Decoração de lavanderia: como escolher o revestimento certo?

Lavanderia é um ambiente que voltou a ser valorizado nas arquiteturas residenciais, merecendo bom revestimentos. Veja essas recomendações!

Decoração de lavanderia: como escolher o revestimento certo?
Idealizzare Arquitetos -Consultoria em projetos
  • Decoração para casa
  • Conselhos

As lavanderias estão de volta nas propostas de arquitetura residencial. Quem pensava que elas poderiam ser descartadas das plantas baixas e resumidas a simples máquina de lavar roupas em cozinhas compactas, se enganou. 

Descubra como escolher o revestimento certo para sua lavanderia

As lavanderias estão de volta nas propostas de arquitetura residencial. Quem pensava que elas poderiam ser descartadas das plantas baixas e resumidas a simples máquina de lavar roupas em cozinhas compactas, se enganou. 

Isso porque, mais do que nunca, nós percebemos que lavanderia é um ambiente de extrema importância para a higiene dos nossos pertences, além da manutenção e limpeza da casa.

Neste texto nós vamos falar um pouco sobre a decoração destes ambientes. Por se tratarem de áreas extremamente funcionais, podemos ter a falsa impressão de que não existem alternativas para a sua personalização. 

Pelo contrário, neste caso, os revestimentos possuem duas funções: proteger as superfícies de piso e paredes, além de fazer o local parecer mais bonito e aconchegante. Saiba mais.

salvarLavanderia organizada, com eletros embutidos
Zark Studio Lab – Serviços Ltda. EPP

Quais características deve ter um bom revestimento para lavanderia?

Lavanderia é um ambiente que requer muita atenção quanto à questão dos revestimentos. Nesse local da casa, nós devemos lidar com diferentes produtos – alguns deles corrosivos. 

Há também a questão da grande quantidade de água que é manipulada para as atividades domésticas. Por isso, os materiais escolhidos para cobrir pisos e paredes devem ser mais resistentes. Além disso, precisam oferecer bastante segurança para os moradores.

Preferencialmente, neste caso, os pisos escolhidos devem ser antiderrapantes – deixa as peças lisas e brilhantes para as paredes. Os revestimentos da lavanderia em geral também precisam ser de baixa absorção de água. 

Seguindo este pensamento, podemos dizer que as melhores opções seriam os azulejos e ladrilhos. Mas, em áreas específicas, podemos utilizar tintas mais duráveis e até um papel de parede impermeável. 

salvar
LAM Arquitetura & Interiores
salvarLavanderia estilo retrô
Revista Viva Decora

Como combinar piso e paredes para o ambiente de lavanderia parecer maior?

Independente dos materiais que escolher para a lavanderia da casa, o resultado da sua decoração deve transmitir a ideia de limpeza, leveza e tranquilidade. 

Lembre-se que este é um cômodo extremamente funcional, um local de trabalho dentro do imóvel; portanto, as suas cores precisam deixar os usuários confortáveis para realizar as tarefas domésticas.

O branco sempre será a melhor alternativa para decoração não só de lavanderias, mas de banheiros e cozinhas também. Esta cor ajudaria no controle da limpeza destes ambientes, além de fazer os seus espaços parecerem mais bem iluminados e amplos. 

Contudo, ela também pode ser substituída por cores em tons pastel, capazes de refletir luz suficiente para o local, mas deixando a decoração mais alegre.

Os tons neutros também são muito bem-vindos para decoração de lavanderias – são eles, nude, bege e cinza, além da textura de madeira natural. 

Para quebrar a monotonia do cenário, pode-se apostar em pequenos elementos de decoração, como faixas de azulejos e pastilhas, em cores mais vibrantes.

Mas os tons neutros como nude, bege ou cinza, não são regra, você pode, sim, apostar em uma cor vibrante para deixar seu ambiente original e irreverente, siga o seu estilo e gosto. Também é possível criar áreas de mosaicos no piso ou pintar o teto em uma tonalidade diferente do branco, deixando o ambiente com aspecto mais contemporâneo.

salvarLavanderia em tons de cinza e detalhes em madeira
Bruno Moraes Arquitetura e Interiores
salvarLavanderia integrada com armários claros e iluminação clara
Iara Kilaris

Como harmonizar os revestimentos da lavanderia com móveis e eletrodomésticos?

Não faz muitos anos, os principais eletrodomésticos das nossas casas eram chamados de ‘linha branca’, pois, de fato, eles eram vendidos principalmente na cor branca. 

A maior tendência atual é os eletrodomésticos em cinza ou aço inox. E as peças mobiliárias vendidas para esse tipo de ambiente são chamadas pelos lojistas de ‘multiuso’. Então, elas também são vendidas nestas cores para serem versáteis.

Pensando nisso, podemos concluir que haveria três formas de harmonizar os revestimentos da lavanderia com móveis e eletrodomésticos:

  1. Podemos criar todo um cenário mais neutro e menos chamativo, com revestimentos que acompanham essas tonalidades dos móveis e eletrodomésticos, talvez na cor cinza.
  2. A segunda opção seria, quando estes elementos são em cores como preto, equilibrar o resultado com revestimentos em cores claras evitando que o ambiente fique sombrio demais.
  3. Por fim, tentar harmonizar o cenário contratando a frieza dos eletrodomésticos e móveis com revestimentos em lances mais “quentes”. 

Então, qual dessas três opções lhe agrada mais? escolha a sua e comece logo este projeto!

salvarIdealizzare Arquitetos -Consultoria em projetos
Idealizzare Arquitetos -Consultoria em projetos
salvar
Revista Viva Decora
salvarLavanderia em tons de madeira, cinza e azul
Aurora Interiores

Essas dicas para a decoração de lavanderia foram criadas pela equipe Viva Decora.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!