Curtindo os preparativos do seu casamento com segurança e tranquilidade

O casal fica noivo e depois pensa, “por onde devemos começar?” Oras, não existe somente um começo, mas um começo seguro e que garante uma estrada sem muitos buracos é na contratação de uma assessoria de casamento.

Daí vem a importância da contratação de um assessor, pessoa que dará o caminho das pedras para que tudo saia como planejado“, explica Luanna Coutinho, assessora especializada e que nesta matéria desvenda o passo a passo de uma assessora e como ela é fundamental na vida dos novos noivos. Confira!

Vale a pena

A assessoria de casamento é fundamental para todo bom andamento do evento. O sucesso é um longo caminho a ser percorrido, e não adianta concentrar uma maior parcela de atenção aos preparativos finais e deixar o restante “correr solto”, pois, se não fluir tudo bem desde o início, o êxito no resultado será muito mais difícil de ser alcançado. 

Hoje em dia, a oferta de fornecedores é absurda. Assim, é muito útil ao casal ter um profissional apto a indicar a contratação daqueles mais competentes, bem como alertar sobre outros que, infelizmente, não prestam seus respectivos serviços de maneira satisfatória.

Tal auxílio se demonstra ainda mais essencial quando há a necessidade de adequações orçamentárias, já que os conhecimentos de mercado do cerimonialista também o habilitam a oferecer a melhor relação custo x benefício, sempre de forma razoável e conforme as demandas dos clientes.

Por isso, penso que o serviço de cerimonial tem natureza intangível, pois é extremamente difícil manter-se informado a respeito de todos os detalhes que envolvem um casamento. Contudo, infelizmente, a maioria das pessoas acaba não conseguindo ter uma noção mais ampla do quanto nos esforçamos para estar sempre antenados e disponíveis, não vislumbrando, com isso, o quanto de diferencial positivo e facilitador nossa valiosa orientação pode oferecer desde o início do processo de organização do evento. Que temos muito mais a oferecer que o auxílio no momento da festa.

Deixe que ela cuide dos fornecedores enquanto você curte a festa
Luanna Coutinho – Foto: Artur Apolinário
Empatia com os noivos precisa ser verdadeira
Luanna Coutinho – Foto: Renata Xavier

Mas a minha irmã…

Será que ela realmente vai dar conta de organizar tudo? Madrinha, mãe, prima. Luanna conta que isso é uma coisa do passado.  

nossa profissão começou com a “tia” que organizava tudo, só que com o passar do tempo, as regras e demandas foram aumentando, dando um profissionalismo maior para esse serviço. Costumo dizer que a maioria das vezes acontece algo (de ruim) quando a amiga, a madrinha e a irmã querem fazer a organização da festa, porque elas precisam curtir também esse momento. Já vi casos da irmã fazer a organização e chegar na hora ficar bêbada e abstrair de todas as coisas que precisavam ser feitas. Contrate um profissional que não tenha nenhum envolvimento, deixe que essas pessoas participem da organização, mas confie essa missão a um assessor de qualidade, para que esse dia seja um sonho, assim como deve ser.

Luanna Coutinho
Luanna Coutinho – Foto: Amarelo Fotografias
Conversa franca com o profissional é importante para entender as expectativas
Luanna Coutinho – Foto: João Salamonde Fotografia

Palavras-chave

Convencida da importância do papel de uma assessoria de casamento? Pois então sigamos para entender as palavras-chave na hora de contratar uma.

Empatia. Somente essa palavra já garante muita coisa boa. Contudo, na hora de escolher a sua assessoria, tudo bem ampliar um pouco mais o leque e buscar entender o trabalho, as demandas e o que mais tiver dúvida em relação à profissional.

Essa percepção vai resultar muito da experiência e do feeling. De acordo com Luanna Coutinho, ela identifica boa parte do estilo do casal logo na primeira reunião, ocasião em que costuma conversar sobre tudo como desejos, expectativas, orçamento, etc. Com o passar do tempo, ambos os lados se conhecem cada vez mais e a assessora sempre aproveita para reafirmar as informações coletadas nos primeiros encontros.

Rolou empatia? Que tal adicionar as palavras profissionalismo, ética e responsabilidade? Por mais que o casal e a profissional tenham se dado bem no primeiro encontro, cabe aos noivos pesquisar sobre o histórico e experiência dela. Lembre-se, é o seu casamento em jogo.

Acredito que buscar referências com amigos próximos que tenham casado é sempre oportuno. Pesquisar bastante se o profissional tem algum tipo de reclamação em sites especializados, ver a periodicidade das respectivas postagens em redes sociais, o que denota que estão trabalhando e, consequentemente, presentes no mercado. Serão longos meses de preparação e o casal e assessor precisam estar envolvidos e em harmonia para resolver todas as demandas do casamento. 

Peça fundamental do funcionamento do evento
Luanna Coutinho – Foto: Adriana Oliveira

Seu estilo

Empatia, profissionalismo por parte dela, muito bom. Agora os noivos devem pensar no próprio estilo, nos desejos, no que querem, as expectativas e como personalizar a festa.

Costumo dizer que cada casal é único e cada um tem suas prioridades. Uns dão importância mais para alguns serviços do que outros. Sem falar na peculiaridade de cada estilo de festa, por exemplo, é difícil casar na praia com vestido de princesa. Sempre procuro orientar sobre essas questões, mas volto a dizer se for desejo da noiva, acho que vale todo o esforço para atendê-la. 

Além do estilo dos noivos, eles devem ter claro o quão participativos serão na organização do casamento. É muito comum ter os que acompanham diariamente os assuntos, enquanto outros ficam mais distantes. Os dois tipos são frequentes e é somente uma questão de jeito mesmo.

Procuro sempre deixá-los à vontade para participação, acho que é fundamental para que tudo sai perfeito. Para os menos participativos, sempre atraio a atenção para que possam opinar e deixar claro as suas preferências. Normalmente crio um grupo no WhastsApp com os dois para trocarmos ideias e informações“, relata Luanna Coutinho.   

Curta o seu casamento sem receio algum
Luanna Coutinho – Foto: Leandro Joras

Tempo, tempo, tempo

Luanna Coutinho já esteve no papel de heroína, uma salvadora de casamento, por assim dizer! Isso porque ela deu conta de reorganizar um casamento em menos de três meses. Esta história está no site do Zankyou, e é parte de um depoimento de cliente da assessora. A felicidade com que ela descreve o trabalho de Luanna e como ela contornou os imprevistos em tão pouco tempo é um indício fantástico para outras noivas pensarem bem.

Mas, apesar do sucesso dessa história, três meses está longe de ser o ideal para planejar um casamento. Segundo Luanna Coutinhoo prazo ideal para a contratação do serviço é um ano de antecedência. 

Normalmente o assessor deveria ser um dos primeiros serviços a ser contratado, porque nós podemos ajudar direcionando o casal para atender todas as suas prioridades. Através da assessoria completa consigo dar todas as coordenadas para que as contratações sejam feitas de forma inteligente e adequada para cada caso específico.” 

Tempo, tempo, tempo! Está esperando o quê? Ainda dá tempo de entrar em contato com Luanna Coutinho, agendar um bate-papo e começar os preparativos da sua festa. Ao vivo com a assessora, você pode tirar todas as dúvidas a respeito dos serviços e fornecedores.

Lembre que o seu casamento é, principalmente, para vocês, o casal, curtirem ao máximo. Deixe as responsabilidades com a profissional.

É sempre uma honra grandiosa contribuir com a celebração de um matrimônio, esse momento tão especial e único na história dos casais. Não há como definir ou mensurar a realização que sinto em concretizar os sonhos comuns surgidos a partir da união de duas vidas. Todavia, a responsabilidade é enorme. Lida-se com a expectativa das pessoas quanto ao ‘sucesso’ do evento tido muitas vezes como o mais importante de toda uma vida. Por isso é tão relevante e necessário um planejamento cuidadoso em relação à organização e execução de todos os elementos que compõem a assessoria de um casamento. 

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Não se estresse! Conte com a ajuda de uma cerimonialista e curta o casamento desde os preparativos!
Não se estresse! Conte com a ajuda de uma cerimonialista e curta o casamento desde os preparativos!
O período pré casamento deve fazer parte das melhores lembranças do casamento. Saiba como fugir do estresse com as dicas de uma das mais requisitadas cerimonialistas do Brasil.
Como organizar um casamento: 12 meses de preparativos. O calendário definitivo!
Como organizar um casamento: 12 meses de preparativos. O calendário definitivo!
Você está pensando em se casar? Não sabe como organizar este dia tão especial e quanto tempo de antecedência precisa? Nós te contamos tudo o que você precisa saber!
Foto: Lapa Foto Studio
70 ideias originais para fazer de seu casamento um dia inesquecível!
Se está em busca de dicas para seu casamento, não perca nossa lista com 70 ideias originais que irão transformar seu grande dia em um momento único e inesquecível! Confira!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações