Como fazer um casamento em 1 ano: check list perfeito de uma assessora!

Um ano parece bastante tempo para fazer um casamento. Melhor ainda, se você tiver um cronograma bem planejado. Isso é possível com a ajuda de uma excelente assessoria!

Pedimos a Tatiana Mattos, sócia proprietária da empresa Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial, o cronograma perfeito para planejar o seu casamento em 365 dias dividindo as tarefas por meses e semanas em um check list de afazeres super completo. Confira!

www.darlintonferreira.comSaiba mais sobre “Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial”
Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial – Foto: Darlinton Ferreira

Tatiana explica que o cerimonialista é como um maestro para sua orquestra já que é responsável por dar o seu toque à harmonia. Para ela, o profissional precisa pensar em todos os detalhes do evento, tais como luz, decoração, som, buffet, entre outros. “Tudo isso para que cada item esteja em perfeita harmonia para que o casamento supere as expectativas dos noivos”, assegura.

*Um ANO antes

  • Data
  • Local
  • Número de convidados
  • Assessoria

O assessor é o elo entre todos os profissionais envolvidos em um casamento, por isso, o ideal é buscá-lo logo de primeira. Assim, o casal tem total segurança com as indicações de confiança do profissional, o que também evita que algum serviço não fique em sintonia com o casamento.

*11 a 10 meses antes

  • Buffet
  • Decoração
  • Foto e filmagem

Fique atenta às dicas da Tatiana, afinal, antes de abrir a sua empresa, ela trabalhou numa casa de festas cerimonialista exclusiva. Todos os eventos que eram organizados no espaço estavam sob sua responsabilidade. Essa experiência contribuiu muito para o currículo dela, já que Tatiana vivenciou todos os bastidores de uma casa de festas, desde a contratação de funcionários até a seleção de buffet.

tatiana matos muniz e maiaSaiba mais sobre “Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial ”
Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial – Foto: Muniz e Maia

*10 a 9 meses antes

  • Dia da noiva
  • Cabelo e maquiagem
  • Vestido de noiva
  • Identidade visual do casamento
  • DJ

Lembre-se de que quando se trata de escolher os fornecedores, a participação dos noivos é fundamental, pois o objetivo é refletir a imagem e semelhança dos noivos no casamento. Tatiana pondera que alguns itens que podem ser delegados, como a iluminação, mobiliário decorativo, o espaço do evento e DJ. Mas atenção:

tudo deve ser definido levando em consideração o gosto pessoal dos noivos, tarefa esta que o cerimonialista tem o dever de seguir

* 9 a 8 meses

  • Bolo
  • Doces
  • Bem casados

Um dos momentos mais deliciosos na seleção de fornecedores é a degustação dos doces! Mas não se entusiasme demais com os gastos! O assessor precisa ajudar, também, na adequação do orçamento do casal ao valor dos produtos e serviços existentes no mercado de casamento. Tatiana explica que é dever do cerimonialista sempre auxiliar os casais para que não haja extrapolação da verba planejada.

Darlinton FerreiraSaiba mais sobre “Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial”
Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial – Foto: Darlinton Ferreira

* 7 a 6 meses

  • Definição dos convites 
  • Detalhes do site
  • Reserva do hotel para noite de núpcias 
  • Lua de mel

Se você acha esse cronograma muito restrito, não se preocupe! Com os serviços de uma boa assessoria há sempre o equilíbrio entre a seriedade e a descontração. Os momentos de tensão durante os preparativos podem ser quebrados com ocasiões em que uma brincadeira possa ganhar espaço e deixar o clima mais tranquilo e alegre! Tatiana sempre procura dosar alegria e responsabilidade, já que trabalha em uma das fases mais bonitas da vida de um casal!

* 5 a 4 meses antes

  • Lembranças
  • Alianças
  • Joias!

A lista de tarefas parece não ter fim, certo? Relaxe! As assessorias sempre se esforçam para superar as expectativas dos casais. “Busco estar atenta a todas as necessidades dos meus clientes, cuidando para que tudo saia dentro do planejado, diz.

Lapa Foto StudioSaiba mais sobre “Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial”
Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial – Foto: Lapa Foto Studio

* Entre 3 e 2 meses antes

  • Cartório
  • Convites
  • Noivo!

As coisas começam a ficar sérias! Você vai dar entrada dos papeis no cartório, cuidar da distribuição dos convites para parentes mais distantes, do sapato e da roupa do noivo. Para sua comodidade, as assessorias de casamento trabalham com distintas modalidades, como a assessoria completa, ideal para quem deseja apoio total e incondicional no planejamento, organização, execução e finalização do evento.

* Entre 2 meses a UM mês antes

  • Comes & bebes 

É hora de fazer reuniões com fornecedores (buffet e decoração), das provas do vestido, da entrega dos convites e de providenciar a compra das bebidas. Em meio a tantos detalhes, alguns casais optam por contratar uma assessoria personalizada, ideal para quem já contratou espaço para a realização do evento, buffet e decoração. Tatiana explica melhor: “para aqueles que possuem a metade dos principais fornecedores essenciais para tornar um evento possível”.

Lentes ClarasSaiba mais sobre “Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial”
Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial – Foto: Lentes Claras

* Entre UM mês e 15 dias

  • Cabelo
  • Make up!

Agora que o calendário já está bem apertado, que tal comprar forminhas, marcar uma prévia de cabelo e maquiagem, definir detalhes com cerimonialista e agendar o chá de panela? É sempre bom contar com um assessor que já passou por todas essas etapas!

A administradora de empresas Tatiana Mattos sempre sonhou em ter seu próprio negócio, onde pudesse ajudar as pessoas, só que ela nunca encontrou o que realmente lhe despertasse um sentimento de ‘amor à primeira vista’! Isso só aconteceu na organização e planejamento do seu próprio casamento.

“Quando nos casamos, logo no dia seguinte, veio a saudade de toda a agitação da organização e planejamento do meu casamento e, assim, começou a surgir a ideia em trabalhar com Assessoria e Cerimonial”, lembra.

12075063_890737634358605_6811164423695028049_nSaiba mais sobre “Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial”
Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial – Foto: Stevez Produções

*10 dias antes

  • Música 

Faltando poucos dias para o seu casamento, é legal definir as músicas para a cerimônia e recepção; fazer o check list de tudo que você vai levar para a lua de mel e no dia de noiva! Com tantos detalhes, talvez você queira considerar  a possibilidade de contratar o serviço opcional do RSVP, ativo e passivo. Nesse caso, os convidados confirmam a sua presença e dos seus familiares no evento. Tatiana explica que facilita bastante saber o número estimado de convidados que estarão presentes na hora de preparar o buffet e calcular a quantidade de bebidas, por exemplo.

* UMA SEMANA!

  • Depilação
  • Manicure
  • Limpeza de pele

Durante todo o período e preparativos do casamento, o assessor convive bastante com o casal. Essa convivência tão íntima, muitas vezes, termina em amizade, o que ajuda, em muito, na tomada de decisões e na solução de dúvidas comuns que sempre surgem nesses momentos. Tatiana explica que além da amizade com os noivos, os profissionais altamente capacitados com os quais trabalha proporcionam aos clientes toda a segurança necessária para que o evento ocorra sem que nenhum susto atrapalhe.

12400772_890736241025411_3980931085532077035_nSaiba mais sobre “Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial”
Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial – Foto: Stevez Produções

O grande dia chegou: Relaxe e aproveite!

Aproveite muito esse dia, leve as pessoas que te animam, cativam e que irão curtir muito com você esse momento! Tatiana recomenda ter uma boa noite de sono na véspera do casamento, já que a assessoria lhe dará a tranquilidade necessária com tudo do jeito que você sonhou. Mas se você já planejou e contratou todos os fornecedores e só necessita de um profissional que os coordene no dia do evento, não perca uma boa noite de descanso! Você pode contratar o Cerimonial do Dia oferecido por Tatiana Mattos. É ou não é uma assessoria super completa?

Se você gostou das dicas e do cronograma especial preparado por Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial entre em contato e agende agora uma reunião! Você vai ter a segurança necessária para organizar todas as etapas do seu casamento e curtir esse momento mais que especial!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Foto: Thay Rabello Fotografia
25 itens para o "to do list" do seu casamento
Após o pedido de noivado, começa a árdua jornada da organização do grande dia. O casal acaba se deparando com uma infinita lista de tarefas e pode acabar se perdendo entre tantos detalhes. Para facilitar sua vida, confira os 25 itens para o "to do list" do seu casamento!
Foto: Natalia Albarra
Como fazer uma área infantil no casamento: alegria para os pequenos, tranquilidade para os pais!
Cinco profissionais nos deram super dicas de como fazer uma área infantil no casamentos. Coloque as dicas em prática e receba muitos elogios dos pais e felicidade totas das crianças!
20 coisas que você NÃO deve fazer de JEITO NENHUM uma semana antes do casamento!
20 coisas que você NÃO deve fazer de JEITO NENHUM uma semana antes do casamento!
Após meses de preparação para estar ótima no dia do casamento, é comum perder a cabeça ao sentir o momento definitivo cada vez mais próximo. Algumas noivas perdem o sono, correm para o colo do cabeleireiro ou para a academia; enquanto outras relaxam... até demais! Encontre o caminho do meio!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações