Como organizar um casamento perfeito em 6 meses: conselhos das melhores assessoras

Organizar um casamento em pouco tempo pode parecer uma loucura, no entanto, é totalmente possível se você possui bons fornecedores de casamento.

A contratação de uma assessora ou cerimonialista é praticamente obrigatória nesses casos, já que a experiência desses profissionais garantirá a certeza de um casamento do jeitinho que os noivos desejam. Com uma boa assessoria, você evitará a ansiedade e o terror de não saber por onde começar.

Foto Danielle Capito

Muitas vezes os noivos têm em mente um estilo de casamento a partir de outras referências, que nem sempre se enquadram com o orçamento ou próprio estilo do casal. O melhor é se aliar a um profissional do ramo, que sabe conduzir os preparativos e assegurar tranquilidade e confiança aos noivos, nesses poucos meses que antecedem ao grande dia.

Saiba mais sobre “Casório Perfeito Cerimonial e Decoração”
Foto: Carlos Leandro

Por isso, o Zankyou perguntou para algumas assessoras experientes e renomadas no mercado, quais são os conselhos para organizar um casamento incrível em apenas 6 meses. Confira as dicas e deixe sua opinião.

Saiba mais sobre “UP Eventos - Assessoria de Eventos”
Foto: UP Eventos – Assessoria de Eventos

Para Manuella Gonçalezum nome de peso na Assessoria e Cerimonial de casamento no Rio de Janeiro“um casamento pode ser planejado em 6 meses, sem problemas. Como o check list será todo executado na metade do tempo de praxe (12 a 18 meses) alguns cuidados devem ser tomados, e algumas observações devem ser levadas em consideração. A contratação de um assessor é ainda mais imprescindível, com indicações dos melhores fornecedores dentro da realidade orçamentária e estilo do casal, auxiliando-os sempre na ordem do que é mais urgente de se fechar mês a mês”.

Up Eventos em São Paulo, garante que um “bom planejamento pode se tornar uma das parte mais gostosas, fazendo do grande dia ‘a cereja do bolo’, naquele momento em que o casal vê tudo que sonhou, planejou, investiu e curtiu se tornando realidade”.

Foto Coralie Polack Photography
Saiba mais sobre “Agda Paula Assessoria de Casamentos”
Foto: Gerson Filho

Os noivos devem ter em conta que o tempo não é amigo do casal, por isso consultamos um  nome conhecido entre as noivinhas mais antenadas de São Paulo, Agda Paulaassessora e cerimonialista que enfatiza a importância do foco durante toda a elaboração do grande dia:

“funções e ações precisam ser compartilhadas entre o casal, além disso as tomadas de decisão precisam ser eficientes e eficazes, daí a importância de se ter ao lado uma assessoria confiável e aplicada em trazer os profissionais mais adequados ao perfil do casal. Tanto os noivos como a assessoria devem ter de forma clara, os objetivos a serem alcançados e as ações a serem executadas até o dia do casamento”.

O cronograma deve fazer parte do dia a dia dos noivos, dessa forma tudo deve ser orquestrado, elaborado e provado conforme a agenda do casal e a proximidade da celebração. O casal não deve se deixar levar pelo desejo dos mínimos detalhes antes te der fatores imprescindíveis já determinados.

Saiba mais sobre “UP Eventos - Assessoria de Eventos”
Foto: Ricardo Hara
  •  6 meses antes

Marcar a data, encontrar o local ideal, o buffet com ideias lindas e saborosas e começar os trâmites legais do casamento. Então, pensar no vestido de noiva e na lista de convidados.

A Up Eventos alerta que a lista pode “gerar polêmica, discussões e até algum stress para o casal. Costumam existir 4 listas distintas: a da noiva, a do noivo, a dos pais da noiva e a dos pais do noivo, então o grande desafio é compilar todas as lista e chegar ao número final. E é esse numero final que irá ditar todo o restante. Minha dica para os casais é que primeiro façam a lista individualmente, com muita atenção e após isso conversem entre família para adequação”.

O vestido de noiva costuma ser um dos itens mais desejados e estudados pelas noivas, por isso, o Casório Perfeito instrui as suas noivas que sempre sonharam com o vestido de noiva deslumbrante, a pensar bem no orçamento reservado para o vestido dos seus sonhos.

Saiba mais sobre “Agda Paula Assessoria de Casamentos”
Foto: Agda Paula Assessoria de Casamentos

É super importante a escolha e negociação do local escolhido para o grande dia, seja ele espaço, hotel, restaurante ou ao ar livre. Muitas assessoras possuem fornecedores parceiros, que possuem descontos ou melhores formas de pagamento, além de serem recomendados por quem entende do assunto, graças a qualidade oferecida.

Definir o quanto o casal está disposto a investir no casamento, atendendo a todas as vontades é uma tarefa que exige muita criatividade, por isso o serviço de assessoria e cerimonial se torna tão necessário.

Saiba mais sobre “Casório Perfeito Cerimonial e Decoração”
Foto: Carlos Leandro

Agda Paula afirma que oorçamento deve ser compatível com o sonho. É normal encontrar pessoas que casaram e gastaram muito mais do que pretendiam, às vezes o dobro do que haviam planejado.  A assessoria é um grande norteador financeiro, alinhando as expectativas do casal com o orçamento, e dizer ao casal se o valor destinado será capaz de suprir todos os custos, para que não existam surpresas no decorrer”.

Saiba mais sobre “Manuella Gonçalez Cerimonial e Eventos”
Foto: Manuella Gonçalez Cerimonial e Eventos

O estilo do casamento também determina muitos fatores e deve ter a cara dos noivos, por isso Agda afirma que “é muito bacana quando no casamento os convidados conseguem identificar a personalidade do casal, seja pelo convite, local, estilo de música, atrações etc”.

E a Up Eventos lembra que caso os noivos optem por uma cerimônia religiosa, é bom ficar atento as datas disponíveis, já que muitas igrejas são concorridas e nem sempre possuem a data e o horário disponível, o que faz necessário algumas adaptações”.

Saiba mais sobre “Agda Paula Assessoria de Casamentos”
Foto: Agda Paula Assessoria de Casamentos
  • 5 meses antes

O vestido de noiva deve ser um dos primeiros passos dado pela noiva com 6 meses de antecedência. Se faltam 5 meses, é hora de decidir! Pois, se o vestido for feito por uma estilista ou comprado fora do Brasil, é o tempo ideal.

Nada de confiar as fotos a alguém da família ou amigos, é muita responsabilidade! Elas são a recordação mais sólida da felicidade e momentos únicos vividos nesse grande dia. Portanto é hora de escolher o fotógrafo e videomaker do casamento.

Para a Casório Perfeito, o quinto mês que antecede o casamento é o momento ideal para “anunciar a data e o local do casamento, e por quê não fazer um lindo Save the Date”?

O Dia de noiva já deve ser pensado, escolhido e agendado, assim como os futuros testes de cabelo e maquiagem da noiva, pela agenda doos fornecedores mesmo!

Saiba mais sobre “Manuella Gonçalez Cerimonial e Eventos”
Foto: Marina Fava

Dj e bandas de casamento em geral possuem uma agenda bem cheia, então não pense duas vezes em contatá-los o quanto antes.

Assim como os convidados, os padrinhos já devem ser escolhidos e os convites de casamento já têm que estar em processo de confecção, pois segundo a Up Eventos “os convites demoram pelo menos 1 mês para ficarem prontos, portanto, é um serviço que não pode ficar para última hora”.

Foto Half Orange Photography
  • 4 meses antes

Assim como a noiva precisa de tempo para a escolha do vestido ideal, o noivo também precisa para a escolha do traje de noivo perfeito. Portanto, caso o noivo opte por comprar ou alugar um traje já pronto, 4 meses pode ser o tempo ideal.

A assessora Manuella Gonçalez gosta de ver as vantagens em realizar um casamento em 6 meses e diz que “o casal acaba por utilizar sempre as ‘últimas tendências do mercado’, não correndo o risco portanto de mudanças no que é ‘cool’ ou está ‘na moda’ durante o planejamento. Quando o tempo é muito longo, muitas vezes o casal contrata um item que no meio do processo é superado por algo mais novo e interessante”.

Saiba mais sobre “UP Eventos - Assessoria de Eventos”
Foto: UP Eventos – Assessoria de Eventos

“Não deixe para nem um minuto mais tarde escolher o destino para a lua de mel, essa é uma dica que a Casório Perfeito dá aos seus noivinhos!

O quarto mês pré casamento também o momento ideal para criar o site dos noivos e a lista de presentes de casamento online aqui no Zankyou, onde os noivos podem selecionar os presentes que serão convertidos em dinheiro e depositado diretamente em suas contas bancárias.

Tanto a Up Eventos como a Casório Perfeito indicam essa solução, que segundo a Up “hoje em dia são uma super ajuda, pois, lá o casal pode colocar informações sobre o casamento, enviar um Save The Date (para que seus convidados já reservem a data antes mesmo do convite), postar fotos, receber mensagens, criar lista de presentes, fazer o RSVP e muitas outras funções bacanas que desejarem”.

Saiba mais sobre “Agda Paula Assessoria de Casamentos”
Foto: Agda Paula Assessoria de Casamentos
Saiba mais sobre “Manuella Gonçalez Cerimonial e Eventos”
Foto: Manuella Gonçalez Cerimonial e Eventos

Definir de fato a decoração do casamento e provar o vestido com o sapato escolhido é praticamente obrigação da noiva, nesse quarto mês, por isso é sempre bom ter em conta as datas e horários.

Esse também é o momento ideal para fechar o cardápio do grande dia, terminando as degustações e escolhendo um cardápio saboroso, que se adapte conforme as necessidades tanto dos noivos como dos convidados.

Quando se tratam das vantagens da organização digamos expressManuella Gonçalez gosta de destacar o check list mensal, que torna a visualização do casamento que vai se concretizando ainda mais encantadora:

“fica mais objetivo e a noiva corre menos risco de dúvidas, visto que não temos tempo hábil para mudar as escolhas e referências toda hora, na realidade o grande dia demora menos a chegar e com isso a noiva se sente menos ‘pressionada’ com as decisões e curte mais o processo”

Foto Kurt Boomer photography
  • 3 meses antes

Esse é o momento em que o nervosismo aflora a pele e o coração começa a palpitar.

Agda Paula assegura que todo o processo de elaboração para ela é baseado em três pilares: confiança, visão de projeto e prazer de servir e cuidar de pessoas, por isso, do começo do planejamento até o sucesso do grande dia, ela cria um “relacionamento sólido, duradouro e de resultados concretos”, tanto com os noivos, como com os fornecedores.

E afirma que “o casamento é um projeto perfeito, com isso o nosso know-how em consultoria em outras áreas como musical, decorativa, gastronômica, fotográfica e marketing, nos trás um diferencial muito interessante e apreciado pelos casais”.

A definição do roteiro é uma das sugetões que a Casório Perfeito dá aos noivos no terceiro mês que antecede o momento do sim, para que eles se sintam confortáveis em relação não apenas ao cronograma da organização, mas também ao tempo estabelecido para cada tarefa no grande dia.

Esse é o período perfeito para entregar os convites de casamento. E se os noivos ainda não pensaram em lembrancinhas, esse é o momento! Assim como também a definição do buquê de noiva, que deve compor o look perfeito, estando de acordo tanto com o estilo da celebração, como com o modelo do vestido e a maquiagem e penteado de noiva.

Fotos Kurt Boomer photography / Norma Grau

Se ainda não viram as alianças, agora é o momento de escolher o modelo, e, caso os noivos queiram algo mais personalizado, buscar um ourives que seja capaz de lapidar os sonhos do casal por meio de ouro e pedras preciosas.

De quebra, a noiva pode aproveitar essa ocasião e escolher as joias e acessórios para noiva que usará no dia “D”.

Foto Cappy Hotchkiss
  • 2 meses antes

Terminar qualquer detalhe pendente da decoração, ensaiar a coreografia da dança dos noivos, respirar e aproveitar cada momento.

Apesar de todas as possibilidades e novas experiências que elaborar um casamento em apenas 6 meses pode proporcionar, os noivos devem ter em conta que há menos tempo para pagamento dos itens a serem contratados, e, muitas vezes o pagamento passa a ser quase ‘à vista’, tendo em conta a proximidade da data” conta Manuella Gonçalez.

Foto Danielle Capito
  • 1 mês antes

Agora começa a contagem regressiva, esse mês é crucial para dar fim aos pequenos detalhes pendentes.

Esse é o melhor momento para terminar o planejamento do look de noiva: lingeries para noiva e provas de maquiagem e penteado definitivas, o legal é fazer uma das últimas visitas ao atelier ou loja do vestido, com o visual completo, para saborear um pouquinho do que está por vir.

Os noivos devem ter em mãos as alianças já gravadas e o porta-alianças definido. Além dos votos escritos, no caso de ser um casamento civil mais intimista e personalizado.

É muito importante fazer a RSVP para o seu casamento, confirmando quem realmente estará presente. Também é o momento, segundo a Casório Perfeito dos noivos a realizarem uma reunião com DJ e/ou banda para definir as músicas que irão fazer a pista de dança vibrar, e também, “agendar uma reunião com o fotógrafo para ajustes e check list dos momentos que não podem ser deixados de fotografar”.

  • 1 semana antes

As malas da lua de mel devem estar praticamente prontas, assim como a hospedagem.

Se aconselha deixar preparado tudo que está relacionado com a produção: menus, protocolo, lista de convidados, photocall, cartões de agradecimento etc, além da lista de músicas para a ceremônia, coquetel, almoço ou jantar e dança dos noivos.

Os três últimos dias devem ser reservados para fazer os pagamentos que faltam, e se possível ir a um spa para relaxar ou sair para jantar com os amigos mais íntimos e familiares.

Durante essa última semana é normal fazer uma última prova do vestido de noiva.

Saiba mais sobre “Agda Paula Assessoria de Casamentos”
Foto: Agda Paula Assessoria de Casamentos
  • 1 dia antes

Tentar dormir bem a noite anterior ao grande dia. É recomendável descansar entre 8 e 10 horas antes do casamento, para estar perfeita. Se estiver um pouco nervosa, pode tomar um chá de camomila e um bom banho quente antes de dormir, para conciliar o sono.

Evite comer exageradamente e beba bastante água para ter uma pele bem hidratada.

Manu (7)Saiba mais sobre “ Manuella Gonçalez Cerimonial e Eventos”
Foto: Manuella Gonçalez Cerimonial e Eventos

Com esses conselhos e uma boa planificação assessorada por um profissional de ramo é impossível se perder em meio a organização.

As assessoras irão organizar o tempo, coordenar todos os serviços e obter os melhores descontos com profissionais incríveis, ajustando as necessidades do casamento ao orçamento do casal.

Não perca tempo e conheça agora mesmo quem são as assessoras e cerimonialistas de casamento indicadas no nosso Guia de Fornecedores de casamento, onde você também pode encontrar inúmeros profissionais do ramo.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Como escolher o sapato de noiva perfeito? As melhores dicas para acertar e arrasar!
Como escolher o sapato de noiva perfeito? As melhores dicas para acertar e arrasar!
O dia do casamento será um dos mais especiais, por isso deve estar deslumbrante e claro confortável,. Nesse post você vai descobrir como escolher o sapato de noiva perfeito!
Como organizar um casamento inspirado no filme O Poderoso Chefão?
Como organizar um casamento inspirado no filme O Poderoso Chefão?
Você já imaginou a sua festa de casamento no no melhor estilo O Poderoso Chefão? A atmosfera do filme é super inspiradora e com uma boa assessoria e bons profissionais, não será difícil organizá-la. Confira nossas ideias incríveis, que tornarão o seu casamento uma verdadeira viagem ao mundo dos mafiosos sicilianos, nos anos 70!
Como escolher o vestido de noiva perfeito? 5 mandamentos de quem entende do assunto!
Como escolher o vestido de noiva perfeito? 5 mandamentos de quem entende do assunto!
Escolher o vestido de noiva ou ser escolhida pelo vestido de noiva? Maison Veridiane leva 40 anos no mercado de moda noivas assessorando e aproximando grandes grifes às noivas do sul do país. Como entende do assunto como ninguém, resolvemos perguntar: "como fazemos para escolher o vestido de noiva perfeito?"

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações