Publicidade

Como organizar um casamento em casa em 5 passos
Pode parecer estranho falar em fazer um casamento em uma casa particular. Mas não se engane: é uma ótima ideia para casais que querem um casamento íntimo!
Acostumados aos grandes jardins e buffets, inclusive com as fotos na praia e no meio da natureza, pode nos parecer estranho falar em fazer um casamento em uma casa particular. Mas não se engane: é uma boa ideia para casais que querem um casamento íntimo, para aqueles que têm uma casa grande com bastante espaço ou para quem não tem os recursos desejados. E o resultado, longe de perder o encanto, pode ser realmente maravilhoso.
Se você quer saber como organizar um casamento em casa, não perca essas 5 dicas.
- Passo 1. Pense no tamanho da casa
- Passo 2. Defina os espaços
- Passo 3. Pense nos convidados
- Passo 4. Conte com a ajuda de profissionais
- Passo 5. Use e abuse de detalhes
Passo 1. Pense no tamanho da casa
Existem várias razões que podem levar você a organizar seu casamento em casa. A ideia de celebrar um casamento íntimo é uma delas; a intimidade gerada pela casa da família é uma delas, geralmente ligada ao número de hóspedes, reduzida e adequada para gerar aquele ambiente aconchegante e privado. Em alguns casos, o casamento é tão íntimo que consiste em almoços ou jantares de 5 ou 10 pessoas, quando uma casa é o cenário perfeito. Outra razão é o apego sentimental a essa casa, o que torna a localização o local perfeito para celebrar essa união.
De um ponto de vista puramente econômico, muitos casais se casam em casa para economizar na contratação de um espaço que, junto com o serviço de buffet (às vezes andam de mãos dadas), é geralmente o investimento mais alto do casamento. Outros casais, no entanto, aproveitam suas propriedades para organizar seu casamento, como vimos em tantos filmes americanos em casas de luxo com jardins infinitos.
Não perca as últimas novidades para o seu casamento
Assine nossa newsletter
Mas antes de planejar o casamento, o mais importante é ser realista e saber o que você está enfrentando. É realmente possível organizar um casamento na sua casa? Você tem que ter uma casa entre médio e grande porte, com vários espaços para organizar tudo e com um jardim. Não é que o último seja obrigatório ou que você precise de uma mansão para hospedar seu casamento, mas os jardins dão mais possibilidades e geralmente permitem que você aproveite melhor o espaço. Portanto, um apartamento, a menos que seja gigante, não é uma boa opção.
Passo 2. Defina os espaços
Um casamento em casa precisa de um ótimo planejamento e bom aproveitamento do espaço. Deve haver várias salas para criar todos os ambientes desejados e outros, para que os profissionais contratados possam trabalhar. Em um casamento em casa, uma assessoria pode ajudar a organizar o espaço e sugerir alternativas, já que elas têm experiência para realizar todos os tipos de casamentos; mas você e seu parceiro (e, até mesmo, sua família) também terão que entrar na organização e “colocar a mão na massa”.
Se você celebrar o casamento no jardim, o ideal é escolher meses quando o tempo é mais provável que seja bom do que ruim. Além disso, é sempre bom ter um plano B, contar com tenda, toldos e gazebos.
Caso você possa celebrar o casamento no jardim, organize o local especialmente para o casamento, seguindo um estilo que combine com o espaço. Use flores e os detalhes que obedecem a cada estilo, e coloque em prática o Do It Yourself (DIY) para completar a decoração.
Por ser um casamento um pouco menos convencional, você pode optar por usar mesas e oferecer um jantar mais tradicionais ou até mesmo um coquetel com algumas mesas de apoio e mais espaço para um lounge ou para a pista de dança.
Para decorar as mesas, o centro de mesa é o item mais importante, e as flores em vasos pequenos, simples e originais, acompanhadas de velas ou vasos, são perfeitas.
Ao mesmo tempo, os profissionais do buffet contratado devem ter espaço para trabalhar, mesmo que não seja o ideal. Os cozinheiros e garçons devem ter um lugar para cozinhar e dispor da comida, seja a própria cozinha, uma sala separada ou um espaço no jardim destinado a ela. No caso em que existem fotógrafos e profissionais de vídeo é importante reservar um espaço para que possam guardar seus equipamentos.
Passo 3. Pense nos convidados
Não se engane: um casamento em casa não permite que você se descuide de nenhum detalhe. É o seu casamento e seus convidados devem se sentir cômodos e se divertir. Então, faça tudo o que puder para que se sintam à vontade.
Primeiro, contrate um serviço de valet, organize uma área de estacionamento ou informe-se em um local próximo, onde todos possam deixar o carro. Também recomendamos a contratação de um transporte que leve quase todos os participantes ao casamento, seja do local da cerimônia ou de um ponto de encontro específico. Esta opção é a melhor para evitar um engarrafamento grave na área e o estresse pela busca de lugar para estacionar.
Uma vez na casa, permita que seus convidados tenham diferentes lugares para se mover. Nós recomendamos que você seja racional e limite o número de convidados se você vai celebrar seu casamento em casa; o excesso de pessoas em um lugar pequeno pode gerar confusão e desconforto. Também é importante contar com uma boa iluminação, especialmente quando o casamento for realizado de noite.
Outros aspectos que não são levados em conta, como banheiros, são realmente importantes. O número de banheiros na sua casa será suficiente para a quantidade de convidados? Uma boa alternativa é alugar banheiros desenvolvidos especialmente para eventos. Certamente, neste contexto, não serão tão sujos como os de um festival de música, não se preocupe.
Finalmente, você deve dispor de um espaço para a música contratado, seja DJ ou banda. Junto a esse espaço, reserva uma área para a pista de dança. Além disso, é preciso pensar na estrutura elétrica para toda a festa e avaliar se é necessário contratar um gerador.
Passo 4. Conte com a ajuda de profissionais
Quando falamos de profissionais, nos referimos a fornecedores que saibam se adaptar a todos os tipos de contextos. Em casamentos em casas, geralmente há menos espaço para se locomover e trabalhar, portanto as pessoas contratadas devem saber usar bem os recursos e não interferir negativamente no desenvolvimento da celebração.
Passo 5. Use e abuse de detalhes
Criatividade é uma virtude que sempre se destaca em pequenos casamentos. Sendo os “donos do lugar”, o casal costuma tomar mais decisões e intervir em aspectos que, num casamento normal, acabariam sendo organizados por um profissional.
Sendo assim, assuma as rédeas em aspectos como a decoração, a música ou lembrancinhas especiais e personalizadas para seus convidados. Dedique um espaço da casa para os pequenos. Já você o investimento total do casamento foi menor do que se fosse realizado em um espaço alugado, tente investir nesses pequenos detalhes que fazem com que seus convidados se sintam ainda mais especiais.
Leia também:
Como organizar um casamento de dois dias: 14 passos para uma festa animadíssima no fim de semana!
Como fazer a lista de convidados para o seu casamento em 5 passos
Os 100 vestidos de noiva 2019 mais espetaculares