. O sucesso da sua festa e da celebração vai depender do cuidado com cada um deles. Nesse caso, vale a pena ser pessimista e imaginar todos os contratempos desagradáveis que podem acontecer. A recompensa vem no final quando tudo sair perfeito, exatamente como você sempre sonhou.

Veja também o guia completo para fugir de roubadas na hora de escolher os fornecedores do casamento!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Foto: Rafa Bernardo
Como conseguir fotos mais bonitas em casamentos ao ar livre? 10 conselhos práticos!
Eternize seu casamento através de imagens incríveis e repletas de emoção. Descubra como conseguir fotos mais bonitas em casamentos ao ar livre: 10 conselhos práticos!
Mara Duarte Assessoria -
 Foto: Jeane Rios
10 conselhos INFALÍVEIS para evitar o estresse antes do casamento!
A etapa dos preparativos deve ser algo prazeroso e divertido. Leia as nossas dicas e saiba como isso é possível!
Manuella Gonçalez Cerimonial e Eventos - Foto: Gabi Nehring
8 conselhos infalíveis para economizar em seu casamento e evitar despesas desnecessárias!
Ficou noiva? Então não deixe de conferir nossos 8 conselhos infalíveis para economizar em seu casamento e evitar despesas desnecessárias!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações