Como planejar a trilha sonora perfeita para a sua cerimônia!

Uma verdade deve ser dita: não há celebração sem música, não é? Não importa a festa, religião ou motivo da comemoração, discretas ou dançantes, elas sempre aparecem para deixar o momento ainda mais emocionante. E nos casamentos essa realidade não é diferente. Pode não parecer, mas no check list de planejamento da cerimônia de casamento a trilha sonora também deve ter o seu lugar de destaque. Afinal, a música tem como uma de suas missões causar arrepios aos convidados e fazer com que os noivos tenham aflorados todos os sentimentos desse dia tão especial.

Por isso, reunimos as principais dicas de como organizar a trilha sonora ideal na cerimônia de casamento. Fique de olho nas etapas e acompanhe os segredos para se emocionar ao som de uma bela canção!

Entrada da noiva em casamento na igreja
Foto: Werneck Fotografia

De  olho no detalhes 

Antes de partir para a organização do set list, é interessante verificar com a organização da igreja ou cerimonial contratado qual será o protocolo da cerimônia. Essa atenção especial é necessária para garantir que as músicas sejam feitas de acordo com o rito matrimonial vigente. Muitas igrejas possuem um livro com indicações e algumas só permitem músicas sacras ou clássicas, ou fazem restrição ao número de músicas. Em geral, são tocadas de 5 a 10 músicas, dependendo do cerimonial de casamento.

Imperdível: Como contratar cantores famosos para o seu casamento: saiba o custo de TODOS e cada um deles!

Coral em casamento
Foto: Toccata Coral

Etapas da cerimônia: roteiro ideal

A partir das etapas da cerimônia em mãos, ou seja, entrada dos padrinhos, noivo, alianças e noiva, é possível criar uma linha de planejamento para as canções. O ideal é que o casal esteja atento as escolhas e valorizem as músicas que tenham significado para eles, família e amigos. A regra é a mesma para todas as entradas: emocionar quem estiver vivendo aquele momento.

Confira em Saiba qual a música mais tocada em casamentos na igreja: entrevista com a noiva e maestrina Rita del Chiaro

Entrada dos padrinhos 

Para a entrada dos padrinhos, diversas músicas do repertório podem ser utilizadas, desde temas de filmes preferidos pelos noivos a canções populares. A música para este momento deve ser alegre, mas sem muito impacto para não ofuscar a entrada da noiva. Podem ser cantadas ou instrumentais. Se a opção for a música cantada, não deixe de conferir o trabalho da cantora Tatiana Chammas e torne esse momento ainda mais especial.

Padrinhos comemorando
Foto: Werneck Fotografia

Entrada do noivo

O noivo tem espaço de destaque na cerimônia. Por isso, é ideal eleger uma música que tenha certa pompa, de caráter nobre. Em muitos casamentos este momento é acompanhado pela mesma música da entrada dos padrinhos.

Saiba mais: Os músicos e seus instrumentos: animação e alegria no seu casamento

noivo entrando na cerimônia de casamento
Foto: Donato Fotografia

Entrada das pajens

As crianças sempre geram um sorriso e comentários dos convidados. Por isso, a música deve suave e adequada para este momento. Pensando nisso, o Rafael da R2D Eventos afirma que uma dica interessante é que no momento da entrada das crianças a canção que esteja no ar aborde um tema mais próximo da realidade delas. “Músicas de filmes, desenhos e personagens, ou até canções mais suaves, são ideais para as crianças. Pois, assim ela ficará mais familiarizada com este universo minimizando a chance de uma entrada com imprevistos. Também vale já ir acostumando a criança com a musica escolhida no dia a dia”, diz.

Entrada pajens e daminhas de honra em casamento ao ar livre
Foto: Rodrigo Sack

Entrada da noiva

Ápice de todos os casamentos, a noiva carrega consigo a música mais emocionante da noite. Músicas solenes, de grande impacto são necessárias. A tradicional marcha nupcial ainda é a preferida das noivas. Para quem deseja ousar, vale escolher a música tema do casal ou antes da entrada optar pela clarinada, trombone ou trompetes, que suavemente anunciam sua chegada. Agora, para  conseguir um momento único de emoção garantida, vale super a pena contar com uma banda ou orquestra. Veja no vídeo a Orquestra Zucchero, especialistas em misturar de forma extremamente harmoniosa o tradicional e o descolado, personalizando os momentos mais especiais do casamento.

Trombone em casamento
Foto: Clara Sampaio

Benção das alianças

A entrada dos pajens com a aliança também pede uma música suave. Para a bênção é sugerida uma música mais introspectiva, pois é um momento mais profundo e puro, que necessita de suavidade. A Ave Maria tocada por violinos é uma das músicas mais pedidas.

Inspiração 4 vantagens de optar por música ao vivo na sua festa de casamento

Noiva beija aliança do amado
Foto: Duo Borgatto
Noivo coloca aliança na noiva
Foto: Rodrigo Sack

Assinaturas e Cumprimentos 

Para a assinatura vale a mesma regra para a benção. Por ser um momento breve escolha um fundo musical de curta duração e de tons suaves. Já os cumprimentos pedem músicas  alegres e românticas, arranjos personalizados de um bom coral vão dar maior destaque a ocasião tornando-se uma ótima pedida.

noivos cumprimentam avós
Foto: Digital Studio Produções

Saída dos noivos e padrinhos

É neste momento que algumas igrejas já permitem a utilização de músicas mais modernas e populares para cortejar os noivos com muita alegria. O uso de uma orquestra ou banda também é excelente para proporcionar ainda mais emoção. A escolha deve ser fundamentada no estilo musical e na entonação que se deseja expressar no momento, a Banda Conceitual Club é especialista em tornar esse momento ainda mais marcante, entoando grandes clássicos em arranjos exclusivos que deixam os convidados e noivos radiantes.

Independente do repertório e estilo de casamento, confira a melhor seleção de fornecedores musicais no Guia de Fornecedores e se empolgue com cada detalhe.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Como escolher a sua aliança de casamento perfeita no Rio de Janeiro: saiba onde encontrar!
Como escolher a sua aliança de casamento perfeita no Rio de Janeiro: saiba onde encontrar!
A a troca de alianças durante o casamento é uma das tradições de mais seguidas pelos casais, independente do estilo da celebração, por isso muitos noivos devem dar a atenção devida na hora de escolher a joalheria para casamentos Rio de Janeiro que confeccionará as suas alianças.
Fest Decore Buffet - Foto: divulgação
Casar na Região dos Lagos: saiba como realizar a cerimônia perfeita em um dos lugares mais lindos do Rio de Janeiro!
A Região dos Lagos, situada no estado do Rio de Janeiro, possui cenários paradisíacos, desejados por noivos que sonham em realizar um destination wedding deslumbrante! Se compartilha deste sonho, confira como casar na Região dos Lagos e realizar a cerimônia perfeita em todos os detalhes!
Como ser um Noivo Boho Chic: ousadia e MUITO estilo!
Como ser um Noivo Boho Chic: ousadia e MUITO estilo!
Cada vez mais presente em casamentos ao ar livre, o estilo boho chic proporciona um visual moderno e ousado ao noivo! Conheça esta super tendência e inove no seu casamento!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações