Publicidade
Como organizar um casamento: 12 meses de preparativos. O calendário definitivo!

Como organizar um casamento: 12 meses de preparativos. O calendário definitivo!

Você está pensando em se casar? Não sabe como organizar este dia tão especial e quanto tempo de antecedência precisa? Nós te contamos tudo o que você precisa saber!

Como organizar um casamento: 12 meses de preparativos. O calendário definitivo!
  • Planejamento

Quando um casal decide casar existem muitas coisas para organizar. Vocês finalmente vão dar o grande passo! O mais importante é pensar que todo o esforço investido dará frutos para que o dia mais importante da vida de vocês seja especial e com a cara de vocês.

Como organizar seu casamento em 12 meses

 

Publicidade

Nós revelamos um calendário definitivo com todas as tarefas que vocês realizarão durante a contagem regressiva mais emocionante depois de descobrir as tendências do casamento 2018:

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

12 meses antes: Escolham o tipo de casamento que vocês querem

Existem infinitas maneiras de celebrar um casamento, mas é uma decisão totalmente íntima do casal definir o tipo de enlace que vocês querem ter. Primeiro, e provavelmente a decisão mais importante, será determinar se a cerimônia será religiosa ou civil.  No caso de ser religiosa, é necessário entrar em contato com a arquidiocese da cidade para marcar uma consulta com o pároco e para marcar uma data. No caso de ser uma cerimônia civil, vocês devem ir aos cartórios da cidade para entender quais são os requisitos e procedimentos legais que devem ser realizados.

Depois de decidir onde vocês querem casar,  é preciso marcar a data e a hora do casamento. Por outro lado, defina se será um enlace formal ou informal. A partir daí, uma das primeiras tarefas será criar a famosa lista de convidados, uma vez que é um requisito fundamental para selecionar ou descartar o espaço para celebrar o banquete.

salvarComo organizar seu casamento em 12 meses
Foto: A Essência Fotografia do Bem

Definir o estilo de vocês

Vocês querem um casamento na cidade, com ar campestre, moderno, romântico, vintage…? Existem diversos estilos e gostos, e por ser o dia de vocês, vocês podem desenhar um casamento 100% adaptado ao que vocês gostam. Os casamentos mais autênticos são aqueles que refletem a essência dos noivos em todos os seus detalhes.

Determinar a estética do casamento é uma das primeiras coisas que os noivos devem decidir, uma vez que todos os serviços e detalhes serão diretamente relacionados com o tema escolhido. Apenas pensando no que vocês gostam vocês saberão definir com precisão total o tipo de casamento que vocês desejam ter.

salvarComo organizar seu casamento em 12 meses
Foto: Canvas Ateliê Fotográfico

Orçamento 

Este também é um aspecto muito íntimo do casal, mas para evitar surpresas desagradáveis de última hora, é fundamental definir um orçamento para controlar cada gasto. Os noivos podem elaborar uma lista de serviços e um limite de gasto para cada um deles para simplificar a pesquisa e otimizar os esforços.

Reservar o lugar da cerimônia e da festa

Se vocês escolheram uma cerimônia religiosa, o mais comum é que ela seja celebrada em um templo ou em uma igreja. Caso seja um casamento civil, é fundamental escolher um espaço onde celebrar-lo.

Qualquer espaço pode ser adequado para a celebração da festa. Este é o local onde os seus convidados passarão grande parte do tempo, por isso é preciso procurar um lugar agradável e que siga o estilo escolhido para o casamento. Vocês precisam decidir também que estilo de buffet querem oferecer. Podem escolher por um estilo mais informal como coquetel, finger food, um buffet ou um jantar à francesa.

salvarComo organizar seu casamento em 12 meses
Foto: ClickDois

Faça o seu site e lista de casamento

Em plena era da Internet, utilizar a tecnologia já é algo essencial para economizar tempo e dinheiro na comunicação com os convidados. Essa ferramenta permite a criação de um espaço personalizado perfeito para contactar com familiares e amigos, com os quais vocês também podem dividir informações importantes sobre o casamento, além de compartilhar fotos de momentos especiais com os convidados. O site de noivos Zankyou possibilita que os convidados confirmem a sua presença e, assim, que os noivos tenham um maior controle desse aspecto da organização.

Feito o site, vocês já podem montar, a lista de casamento Zankyou que será a aliada perfeita para personalizar os seus presentes virtuais e permitir assim que você receba o valor da sua lista em dinheiro na sua conta bancária para usar quando e onde você quiser. 

Existem guias para planejar o seu casamento, como o nosso eBook, que também podem te ajudar na organização do grande dia.

9 meses antes

Decoração e flores

Muitos noivos não são conscientes, mas a decoração e as flores têm um papel fundamental no grande dia. Graças a estes pequenos detalhes, é possível recriar um ambiente mágico com o tema que mais representa o estilo do casal. Os espaços que vocês podem decorar são:

  • Cerimônia
  • Mesa de doces
  • Decoração das mesas
  • Lounges

Para as flores do grande dia, escolha as flores da temporada, que se conversam melhor e são mais econômicas. Nos centros de mesa, as flores serão as grandes protagonistas.

salvarComo organizaro seu casamento em 12 meses
Foto: Amarelo Fotografias

Fotografia e vídeo

Estes são os itens do casamento onde mais vale a pena investir. Os profissionais de fotografia e vídeo serão os responsáveis por capturar os melhores momentos do enlace de vocês para que vocês possam lembrar para sempre de cada detalhe do grande dia. Casa profissional tem sua marca pessoal, por isso, a melhor opção é conhecer o portfólio de cada um e escolher aquele que se adapta mais ao estilo de vocês.

A música

A música é um dos elementos mais especias de um casamento, uma vez que é um reflexo direto do gosto pessoal de vocês. Como escolher a música perfeita para cada momento?

  • Cerimônia
  • Jantar
  • Festa
salvarComo organizar seu casamento em 12 meses
Foto: Dois de Nós Fotografias

6 meses antes

Começar o expediente matrimonial

Para que o casamento seja válido legalmente é preciso inscrevê-lo no Registro Civil. Para o casamento religioso católico, os noivos também devem se registrar no local onde o casamento foi celebrado com a apresentação do certificado eclesiástico que expressará as circunstâncias exigidas pela legislação.

Escolher o vestido da noiva e o traje do noivo

Chegou a hora! Finalmente você vai começar a escolher o vestido de noiva, aquele com o qual você sempre sonhou… Estes são os 9 truques para você você encontre o vestido dos seus sonhos:

  • Escute o seu coração
  • Seja você mesma
  • Não leve muitos acompanhantes durante a prova do vestido
  • Escolha o corte e a cor que mais te favorecem
  • Não fique ansiosa
  • Escolha comodidade e qualidade
  • Tenha em conta a ideia de fazer um vestido sob medida
  • Prove, caminhe, mova-se
  • Aproveite todo o processo

Descubra como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos

salvarComo organizar seu casamento em 12 meses
Foto: A Sara Faz Fotos

Consulte os destinos para a lua de mel

Esta será uma experiência única e é crucial escolher bem o destino e o tipo de viagem que ambos desejam ter. Para isso tenha em conta:

  • A temporada do casamento
  • A experiência de vocês na hora de viajar
  • Preferências pessoais
  • Orçamento destinado à viagem
  • Tempo disponível
  • Tolerância ao calor, comidas e mosquitos
  • Conselhos de amigos e familiares que viajam muito

Confira qual é a melhor época para a Lua de mel: os melhores destinos para o mês do meu casamento

Papelaria

Cada vez mais, os profissionais de desenho gráfico procuram colocar a identidade dos noivos em todos os detalhes da papelaria do casamento, especialmente nos convites. Embora seja recomendado encomendar esse item ​​com seis meses de antecedência, geralmente são entregues três meses antes aos convidados. No convite não pode faltar:

  • O nome e sobrenome dos noivos
  • Se for o caso, colocar o nome dos pais dos noivos
  • Data, lugar e hora da cerimônia
  • Lugar da festa
  • Telefone de contato
  • Conformação de presença (RSVP)

Também é preciso encomendar a identidade visual dos menus, cartões de agradecimento para as lembrancinhas, cartões personalizados para os lugares das mesas ou o programa do casamento.

Confira como escolher os convites para o meu casamento em 5 passos

5-4 meses antes

Transporte

A primeira coisa que vocês precisam pensar é o meio de transporte que vocês desejam chegar à cerimônia, separadamente, e depois para chegar à festa. Por outro lado, é preciso organizar o transporte dos convidados, se necessário. É cada vez mais frequente o aluguel de vans para o traslado dos convidados da cerimônia para o jantar.

3-2 meses antes

Organização da despedida de solteira

Normalmente são os familiares ou amigos que se encarregam de organizar a despedida de solteiros dos noivos. Os convidados podem escolher entre um dia divertido com atividades diferentes, uma balada ou até mesmo uma mini viagem.

Compra das alianças

Este compromisso com tanto significado é coroado com o melhor símbolo do eterno “sim, quero”: a aliança. A eleição da joia escolhida deve ser meditada com atenção e seguir o estilo da aliança do seu companheiro. Aqui estão os itens que você deve levar em consideração para acertar na escolha do modelo:

  • Pedra
  • Número
  • Cor das pedras

Veja também como escolher as alianças de casamento em 5 passos

Escolha seu buquê

O buquê da noiva é, com certeza, um dos complementos mais importantes que você vai usar no grande dia. As possibilidades são infinitas, mas o modelo deve representar o seu estilo estilo e ir de acordo com o vestido escolhido.

É muito importante ter em conta fatores que possam agilizar essa escolha. Em primeiro lugar, a estação do ano escolhida para o enlace, uma vez que isso determinará diretamente os tipos de flores disponíveis. Por outro lado, decida se você quer um buquê de flores artificiais ou um natural. Outro aspecto que não pode passar batido é a fisionomia da noiva.

Também te ajudamos a escolher o buquê de noiva para o seu casamento: 5 passos que você precisa conhecer

salvarComo organizar seu casamento em 12 meses
Foto: Canvas Ateliê Fotográfico

2-1 semana antes

Tratamentos de beleza

Você será, sem dúvida, a protagonista do seu casamento e você quer que tudo seja perfeito. Sua grande alegria e sorriso serão essenciais para que você seja uma noiva radiante, mas alguns dias antes do casamento é o momento perfeito para desfrutar de tratamentos de beleza, tanto facial quanto corporal, para se sentir bem por dentro e fora.

Ensaio da cerimônia

Recomendamos que o ensaio da cerimônia aconteça 10 dias antes do casamento no mesmo lugar onde o enlace será celebrado. É preciso ensaiar a entrada e a cerimônia, nesta fase vocês poderão saber qual será o timing do casamento.

3-1 dias antes

Últimos detalhes para que tudo saia como planejado

  • Prepare as malas da lua de mel com o seu futuro marido.
  • Prepare os últimos detalhes e complementos dos trajes dos novios.
  • Prepare as unhas com o tom de cor que você mais gosta.

Dia do casamento

Hoje é o seu dia!

Tome o café da manhã tranquilamente, aproveite cada preparativo com a sua família, desfrute da preparação da maquiagem e do penteado. Fale com seu noivo por telefone e divida com ele toda a emoção deste momento, respire ar fresco e ria daqueles pequenos momentos de ansiedade.

Todo o trabalho realizado nos últimos meses está a ponto de ser recompensando em um dia inesquecível. Não será perfeito, mas os imprevistos também são bonitos e as histórias deste dia farão com que ele seja ainda mais autêntico e especial.

Todos os seus familiares e amigos estarão ansiosos para desfrutar ao máximo do dia de vocês, a organização do casamento terminou e agora é o momento de aproveitar cada instante. Coloque o vestido dos seus sonhos e sorria, sorria muito!

Agora começa o dia mais feliz da vida de vocês!

Se quiser dicas de como escolher o fotógrafo para o seu casamento em 5 passos, como combinar o seu vestido de noiva com o buquê de flores em 5 passos ou como escolher as músicas para o seu casamento em 5 passos leia aqui!

Publicidade

Deixe seu comentário