Convidar o ex para o casamento: Sim ou não? Saiba as respostas dos leitores!

Quando montamos nossa lista de convidados selecionamos as pessoas mais importantes, seja individualmente ou na trajetória do casal. Acontece que algumas destas pessoas podem ser ex-namorados ou ex-maridos e ex-esposas com quem você ainda mantém contato. Qual sua reação? Você convidaria o seu ex para o seu casamento? E a ex do seu amor?

Tiara Photographie
Foto: Tiara Photographie – Zankyou França

Talvez você não se lembre, mas o príncipe William e Kate Middleton chamaram alguns de seus ex-affairs para o casamento deles, em 2011. Não temos como saber qual foi a real motivação do casal, mas podemos debater sobre como tomar essa decisão e abordá-la com quem vai casar conosco. Está preparado?

Descubra as 7 conversas pré casamento que evitarão um futuro divórcio: a 4 é básica!

noiva abrançando convidado
Foto: Kevin Mullins – Photographer.

Antes de continuar, responda sinceramente às seguintes perguntas:

  • Como é, atualmente, a relação entre você e seu ex ou sua ex?
  • Essa pessoa é presente na sua vida?
  • Ela respeita você?
  • Ela respeita sua relação atual?
  • Ela respeita seu atual companheiro ou atual companheira?
  • Vocês mantêm um vínculo de amizade verdadeira ou uma relação obrigatória (por motivos como negócios ou filhos)?
  • Você realmente quer convidar essa pessoa?
  • Por que você gostaria de convidar seu ex ou sua ex?

A partir dessa reflexão, você já vai ter uma ideia sobre decisões a tomar. Perguntamos aos nossos leitores e a alguns profissionais, o que eles pensam sobre o assunto. Talvez, suas respostas possam te ajudar a ponderar sobre este caso e tirar suas próprias conclusões. Veja a seguir:

Convidar o ex? Nem pensar!

Muitas vezes, os relacionamentos podem gerar marcas irreparáveis e até mesmo imperdoáveis; e isso vai muito além de traições. Mágoas, desrespeito, abusos de todas as naturezas e agressividade são alguns dos motivos para não convidar o ex para um momento feliz. Se o seu “ex-my love” não vale nem R$ 1,99, curta seu dia sem olhar para o sofrimento do passado.

Conheça 6 comportamentos libertadores que os homens precisam experimentar já!

Esperanza Macarena, produtora de casamentos: “Quando são situações dramáticas e de mágoas é melhor não convidar para evitar constrangimento.”

Léli Souza: “Não convidaria, porque minha felicidade naquele momento é por não ter tido sucesso no relacionamento anterior.”

Luciana Helena Corrêa: “Nunca. Ex é ex! O passado deve ficar onde está. Mesmo que tenha sobrado a amizade, com certeza tem algo negativo, senão, não teria terminado. Fora que pode incomodar os atuais… “Se ex fosse bom Deus não mandava amar o próximo!”

João Carlos Freitas: “Como já diz a frase: quando sai a âncora o barco anda. Ou seja, se minha vida andou, é claro que não chamaria [risos].”

Ana Rita Santos: “A saia justa é com os convidados… A ‘plateia’ acaba criando o clima constrangedor.  Melhor não.!”

Não quero o ex do meu amor na cerimônia!

Você e seu ex são muito amigos, mas seu atual companheiro não sabe lidar com isso e tem muito ciúme. E agora? Talvez seja o caso de ter uma conversa com seu parceiro para deixar claro que, mesmo tendo se relacionado com seu amigo (e ex) no passado, os sentimentos e as relações mudam. Mas não é todo mundo que pensa assim. Caso seu amor não se convença disso, você vai precisar tomar uma decisão difícil. Os noivos precisam se sentir à vontade no próprio casamento e a lista de convidados deve ser feita em comum acordo.

Como superar as inseguranças antes do casamento? Veja o que dizem os especialistas!

Veja o que as pessoas que não aceitam o ex do outro falam por aí:

Wagner Miranda: “Eu não me sentiria nada bem vendo um ex da minha mulher no meu casamento. Não sou maduro para isso [risos].”

Rosângela Freitas: “Muito desagradável e totalmente desnecessário.”

Fabricio Thebell: Acho que por mais que tenha terminado bem, sempre haverá um pouco de constrangimento… Então, não!”

Depende: há casos e casos!

Muitas pessoas não enxergam problema em convidar o ex para o casamento, mas acreditam que tudo depende de como terminou a relação ou se o ex-casal manteve uma amizade saudável. Esse é o seu caso? Conversamos com Larissa Santos, da Seraphine Assessoriaque acha natural convidar um ex para o casamento se a relação terminou bem, em um clima de respeito e, acima de tudo, se os envolvidos continuaram amigos depois do rompimento.

Acredito que, ainda que tenham rompido de forma tranquila, mas que não tenha restado amizade e contato periódico, não há nenhuma necessidade do convite ser enviado para esse ‘ex’.” arremata Larissa.

Amor real aqui e agora: porque contos de fadas não existem e isso é ótimo!

Raianne Senna: “Eu não convidaria minha ex para o meu casamento, porém não seria um problema se o meu amor quisesse convidar os dela.”

Reges Pineze: “Dependendo eu não convido nem parente! Depende, tudo depende, ora… Minha ex-mulher é minha amiga, sem problema. Já algumas ex-namoradas…”

Renata Maciel: “Se o ex virar um amigo não tem problema em convidar. Mas o marido tem que entender também.”

Robson Freire: “Depende muito! Existem casos inacreditáveis de amizade pós casamento.”

Juliana Freitas Mariz: “Isso é regra do casal, apenas. No nosso teve ex gente fina amiga do casal.”

Andrhea Goldszal:Depende da relação com o meu ex e com a ex dele. Acho que tudo precisa estar muito bem alinhado para que nada estrague esse dia tão especial. Não acho que seja imprescindível a presença. Mas, no meu caso, não teria problema caso meu ex fosse (pelo menos, para mim).”

Arabela Faria: “Depende do relacionamento que ficou. Se ficaram amigos, como já vi alguns casos bacanas, vale a pena. Mas se o fim do relacionamento não deixou nenhuma boa amizade, não existe razão para que o ex faça parte dessa nova fase.”

Cacá Porto: “Acho que depende muito de dois fatores: como foi o término do relacionamento e como está atualmente. Se ambos não foram problemáticos e se a pessoa é especial, de alguma forma, não vejo problema!”

Com certeza!

Pode parecer estranho para alguns, mas existe muita gente que adoraria ter a presença do ex no próprio casamento ou não se importaria se seu companheiro convidasse alguém do passado. Elas acreditam que as relações podem ser transformadas em algo bom, mesmo quando o quesito amoroso acaba. A produtora de eventos Esperanza Macarena, fez questão da presença do seu ex-marido com sua atual esposa em seu segundo casamento. “Mayra é uma segunda mãe para o meu filho e não tinha motivo para que eles não estivessem presentes! Quem sai ganhando é meu filho, que ama ter a família sempre por perto.” conta Esperanza.

Ela também relata que já trabalhou com noivas que convidaram seus ex para serem padrinhos e finaliza com uma ótima reflxão: “Se há respeito e carinho, convidar os ex sinaliza famílias em harmonia e relações saudáveis!”

Organizar o casamento sem brigas e sem stress é possível: saiba como!

Glaucia Xavier Cardone: “Sim.. Inclusive a ex do meu marido foi uma de nossas madrinhas no nosso casamento! Tudo depende do tipo de relacionamento que fica depois. Todo mundo tem um passado. O que importa é quem a gente escolhe para o nosso futuro!”

Ana Hoffmann: “Eu convidaria, sim. O término com o pai dos gêmeos foi traumático, mas hoje somos amigos. Na verdade, eu até o chamaria pra filmar meu casamento. E sei que o atual também chamaria a dele porque são amigos de infância e se dão super bem.”

Regiane Modesto: “Eu convidaria. Passei o natal com meu ex e a atual dele na casa da minha família em Belo Horizonte. A relação acabou, mas temos uma filha. A atual esposa dele é super amiga da minha mãe e, agora, da minha família.”

Ana Kacurin: “Eu convidei! Acho ótimo quando as relações se transformam e não se rompem. A vida fica mais leve!”

Casais que NÃO brigam não são mais felizes: 7 razões que comprovam a teoria!

A equipe da Seraphine Assessoria ainda deu mais dicas para você tomar sua decisão com tranquilidade:

  • Se o convite está sendo enviado por pura conveniência é sinal de que aquela pessoa não precisava estar ali. Na lista de convidados, os noivos devem sempre priorizar as pessoas com quem mantêm laços afetivos.
  • O mais importantes é que os noivos estejam conectados, de corpo e alma, com este dia lindo. Situações negativas não devem afetá-los nem deixar marcas na memória afetiva do grande dia.
brinde, noivos
Foto: Elixir Photos.

E você reservaria alguns lugares na mesa para os amores do passado do casal? Conte para a gente qual seria sua atitude numa situação dessas!

Quer mais dicas sobre relacionamento? Descubra se esse amor vai durar… 10 sinais que dizem TUDO! Veja também os 10 mandamentos dos casais felizes em tempos de redes sociais e as 12 MAIORES diferenças entre o eterno namorado e o futuro marido!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Dormir juntos na véspera do casamento? Nossos leitores contam o que pensam!
Dormir juntos na véspera do casamento? Nossos leitores contam o que pensam!
Dormir juntos na véspera do casamento ou não? Eis a questão. Noivos e noivas contam como fizeram ou como fariam na noite anterior ao seu grande dia
Foto: Amanda Costa.  Divulgação / Dona Amélie
Por que fazer uma identidade visual personalizada e exclusiva para o seu casamento?
Seu convite de casamento pode dizer muito mais sobre os noivos do que você imagina. Mas é possível imprimir seus gostos pessoais em vários detalhes para o seu grande dia. Saiba por que vale a pena investir na identidade visual do seu casamento e inspire-se.
Foto: Carol Ritzmann
Como escolher o traje dos padrinhos: dicas para que eles estejam PERFEITOS!
A seleção dos padrinhos é um dos momentos mais importantes dos preparativos do casamento. Por isso, capriche na escolha desse seleto grupo e no look deles!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações