Como se faz um vestido de noiva sob medida? As estilistas respondem!

O vestido de noiva feito sob medida é originado por referências, inspirações e a idealização das noivas que sonham com o modelo perfeito para a entrada na cerimônia de casamento.

A fase de criação da peça mais importante da sua vida pode ser MUITO mais deliciosa do que você imagina. Essa etapa de provas e ajustes do vestido não precisa ser atribulada e, com ela, é possível sentir um misto de ansiedade e alegria para o grande dia, quando você irá usar uma peça com exclusividade, abrilhantando ainda mais essa data especial.

gisselle ellen e TâmaraSaiba mais sobre “Noveau por Giselle Nasser”
Noveau por Giselle Nasser – Foto: Ellen e Tâmara

O modelo tão simbólico deve ser minuciosamente idealizado, de forma que tenha a personalidade e identidade da noiva.

Pensando nisso, conversamos com as estilistas Karen Rodrigues e  Gisele Nasser que nos contaram detalhes da produção dos vestidos de suas coleções e como ocorre o processo de idealização das peças.

karen rodriguesSaiba mais sobre “Noivas Karen Rodrigues”
Noivas Karen Rodrigues – Foto: Beta e Borelli

Onde tudo começa

A fase de estruturação de um vestido sob medida começará com a procura por referências e inspirações no estilo, modelo e tecidos escolhidos pela noiva.

Giselle Nasser recomenda que o vestido deve ser idealizado com o máximo cuidado. “O estilista tem que pensar no vestido de noiva como algo que você vai usar uma única vez na vida, tem que ser algo muito assertivo, a tradução perfeita de quem a noiva é“. 

Karen Rodrigues, que mantém ateliê com o seu nome em São Paulo, afirma que existem muitos tipos de noivas  entre os principais:

  1. As que já possuem a ideia exata do estilo pretendido
  2. A que deseja uma peça sob medida dentro do portfólio de opções
  3. A noiva que solicita um vestido totalmente exclusivo, desenhado só pra ela.

Confira: Os 100 vestidos de noiva de estilistas internacionais mais espetaculares: qual é a sua escolha?

karen-rodrigues3-erika-de-Faria-1024x682Saiba mais sobre “Noivas Karen Rodrigues ”
Noivas Karen Rodrigues – Foto: Erika de Faria
Saiba mais sobre “Nouveau por Giselle Nasser”
Nouveau por Giselle Nasser – Foto: Mira Maria Paula Cervino

Planejando o vestido dos SONHOS

Com a ideia em mente e a estilista escolhida é hora de uma conversa inicial sobre detalhes da peça.

  • “O tempo que eu tenho com a noiva é super importante para entender exatamente o que ela precisa. Focamos em um trabalho totalmente pessoal, no qual o atendimento é o diferencial. Eu mesma atendo as noivas, pois sou eu quem cria, e a partir dessas conversas iniciamos a eleição do modelo ideal, diz Karen.

Esse bate papo tem como foco debater sobre as referências e inspirações apresentadas, além de esclarecer possíveis dúvidas quanto ao tecido, tamanho, proporção e moldes. Este encontro é mega importante também, para identificar a personalidade da noiva e descobrir se a referência apresentada favorece o corpo e os acessórios.

Giselle Nasser, criadora da marca Nouveauafirma que após a reunião que define as principais expectativas sobre o modelo, se inicia o processo de estruturação.

  • “Na maior parte das vezes ele é constituído de quatro etapas. Na primeira, tiramos suas medidas e  fazemos uma modelagem baseada em uma telinha de algodão, depois cortamos a peça para a primeira prova, seguida por nova prova com o vestido pré pronto, com pedrarias e rendas e fechando com a peça final, diz. 
gisele nasser cadeira amarelaSaiba mais sobre “Nouveau por Giselle Nasser”
Nouveau por Giselle Nasser – Foto: Cadeira Amarela Fotografia

É nas provas que o “vestido acontece”

A segunda reunião, em grande maioria, é pautada por sugestões de croquis ou as amostras feitas pela estilista. Nesse encontro, as noivas visualizam  o esboço do vestido sonhado por elas.

A partir das escolhas dessas amostras e croquis, é iniciado o processo de confecção, com costureiras e estilistas acompanhando cada etapa de perto.

Os tecidos são medidos, cortados com aparelhos modernos que não desgastam ou prejudicam o caimento da peça, passados com ferro quente para manter uma estrutura linear para o inicio da costura. O trabalho é extremament, artesanal e envolve muita atenção e carinho.

Pelo talento e a atenção de profissionais experientes, o sonho vai se tornando realidade. Nessa etapa, manequins são utilizados para demarcar drapeados, curvas de saia, desenho de arabescos para o bordado e caimento.

Os encontros seguem com as provas do vestido ainda cru, ou seja, sem nenhum detalhe, que vai tomando forma entre os ajustes. A estilista Giselle Nasser  recomenda que detalhes, como o sapato, já estejam definidos

  • “Ainda na primeira prova é importante já ter o sapato que será usado, pois a barra é definida neste momento”. 
giselle santiago reisSaiba mais sobre “Nouveau por Giselle Nasser”
Nouveau por Giselle Nasser Foto: Santiago Reis

Karen afirma que é nas provas que o vestido acontece.

  • “Nessa ocasião é que é possível identificar se o que idealizamos nas amostras, se a peça funciona ou não. Em certos casos, pensamos em um vestido ombro a ombro, ou com laços, e quando a noiva prova sentimos a necessidade de modificar o modelo, acrescentando ou tirando alguns elementos”.

Giselle comenta que também é comum a realização de pequenos ajustes para noivas que emagrecem, o que é muito frequente neste período. Se a noiva já escolheu o acessório de cabelo e o véu, na prova final da roupa já é possível visualizar o look completo.

  • “No dia da entrega, fazemos uma ultima prova de confirmação, revisamos com ela o jeito certo de prender a cauda, ensinamos a vestir, e pronto. A partir daí é só amor!, comenta a criadora da marca Nouveau.

Brilhe com seu vestido, se inspire em: Vestidos de noiva com pedraria 2016: feitos para brilhar!

Vestiderie_internet-0032Saiba mais sobre “Noivas Karen Rodrigues”
Coleção Deusas do Amor por Karen Rodrigues – Foto: Beta e Borelli

Três meses para um sonho a tempo!

A criação do vestido passa por várias etapas de acabamento, por isso é indicado, em média, três meses para a criação de um vestido com um cronograma que segue com, no mínimo, 5 provas da roupa para tudo fique perfeitamente ajustado.

Além do desenvolvimento da peça, detalhes precisam ser definidos e confeccionados como as camadas do vestido, a textura, a escolha das pedrarias, da renda, entre outras, que requerem tempo e máxima atenção na finalização. Para que toda a peça fique alinhada e ajustada de forma perfeita, é imprescindível que a peça seja planejada com antecedência.

  • “Dessa forma, ela pode se familiarizar com a imagem dela de noiva, pode pensar nos complementos com calma, escolher tudo o que ela quiser sem se preocupar com o prazo ou estoque, além de ter a possibilidade de se planejar melhor financeiramente, também”, diz Giselle.

Na dúvida sobre o tecido ideal? Os 15 tecidos mais utilizados na confecção dos vestidos de noiva mais LINDOS!

IMG_8209Saiba mais sobre “Noivas Karen Rodrigues ”
Coleção Deusas do Amor por Karen Rodrigues – Foto: beta e Borelli

Reta final: sapato e lingerie podem influenciar no resultado!

A prova com o sapato e a lingerie que serão usados no grande dia são importantíssimas para visualizar o resultado final. As peças ideias irão minimizar problemas de caimento e conforto, favorecendo um verdadeiro look dos sonhos.

Para um sapato perfeito, não deixe de conferir:  Como escolher o sapato de noiva perfeito? As melhores dicas para acertar e arrasar!

giselle nasser studio 47Saiba mais sobre “Nouveau por Giselle Nasser”
Nouveau por Giselle Nasser – Foto: Studio 47

As mudanças do vestido de noiva: encantos e sonhos que fazem história!

Um traje tão especial para um dia considerado inesquecível significa muito para todas as mulheres que sonham vesti-lo. Para conhecer mais empresas que confeccionam vestidos de noiva PERFEITOS, confira o Guia de Fornecedores do Zankyou e não deixe de conferir mais detalhes dos Vestidos de noiva Pronovias 2017: a coleção mais esperada!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Os 9 melhores estilistas de vestido de noiva em Belo Horizonte
Os 9 melhores estilistas de vestido de noiva em Belo Horizonte
Se você ainda não encontrou seu vestido de noiva perfeito para o grande dia em BH, conheça os 9 melhores estilistas da capital mineira!
Russa usa 3 vestidos de noiva e faz casamento inspirado em Dolce & Gabbana: deslumbrante e peculiar
Russa usa 3 vestidos de noiva e faz casamento inspirado em Dolce & Gabbana: deslumbrante e peculiar
Este não um casamento qualquer, é uma celebração magnífica, exuberante e surreal que aconteceu na Rússia! O casal Inna e Paul teve uma festa muito peculiar e dos sonhos organizada pela agência "Caramel", que inovou e virou de cabeça para baixo a indústria do casamento.
Foto: divulgação Feather and Stone Photography
Como utilizar os guardanapos no seu casamento: um detalhe que faz MUITA diferença!
Os guardanapos são detalhes que não podem ser esquecidos, tanto por sua funcionalidade quanto pela beleza que proporcionam às mesas de sua recepção! Veja como escolher o modelo certo e deixe sua decoração ainda mais elegante!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações