Como passar BATIDO por TODAS as crises do casamento: experts dão as dicas!

“Tudo que se vê não é igual ao que a gente viu há um segundo. Tudo muda o tempo todo no mundo…” E assim cantava Lulu Santos, como uma demonstração de que nada permanece estático, pois o mundo está sempre em movimento! Casamentos também não escapam a estas mudanças, seja com a chegada dos filhos, novos projetos de vida ou até mesmo com o amadurecimento dos parceiros!

Conheça quais são as 45 coisas que TODOS os casais devem saber antes de casar!

Foto Alexandre + Cristina LimaSaiba mais sobre “Alexandre + Cristina Lima”
Foto Alexandre + Cristina Lima

Alguns psicólogos acreditam que existem determinados momentos do relacionamento onde ocorrem mudanças mais significativas que podem gerar crises entre o casal! Porém, existem meios de passar por estes momentos de forma tranquila e equilibrada, desde que os parceiros reconheçam que algo não vai bem e tomem uma atitude, juntos, para conseguir resolver suas questões!

Conheça um pouco mais sobre o Primeiro ano de casados: 12 coisas que vão acontecer SIM, ou SIM!

Foto Além FotografiaSaiba mais sobre “Além Fotografia”
Foto Além Fotografia

O casamento

O namoro é uma fase gostosa, repleta de paixão, jantares à luz de velas, flores e cartões com juras de amor! Mas após o casamento, começa uma fase de adaptação na qual os parceiros começam a perceber hábitos e atitudes do seu amor que ainda não conheciam! Conversamos com Betty Dabkiewicz, sócia diretora da prestigiada empresa Coaching de noivas, que nos deu seu ponto de vista sobre o que os noivos podem esperar do casamento:

  • “Todos os casais têm as suas diferenças e isso é um parâmetro saudável, pois demonstra que a identidade de cada um está sendo preservada nos relacionamentos. Mudamos a nossa percepção e até de opinião, porque a realidade pode ser experimentada de maneiras diferentes através de nossas impressões e vivências pessoais.
Días de vino y rosas
Foto: Días de Vino y Rosas – Espanha

Betty comenta que casar não é fácil e manter-se casado exige um propósito de vida a dois que precisa ser revalidado com frequência para que faça sentido permanecer juntos. Segundo ela, cada um de nós traz uma história, cultura, crenças e valores familiares que precisam ser alinhados à nova família que começa.

  • ” Alguns chamam estes momentos de ciclos e outros, de crises.” 

Reconhecendo os sinais

Atualmente, acredita-se que estas crises surgem em torno aos 3, 7 e 11 anos após o casamento, mas como reconhecer os sinais de que algo não vai bem? Conheça a visão de duas grandes especialistas!

Demonstrar carinho, nunca é demais! Aprenda Como surpreender o noivo antes, durante e depois do casamento: dicas que arrancarão lágrimas deles!

Foto Ana Érica FotografiaSaiba mais sobre “Ana Érica Fotografia”
Foto Ana Érica Fotografia

 Crise dos 3 anos

Claudia Puntel, renomada terapeuta carioca e famosa por ser a pioneira e criadora do coach de noivos desde 2009, comenta sobre este ciclo:

  • “As crises conjugais aparecem na dificuldade do casal em se readaptar a uma nova fase de vida e de manter projetos em comumAos 3 anos de casamento, geralmente o casal inicia uma outra etapa que é o nascimento dos filhos, isso mexe profundamente no papel tanto da mulher como do homem no casal e também na vida como um todo. A vida sexual se modifica e os papéis, em relação à divisão entre serem pais ou um casal, ficam bem tumultuados.”

Na visão de Betty Dabkiewicz:

  • “Se conseguirmos identificar as causas dos conflitos fica mais fácil criar novas estratégias de ação que fortaleçam os laços de fidelidade, companheirismo, amor, empatia, respeito ao outro e interesse sexual para que a chama da paixão continue acesa em cada etapa da vida!”
Foto Gabriela QuináliaSaiba mais sobre “Gabriela Quinália | Fotografia”
Foto Gabriela Quinália | Fotografia

Crise dos 7 anos

Segundo Claudia Puntel, aos 7 anos o casal que pode ter passado bem pela data anterior, agora enfrenta um momento onde os filhos começam a questionar e todos os conflitos ganham uma lente de aumento através das vozes dos pequenos!”

Betty Dabkiewicz comenta que as famosas crises podem também acontecer por volta do 7º ou 8º ano de união, quando as influências externas ao próprio casal, como o nascimento de filhos, questões de dificuldades financeiras.

  • “É nessa época que a paixão cede lugar a um sentimento mais ameno“.

Conheça os 6 ERROS financeiros que podem TERMINAR com o seu casamento: o 4 é uma bomba-relógio!

Foto Duo Borgatto Boutique FotográficaSaiba mais sobre “Duo Borgatto Boutique Fotográfica”
Foto Duo Borgatto Boutique Fotográfica

Crise dos 11 anos

Aos 11 anos o casal enfrenta uma questão importante, a de perceber o que construiu com 0/a parceiro, mas em questionar como quer seu futuro e se os próximos projetos são congruentes entre os dois.

  • “Uma etapa é concluída como família e agora os novos desejos pessoais começam a aparecer quando os filhos iniciam o primeiro momento de mais liberdade, como iniciar saídas e momentos matinê.” Duiz Claudia Puntel

Betty Dabkiewicz acredita que a crise dos 11 aos 15 anos está relacionada com o início da maturidade da vida adulta, quando o casal já experimentou vários momentos bons e ruins e geralmente coincide com a adolescência dos filhos, que é por si só, um momento de mudanças no sistema familiar.

  • “É o momento que vão se deparar com namoros e com a vida sexual dos filhos. É uma fase de questionamentos sobre a própria vida sexual e essa questão mexe diretamente com a dinâmica do casal.
Foto Daniel Henrique FotografiaSaiba mais sobre “Daniel Henrique Fotografia”
Foto Daniel Henrique Fotografia

As soluções

Zankyou: quais são as medidas que o casal pode tomar para sair destas crises?

Betty Dabkiewicz: “a todo o momento, a tomada de consciência de que algo não vai bem, a disposição para conversar abertamente sobre as impressões e sentimentos favorecerão as mudanças de atitudes para que o casal possa novamente se alinhar, harmonizar os interesses comuns e buscar os aspectos positivos para que uma nova etapa possa ser vivenciada com presença e interesse de ambos.

Claudia Puntel: ” o casal precisa olhar e saber qual é o seu 50% da crise conjugal sem se colocar em um lugar de vítima, nem de carrasco, os dois são adultos, responsáveis e precisam usar a inteligência e o que entendem sobre a vida, a favor deles! Perceber o que de bom o casal tem e pelo que cada um se encantou no outro com a finalidade de trazer suporte nos momentos difíceis.

Foto Além FotografiaSaiba mais sobre “Além Fotografia”
Foto Além Fotografia

Zankyou: existe alguma forma dos casais NÃO passarem por estas crises?

Claudia Puntel: “acho muito difícil um casal não ter crises ao longo da caminhada, mas se eles adotarem:

  • Uma postura generosa e empática ajuda muito a melhorar a comunicação e a entender o que está precisando ser mudado;
  • Momentos de conversa, feedbacks com elogios e críticas bem colocadas, sem apelações ou acusações evitam muitos problemas;
  • Quanto mais o casal conseguir construir algo próprio e único, preservando o espaço individual e o de casal, melhor.”
enfok2
Foto: EnfoK2 – Espanha

Betty Dabkiewicz: ” sim, mostrando-se sempre atentos às questões de incômodo que possam gerar as crises.

  • Conversando e alinhando interesses;
  • Evitando as mágoas e frustrações;
  • Buscando olhar para o outro com amor, empatia, respeito, compreensão, amizade e, principalmente, lembrando o porquê escolheram ficar juntos!

Alguns sinais podem ser identificados quando as coisas não vão bem… As conversas não fluem, o clima fica meio pesado, qualquer coisa é motivo de discussão, começam a sair mais com amigos. Além disso, nunca é demais cultivar a paixão entre os dois, mantendo viva a relação do casal, independente dos filhos, das obrigações e da vida profissional.

Veja Quando o “eu te amo” está em ações: 10 pequenos gestos que demonstram MUITO amor!

Foto Diogo GasparSaiba mais sobre “Diogo Gaspar”
Foto Diogo Gaspar

Buscando ajuda

Em alguns momentos, casais têm certas dificuldades para lidar com algumas destas situações, o que acaba colocando em risco o casamento! Por isso, o ideal é que procurem profissionais capacitados que poderão ajudá-los nestas fases difíceis, ou até mesmo, antes que elas se iniciem, como uma medida preventiva!

Betty Dabkiewicz: “o Coaching de Noivas auxilia o casal na percepção e elaboração do propósito do casal e da construção da nova família, na identificação dos pontos fortes e dos que precisam ser administrados para evitar os conflitos de interesses.

Claudia Puntel: “o psicoterapeuta ajuda a separar o que é de cada um e o que está vindo dos pais de cada um. Ajuda a decodificar o que está por baixo da briga e a aquecer novamente o que as mágoas e brigas esfriaram. Nada pior do que ter entre um e outro, uma fila de incômodos não resolvidos!

Foto divulgação Coaching de noivasSaiba mais sobre “Coaching de noivas”
Foto divulgação Coaching de noivas

Busque sempre uma boa conversa, tente entender os desejos e anseios do seu parceiro! Nunca deixe de lado os pequenos problemas, pois o acúmulo gera grandes estresses que podem desencadear brigas que poderiam ter sido evitadas! Viver a dois pode não ser tão fácil, mas com muito carinho, amor e compreensão, esta pode se tornar a mais bela jornada de sua vida!

Leia também Quando o “eu te amo” está em ações: 10 pequenos gestos que demonstram MUITO amor!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Foto: Divulgação / Criamia Convites
Convite individual: surpreenda seus convidados inovando no seu casamento!
O convite individual diz quem, realmente, faz parte da seleta lista do seu grande dia. Descubra como inovar e surpreender seus convidados neste pequeno detalhe do seu casamento.
Especialistas em maquiagem de noiva dão dicas valiosas e tiram todas suas dúvidas!
Especialistas em maquiagem de noiva dão dicas valiosas e tiram todas suas dúvidas!
Saiba quais são os truques para estar belíssima para o seu grande dia, com maquiadores renomados, expert em noivas, mães de noivas, madrinhas e convidadas.
Qual será o estilo do seu casamento? Faça o QUIZ e descubra!
Qual será o estilo do seu casamento? Faça o QUIZ e descubra!
Você vai casar e ainda não sabe se vai optar por uma festa boho-chic, clássica, vintage, rústica ou mega moderna? Calma, preparamos um teste que vai esclarecer todas as suas dúvidas. Confira!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações