Decoração para casamento: como traduzir a personalidade dos noivos em cada detalhe?

Se pudéssemos apontar uma grande diferença entre os casamentos de antigamente e os casamentos atuais, uma delas seria o acesso às referências. Se antes elas estavam apenas no portfólio dos fornecedores e nas revistas especializadas, hoje basta uma busca rápida no Google ou no Pinterest para se deparar com um mundo de inspirações e ideias para o casamento!

Se por um lado, esta é uma vantagem para os noivos que querem imprimir seu jeitinho em cada detalhe da decór, a enorme variedade pode acabar gerando certa confusão. E é aí que entra a importância de profissionais capacitados, que sabem exatamente como traduzir a personalidade dos noivos em cada detalhe!

decoração casamento personalizada
Cetim. Foto: Maiatos

Batemos um papo com a Luciana e com a Lívia, sócias da Cetim, especializada em projetos de decoração de cerimônia e recepção de casamentos. Gentilmente, ela nos deu algumas dicas do que é fundamental para quem não abre mão de uma decoração personalizada e, de fato, com a cara dos noivos!

Referências: sempre essencial!

Antes de começar a pensar na contratação da decoração, a tarefa principal dos noivos é coletar o máximo de referências do que curtem e do que não curtem. Mais do que isso: é preciso que se tenha bem claro a respeito do estilo que o casal gosta para que não se perca em meio a tantas opções. Mas Luciana e Livia têm uma estratégia para isso não acontecer:

Se conhecer é o melhor caminho. Fazer pastinhas de referências do que gostam e do que não gostam ajuda bastante! Assim, vamos amarrando essas ideias para que o evento fique mais coerente“, sugere.

CetimEntre em contato com Cetim
Cetim. Foto: Divulgação

Outro motivo pelo qual as referências devem vir logo no início do planejamento é porque, já no primeiro contato, a empresa de decoração pedirá essas informações aos noivos. Sabendo o que os noivos têm mais ou menos em mente, os profissionais verificam se a ideia é viável de acordo com o orçamento estipulado.

Tentamos ver o lado comum das referências que nos passam – normalmente tem algum estilo que se sobressai mais. A partir disso, unimos as ideias em um único conceito, facilitando nosso processo de  criação. Assim conseguimos entender que direção tomar e propor a eles” contam as sócias.

CetimEntre em contato com Cetim
Cetim. Foto: Divulgação

O passo a passo da decoração

Engana-se quem pensa que produzir uma decoração personalizada é tarefa simples: a coleta das referências é apenas a primeira de várias etapas que se seguirão adiante. Depois da primeira reunião com os noivos, quando as decoradoras entendem melhor o que os noivos esperam deste trabalho, são definidas a melhor paleta de cores e tudo o mais que for essencial para eles na decoração.

A partir daí, criamos o projeto dentro do orçamento, dos pedidos e das referências que nos passaram. Depois de tudo ajustado, marcamos outra reunião e fazemos a apresentação“, detalha Luciana.

Só com tudo aprovado pelos noivos é que começa a produção do projeto, que pode envolver visitas técnicas ao local e o detalhamento de tudo para os fornecedores envolvidos. “Deixamos tudo ajustado para o projeto ser executado no dia do evento, ou, às vezes no dia anterior durante a pré-montagem“, conta a decoradora.

decoração personalizada
Cetim. Foto: Divulgação

Intimistas x Extravagantes

Se o casamento é o dia mais importante da vida dos noivos, nada mais justo que a decoração traduza bem o estilo dos dois! Independente do perfil de cada um, sempre haverá um jeito de imprimir o jeito deles na decoração, como explica Lívia.

Casais mais intimistas devem procurar referências que traduzam mais o clima da casa do casal, com um estilo mais acolhedor. Diferente dos casais mais extravagantes, onde o foco é impactar. Nesse tipo de decoração, detalhes como lustres poderosos, tapetes impactantes , fazem a diferença“, aponta.

CetimEntre em contato com Cetim
Cetim. Foto: Divulgação
Cetim
Cetim. Foto: Divulgação

Beleza e funcionalidade!

Embora a decoração do casamento remeta, na sua essência, à parte visual do evento, é bom ter em mente que um trabalho de decoração realmente completo precisa ir além deste campo, levando em conta toda a dinâmica do grande dia.

Nós hoje em dia focamos na decoração, mas gostamos de entender como vai acontecer toda a festa. Uma conversa com o cerimonialista é importante para que a decoração se torne funcional e não atrapalhe o fluxo do evento“, aponta a representante da Cetim.

Por isso, quando contratar o serviço de decoração, saiba também a hora, quantidade de convidados e o local da cerimônia e da recepção. Assim, os profissionais envolvidos podem saber que caminho tomar na decoração, além de adaptarem todos os detalhes ao horário da festa, ao número de pessoas e ao estilo dos convidados.

CetimEntre em contato com Cetim
Cetim. Foto: Divulgação
decoração casamento personalizada
Cetim. Foto: Camilla Antunes

Decoração clássica e personalizada: é possível?

Embora nos últimos anos, estilos mais diferenciados tenham ganhado espaço no mundo dos casamentos, o estilo clássico ainda mexe com o coração de muita gente. A pergunta que fica entre os noivos mais tradicionais que desejam personalizar o grande dia é se é possível conciliar os dois estilos em uma só decoração. Profissionais experientes como a Cetim mostram que sim:

Como somos bastante ecléticas, nossa tendência natural é ir para o caminho de uma decoração mais criativa e bem personalizada. Mas isso não significa que não curtimos fazer uma decoração clássica! Mesmo nesse caso, iremos representar em alguns pontos a cara do casal“, explicam as sócias.

CetimEntre em contato com Cetim
Cetim. Foto: Divulgação
decoração casamento personalizada
Cetim. Foto: Divulgação

Aposte no profissionalismo e experiência

Como em todo serviço para casamento, nossa dica aos noivos é sempre procurar por profissionais que tenham o seu próprio diferencial, contemplando tudo o que o casal necessita naquele dia tão importante. A Cetim é uma excelente opção para quem quer customizar o casamento de uma maneira que de fato siga o estilo do casal, além de oferecer toda a infraestrutura para tornar realidade o que está no campo das ideias.

Somos ecléticas, criativas, modernas e atualizadas. Além da customização, também oferecemos montagem com uma equipe bem capacitada e de bastante qualidade em acabamento. Hoje em dia, realizamos também o projeto de design floral, muitas vezes incluindo o buquê da noiva, as lapelas e outros assessórios florais“, enumeram Luciana e Lívia.

CetimEntre em contato com Cetim
Cetim. Foto: Divulgação

Bom-gosto por vocação

Hoje com 7 anos de existência, a Cetim começou por obra do acaso vem encantando o mercado com sua capacidade de traduzir o perfil dos noivos na decoração com muita criatividade e personalização.

Cetim
Cetim. Foto: Divulgação

Tudo começou quando precisaram organizar o casamento de Lívia, uma das sócias. Depois de perceberem uma vocação natural, Lívia e Luciana começaram juntas uma consultoria de estilo para noivas. Depois de prestarem uma assessoria completa para uma amiga em detalhes que iam da cor dos bem-casados até o lado da noiva na cerimônia, elas entraram para o universo dos cerimoniais.

Porém, depois vimos que nosso foco acabou voltado para estética do evento. A decoração acabou virou nosso ponto forte! Entendemos que escolher apenas um setor iria conferir maior qualidade ao nosso trabalho. Então, desde 2016 estamos focando na decoração de eventos em geral, contam as sócias, que destacam o carro chefe da casa: os casamentos!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Foto:
Casamento rústico chic de Tatiane e Rodrigo: personalidade dos noivos em cada detalhe!
Conheça a história de amor de Tatiane e Rodrigo. Ela nunca sonhou com casamento. Ele fazia planos de se casar já no...
Bodas de Estanho de Renata e Bruno: Decoração
Bodas de Estanho de Renata e Bruno: Decoração "Boho Nordestino" e muito amor envolvido em cada detalhe!
Apaixone-se por esta belíssima comemoração de 10 anos de casamento. A decoração foi 100% personalizada e caprichosa...
Como personalizar o seu casamento civil: cada detalhe com o seu estilo!
Como personalizar o seu casamento civil: cada detalhe com o seu estilo!
Aposte em elementos diferenciados e rituais românticos para deixar seu casamento civil com a sua cara! Veja como pe...
Como fazer um casamento 100% personalizado: seja você mesma em cada detalhe!
Como fazer um casamento 100% personalizado: seja você mesma em cada detalhe!
Ser você mesma em cada detalhe do seu casamento requer seguir algumas regras básicas. Saiba quais são elas!
Photo: Divulgação Cacá & Caká - Angelyra Ana
Como usar chalkboard na decoração do seu casamento: detalhe DIY maravilhoso!
Cada vez mais detalhes rústicos e DIY integram a decoração dos casamentos. Os chalkboards, ou lousas, chegaram para ficar e são utilizados em muitos itens da decoração. Lindos! Confira essas ideias!
Casamento Clássico de Rhaissa & Thiago: luxo, sofisticação e muita elegância em cada detalhe!
Casamento Clássico de Rhaissa & Thiago: luxo, sofisticação e muita elegância em cada detalhe!
Nunca é tarde para amar! Depois de um reencontro inesperado, um romance mal resolvido da adolescência teve um final mais que feliz: lindo, especial e cheio de amor!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Você trabalha no mundo dos casamentos?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações