Como reduzir a lista de convidados do seu casamento sem sofrer!

Entre o novo namorado da sua prima, os velhos amigos dos seus pais “que te conheceram desde pequena”, o time de vôlei completo com os filhos e todas essas pessoas que não param de aparecer, você não consegue imaginar como vai resolver o quebra-cabeça que se transformou a sua lista de convidados. Ainda mais se você não tiver verba para convidar todas essas pessoas. Então, o que fazer para reduzir a sua lista de convidados sem sofrer? As dicas a seguir podem ser muito valiosas…

Convites de casamento: que tipo de letra combina com o estilo da sua festa?

rafael porto
Foto:Rafael Porto

 1. Defina o tipo de casamento

Converse com seu noivo antes de anunciar a grande novidade. Vocês precisam chegar a um consenso sobre o tipo de casamento que desejam realizar. As pessoas que vocês convidariam para uma celebração intimista não seriam as mesmas de uma grande festa, então não ignore este passo. Se o motivo da redução da lista de convidados é o orçamento apertado, a melhor opção seria um casamento íntimo, com uma média de 50 pessoas e convidados escolhidos a dedo. Outra boa ideia é fazer um Destination Wedding apenas com a família direta dos noivos ou um Elopement Wedding, no qual a cerimônia pode acontecer a dois de uma forma repentina ou até mesmo secreta, ou com um número limitadíssimo de convidados.

2. Estipule um valor por pessoa

Uma vez definido o tipo de casamento que mais combina com vocês, façam algumas cotações junto a fornecedores para ter uma média do custo por pessoa. Mesmo não sabendo ainda qual será o montante exato, defina uma valor (arredondando para um número mais alto) para começar a calcular exatamente quantas pessoas você pode convidar. Dessa forma, você evita estourar seu orçamento. Uma outra dica é financiar seu casamento por meios próprios, sem patrocínio dos pais, para ter o controle total da lista de convidados. Não ignore os 9 GASTOS que você NÃO incluiu no orçamento do seu casamento, mas eles EXISTEM!

heverson
Foto: Heverson Henrique

3. Estabeleça uma ordem de prioridades

Comece a montar sua lista dividindo seus convidados por categoria. Dessa forma é possível enxergar mais claramente o grau de intimidade que você e seu noivo mantém com cada pessoa listada. Por exemplo, a lista pode conter os seguintes tópicos:

  • FAMÍLIA
  • Imediata
  • Muito próximos
  • Pouca proximidade
  • AMIGOS
  • Íntimos
  • Muito queridos
  • Colegas de trabalho
  • Infância

Estes são apenas exemplos das divisões que podem te ajudar na escolha. Se ainda estiver em dúvida, faça a você mesma estas 7 perguntas para saber quem deve estar na sua lista de convidados de casamento!

Julio dutra2
Foto: Júlio Dutra Fotografia

4. Escolha o lugar certo

Cair de amores por um local à primeira visita é um sentimento incontrolável e comum. Mas se você quiser reunir um número menor de convidados no seu casamento, será melhor abrir mão do clube dos seus sonhos e escolher com uma capacidade limitada de pessoas. Felizmente, existem incontáveis opções de espaços que comportam entre 80 e 100 convidados e são super charmosos, aconchegantes e com experiência na produção de mini weddings. Além de reduzir a lista de convidados, estes espaços possibilitam a economia em outros itens do casamento.

Descubra como fazer um MINI wedding com todo o glamour de um MEGA casamento!

Casinha Quintal – Foto: Ana Hiromi
Casinha Quintal – Foto: Ana Hiromi

5. Não se sinta na obrigação

Muitas vezes o casal se sente compelido a convidar “esta ou aquela pessoa” apenas para agradar. Este é o seu casamento e o importante que você se sinta feliz! Então, fique bem à vontade para convidar as pessoas que lhe são queridas e não convidar aquelas que não são tão próximas.

Divirta-se com as dicas da sessão Noivo Terapia: Como ser convidado para qualquer casamento do mundo!

Foto: Aline Spezia
Foto: Aline Spezia

Finalmente, não se esqueça de que você deve saber (ou aprender a) dizer NÃO! Caso você ainda tenha dúvidas de como escolher os padrinhos e madrinhas, preparamos estas  24 perguntas para você ACERTAR em cheio! 

Não deixe de ler: Como ser o convidado perfeito de um casamento! e as 10 atitudes PROIBIDAS para um convidado de casamento: não estrague a festa!

Confira nosso vídeo com dicas para fazer a sua lista de convidados:

* Post publicado em: 17/07/2017. Post republicado em 19/20/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

7 perguntas para saber quem deve estar na sua lista de convidados de casamento!
7 perguntas para saber quem deve estar na sua lista de convidados de casamento!
Se vocês têm dúvidas de quem convidar ou não para seu casamento, veja as 7 perguntas que você deve fazer enquanto estiverem elaborando a lista de convidados!
Polêmica sobre crianças em casamentos: vetá-las ou não da lista de convidados?
Polêmica sobre crianças em casamentos: vetá-las ou não da lista de convidados?
Crianças em casamentos: no Brasil, a prática ainda divide opiniões, uns acham deselegante; outros acreditam que os pais podem aproveitar melhor o evento. Confira a opinião das especialistas e as melhores soluções para lidar com a garotada!
Foto: Rafa Bernardo
Como conseguir fotos mais bonitas em casamentos ao ar livre? 10 conselhos práticos!
Eternize seu casamento através de imagens incríveis e repletas de emoção. Descubra como conseguir fotos mais bonitas em casamentos ao ar livre: 10 conselhos práticos!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações