Crush com o colega de trabalho: sim, não, nunca ou sempre?

O local de trabalho é um dos lugares onde passamos a maior parte dos nossos dias. Na maioria dos casos, ao menos 8 horas diárias são gastas neste espaço que é, praticamente, como se fosse nossa segunda casa. É natural, portanto, que ali seja também onde mais estreitamos relações, principalmente quando se tem um bom ambiente de trabalho. O happy hour depois de um dia intenso no escritório, a amizade com o companheiro de setor e, por que não, uma paquera com um colega da “firma”? No Zankyou, são vários os Real Weddings com histórias de casais que se conheceram nestas circunstâncias.

Se você se apaixonou por alguém no trabalho, já viveu ou vive essa situação, saiba que nem tudo são flores, mas que também há vantagens incríveis. Ao longo desta publicação, vamos apresentar algumas dicas para que você saiba como compatibilizar carreira e amor!

Confira: Tarde demais, me apaixonei​: casal nota 10 do facebook revela TODOS os segredos sobre o AMOR!

Carmen Ríos
Foto: Carmen Ríos

Love is in the air

Muitos especialistas em comportamento e gestão de pessoas são categóricos ao afirmar que relacionamentos amorosos no ambiente de trabalho são inevitáveis, principalmente em grandes empresas, onde o controle é mais complicado.

Em uma pesquisa realizada pelo Portal de Emprego Jobatus, 87% dos profissionais cadastrados no site afirmaram ter se interessado por um colega de trabalho em algum momento profissional. Para aqueles que namoram ou são casados com um companheiro de empresa, 63% afirmaram que o mais difícil é saber separar problemas pessoais dos profissionais. A pesquisa também apontou vantagens: para 42% dos profissionais uma melhor compreensão mútua é um dos principais benefícios, além da compatibilidade de horário, apontado como positivo por 37% dos entrevistados.

Carlos Doncel, Product Manager de Jobatus Brasil, alerta, no entanto que, mesmo sendo inevitável, os funcionários devem ter sempre em mente o bom senso e levar em conta o perfil da empresa.

Observar as regras e cultura da empresa é meu primeiro alerta. Mesmo que não seja proibido, muitas empresas tem políticas e regras claras sobre esse tema, advertindo possíveis casais sobre a prática. É importante verificar também se não há conflitos de interesses, principalmente no caso de chefe e subordinado. Já vi casos em que um dos envolvidos preferiu deixar a empresa. Bom senso, equilíbrio e diálogo são fundamentais“, opina Doncel.

Conheça os 10 mandamentos dos casais felizes em tempos de redes sociais!

Demonstrações de carinho

Parece óbvio, mas demonstrações de carinho no ambiente de trabalho devem ser atitudes banidas entre o casal. Aqui o que vale é descrição e comedimento. Excesso de intimidade pode demonstrar falta de profissionalismo e impactar a privacidade do casal.

Lembre-se: no trabalho, o respeito profissional deve vir em primeiro lugar, portanto, devem se tratar como colegas de trabalho. É o melhor para evitar constrangimentos diante colegas, não prejudicar o andamento do trabalho e não desgastar o relacionamento. Isso tudo não quer dizer que está proibido almoçar com a namorada, com o marido ou sentar na mesma mesa na festa de fim de ano. Se feito de maneira adequada, tudo isso pode ser muito positivo para o casal.

Veja: 6 comportamentos “românticos” que não são NADA românticos…

Cadeira Amarela
Foto: Cadeira Amarela

Isolar-se em uma bolha

Manter a interação com outros colegas de trabalho é fundamental para que o relacionamento não interfira no clima da empresa. O ideal aqui é evitar ciúmes e fofocas que podem comprometer o ambiente tanto no trabalho como em casa. O diálogo entre o casal é muito importante neste contexto.

Para quem trabalha no mesmo setor ou é muito próximo de seu parceiro, confraternizar com os colegas é fundamental. Lembre-se de manter a individualidade e fazer atividades sem o parceiro.

Relacionamento em crise? Veja 10 formas extraordinárias para dar uma segunda chance!

Excesso de convivência

O excesso de convivência também foi apontado por 43% dos usuários do portal de emprego Jobatus como um dos principais problemas de casais no ambiente de trabalho. Para que o relacionamento profissional não diminua a conexão entre o casal, uma boa alternativa é manter as carícias somente em casa, o afeto não deve ser prejudicado mesmo que no dia anterior um problema no trabalho tenha acontecido.

Lembre-se: o que acontece na empresa fica na empresa. A briga da noite anterior não pode interferir nas atividades profissionais do dia seguinte. Evite falar de assuntos do trabalho fora do local do trabalho e da mesma forma evitar assuntos pessoais no ambiente de trabalho

Me apaixonei pelo chefe. E agora?

Se apaixonar pelo chefe também é algo muito comum e merece muito cuidado, principalmente se não for correspondido. Caso o relacionamento tenha se concretizado, o primeiro alerta é: não se sinta melhor que os companheiros de trabalho!

O fato de você se relacionar com o chefe não lhe dá um lugar privilegiado dentro da empresa. O tratamento entre ambos deve ser igual comparado aos outros funcionários. Você deve conquistar seu espaço por esforço profissional e não por mérito amoroso. Não dê motivos para que questionem seu profissionalismo. Não se esqueça: namorar o chefe significa separar ainda mais o pessoal do profissional. É uma ótima oportunidade para você reafirmar sua credibilidade e postura profissional. E se você é o chefe, a atitude diante do parceiro(a) será muito importante para não gerar dúvidas e problemas com o restante da equipe.

Layla Eloá
Foto: Layla Eloá

Crush na empresa – Top Dicas

  • Considere as normas e cultura da empresa para saber lidar com o relacionamento no ambiente de trabalho;
  • Separe assuntos do trabalho de assuntos pessoais tanto fora quanto dentro da empresa;
  • Exerça a criatividade para manter a novidade mesmo com tanta convivência diária;
  • Faça atividades diferentes para ter assuntos variados;
  • Evite o uso de recursos da empresa para fins pessoais e assuntos íntimos do casal como correio eletrônico, telefone etc;
  • E por fim, em casos de níveis hierárquicos diferentes, considere as ordens do parceiro sem levar para o lado pessoal. Caso você seja o chefe, não trate seu parceiro com privilégios ou de forma diferente dos demais funcionários.

Saiba quais são os 8 melhores conselhos para driblar a rotina no casamento: o 5º é determinante!

Sabemos que não há receita de bolo nos relacionamentos, o que serve para um casal pode não servir para outro. A experiência de vida pode ser o que irá determinar o caminho certo a seguir. Depende muito mais de vocês, mas não custa nada ajudar com alguns conselhos básicos, afinal se no amor não há regras no ambiente de trabalho, SIM! E existem para serem seguidas.

Agora que você já sabe tudo sobre relacionamentos no trabalho, confira: Por que casar é o máximo? 11 motivos para te convencer!Rede social & casamento: sonho ou pesadelo?

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

18 perguntas que você NÃO pode NUNCA fazer a uma noiva antes do casamento!
18 perguntas que você NÃO pode NUNCA fazer a uma noiva antes do casamento!
É verdade que quando um casamento está a ponto de acontecer a protagonista é a noiva e queremos saber tudo sobre o evento. Mas fique atenta, existem 18 perguntas que você NÃO pode NUNCA fazer a uma noiva antes do casamento! Tome nota!
1º ano de casados: 12 coisas que vão acontecer SIM, ou SIM!
1º ano de casados: 12 coisas que vão acontecer SIM, ou SIM!
Ai o 1º ano de casados... quantas novidades, quantos momentos lindos, quantas SURPRESAS! Sim, tem certos detalhes, nem tão pequenos de vocês dois, que devem ser conhecidos antes do grande dia.
Foto: STUDIO JOB
Selecionamos as melhores dicas do Pastor Claudio Duarte para que o seu relacionamento dure para sempre: não importa a sua religião!
Famoso por suas pregações utilizando textos engraçadíssimos, o Pastor Claudio Duarte vêm atraindo milhares de fãs de religiões diversas. Confira nossa seleção as melhores dicas do Pr. Claudio Duarte para que o seu relacionamento dure para sempre: não importa a sua religião!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações