Comunique-se com os convidados: dicas essenciais para convite, Save the Date e site dos noivos!

Quando pensamos na comunicação dos noivos aos convidados de um casamento uma palavra vem imediatamente à nossa cabeça: convite. De fato a escolha do convite é muito importante, afinal ele é a mensagem oficial do casamento aos convidados. Hoje em dia, no entanto, são usadas algumas outras ferramentas que completam essa comunicação. São mais informais e do que o convite, mas não menos importantes: o Save the Date e o site dos noivos! A principal função desses canais de comunicação é aliviar a ansiedade de todos com relação ao grande dia. Para isso existem algumas informações que não podem faltar, é por isso que a Céu de Tule, em parceria com o Zankyou, vem dar algumas dicas para os noivos que estão nessa etapa tão gostosa do planejamento.

Convite
Foto: Salamonde

1. Save the Date

  • O que é e para que serve?

O Save the Date é um aviso para bloquear a agenda dos convidados, enviado por meio digital, avisando que o casamento já tem data marcada e local estabelecido. Desta maneira os convidados podem se programar para comparecer ao casamento, o que é especialmente importante para Destination Weddings, uma vez que envolvem planejamento de transporte e reserva de hotéis.

Além de informativo, o Save the Date cumpre outras funções importantes. Ele tem um papel psicológico fundamental: mostra aos convidados que o planejamento do casamento está evoluindo!

  • Para quem ama os noivos qualquer novidade sobre o grande dia é maravilhosa, não é ?

Para os noivos, por sua vez, o Save the Date dá aquela sensação boa de que tudo está dando certo, de que as coisas estão acontecendo., e diminui a ansiedade natural desse momento.

Uma outra função do Save the Date é sinalizar a familiares/amigos/conhecidos quem serão os convidados para o casamento. Mas lembre-se: essa é apenas uma sinalização, futuramente os noivos poderão convidar pessoas que não tenham recebido o Save the Date, ok ? Por último, o ele é a primeira oportunidade para os noivos divulgarem a identidade visual (cores / estilo / papelaria ) do seu casamento, ou seja, dar uma uma palhinha do que vem por aí.

Já existem serviços especializados em fazer do seu Save The Date algo divertido, inusitado. Para isso são usadas fotos, vídeos ou até mesmo um cartoon personalizado. Para os noivos mais criativos é uma ótima pedida pesquisar novas formas de dar essa notícia!

  • O que deve estar informado no Save the Date?

Nome dos noivos, data e local do casamento.

Mantenha esse primeiro contato simples e objetivo, conte a boa nova sobre a união e deixe seus convidados felizes com a novidade!

2. Site dos noivos

  • O que é e para que serve?

O site dos noivos é a oportunidade de o casal compartilhar todas as informações sobre seu casamento. Além das informações básicas do evento (local, data hora) o site permite a inclusão dos váááários detalhes interessantes que não são inseridos no convite, tais como a lista de presentes, o traje recomendado, dicas de como chegar ao evento, a música preferida do casal, a história de como se conheceram, fotos de sua trajetória, homenagens aos pais, aos padrinhos, etc.

O site funciona como uma pequena rede social, só que íntima, apenas entre os noivos e seus convidados. Muitos noivos incluem no site um mural de recados para receberem as felicitações antecipadamente. Aumentar essa conexão entre os convidados e o casamento, humanizar o evento, é função fundamental do site. Lembre-se: quanto mais interessante o site mais envolvidos os convidados ficarão com o casamento, e é isso o que todo noivo quer, não é mesmo ?

Por último, mas não menos importante, o site é uma ferramenta usada pelos noivos para o RSVP. Os convidados são encorajados a usar o site para confirmar se irá ou não ao casamento, permitindo aos noivos e cerimonialista dimensionar o evento de maneira mais precisa.

O site é mais uma oportunidade de antecipar aos convidados a identidade visual escolhida para o casamento. Um site caprichado, bem organizado, com um visual bacana, torna-se uma boa referência para os convidados de como será o evento.

Dica: evite carregar seu site com muito texto. Deixe-o leve, visual, atraente.
Dica 2: O Zankyou oferece um serviço super completo de site para noivos com diversas opções de layout e personalização fácil de ser implementada.

convites
Foto: White Tea

O que deve estar informado no Site dos Noivos?

  • Informações Indispensáveis:
  • Nome dos noivos
  • Local, data e horário da cerimônia e recepção
  • Lista de presentes
  • RSVP
  • Dicas de hospedagem, salões de beleza e pontos turísticos (no caso de Destination Wedding)

Informações Opcionais (deixe o site mais interessante!):

  • Contagem regressiva
  • Música (deixa todo mundo já no clima da festaxa o site muito mais legal)
  • História do casal
  • Mural de recados
  • Homenagem aos pais e/ou padrinhos
  • Traje recomendado
  • Dicas de como chegar à cerimônia e recepção
  • Hashtag do casamento

3. Convite

De todas as ferramentas de comunicação dos noivos para seus convidados o convite é, sem sombra de dúvidas, a mais importante. Lembre-se que o convite é considerado a comunicação formal sobre o casamento. Acredite: nem todos os convidados verão o Save the Date, vários não acessarão o site fofo e feito com tanto carinho, mas TODOS irão abrir o convite que recebido.

O convite tem duas funções básicas: comunicar que os noivos desejam a presença do convidado em seu casamento e indicar as informações para o convidado comparecer (local, data, horário). Mesmo com objetivos tão simples é preciso tomar alguns cuidados:

  • O convite é nominal: para demonstrar que você quer a presença de alguém, é necessário indicar no convite o nome da pessoa. “Para Fulano de Tal” ; “Aos queridos Fulana e Cicrano” ou ainda “À Fulana, Cicrano e Família. Nunca entregue um convite sem o nome de seu convidado. Além de não seguir a etiqueta, a ausência do nome pode fazer com que o convidado sinta-se desprestigiado. Justamente o contrário do sentimento que você quer despertar, não é mesmo ?
  • Horário: avalie com sua cerimonialista qual horário de chegada colocar no convite. Muitos cerimonialistas sugerem um horário com alguma antecedência ao início da cerimônia, para dar chance de os atrasadinhos assistirem à entrada dos noivos, pais e padrinhos.
  • Local: informe o endereço completo da cerimônia e da recepção. Se o local for pouco conhecido, aproveite o convite para dar dicas de como chegar e assim facilitar a vida dos convidados. No caso de Destination Wedding um mapa pode ser anexado ao convite para ajudar nessa orientação.

Veja as 6 coisas que SÓ a sua cerimonialista de casamento pode fazer por você!

convite
Foto: Salamonde

O convite de casamento pode assumir diferentes formatos e estilos. Nós da Céu de Tule amamos ajudar nossos noivos a imprimir sua personalidade e criatividade no chamado oficial para o dia mais importante de suas vidas! Há noivos que enviam seus convites dentro de uma caixa com lembrancinhas, outros surpreendem seus convidados com uma papelaria especial ou ainda inovando no acabamento… Enfim, há convites para todos os gostos e orçamentos. Na Céu de Tule nós adoramos apresentar referências de convites para inspirar nossos noivos.

Maíra e Alex trouxeram toda a sua personalidade para o convite e incluíram um textinho com a história de seu relacionamento – fofos 🙂

Falando sobre estilo, é recomendável que o visual do convite “converse” com o visual da festa. Lembra-se quando falamos sobre identidade visual? Aqui ela também é importante: use elementos visuais e fonte de letra que também sejam usados no casamento, ou seja, construa uma IDENTIDADE VISUAL INTEGRADA. São detalhes, mas casamento é isso mesmo: um conjunto enorme de detalhes que fazem toda a diferença.

Como organizar um Destination Wedding: acerte desde as contratações até a entrega das lembrancinhas

convite
Foto: White Tea

O que deve estar informado no convite:

  • Nome dos noivos
  • Local
  • Dica de como chegar (opcional)
  • Horário da cerimônia
  • Site dos Noivos
  • Traje (se houver recomendação de traje especial)

Cronologia

Agora que você já sabe como fazer seu Save the Date, Site dos Noivos e Convite só falta entender qual o melhor momento de usar cada uma dessas comunicações.

  • Save the Date: 3 meses antes do casamento. No caso de Destination Wedding é recomendável uma antecedência maior, mas não superior a 6 meses.
  • Convite e Site dos Noivos: envie o convite e divulgue o site com 1 mês e meio de antecedência. No caso de Destination Wedding é recomendável uma antecedência maior, mas não superior a 3 meses.

Essa é a cronologia sugerida pela Céu de Tule com base na nossa experiência. Mas é claro que esses tempos podem – e devem – ser adaptados de acordo com o status do planejamento de cada casamento. O importante é que essas etapas ocorram de forma leve, divertida, e que aumente ainda mais a expectativa para o grande dia.

Esperamos que nossas dicas contribuam para facilitar e animar ainda mais seus convidados para o grande dia! E lembre-se o importante é que essas etapas ocorram de forma leve e divertida!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Foto: Olhar 360º
Save the Date com fotos divertidas: ninguém vai esquecer a data do seu casamento!
Seus amigos ou família moram longe? Aposte em um Save the Date divertido enviado com bastante antecedência. Seus convidados vão AMAR!
Foto: Lucas Lima Fotografia
Qual a diferença entre os tipos de véus e acessórios de cabelo? Descubra e escolha o seu!
Você sabe quais são as diferennças entre os acessórios de cabelo de uma noiva? Conversamos com experts sobre o tema que nos alertaram sobre as suas diferenças e como/quando utilizar cada um deles. Confira e arrase no seu grande dia!
Como escolher o acessório de cabelo IDEAL para uma noiva PERFEITA!
Como escolher o acessório de cabelo IDEAL para uma noiva PERFEITA!
Se já passou pela difícil tarefa de escolher seu vestido de noiva, chegou a hora de dar o próximo passo! Aprenda como escolher o acessório de cabelo certo para finalizar seu penteado e arrasar no seu grande dia!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações