X

De Noiva pra Noiva: a escolha da minha cerimonialista do Rio de Janeiro

Não basta a ajudas das amigas, é necessário um profissional no assunto. Foto: Rodrigo Zapico

Após ser definido o “como” e “onde” será o casamento, chega a hora de buscar ajuda especializada. Entra em cena a cerimonialista! Antes de contratar, é importante entender qual o papel exato de um cerimonialista. E o curioso é que vários espaços de eventos e buffets exigem a presença deste especialista no assunto no dia do casamento.

O cerimonialista é a pessoa de confiança dos noivos e, principalmente, quem cuida de todo planejamento do casamento. Ele analisa o perfil dos noivos e indica os fornecedores de acordo com o orçamento disponível. Também é quem sabe com que antecedência cada empresa deve ser contatada, quais as facilidades, reserva, além de conseguir descontos em alguns itens e melhores condições de pagamento. Idealmente, todos os detalhes do casamento são da responsabilidade desse profissional: igreja, salão, decoração, buffet, bebidas, bolo e lembrancinhas. O cerimonialista também é responsável pela confirmação de presença dos convidados, planejamento dos custos, logística de serviços, contratação e recebimento dos produtos, cortejo, recepção dos noivos e convidados e harmonia do ambiente.

Saiba mais sobre “”
Fique tranquila e curta cada momento com a ajuda da sua cerimonialista. Foto: Rodrigo Zapico

Quatro dicas fundamentais na hora de contratar esses profissionais são:

1. busque alguém com o qual você se indentifique, que role afinidade;

2. certifique-se de que seja um profissional atualizado;

3. tenha referências e indicações de amigos e gente de confiança.

4. vale testar o tempo de resposta aos e-mails, pois muitas vezes esse é o principal meio de contato!

Então, logo após a definição do lugar, comecei as buscas pela cerimonialista. Nem cogitei não contratar esse serviço, afinal precisava de ajuda com a decoração e, principalmente, organização e garantia que tudo correria da melhor maneira possível. Achava que essa seria uma das buscas mais complicadas, porque tenho um noivo participativo e duvidava que gostasse de algum destes profissionais. Fiz umas buscas no google, pedi indicações para algumas amigas, olhei fotos das festas organizadas pelos profissionais e solicitei o orçamento daqueles que mais gostei.

Receber os orçamentos é sempre muito interessante! Não tinha noção do custo e o primeiro me surpreendeu pelo valor de R$ 6.500,00. Também recebi outros mais em conta na faixa de R$ 3.000,00. No final das contas, o que realmente decide é a empatia! Fechei com a segunda profissional que conversei, Jane Tupinambá. Marquei com a Jane no restaurante do meu pai e fomos em comitiva: eu, Guto, meus pais e meu irmão. Adoramos a conversa e, ao final, nem quis encontrar mais ninguém, estava escolhida minha cerimonialista!

O sucesso do casamento depende do bom relacionamento entre vocês e os profissionais contratados. Foto: Rodrigo Zapico

Além da Jane, só conversei com a Mariana Gaspar que foi cerimonialista de uma amiga e o casamento ficou lindo. Nas solicitações dos orçamento, achei o tempo de resposta de alguns profissionais muito lentos e de outros nem aconteceram, e, por isso, nem busquei encontrá-los.

Seguem algumas cerimonialistas e decoradoras que procurei:

· Jane Tupinambá
· Mariana Gaspar
· Carolina Souza Lima
· Carol Barbosa – Les Amies Cerimonial
· Lanna Correa
· Andreia Lustosa
· MF Produções

Outros profissionais conhecidos, mas que não cheguei a procurar:

· Dorinha Araujo Eventos
· Cris Magalhães
· Arminda Antunes
· Daniel Cruz
· Flávia Cavalliere
· Corinto Cerimonial


Helena Magalhães é noivinha Zankyou e se casará em janeiro de 2012. Grudamos no pé dela para acompanhar todas suas aventuras até subir no altar. Toda semana um capítulo novo da história dessa noiva carioca!

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Comentários (5)

barbaraproenka
1 jan de 2013

A cerimonialista tambem faz o papel de decoradora do evento? Nao entendi muito bem isso.

Responder
Rafaella
7 jan de 2013

Olá, Barbara, algumas cerimonialistas são especializadas em decoração, mas outras não.
Obrigada

zeldacorrea
4 mar de 2014

Gostei muito de tudo que li. Não sou cerimonialista profissional, mas os amigos e amigos dos amigos já solicitaram minha ajuda, e, como gosto disso vou fazendo. Não cobro nada. Mas agora lendo , fiquei curiosa, existe tabela de preços por serviços prestados? Minha irmã me indicou para ser cerimonialista em uma festa de 15 anos na cidade q ela mora, perguntaram qto cobraria, respondi q nada. e em uma festa de quinze anos qual meu papel? abç

Responder
leila
26 set de 2015

Muitos dos salões de festa jah possuem decoradores, buffet e cerimonialistas.A noiva pode abrir mão destes serviços e utilizar os serviços indicados por sua cerimonialista?

Responder
Raiani
20 nov de 2015

Sim a noiva pode abrir mão desse serviço e colocar um de confiança. O custo é mais maior do que qnt fecha td com a salão. Mais vale a pena pq vc sabe q ela trás equipe de fora e vai fazer o que VC quiser e não o que o buffet quer.

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação