Costumes e tradições de casamento pelo mundo

Realizar um casamento, seja um casamento tradicional ou não, é garantir a tradição de se fazer uma celebração muito importante para a vida do casal. Apesar da importância da festa ser a mesma, independente do lugar, os costumes e tradições mudam de acordo com os países. Confira algumas tradições e costumes de casamentos em diferentes continentes e países.

Nas Américas:

Sapato da noiva com a frase: "I do". Foto: everystockphoto

Estados Unidos

Tudo começou na Inglaterra com a rima “something old, something new, something borrowed, something blue”, a noiva deve seguir esse ditado à risca e durante a festa ela deve usar algo velho (símbolo da continuidade),  algo novo (esperança), um objeto emprestado (simbolizando a felicidade concedida por um amigo) e algo azul que significa pureza.

México

Assim como nos EUA, os mexicanos fazem a famosa “dança do dólar”, onde o convidado pode pagar para dançar com o noivo/noiva. Outra tradição do México é, ao invés de jogar o buquê para as amigas solteiras, a noiva deixa o mesmo aos pés de uma imagem da Virgem Maria. Além é claro, das tradicionais comidas mexicanas que são servidas durante a festa. Que tal um cardápio mexicano no buffet do casamento?

Brasil

O noivo passa a sua gravata e recolhe um dinheirinho dos convidados dando em troca pedaços da gravata.

Dinheiro em troca de pedaços da gravata do noivo. Foto: Paulo Heredia

Na Ásia:

Índia

O casamento na Índia pode durar vários dias. A festa começa uma semana antes da cerimônia. No dia mesmo do casamento indiano, o noivo chega com um turbante e geralmente à cavalo, pode ter uma espada na mão que simboliza o resgate a noiva.

Casamento indiano. Foto: Reprodução.

China

A cor vermelha é muito importante na China. Significa alegria, amor e prosperidade e além de estar presente no vestido da noiva, convites, caixas de presente, está também na decoração da casa dos noivos.  Outra tradição chinesa do casal é beber vinho com mel.

Japão

Ao invés do vinho, a bebida do casal é o saquê. Aparentemente depois de 9 goles, (pois o número 9 significa máxima boa sorte ao casal) dessa “cachaça japonesa”, esse é momento no qual o casal torna-se verdadeiramente marido e mulher.

Casamento nas tradições japonesas, 9 goles. Foto: Marco Novack.

Na África:

Foto: Christophe Photo

Marrocos

As marroquinas costumam tomar um banho de leite antes da cerimônia para se purificarem. Uma outra característica comum das noivas é utilizar muitas cores no vestido de noiva e terem suas mãos e pés pintados de henna, como em alguns casamentos com tradição árabe.

África do Sul

Os pais dos noivos transportam o fogo, que simboliza a chama que passa pelos corações.

Egito

A família da noiva encarrega-se de cozinhar para o casal durante a semana depois do casamento. Nada mal, assim os pombinhos podem desfrutar melhor do tempo que estarão juntos.

Europa

Jantar de um casamento francês. Foto: Fred Marigaux

França

Logo após a cerimônia de casamento, a tradição é fazer uma recepção, seguida de um jantar com diversos pratos. A refeição pode durar horas e horas.

Turquia

As amigas solteiras da noiva escrevem os seus nomes no interior dos sapatos desta. No final da festa, o nome que estiver mais apagado será a próxima a entrar no altar. Ao invés de jogar o buquê, você pode adotar esta tradição.

Espanha

As alianças do casamento são colocadas na mão direita, ao invés da mão esquerda. E no noivado, segundo o protocolo, seria na mão esquerda, mas fica por opção do casal.

Holanda

Um pinheiro é plantado perto ou no jardim da casa dos recém casados. Esta árvore simboliza fertilidade e  sorte.

Ficou com vontade de adotar alguma tradição diferente para a cerimônia de casamento? Aproveite essas ideias e deixe seu casamento super original.

 

Mais informação sobre

Comentários (2)

Deixe seu comentário

O vestido de noiva mais pesado do mundo: 180 kg de exagero ou deslumbre?
O vestido de noiva mais pesado do mundo: 180 kg de exagero ou deslumbre?
A designer americana, Gail Be passou três anos confeccionando um vestido de noiva que é realmente de impressionar a qualquer um. O vestido foi feito com mais de um milhão de pérolas, pedrarias e o mais impresionante: sem nenhum tecido!
Casamento inspirado na Pequena Sereia faz sucesso pelo mundo
Casamento inspirado na Pequena Sereia faz sucesso pelo mundo
Já sabemos que vestidos de noiva inspirados nas princesas da Disney existem! E quem nunca sonhou com um casamento super romântico como nas histórias dos filmes, desenhos animados e contos de fada? A história da Pequena Sereia, com a Ariel e seu Princípe Eric, serviu de inspiração para este ensaio fotográfico que rendeu imagens sensacionais! Com tudo que uma noiva-princesa tem direito!
As 8 melhores lojas de vestido de noiva do Rio de Janeiro!
As 8 melhores lojas de vestido de noiva do Rio de Janeiro!
A escolha do vestido de noiva: que tarefa mais prazerosa e difícil ao mesmo tempo... Se você mora no Rio de Janeiro vai ficar muito mais fácil com esta seleção das melhores lojas que o Zankyou fez para você!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações