X

Como organizar o seu casamento em 1 ano: check list perfeito de uma assessora!

Um ano parece bastante tempo para organizar o seu casamento. Melhor ainda, se você tiver um cronograma bem planejado. Isso é possível com a ajuda de uma excelente assessoria!

Pedimos a Tatiana Mattos, sócia proprietária da empresa Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial, o cronograma perfeito para planejar o seu casamento em 365 dias dividindo as tarefas por meses e semanas em um check list de afazeres super completo. Confira!

Saiba mais sobre “Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial”
Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial – Foto: Darlinton Ferreira

Tatiana explica que o cerimonialista é como um maestro para sua orquestra já que é responsável por dar o seu toque à harmonia. Para ela, o profissional precisa pensar em todos os detalhes do evento, tais como luz, decoração, som, buffet, entre outros. “Tudo isso para que cada item esteja em perfeita harmonia para que o casamento supere as expectativas dos noivos”, assegura.

*Um ANO antes

  • Data
  • Local
  • Número de convidados
  • Assessoria

O assessor é o elo entre todos os profissionais envolvidos em um casamento, por isso, o ideal é buscá-lo logo de primeira. Assim, o casal tem total segurança com as indicações de confiança do profissional, o que também evita que algum serviço não fique em sintonia com o casamento.

*11 a 10 meses antes

  • Buffet
  • Decoração
  • Foto e filmagem

Fique atenta às dicas da Tatiana, afinal, antes de abrir a sua empresa, ela trabalhou numa casa de festas cerimonialista exclusiva. Todos os eventos que eram organizados no espaço estavam sob sua responsabilidade. Essa experiência contribuiu muito para o currículo dela, já que Tatiana vivenciou todos os bastidores de uma casa de festas, desde a contratação de funcionários até a seleção de buffet.

Saiba mais sobre “Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial ”
Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial – Foto: Muniz e Maia

*10 a 9 meses antes

  • Dia da noiva
  • Cabelo e maquiagem
  • Vestido de noiva
  • Identidade visual do casamento
  • DJ

Lembre-se de que quando se trata de escolher os fornecedores, a participação dos noivos é fundamental, pois o objetivo é refletir a imagem e semelhança dos noivos no casamento. Tatiana pondera que alguns itens que podem ser delegados, como a iluminação, mobiliário decorativo, o espaço do evento e DJ. Mas atenção:

tudo deve ser definido levando em consideração o gosto pessoal dos noivos, tarefa esta que o cerimonialista tem o dever de seguir

* 9 a 8 meses

  • Bolo
  • Doces
  • Bem casados

Um dos momentos mais deliciosos na seleção de fornecedores é a degustação dos doces! Mas não se entusiasme demais com os gastos! O assessor precisa ajudar, também, na adequação do orçamento do casal ao valor dos produtos e serviços existentes no mercado de casamento. Tatiana explica que é dever do cerimonialista sempre auxiliar os casais para que não haja extrapolação da verba planejada.

Saiba mais sobre “Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial”
Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial – Foto: Darlinton Ferreira

* 7 a 6 meses

  • Definição dos convites 
  • Detalhes do site
  • Reserva do hotel para noite de núpcias 
  • Lua de mel

Se você acha esse cronograma muito restrito, não se preocupe! Com os serviços de uma boa assessoria há sempre o equilíbrio entre a seriedade e a descontração. Os momentos de tensão durante os preparativos podem ser quebrados com ocasiões em que uma brincadeira possa ganhar espaço e deixar o clima mais tranquilo e alegre! Tatiana sempre procura dosar alegria e responsabilidade, já que trabalha em uma das fases mais bonitas da vida de um casal!

* 5 a 4 meses antes

  • Lembranças
  • Alianças
  • Joias!

A lista de tarefas parece não ter fim, certo? Relaxe! As assessorias sempre se esforçam para superar as expectativas dos casais. “Busco estar atenta a todas as necessidades dos meus clientes, cuidando para que tudo saia dentro do planejado, diz.

Saiba mais sobre “Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial”
Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial – Foto: Lapa Foto Studio

* Entre 3 e 2 meses antes

  • Cartório
  • Convites
  • Noivo!

As coisas começam a ficar sérias! Você vai dar entrada dos papeis no cartório, cuidar da distribuição dos convites para parentes mais distantes, do sapato e da roupa do noivo. Para sua comodidade, as assessorias de casamento trabalham com distintas modalidades, como a assessoria completa, ideal para quem deseja apoio total e incondicional no planejamento, organização, execução e finalização do evento.

* Entre 2 meses a UM mês antes

  • Comes & bebes 

É hora de fazer reuniões com fornecedores (buffet e decoração), das provas do vestido, da entrega dos convites e de providenciar a compra das bebidas. Em meio a tantos detalhes, alguns casais optam por contratar uma assessoria personalizada, ideal para quem já contratou espaço para a realização do evento, buffet e decoração. Tatiana explica melhor: “para aqueles que possuem a metade dos principais fornecedores essenciais para tornar um evento possível”.

Saiba mais sobre “Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial”
Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial – Foto: Lentes Claras

* Entre UM mês e 15 dias

  • Cabelo
  • Make up!

Agora que o calendário já está bem apertado, que tal comprar forminhas, marcar uma prévia de cabelo e maquiagem, definir detalhes com cerimonialista e agendar o chá de panela? É sempre bom contar com um assessor que já passou por todas essas etapas!

A administradora de empresas Tatiana Mattos sempre sonhou em ter seu próprio negócio, onde pudesse ajudar as pessoas, só que ela nunca encontrou o que realmente lhe despertasse um sentimento de ‘amor à primeira vista’! Isso só aconteceu na organização e planejamento do seu próprio casamento.

“Quando nos casamos, logo no dia seguinte, veio a saudade de toda a agitação da organização e planejamento do meu casamento e, assim, começou a surgir a ideia em trabalhar com Assessoria e Cerimonial”, lembra.

Saiba mais sobre “Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial”
Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial – Foto: Stevez Produções

*10 dias antes

  • Música 

Faltando poucos dias para o seu casamento, é legal definir as músicas para a cerimônia e recepção; fazer o check list de tudo que você vai levar para a lua de mel e no dia de noiva! Com tantos detalhes, talvez você queira considerar  a possibilidade de contratar o serviço opcional do RSVP, ativo e passivo. Nesse caso, os convidados confirmam a sua presença e dos seus familiares no evento. Tatiana explica que facilita bastante saber o número estimado de convidados que estarão presentes na hora de preparar o buffet e calcular a quantidade de bebidas, por exemplo.

* UMA SEMANA!

  • Depilação
  • Manicure
  • Limpeza de pele

Durante todo o período e preparativos do casamento, o assessor convive bastante com o casal. Essa convivência tão íntima, muitas vezes, termina em amizade, o que ajuda, em muito, na tomada de decisões e na solução de dúvidas comuns que sempre surgem nesses momentos. Tatiana explica que além da amizade com os noivos, os profissionais altamente capacitados com os quais trabalha proporcionam aos clientes toda a segurança necessária para que o evento ocorra sem que nenhum susto atrapalhe.

Saiba mais sobre “Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial”
Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial – Foto: Stevez Produções

O grande dia chegou: Relaxe e aproveite!

Aproveite muito esse dia, leve as pessoas que te animam, cativam e que irão curtir muito com você esse momento! Tatiana recomenda ter uma boa noite de sono na véspera do casamento, já que a assessoria lhe dará a tranquilidade necessária com tudo do jeito que você sonhou. Mas se você já planejou e contratou todos os fornecedores e só necessita de um profissional que os coordene no dia do evento, não perca uma boa noite de descanso! Você pode contratar o Cerimonial do Dia oferecido por Tatiana Mattos. É ou não é uma assessoria super completa?

Se você gostou das dicas e do cronograma especial preparado por Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial entre em contato e agende agora uma reunião! Você vai ter a segurança necessária para organizar todas as etapas do seu casamento e curtir esse momento mais que especial!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação