Como vestir as crianças para um casamento em 5 passos

Como vestir as crianças para um casamento em 5 passos

Nos casamentos, além dos noivos, outras pessoas também devem dedicar um cuidado especial ao seu traje. As crianças também têm um papel de protagonista, já que muitas vezes são daminhas ou pajens de casamentos ou mesmo quando vão simplesmente como convidados. As crianças, em constante movimento, chamam a atenção em qualquer momento e por isso é conveniente que cumpram com o protocolo, na medida do possível.

Continue lendo este post e descubra como vestir as crianças para um casamento em cinco passos:

Passo 1. Diferenciar as daminhas e pajens do resto das crianças

Antes de mais nada, é importante diferenciar os papéis das crianças, pois a roupa muda consideravelmente. Porque os pajens e daminhas do casamento, isto é, as crianças que levam as alianças ao casal, ou que fazem alguma oferta semelhante, devem seguir algumas regras que são importantes na hora de escolher a roupa. Estes geralmente seguem o estilo marcado pelo casal e isso se reflete no estilo de todo o casamento. No entanto, um dos erros que deve ser evitado é que as madrinhas e pajens parecem noivos em miniatura. Não fantasie as crianças em um casamento, mas adapte-as ao estilo do mesmo sem torná-las uma caricatura. Assim, é possível optar por estilos formais, outros mais boho ou hippies, mas nunca uma imitação do casal.

Como vestir as crianças para um casamento em 5 passos
Marioca. Foto: Divulgação

Em termos gerais, o cortejo nupcial formado por crianças costuma optar por tons suaves que combinam cores alegres com outras mais neutras, como branco ou creme, todas em tecidos naturais. Em particular, os profissionais aconselham saias volumosas para meninas pequenas e uma coroa ou ornamento floral no cabelo; para os mais velhos, algo mais simples, como uma blusa e um conjunto de saia ou vestido. Os meninos, com bermuda e camisa com colarinho mao. Sim, as crianças podem usar shorts para um casamento! Para isso são crianças, e precisam se sentir confortáveis, mas arrumados.

Quanto às outras crianças convidadas, na realidade não existem muitas regras estritas. Depende dos pais, desde que não exista um protocolo extremamente rigoroso e não deve destoar do resto dos convidados. E para não arriscar, um shorts e uma camisa branca são suficientes para as crianças; para eles, alguma cor marcante e colorida dará uma alegria especial ao look.

Como vestir as crianças para um casamento em 5 passos
Tutti Sposa. Foto: Divulgação

No entanto, algumas faixas etárias permitem oferecer uma série de ideias com as quais é fácil acertar. Entre 18 meses e cinco anos, as meninas ficam muito bem com vestidos curtos e fluidos, arredondados com uma capa ou coroa de flores. Eles, simples e bem arrumados com um short e uma camisa branca.

Entre os cinco e os 13 anos, o assunto muda porque os gostos das crianças começam a se moldar. Obviamente, eles não aceitarão uma roupa qualquer, então é importante conversar com eles para entender seus gostos e poder adaptar-los ao estilo do casamento. Para elas uma boa opção são vestidos de linho, tule ou saias com babados. Para eles, um paletó opcional e camisa com colarinho mao. No entanto, graças a idade (quando estão mais perto dos cinco anos) podemos optar por gravatas borboletas simpáticas, gravatas tradicionais e camisas com estampas divertidas e coloridas. Sempre e quando a etiqueta da festa não seja muito estrita.

Como vestir as crianças para um casamento em 5 passos
Carol Pedruzzi. Foto: Divulgação

Para os bebês, a melhor opção é optar pelo simples, mas dar um toque de formalidade. Para isso, podem usar bodies de diferentes cores, com ou sem estampas, e algum acessório no cabelo. Existem pais que também escolhem colocar gravatas borboleta, suspensórios, camisas e calças nos pequenos, o que pode dar um resultado bem divertido ao look do bebê. Por que não?

Passo 2. Respeitar o estilo de cada criança e sua opinião

É verdade que devemos seguir o protocolo sempre que possível, mas no que se refere à moda e à crianças em casamentos, as normas perdem um pouco sua força e é possível ter um maior campo de atuação livre. Graças à sua idade, os pequenos estão um pouco mais isentos dessas normas. Mas não podemos esquecer de vestir-los bem.

Além disso, cada criança tem um estilo (ou seus pais, que acabam refletindo seus gosto na maneira de vestir os pequenos quando ainda não têm voz própria) e pode parecer um pouco forçado sair desse estilo, mesmo que seja por um dia. Mas isso não significa ir muito sério ou muito informal, mas sim adaptar esse estilo pessoal às características do evento. Assim como os adultos que às vezes escolhem usar uma gravata borboleta mais chamativa ou meias coloridas para dar um toque divertido ao look, mas crianças podem fazer exatamente a mesma coisa, mas com mais liberdade.  

Veja como escolher as flores do casamento em 5 passos.

Como vestir as crianças para um casamento em 5 passos
Menina Marina Ateliê de Princesa. Foto: Divulgação

Também não é bom negligenciar sua imagem e simplesmente colocar uma roupa que cumpra a função. Eles também devem se sentir bonitos, assim como os adultos, e por isso merecem um visual perfeito. E aqui também entra a opinião da criança, porque ele deveria estar confortável com a imagem que projeta e, levando em conta que neste momento ele começa a desenvolver sua autoestima, tentar fazer com que o pequeno se sinta bem, incrível, uma pequena estrela de cinema. Eles também querem se exibir.

Leia também: como fazer uma área infantil no casamento: alegria para os pequenos, tranquilidade para os pais!

Passo 3. Usar os tecidos e cores do casamento

O casamento em si pode servir como um guia para todos os convidados para preparar o seu look. Para isso, também é importante levar em conta as características dele, ou seja, se será realizado de dia ou noite, o local, a atmosfera, o estilo…

Se for um casamento na praia, estilo hippie ou campestre, o ideal é escolher tecidos mais lânguidos em branco, bege ou creme. E as crianças são perfeitas para imitar essas tendências de cores e tecidos. Em casamentos mais formais, os mais pequenos também podem optar por uma etiqueta com roupas clássicas e tons sóbrios.

Como vestir as crianças para um casamento em 5 passos
Foto: Pharos Photography

É importante seguir este pequeno guia, mesmo que você improvise depois, especialmente se as crianças fizerem parte do cortejo do casamento e pretendem não destoar dos demais.

Passo 4.  Encontre o seu conforto

Apesar de tentar introduzir as crianças no ambiente nupcial, quando são daminhas ou pajens ou como um convidado mais, elas são crianças, com tudo o que isso implica. Portanto, é conveniente deixar de lado o egoísmo e optar por roupas adequadas para eles. Os adultos são capazes de sacrificar a temperatura do corpo ou a dor para parecerem especiais, mas as crianças ainda não estão nessa fase. De fato, talvez poucas pessoas notem suas roupas. Assim, o mais importante é conseguir um equilíbrio entre formalidade e conforto e, acima de tudo, permitir que sejam livres agora que são pequenos.

Como vestir as crianças para um casamento em 5 passos
Foto: Pharos Photography

Isso é importante para o conforto durante a cerimônia, em que eles não querem se sentir muito sobrecarregados. Mas especialmente depois, porque as crianças se movem, correm, brincam e estão sujeitas à sua impulsividade encantadora e incansável. Nestas circunstâncias, o mais importante é sentir-se confortável e não privar os pequenos da sua natureza desobediente. Um casamento não é tão divertido para eles como é para você, então seria negativo privá-los de quaisquer oportunidades divertidas. Para este efeito, tecidos vaporosos, lânguidos e soltos que podem suportar movimentos repentinos e atividades “arriscadas”.

Outra opção é separar dois looks para os pequenos, um mais formal para a cerimônia e outro mais confortável para a festa, lembrando sempre que o evento é um casamento e ainda assim é preciso estar arrumado.

Não perca menu infantil no casamento: segredo para agradar as crianças e os seus pais!

Passo 5. Respeitar o conjunto

As crianças que fazem parte do cortejo do casamento devem obedecer a uma série de regras que, no caso dos mais jovens, incluem mais licenças do que no ambiente adulto. Estes geralmente seguem um traje semelhante, a fim de manter uma uniformidade. Essa sintonia também é importante para detalhes como a sessão de fotos.

Como vestir as crianças para um casamento em 5 passos
Menina Marina Ateliê de Princesa. Foto: Divulgação

No entanto, o conjunto pode ser composto por diferentes modelos, desde que tenham semelhanças em termos de estilo, cores, tecidos e o tom do casamento. Mantendo tudo isso em mente, cada família pode improvisar e preparar seu filho como achar melhor.

Deixe seu comentário

Como escolher o traje do noivo em 5 passos
Como escolher o traje do noivo em 5 passos
O homem do século XXI entende de moda e sabe o que fica melhor nele. E, principalmente, divide o protagonismo do grande dia com a noiva. Siga esses 5 passos para acertar na escolha do look do noivo.
Crédito: LoveShake
Como escrever um discurso de casamento perfeito em 5 passos
Siga estes conselhos para saber como escrever o melhor discurso para o seu casamento e emocionar seu amor, seus familiares e amigos!
Lembrança Real - Crédito: Danielly Simmer
Como agradecer a presença dos convidados do meu casamento em 5 passos
Todos os seus convidados investiram tempo, dinheiro e entusiasmo para acompanhar vocês no grande dia. Por isso, eles merecem um bonito gesto de agradecimento. Confira as melhores ideias!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações