De Noiva pra Noiva: a escolha da minha cerimonialista do Rio de Janeiro

De Noiva pra Noiva: a escolha da minha cerimonialista do Rio de Janeiro

Após ser definido o “como” e “onde” será o casamento, chega a hora de buscar ajuda especializada. Entra em cena a cerimonialista! Antes de contratar, é importante entender qual o papel exato de um cerimonialista. logo após a definição do lugar, comecei as buscas pela cerimonialista. Nem cogitei não contratar esse serviço, afinal precisava de ajuda com a decoração e, principalmente, organização e garantia que tudo correria da melhor maneira possível.

  • Atualidade
salvar
Não basta a ajudas das amigas, é necessário um profissional no assunto. Foto: Rodrigo Zapico

Após ser definido o “como” e “onde” será o casamento, chega a hora de buscar ajuda especializada. Entra em cena a cerimonialista! Antes de contratar, é importante entender qual o papel exato de um cerimonialista. E o curioso é que vários espaços de eventos e buffets exigem a presença deste especialista no assunto no dia do casamento.

O cerimonialista é a pessoa de confiança dos noivos e, principalmente, quem cuida de todo planejamento do casamento. Ele analisa o perfil dos noivos e indica os fornecedores de acordo com o orçamento disponível. Também é quem sabe com que antecedência cada empresa deve ser contatada, quais as facilidades, reserva, além de conseguir descontos em alguns itens e melhores condições de pagamento. Idealmente, todos os detalhes do casamento são da responsabilidade desse profissional: igreja, salão, decoração, buffet, bebidas, bolo e lembrancinhas. O cerimonialista também é responsável pela confirmação de presença dos convidados, planejamento dos custos, logística de serviços, contratação e recebimento dos produtos, cortejo, recepção dos noivos e convidados e harmonia do ambiente.

salvarSaiba mais sobre “”
Fique tranquila e curta cada momento com a ajuda da sua cerimonialista. Foto: Rodrigo Zapico

Quatro dicas fundamentais na hora de contratar esses profissionais são:

1. busque alguém com o qual você se indentifique, que role afinidade;

2. certifique-se de que seja um profissional atualizado;

3. tenha referências e indicações de amigos e gente de confiança.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

4. vale testar o tempo de resposta aos e-mails, pois muitas vezes esse é o principal meio de contato!

Então, logo após a definição do lugar, comecei as buscas pela cerimonialista. Nem cogitei não contratar esse serviço, afinal precisava de ajuda com a decoração e, principalmente, organização e garantia que tudo correria da melhor maneira possível. Achava que essa seria uma das buscas mais complicadas, porque tenho um noivo participativo e duvidava que gostasse de algum destes profissionais. Fiz umas buscas no google, pedi indicações para algumas amigas, olhei fotos das festas organizadas pelos profissionais e solicitei o orçamento daqueles que mais gostei.

Receber os orçamentos é sempre muito interessante! Não tinha noção do custo e o primeiro me surpreendeu pelo valor de R$ 6.500,00. Também recebi outros mais em conta na faixa de R$ 3.000,00. No final das contas, o que realmente decide é a empatia! Fechei com a segunda profissional que conversei, Jane Tupinambá. Marquei com a Jane no restaurante do meu pai e fomos em comitiva: eu, Guto, meus pais e meu irmão. Adoramos a conversa e, ao final, nem quis encontrar mais ninguém, estava escolhida minha cerimonialista!

salvar
O sucesso do casamento depende do bom relacionamento entre vocês e os profissionais contratados. Foto: Rodrigo Zapico

Além da Jane, só conversei com a Mariana Gaspar que foi cerimonialista de uma amiga e o casamento ficou lindo. Nas solicitações dos orçamento, achei o tempo de resposta de alguns profissionais muito lentos e de outros nem aconteceram, e, por isso, nem busquei encontrá-los.

Seguem algumas cerimonialistas e decoradoras que procurei:

· Jane Tupinambá
· Mariana Gaspar
· Carolina Souza Lima
· Carol Barbosa – Les Amies Cerimonial
· Lanna Correa
· Andreia Lustosa
· MF Produções

Outros profissionais conhecidos, mas que não cheguei a procurar:

· Dorinha Araujo Eventos
· Cris Magalhães
· Arminda Antunes
· Daniel Cruz
· Flávia Cavalliere
· Corinto Cerimonial


Helena Magalhães é noivinha Zankyou e se casará em janeiro de 2012. Grudamos no pé dela para acompanhar todas suas aventuras até subir no altar. Toda semana um capítulo novo da história dessa noiva carioca!