Como superar as inseguranças antes do casamento? Veja o que dizem os especialistas!

Como superar as inseguranças antes do casamento? Veja o que dizem os especialistas!

A proximidade do grande dia está deixando você cheia de dúvidas, inseguranças e questionamentos? Então leia esses conselhos para saber como não se deixar levar pelo pessimismo.

  • Vida a dois
  • Conselhos

O casamento é uma ocasião incrível na vida de um casal, um dia onde a felicidade está acima de tudo. Casar é sinônimo de alegria e diversão mas, muitas vezes, noivas e noivos ficam inseguros antes do ‘sim’. Os especialistas garantem que as inseguranças pré-casamento são comuns para muitos casais. Relaxe, respire fundo e veja as dicas de especialistas do Centro Psicología en Positivo, de Valencia, na Espanha, para saber como contornar a insegurança.

10 coisas que um CASAL tem que fazer ANTES de casar: a 6 é fundamental!

salvarlentes claras
Foto: Lentes Claras

A opinião dos outros é dos outros

O ser humano é um ser social e, por isso, tende a valorizar demais a opinião dos outros. Precisamos de conselhos para validar nossas decisões mas, muitas vezes, esse ‘suporte’ acaba minando a nossa capacidade de decidir sozinhos. “O problema chega quando essa necessidade de ser aceito socialmente afeta a nossa autoconfiança e autoestima”, explica Beatriz Valera, do Psicología en Positivo.

Diante de um momento tão decisivo na vida, que é o casamento, é normal que as inseguranças surjam. “Todos temos os mesmos medos e preocupações: necessidade de aceitação, de agradar aos outros, de ser amado, de encontrar nosso lugar no mundo e, por consequência, na sociedade”, diz a psicóloga. Quando se é a estrela de uma ocasião, que vai estar sob os holofotes e a atenção dos outros, é natural que a insegurança e a pressão aumentem.

Os 13 pilares de um casamento de sucesso: LUTE pelo 10º!

salvarFoto: Marcelo Vallin Fotografia de CasamentosSaiba mais sobre “Marcelo Vallin”
Foto: Marcelo Vallin Fotografia de Casamentos

Será que eu deveria MESMO me casar?

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Seres humanos são complexos. Tão complexos que, dependendo da análise que seu cérebro faça do ambiente, ele se deixa influenciar pelo aspecto negativo, abalando sua autoconfiança. Assim, diante do dia do casamento, é normal surgirem questionamentos como:

  • Eu deveria mesmo me casar?
  • Essa é a pessoa com quem quero passar o resto da vida?
  • Este é o momento certo para isso?

“Quando essas perguntas negativas surgem, devemos encará-las com força e determinação, sempre pensando em nós, no nosso bem-estar, sentimentos e nossa vida, deixando em segundo plano a opinião dos outros”, recomenda Valera. Transforme a onda de dúvidas e pessimismo numa corrente de pensamentos positivos. Concentre-se nos melhores aspectos do seu relacionamento e nas melhores qualidades do seu par para reencontrar os sentimentos que acabam ficando escondidos nesse momento de tensão.

12 mentiras brancas que os convidados dizem nos casamentos: prepare o seu ouvido!

salvarNoonu Fotografía
Foto: Noonu Fotografia

 Outras dúvidas comuns

Ainda que as maiores inseguranças pré-casamento estejam relacionadas à sua vida pessoal, há outras dúvidas que podem atormentar os noivos antes do seu grande dia. ‘

  • Os convidados vão gostar?
  • Escolhemos bem todos os itens?’
  • E se algo der errado?

São alguns dos questionamentos mais comuns. Boa parte dessa aflição deve-se à competitividade que é inerente ao ser humano. “Desde tempos imemoriais, o ser humano vive uma luta contínua para ser o melhor e sobreviver”, afirma a profissional do Psicología en Positivo, ressaltando que o casamento é mais uma ocasião em que o ser humano quer se reafirmar como alguém forte e com qualidades positivas.

Pessoas com uma personalidade mais frágil sempre podem procurar especialistas que ajudem a melhorar sua autoestima. Potencializando nossos pontos fortes e melhorando nossas fraquezas aparentes, podemos ser aceitos por nós mesmos e nos sentir bem socialmente”, sugere Valera.

Como ser feliz no amor: 6 teorias científicas modernas que te ajudarão!

salvarFoto: Fotógrafos AmoTuSaiba mais sobre “AmoTu”
Foto: Fotógrafos AmoTu

Quando a insegurança rondar, foque nas suas virtudes, valorize as qualidades que você tem. Quando você identificar o que tem de especial, as inseguranças vão começando a sumir até desaparecerem por completo.

45 coisas que TODOS os casais devem saber antes de casar!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Marcelo Vallin | Fotografia de Casamentos Fotógrafos para casamentos
Fotógrafos AmoTu Fotógrafos para casamentos