Publicidade
Como se faz um convite de casamento: tamanhos, papéis e tipos de Impressão!

Como se faz um convite de casamento: tamanhos, papéis e tipos de Impressão!

Você tem ideia de formatos, papéis e tipos de impressão que podem ser usados num convite de casamento? Saiba como se faz um convite e escolha cada detalhe do seu!

  • Convites e identidade visual
  • Conselhos
  • Entrevista
  • Recomendações

Dentre os detalhes dos quais é impossível abrir mão, o convite de casamento não só é fundamental, como pode vir a ser estratégico quando a ideia é transmitir de antemão as características do evento. Muitos casais preferem fazer algo mais personalizado, justamente para que amigos e parentes possam enxergar também nesta chamada comemorativa um pouco do estilo dos noivos.

Publicidade

A equipe do Zankyou preparou um guia inspirador para você escolher a dedo os tamanhos, papéis e tipos de impressão mais adequados para sua festa de casamento.  Para isso, ouvimos três especialistas no assunto. Confira!

Como escolher os convites de um casamento rústico: ideais lindas!

salvarDona amelie maiatosSaiba mais sobre “Dona Amélie”
Dona Amélie – Foto: Maiatos

Formatos e tamanhos

Segundo a sócia-proprietária da Dona Amélie, Beatriz Knipfer, o tamanho mais utilizado é o A5, mas não existe um padrão.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

“As noivas menos tradicionais e mais despojadas buscam algo não tão grande quanto os modelos convencionais, e na maior parte das vezes escolhem o A5, podendo ser na vertical ou horizontal”, afirma a empresária.

Outro formato interessante é o quadrado (18 x 18cm ou 20 x2 0cm). Fica super bonito, mais imponente, mas sem perder o despojado e único. “Temos trabalhado também com recortes diferentes, sem ser o corte reto, e com cantos arredondados em alguns projetos que estão em produção nesse momento”, comenta.

Convites de casamento em São Paulo​: 13 fornecedores SUPER recomendados!

salvardona amelie maiatos 2Saiba mais sobre “Dona Amélie”
Dona Amélie – Foto: Maiatos

Claro que sempre há um modelo preferido, e, de acordo com a idealizadora da Tem Amor no Papel, Raquel Salaro, os formatos mais utilizados são:

  • 22 x 06cm (vertical ou horizontal)
  •  20 x 20cm.
salvartem amorSaiba mais sobre “Tem Amor no Papel”
Tem Amor no Papel – Foto: divulgação

“Hoje em dia é possível fazer o convite de qualquer tamanho, mas assim como todos os detalhes, o formato também está relacionado à cerimônia. Quanto menor o convite, mais informalidade transmite”, explica a empresária Giselle Branco Convites e Gifts. “Sugerimos os formatos 24 x 17 cm, 21 x 14 cm e 20 x 20 cm para manter a elegância da ocasião.”

Os mais lindos convites florais para 2017: românticos e elegantes!

salvarfiselle brancoSaiba mais sobre “Giselle Branco Convites e Gifts”
Giselle Branco Convites e Gifts — Foto: divulgação

Materiais

  • Forro em tecido,
  • Forro em hotstamping
  • Corte à laser

São os mais personalizados. Os premium são os papéis mais encorpados com gramatura superior à 500g, como os papéis utilizados para douração lateral e o papel algodão utilizado em Letterpress.

Giselle Branco, por exemplo,  utiliza como padrão os papéis Metalizado Aspen e o Markatto Concetto Bianco, sempre com gramatura de 250g (quanto maior a gramatura, mais grosso o papel). “Convites com corte a laser tem ganho espaço e não apenas em papel, algumas empresas especializadas produzem convites em madeira e acrílico”, destaca a empresária.

Convites de casamento clássicos e atemporais: sempre na moda!

salvargiselle branco 2Saiba mais sobre “Giselle Branco Convites e Gifts”
Giselle Branco Convites e Gifts – Foto: divulgação

Dona Amélie oferece três tipos de materiais distintos:

  • Linha Amélie Premium: convites super artesanais envolvendo materiais como renda costurada, renda de papel, envelopes de tecido, juta, impressão em silk, serigrafia em papel kraft, papel semente, corte a laser, ou lacre de cera, entre outros.
  • Linha Amélie Alternativa:A linha a Amélie Alternativa é a campeã em pedidos, pois é a que oferece os mais despojados, com estampas, impressão a laser, envelopes em kraft, sem aplicação de serigrafia, e que costumam ser bem diferentes do que se vê no mercado.”
  • Linha Amélie Classic: tem convites mais tradicionais com impressão em serigrafia dourada, prateada, hotstamp dourado, envelopes mais clean com fechamento em ímã, fitas de cetim, mas sempre sendo fora dos padrões de modelos prontos.

26 convites PERFEITOS para casamento na PRAIA: a primeira impressão é a que fica!

salvardona amelie 3 maiatosSaiba mais sobre “Dona Amélie”
Dona Amélie – Foto: Maiatos

Os diferentes tipos de impressão

Laser

Na hora de escolher o tipo de impressão, o laser é uma alternativa econômica  em relação ao offset, além de permitir mais liberdade de utilização de cores e quantidade de convites.

Impressão Digital

Ideal para pequenas quantidades (a partir de 30 convites) e artes muito coloridas, a impressão digital é o tipo de impressão mais econômico e mais rápido, garante Giselle, “porém não é indicado para tons metalizados“.

Serigrafia

Com qualidade superior e maior fidelidade de cor, muito utilizada, a serigrafia tem a possibilidade de imprimir tinturas claras em materiais escuros, como por exemplo, impressões brancas em papel preto. Já a impressão de relevo seco – sem utilização de qualquer tipo de tinta –  é feita com um molde de metal que pode ser em alto ou baixo relevo. “Muito utilizado para destacar as iniciais, brasão ou mesmo o nome dos noivos, este tipo de impressão é super elegante”, destaca Giselle.

salvargiselle3Saiba mais sobre “Giselle Branco Convites e Gifts”
Giselle Branco Convites e Gifts – Foto: Divulgação

Letterpress

Entre muitos outros formatos, o Letterpress é recomendado apenas para papéis 100% algodão e com alta gramatura 600g. Esta técnica de impressão artesanal garante um visual maravilhoso e experiência única no toque. Para ter certeza de que o investimento irá fazer jus aos gastos, é bom lembrar que o valor está diretamente relacionado à junção de todos os detalhes com a quantidade (formato, papel, gramatura, tipo de impressão, design e acabamentos).

Como economizar?

Claro que um convite com gravação em relevo e hotstamping no envelope e impressão em relevo americano tem um valor bem mais elevado que um convite no mesmo formato sem gravação no envelope e com impressão digital. “Quanto mais detalhes no acabamento (como lacre de cera, forro, corte à laser), mas caro fica o convite”, sinaliza Raquel Salaro. Outros aspectos que interferem no preço unitário são o número de dobras e a escolha entre papel de maior gramatura ou serigrafia, finaliza Beatriz.

salvartemSaiba mais sobre “Tem Amor no Papel”
Tem Amor no Papel – Foto: Divulgação

 Agora que você já sabe como se faz e como se escolhe o materia de um convite, já está pronto para decidir que tipo de impresso enviaraá aos seus convidados. Seja como for, estas três empresas poderão, sem nenhuma dúvida, cumprir com as suas expectativas. Entre em contato com Dona Amélie, com Tem Amor no Papel e com Giselle Branco e deixe-se aconselhar!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Publicidade

Comentários (1)

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!