Córsega surreal: um dos destinos mais incríveis das águas do Mediterrâneo para a sua lua de mel

São praticamente três luas de mel em uma. Pluralista, um dos destinos mais incríveis das águas do Mediterrâneo, é capaz de levar os amantes para uma imersão apaixonante dentro das culturas italianas, francesa, e claro, corsa! Surpreendente é pouca para defini-la.

Ela não está na lista principal de destinos de boda de brasileiros. Uma pena, um doce equívoco. Conhecida como a ilha da beleza, a Córsega reúne tantos predicados românticos que já é um celebre destino de jetsetters europeus.

Foto: Divulgação Governo de Córsega

É palco de casamentos de celebridades como a cantora Alicia Keys, e de lua de mel de famosos como a atriz Keira Knightley e a modelo Kate Moss. O príncipe Rainier de Mônaco e sua musa Grace Kelly também a incluíram na rota de celebração do casamento real.

Identidade

Ela é francesa mas tem mais de Itália na pele e muito de corso na alma. Essa confusão de raízes é tão forte, que a ilha é uma das 40 regiões europeias onde ainda pulsa a ideia separatista, ou ao menos, um clamor por mais autonomia.

Há explicação para o nacionalismo é histórica. Quase 250 anos atrás, ela era italiana – sob o comando de Genova – chegou a experimentar um curtíssimo gosto de independência, mas logo passou as mãos da França.

Durante esses dois séculos e meio, a readequação de identidade nunca foi completamente assimilada. O idioma corso (que se assemelha ao antigo toscano, mesclado ao francês) é o segundo mais falado entre os estados francês continentais. A raiz é forte e há gana por um estado corso independente, movida pela cultura de uma ilha que foi berço de figuras marcantes como Cristóvão Colombo e Napoleão Bonaparte.

Essa riqueza e diversidade de dois mundos, por si só já a torna fascinante. Adicione a isso o fato de ela esconder cenários endêmicos que surpreendem até viajantes calejados. Falamos de uma geografia de vales e montanhas que parecem brotar do mar, cobertas de neve, do alto de quase 3 mil metros de altitude, cercadas por centenas de praias de águas azul-turquesa, refugiadas em bahias exclusivas, que já abrigaram muitas embarcações piratas.

Leia também:  como escolher o destino da lua de mel em 5 passos.

Aliás, as marcas da história desses bandidos do mar, estão presentes nas dramáticas encostas da ilha, que é cercada por 92 torres construídas pelos genoveses para proteger os habitantes de ataques de piratas vindos do norte da África e de ameaças de malária. Preservadas como monumentos históricos, mais de 80 delas já foram restauradas e dão um toque todo especial à costa.

Roteiro rumo ao sul

Para desbravá-la com calma é preciso ter carro. Falamos de estrada sinuosas, onde a velocidade não combina com os cenários incríveis que mesclam mirantes de baias, com picos rochosos e pequenas vilas encravadas no interior.

Sua geografia é tão dramática que ela é sede de uma das competições esportivas mais alucinantes dos esportes de aventura, a GR 20 na qual atletas de alta performance a atravessam de norte a sul (180 Km) durante cerca de 15 dias, com trilhas dificílimas e desafiadoras escaladas.

Partindo de Ajaccio, a capital, onde nasceu Napoleão, vale seguir rumo ao sul, até a região onde encontra-se a chamada estrada “Calanches de Piana”. São cerca de dois quilômetros de uma serra feita de paredões de granitos que vão de tons alaranjados, até rosados, com vistas impressionantes em contraste com o azul do mar. Tombado pela Unesco como patrimônio da humanidade é também chamado de “Fiordes do Mediterrâneo”. Aproveite para explorar e tomar um café na charmosa vila de Piano.

Não tão distante dali esta a preciosa e imperdível Corte. A pequena medieval que já foi capital corsa, exala charme e autenticidade. Caminhar pelas ruelas antigas e subir até o belvedere que mostra um pouco do retrato endêmico do interior da ilha, são atividades compulsórias.

Hospedagem desigual

Se há um lugar que noivos poderão dizer aos seus netos que passaram a lua de mel em uma propriedade singular no mundo, esse recanto chama-se Domaine de Murtoli, escondida no sudoeste da ilha, na região de Sartène. Poucos lugares refletem tanto o real conceito de exclusividade como o projeto do visionário francês, mas italiano de coração, Paul Canerelli.

Domaine de Murtoli – Maison A Figa | Foto: Divulgação

Após o falecimento de seu avó, em 1993, deixando uma imensa propriedade de herança, Canerelli quis atender ao seu último pedido; de que o neto nunca vendesse aquele pedaço da Córsega, usado como fazenda. O empreendedor começou então a comprar terras anexas com casas velhas e abandonadas, com planos de criar o que ele chama de o maior projeto de hospedagens de casas rústicas, em paraísos esquecidos do mundo.

“Meus vizinhos achavam que era louco ao me endividar para comprar e reformar casas deterioradas pelo tempo. Lembrava então de meu avô que dizia para nunca esquecer de minhas raízes”, conta o empresário, com um sorriso no rosto de alguém que conseguiu montar uma propriedade de 2500 hectares com mais de 20 luxuosas vilas, algumas com praias privativas.

Restaurant de plage – Domaine de Murtoli Foto: Divulgação

O conceito é manter em cada vila uma rusticidade marcada por arquitetura de pedras e madeira de demolição, além de um paisagismo com vistas de tirar o fôlego, com o mar e montanhas como molduras e privacidade absoluta. Quase todas possuem piscinas, saunas e algumas tem até hammam montado dentro de enormes pedras, com janelas panorâmicas para o golfo.

A sustentabilidade também é uma marca da Murtoli que reutiliza 90% de sua água e não aplica nenhum produto químico que possa prejudicar a saúde das plantações e de animais da fazenda. O manejo é natural e quase tudo vem da propriedade que fornece mel, frutas, verduras, carnes e pescado para que os hóspedes provem de iguarias genuinamente frescas e sazonais.

Arrumando as malas: confira SUPER dicas de especialistas para a viagem de lua de mel!

Jantar na caverna

É o que imaginou Canarelli ao montar o The Grotto, um dos mais inusitados aconchegos gastronômicos do planeta, dentro de uma rocha encravado na terra. A sensação é de visitar a casa de um Hobbit. Ao entrar o comensal encontra um ambiente romântico, com lareira e luz de velas, que mescla rusticidade à tecnologia, com um bar e uma adega repleta de renomados Chateaux, Barolos, e Brunellos prontos para serem harmonizados com pratos corsos.

La Grotte – Domaine de Murtoli | Foto: Divulgação

A carne proveniente do gado de sua fazenda é considerada uma das melhores da ilha, assim como o tradicional Broccio AOC, queijo de cabra local, com denominação e origem controladas, ícone por lá. Segundo Canarelli, o segredo de suas criações é a pastagem livre e natural, além do acesso dos animais à brisa marítima.

Cuisine d’été, Maison A Liccia, Domaine de Murtoli | Foto: Divulgação

Diariamente as equipes do hotel percorrem cerca de 50 km para passarem de vila em vila e entregarem produtos frescos dos cafés das manhãs. Aos que preferem mimos, a Murtoli oferece serviço de Personal Catering e envia chefs que cozinham em seu refúgio enquanto o casal pode desfrutar da piscina privada com vista para o mediterrâneo.

Não perca: 10 coisas que um CASAL tem que fazer ANTES de casar (a 6 é fundamental)!

Restaurant de plage – Domaine de Murtoli | Foto: Divulgação

Não se surpreenda se por um acaso seu vizinho, embora distante uma vila de outra, for alguma celebridade de Hollywood. Quando visitei a propriedade, há alguns anos, a família do casal estrelado Javier Bardem e Penélope Cruz esteve por uma semana hospedada em uma das principais vilas da Murtoli.

Porto Vechhio

Também na região sul, é um dos destinos mais charmosos deste estado francês. É onde há a vida noturna mais agitada, além de excelentes restaurantes e lojas de grifes badalas, embora os preços sejam mais altos que os do continente.

Próxima à cidade está a propriedade Casadelmar, outro nome para entrar no hall de escolhas de lua de mel. Descoladíssimo cinco estrelas, é membro das seletas marcas Design Hotels e Leading Hotels of the World – LHW. O projeto minimalista, leva a assinatura do renomado arquiteto Jean-François Bodin, que surpreende ao propor elementos nativos na decoração e ao abusar de cores icônicas e arrojadas.

Casadelmar | Foto: Divulgação

O resort oferece mais de 30 modernas e luxuosas acomodações com imensos terraços para o golfo de Porto Vechhio, além de todo know-how para atender aos mais exigentes hóspedes, que desembarcam na região com imensos iates e veleiros.

Casadelmar | Foto: Divulgação

Além de atividades como sobrevoo de helicóptero e passeios de speed boat, imperdível é a experiência gastronômica no restaurante estrelado, comandado pelo chef italiano Fabio Bragagnolo, que imprime em seus pratos a liberdade de cores presentes na decoração do hotel. Sua cozinha exalta a delicadeza francesa e realça produtos corsos de alma italiana, um sentimento que é a identidade de quase todos por lá.

Casadelmar | Foto: Divulgação

Enogastronomia

Outro ponto forte da Córsega é o que vai à mesa. Poucas ilhas no mundo conseguem balancear tão bem a oferta de pescados e frutos do mar, com a comida de interior, com trutas, carnes de caça curada, como javali e diversos queijos de denominação controlada, principalmente a base de leite de cabra. Imperdível é provar as tortas típicas como a de queijo ambrucciata.

Foto: Divulgação Governo de Córsega

O terroir é respeitado e gera bons exemplares de vinhos feitos com autóctones tintas como Nielluccio e Sciacarello e da branca Vermentino, essa última disputada a paternidade com a vizinha Sardenha. Vale incluir no roteiro uma visita a vinícola próxima ao hotel ou no caminho para outra cidade.

A amuralhada do norte

Histórica e romântica, Cavil é a bela do topo. É de lá que partem feries diários de Nice (Riviera francesa), além de enormes veleiros e iates que enfeitam esse canto do mediterrâneo durante o verão. Cercada por uma muralha impressionante, vale se perder pelas vielas e também visitar nos arredores o mercado Place Paoli que mostra muito da riqueza de ingredientes e produtos corsos.

Bonifácio emociona

De volta ao extremo sul, perto de Porto Vecchio, lá está a tal Bonifácio. Não seria exagero qualificá-la como uma das cidades mais incríveis da Europa. Encravada em imensos paredões de calcário branco, quem olha do mar não consegue entender como a histórica vila resiste ali, equilibrada ao sabor do vento, contra investidas das poderosas ondas. Quem visita, certamente não a esquece.

Foto: Carlos Marcondes

Passeios levam turistas em embarcações que penetram dentro dos paredões em pequenas cavernas marítimas esculpidas pelo tempo. É também em sua baia um dos pontos de mergulhos mais cobiçados do Mediterrâneo, nos arredores das pequenas ilhas de Lavezzi.

O parque nacional marinho abriga vasta quantidade de vida e corais além da famosa ‘Cidade da Garoupa’ morada de diversos meros gigantes, que passeiam tranquilamente, sem a ameaça do homem predador.

Essa parte da Córsega é uma das que mais recebem celebridades e imponentes embarcações no verão, por seus atrativos e pela proximidade de pouco menos de 20 km da bela ponta norte da Sardenha.

Foto: Divulgação Governo de Córsega

Em terra a cidade alta esconde ruelas charmosas que levam a mirantes onde é possível assistir a um inesquecível por do Sol no mar, tendo rochedos e penhascos como molduras.

Serviços

Visto: Basta passaporte válido por seis meses e certificado de vacina de febre amarela | Idioma: Francês e corso. O inglês é bem utilizado para receber os turistas estrangeiros | Fuso: -+ 1 horas (Brasília padrão) | Moeda: Euro – E$1,00 equivale a R$ 3,96. (Cotação em 28/2/18). 

Dica: Uma vez em Bonifácio, considere cruzar o canal rumo ao norte da Sardenha. A região é linda e feries operam diariamente a rota entre as duas ilhas

Quando irO clima é mediterrâneo, com temperaturas até 30o C no verão e mínima de 7o C durante o inverno. Nevar nas cidades não é frequente, contudo há neves nas montanhas no inverno, tornando-se excelente para hiking e também para esquiadores.

Os meses de férias escolares na Europa (julho e agosto) costumam ser bem cheios e inflacionados. Maio e Junho, além de Setembro e outubro(vindima) são meses bem atrativos.

Como chegar: Há voos diretos do Brasil a Paris de onde saem voos diários a capital corsa, Ajaccio, rumo ao aeroporto Napoleão Bonaparte. www.ajaccioairport.com   

Há ainda a opção de pegar um ferry desde Livorno na Itália até a cidade de Bastia no norte da ilha. Ou ainda de Nice na Riviera francesa, até a cidade de Calvi.

Onde ficar

Domaine de Murtoli | Casadelmar |The Leading Hotels of the World | Les Mouettes – Ajaccio | Capo Rosso  – Piana

Domaine de Cala Rossa – Lecci | Les bergeries de palombaggia  – Porto Vecchio. 

Onde Comer

Em Piana,  Hotel Caporroso | Em Bonifacio  – Hotel A Cheda | Em Corté – A Casa di L’orsu – 4, rue Monseigneur Casanova – Tel.: 33680607042.

Mais informações:

Site oficial da ilha: visit-corsica.com | Site oficial de promoção do governo francês: br.rendezvousenfrance.com

*O jornalista teve o apoio da Atout France

Deixe seu comentário

Nova York do seu jeito: sua lua de mel com a Abreu repleta de novas experiências
Nova York do seu jeito: sua lua de mel com a Abreu repleta de novas experiências
Os recém-casados que querem sair do comum e buscam agitação, exclusividade e opções cosmopolitas de lazer, contam com a proposta de destino de lua de mel oferecido pela Abreu Turismo: Nova York. Com a Abreu os noivos podem desfrutar de vários tipos de programas, incluindo um fantástico tour de compras!
Deserto do Atacama: sua lua de mel no Chile em um oásis de tirar o fôlego
Deserto do Atacama: sua lua de mel no Chile em um oásis de tirar o fôlego
Localizado no Chile, o Deserto do Atacama é conhecido por sua altitude, a 2.440 metros acima do nível do mar. Para você que busca experiências inusitadas com seu amor na lua de mel, a Agência Abreu preparou um pacote imperdível no refúgio perfeito entre as águas do Pacífico e as monumentais cordilheiras dos Andes.
Califórnia: sua lua de mel de cinema em meio ao mar e riquezas naturais
Califórnia: sua lua de mel de cinema em meio ao mar e riquezas naturais
Paisagens incríveis, riquezas naturais, cidades espetaculares, quilômetros de costa e muitos parques: a Califórnia é um dos destinos mais desejados para passar a lua de mel e descansar do estresse pós-casamento. Por isso, a Abreu Turismo preparou um pacote imperdível para os noivos que escolheram este destino especial!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações