Como reduzir a lista de convidados do seu casamento sem sofrer!

Como reduzir a lista de convidados do seu casamento sem sofrer!

Reduzir a lista de convidados não precisa ser um suplício - te damos todas as dicas para fazer isso sorrindo...

  • Planejando o casamento
  • Conselhos
  • Recomendações

Entre o novo namorado da sua prima, os velhos amigos dos seus pais “que te conheceram desde pequena”, o time de vôlei completo com os filhos e todas essas pessoas que não param de aparecer, você não consegue imaginar como vai resolver o quebra-cabeça que se transformou a sua lista de convidados. Ainda mais se você não tiver verba para convidar todas essas pessoas. Então, o que fazer para reduzir a sua lista de convidados sem sofrer? As dicas a seguir podem ser muito valiosas…

Convites de casamento: que tipo de letra combina com o estilo da sua festa?

salvarrafael porto
Foto:Rafael Porto

 1. Defina o tipo de casamento

Converse com seu noivo antes de anunciar a grande novidade. Vocês precisam chegar a um consenso sobre o tipo de casamento que desejam realizar. As pessoas que vocês convidariam para uma celebração intimista não seriam as mesmas de uma grande festa, então não ignore este passo. Se o motivo da redução da lista de convidados é o orçamento apertado, a melhor opção seria um casamento íntimo, com uma média de 50 pessoas e convidados escolhidos a dedo. Outra boa ideia é fazer um Destination Wedding apenas com a família direta dos noivos ou um Elopement Wedding, no qual a cerimônia pode acontecer a dois de uma forma repentina ou até mesmo secreta, ou com um número limitadíssimo de convidados.

salvarEnfim Sós - Simone LoboSaiba mais sobre “Simone Lobo”
Foto: Simone Lobo

2. Estipule um valor por pessoa

Uma vez definido o tipo de casamento que mais combina com vocês, façam algumas cotações junto a fornecedores para ter uma média do custo por pessoa. Mesmo não sabendo ainda qual será o montante exato, defina uma valor (arredondando para um número mais alto) para começar a calcular exatamente quantas pessoas você pode convidar. Dessa forma, você evita estourar seu orçamento. Uma outra dica é financiar seu casamento por meios próprios, sem patrocínio dos pais, para ter o controle total da lista de convidados. Não ignore os 9 GASTOS que você NÃO incluiu no orçamento do seu casamento, mas eles EXISTEM!

salvarheverson
Foto: Heverson Henrique

3. Estabeleça uma ordem de prioridades

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Comece a montar sua lista dividindo seus convidados por categoria. Dessa forma é possível enxergar mais claramente o grau de intimidade que você e seu noivo mantém com cada pessoa listada. Por exemplo, a lista pode conter os seguintes tópicos:

  • FAMÍLIA
  • Imediata
  • Muito próximos
  • Pouca proximidade
  • AMIGOS
  • Íntimos
  • Muito queridos
  • Colegas de trabalho
  • Infância

Estes são apenas exemplos das divisões que podem te ajudar na escolha. Se ainda estiver em dúvida, faça a você mesma estas 7 perguntas para saber quem deve estar na sua lista de convidados de casamento!

salvarJulio dutra2
Foto: Júlio Dutra Fotografia

4. Escolha o lugar certo

Cair de amores por um local à primeira visita é um sentimento incontrolável e comum. Mas se você quiser reunir um número menor de convidados no seu casamento, será melhor abrir mão do clube dos seus sonhos e escolher com uma capacidade limitada de pessoas. Felizmente, existem incontáveis opções de espaços que comportam entre 80 e 100 convidados e são super charmosos, aconchegantes e com experiência na produção de mini weddings. Além de reduzir a lista de convidados, estes espaços possibilitam a economia em outros itens do casamento.

Descubra como fazer um MINI wedding com todo o glamour de um MEGA casamento!

salvarCasinha Quintal – Foto: Ana Hiromi
Casinha Quintal – Foto: Ana Hiromi

5. Não se sinta na obrigação

Muitas vezes o casal se sente compelido a convidar “esta ou aquela pessoa” apenas para agradar. Este é o seu casamento e o importante que você se sinta feliz! Então, fique bem à vontade para convidar as pessoas que lhe são queridas e não convidar aquelas que não são tão próximas.

Divirta-se com as dicas da sessão Noivo Terapia: Como ser convidado para qualquer casamento do mundo!

salvarFoto: Aline Spezia
Foto: Aline Spezia

Finalmente, não se esqueça de que você deve saber (ou aprender a) dizer NÃO! Caso você ainda tenha dúvidas de como escolher os padrinhos e madrinhas, preparamos estas  24 perguntas para você ACERTAR em cheio! 

Não deixe de ler: Como ser o convidado perfeito de um casamento! e as 10 atitudes PROIBIDAS para um convidado de casamento: não estrague a festa!

Confira nosso vídeo com dicas para fazer a sua lista de convidados:

* Post publicado em: 17/07/2017. Post republicado em 19/20/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Casinha Quintal Espaços
Aline Spezia Fotógrafos para casamentos
Heverson Henrique Fotografia Fotógrafos para casamentos
Simone Lobo Fotógrafos para casamentos
Júlio Dutra Photo Studio Fotógrafos para casamentos
Rafael Porto Fotografia Fotógrafos para casamentos

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!