Da concepção da ideia à montagem, como o decorador transforma um ambiente em um evento único!

Da concepção da ideia à montagem, como o decorador transforma um ambiente em um evento único!

Supere suas expectativas e tenha uma decoração de casamento de sonhos com a cara de vocês em todos os detalhes!

  • Decoração
  • Recomendações
  • Sponsored

É incrível como duas ou três ideias simples podem mudar completamente um espaço e deixá-lo com a marca de um casal. A decoração é uma forma de arte. Sim, a decoração é uma forma de arte e deve ser respeitada e melhor compreendida para que sua beleza seja cada vez mais bem aproveitada. Principalmente, se tratando da sua festa de casamento.

Da concepção da ideia à montagem, o decorador transforma um ambiente em um evento único, personalizado, com a cara dos noivos e com a sensação de que diversos pedacinhos do casal estão representados em todos os cantos. Afinal, como funciona o processo de decoração na cerimônia e festa de casamento?

Para entender mais a respeito, o Zankyou conversou com Samantha Maia, decoradora e designer floral. A seguir ela explica um pouco do processo de montagem e dá dicas para os casais acertarem na escolha do profissional que irão contratar.

salvarSamantha MaiaEntre em contato com Samantha Maia
Samantha Maia – Foto: Divulgação

Primeiro passo

Pesquise. Pesquise muito. Faça buscas em sites especializados, consulte as redes sociais, pergunte para outras noivas. Então, junte tudo, pegue e liste as principais indicações para começar a marcar as reuniões.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Importante ter referências através de site próprio e mídias sociais, buscar feedbacks, saber se tem acervo próprio e saber um pouco da logística de montagem da decoração também é super relevante“, explica Luciene Muniz, que também desenvolve os projetos com Samantha Maia

Feito esse filtro, aí sim a primeira reunião presencial, fundamental, deve ser agendada. Neste primeiro encontro, busque deixar a ansiedade um pouco de lado. Não é o momento de resolver tudo, claro que não. Esse momento é para se conectar com o profissional. Entender se há empatia, respeito pelos dois lados e, de fato, a possibilidade de seguir adiante com o desejo dos noivos.

Como um primeiro encontro. Nossa primeira reunião para conhecer o casal já se torna fundamental para criamos um importante laço. Eles confiam a nós os seus anseios e desejos e nos materializamos tudo isso. A partir disso, criamos um projeto com paleta de cores, texturas e composições. 

salvarSamantha Maia
Samantha Maia – Foto: Divulgação
salvarSamantha Maia Entre em contato com Samantha Maia
Samantha Maia – Foto: Roberta Serrano
salvarSamantha Maia
Samantha Maia – Foto: Divulgação

Personalizando o ambiente

Pois é, pode até parecer fácil ocupar um salão vazio e decorá-lo. Mas, como dissemos no começo da matéria, decorar é uma forma de arte. Não basta apenas colocar alguns vasos de flores ou um pano bonito nas mesas e voilá, tudo está maravilhoso. Ainda mais quando estamos falando de personalizar o espaço, transformar o lugar comum em um ambiente com características que remetam ao casal.

Essa decoração dos sonhos já começa a acontecer e se materializar assim que o decorador foi contratado. Na “primeira reunião oficial”, podemos dizer. “Os noivos devem contar um pouco da sua história, dizer o que priorizam, o que não pode faltar e o que imaginam quando fecham os olhos e pensam no primeiro instante do dia do casamento. 

Em seguida, papo vai, papo vem, histórias e curiosidades surgem e o material da memórias, as emoções vividas e a personalidade dos noivos estrutura o fio condutor, pelo menos inicial, da decoração.

Samantha Maia conta que a partir de um bate papo, conhecendo os gostos, estilo que o casal gosta e principalmente o local do evento, define-se o estilo do casal. “O decorador transforma um ambiente e o deixa exclusivo e personalizado materializando um pouco da história do casal em alguns ambientes. Com mimos, estilo e fotos. Criando um estilo mais clássico ou moderninho.

salvarSamantha MaiaEntre em contato com Samantha Maia
Samantha Maia – Foto: Divulgação
salvarSamantha Maia
Samantha Maia – Foto: Divulgação
salvarNatureza como parte da decoraçãoEntre em contato com Samantha Maia
Samantha Maia – Foto: Divulgação

Mudanças

O decorador começou o projeto e tudo parece bem, até uma hora que pode não estar. Pode acontecer. Pode ser que o decorador não tenha entendido bem o conceito que o casal pretendia. Ao mesmo tempo que toda a culpa não deve recair somente sobre o profissional. Há casos também que o casal não foi claro ou não deu atenção suficiente e na última hora ficou insatisfeito. As variantes são grandes, mas não são motivos para entrar em pânico.

É claro que dá um frio na barriga, uma frustração ver que o projeto de decoração não agrada e tão perto do casamento. Para variar, é preciso ter calma. Calma, sempre, e abrir o jogo, com educação e diretamente. Uma conversa franca com o decorador é essencial.

Mesmo sendo um fato que nunca vivenciamos, de algum noivo não se identificar com a concepção do projeto, acreditamos que conversar e recriar um projeto com total participação do casal é a perfeita solução. 

salvarSamantha Maia
Samantha Maia – Foto: Divulgação
salvarSamantha MaiaEntre em contato com Samantha Maia
Samantha Maia – Foto: Divulgação
salvarEmpatia e parceria dos noivos e profissional são essenciais
Samantha Maia – Foto: Anderson Marcello

Fica a dica!

Por mais personalizada que seja a decoração, os noivos sempre adoram ouvir e, quem sabe, seguir algumas tendências e fugir de ideias que demais profissionais dizem que caíram em desuso.

Samantha Maia afirma que, fundamental mesmo, é contar com decoradores que participam ativamente desde a concepção do projeto, planejamento e execução da decoração. Isso é o mais importante, além do diálogo aberto com os noivos. 

Para conciliar os gostos e a personalidade dos noivos na decoração do casamento o decorador pode trabalhar com as cores, texturas e peças de forma discreta ou mais ousada.

Para Samantha, as tendências e novidades do mercado de decoração está em ousar nas variações de texturas e formas, ambientação pendentes, cores fortes.

salvarSamantha Maia Entre em contato com Samantha Maia
Samantha Maia – Foto: Roberta Serrano
salvarSamantha Maia - Foto: Divulgação
Samantha Maia – Foto: Divulgação
salvarSamantha MaiaEntre em contato com Samantha Maia
Samantha Maia – Foto: Roberta Serrano

Ao mesmo tempo, ela é taxativa ao dar sua opinião a respeito de itens ou ideias em desuso. “Não acreditamos que coisas caiam em desuso. Acreditamos que ser criativo é a melhor opção para materializar o sonho do casal. 

Então, deu para entender um pouco do passo a passo do trabalho de um decorador? Seja você a próxima noiva a viver o sonho de ter em seu casamento a decoração dos seus sonhos. Quem sabe até com um cantinho com fotos, flores e recadinhos, que Samantha Maia e Luciene Muniz adoram!

Somos uma empresa familiar, atendemos cada projeto de forma única, com transparência, dedicação e cuidado com cada detalhe que envolve o planejamento, transmitindo a confiança que o cliente precisa para esta ocasião. Participamos pessoalmente de todo o processo, sonhamos junto com o casal e nosso objetivo é sempre superar suas expectativas!  

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!