Depressão pós-casamento: 5 dicas para te ajudar a lidar com o sentimento de vazio

Até que enfim o seu grande dia chegou! Seu casamento, um dos dias mais felizes da sua vida e também um dos que mais te tirou noites de sono pensando em tudo que você tinha que organizar para que tudo saísse sem stress! E quase sem que você se desse conta, acabou! “Nossa, já?” Sim. Passou voando. Como um passe de mágica!

Para muitas noivas, depois do casamento, vem um período de tristeza e desorientação. Se sentem perdidas e não sabem o que fazer com todo esse tempo que antes era dedicado aos preparativos.

Saiba mais sobre “Leo Alves”
Foto: Leo Alves

“Dá uma grande sensação de vazio, de falta de objetivo de vida, já que o grande plano que ocupou todo teu ano anterior, o único assunto com teus amigos e família, de repente já passou” confessa Larissa Ribeiro, que depois de quase seis anos de noivado, teve muito tempo para sonhar com o grande dia.

Angela Gomes também percebeu que a vida não é bem como os contos de fadas, e que o “final feliz” é na realidade novo começo cheio de desafios. Começa então o que se conhece como a depressão pós-casamento, e superar essa etapa é fundamental para inaugurar a nova etapa conjugal da sua vida.

Portanto, cabeça erguida e vamos lá, porque a vida que continua, é linda! Listamos 5 dicas para te ajudar a lidar com este sentimento de vazio pós-casamento!

Saiba mais sobre “Ipe Carneiro”
Foto: Ipe Carneiro
  • 1- Assumir o que está acontecendo e ser otimista!

O primeiro a ser feito é assumir o que está acontecendo, mas sem fazer disso um drama. Sim, você está se sentindo estranha depois do seu casamento. Não tem problema, é algo muito mais normal do que você pensa. Enquanto você preparava o casamento, você provou milhares de vestidos, olhou convites, visitou buffets, e sua vida estava super dinâmica.

É normal que junto à felicidade do passo que você deu, fique uma pequena nostalgia por todas as emoções que já não voltarão. Olhar para frente com otimismo e aceitar que o que acontece com você não é um problema, vai te ajudar a se sentir melhor antes!

  • 2- Descubrir a causa verdadeira

Você está com pena de que o casamento já passou e isso te deixa triste, ou é por que você deixou sua casa antiga? Ou é medo do futuro? Ou tanta mudança de repente te assusta? Saber qual é a verdadeira razão dessa tristeza é fundamental para superá-la.

Se o que te preocupa é ter abandonado sua antiga vida, a solução passa por incorporar no teu dia a dia (pelo menos no começo) atividades similares as que você tinha, que incluam tua família, amigos, ou que deixem mais espaço para você.

Se você teme o futuro, relembre os motivos que te fizeram se casar. Se há algumas semanas você estava convencida de que ele era o teu parceiro para toda a vida e nada mudou, não há motivos para que você não siga convencida disso nesse momento.

Saiba mais sobre “”
Foto de Milena Reinert Photography
  •  3- Converse com o seu marido

Com certeza, ele deve estar notando a sua tristeza e deve também se sentir um pouco confuso. Pode ser que ele pense que você se arrependeu de ter dado esse passo. Não falar da situação pode provocar mil mal entendidos que só irão atrapalhar. Conversar com o seu parceiro e reviver as lembranças que os dois têm do grande dia de vocês é um ótimo começo para por em ação outros muitos projetos em conjunto.

  • 4- Planos de futuro

Seu casamento não é o único projeto que você e seu marido têm em comum. Dedicar tempo um ao outro, planejar pequenas escapadas ou surpresas românticas (confira aqui 8 ideias geniais), ou pensar em algo que queiram fazer juntos, como decorar a casa nova, inscrever-se numa academia nova, ou organizar jantares com os amigos, vai te ajudar a ocupar o tempo e evitar esse sentimento de vazio.

Saiba mais sobre “”
Foto de Ricardo Jayme - Design Love Photo
  • 5- Retome o que deixou de lado antes do casamento

Muitas vezes, sem a gente perceber nossas amizades, hobbies ficam meio de lado com o planejamento do casamento. Sem querer, dedicamos menos tempo a algumas coisas que nos davam muito prazer. Agora chegou o momento de recuperar seu antigo ritmo de vida! E encontrar motivações nas novidades da tua situação atual.

Lembre-se que mesmo que o casamento fosse um dos seus sonhos, a vida com o seu companheiro segue e vocês ainda irão dividir muitos bons momentos. Aproveite a nova vida de casada! Para ir com mais segurança ainda, dê uma olhada nos 10 erros que você deve evitar numa relação, e bola para frente!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Foto: Amanda Costa.  Divulgação / Dona Amélie
Por que fazer uma identidade visual personalizada e exclusiva para o seu casamento?
Seu convite de casamento pode dizer muito mais sobre os noivos do que você imagina. Mas é possível imprimir seus gostos pessoais em vários detalhes para o seu grande dia. Saiba por que vale a pena investir na identidade visual do seu casamento e inspire-se.
As últimas tendências lindas e de sucesso comprovado nos casamentos!
As últimas tendências lindas e de sucesso comprovado nos casamentos!
Algumas tendências certamente você já conhece, mas quem sabe outras, ainda não. Preste atenção em cada detalhe e organize o seu casamento dentro do estilo que mais combina com você!
Comidinhas de boteco requintadas no seu casamento: unanimidade entre os convidados!
Comidinhas de boteco requintadas no seu casamento: unanimidade entre os convidados!
A comida de boteco ganhou status de comidinha chique e vem marcando cada vez mais presença em casamentos descontraídos e divertidos. Descubra como você pode lançar mão desse cardápio com um toque de sofisticação!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações