Descubra as 5 coisas que os noivos sempre esquecem de incluir no orçamento do casamento

Descubra as 5 coisas que os noivos sempre esquecem de incluir no orçamento do casamento

Além disso, veja as dicas, de quem entende do assunto, sobre como manter os gastos dentro do planejado.

Descubra as 5 coisas que os noivos sempre esquecem de incluir no orçamento do casamento
  • Planejando o casamento
  • Conselhos
  • Noivos

Só quem organiza um casamento sabe a quantidade de coisas que vão aparecendo no meio do caminho e que você nem imaginava que existiam. Os que nunca se arriscaram nessa aventura podem achar que basta você reservar um espaço, contratar uma banda, escolher as bebidas, comprar os trajes dos noivos e voilá, está tudo pronto.

Mas há alguns elementos que são fundamentais e que, geralmente, são esquecidos pelos noivos durante a preparação do casamento. Falamos com os especialistas em planejamento, os assessores e cerimonialistas, e eles listaram aqui os itens mais “esquecidos”, e também deram algumas dicas de ouro sobre como manter os gastos dentro do planejado.

Confira! Imprevistos acontecem: veja como não ser pego de surpresa no seu casamento

salvarnoivos clássicos
Foto: Buzetti Fotografia e Filme

1. Alimentação do Staff

Esse foi uma unanimidade entre os assessores que entrevistamos. “Os profissionais que estão trabalhando no seu casamento também precisam se alimentar. Eles estão no evento muitas horas antes dele começar, dedicando-se para que tudo saia perfeito. Nada mais justo de pensarem com carinho na alimentação dos staffs, comenta Eliane Urenha, sócia proprietária da Nani Eventos.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Até porque muitas empresas, hoje em dia, já incluem no contrato a alimentação para suas equipes. Então, nada de esquecer este detalhe, ok?!

salvarNani EventosEntre em contato com Nani Eventos
Cerimonial: Nani Eventos | Foto: Danilo Siqueira

2. Hora extra

Você quer que sua festa seja a mais animada de todas e que os convidados se divirtam até cansar, ok?! Então, é prudente reservar parte do orçamento para uma ou duas horas extras do evento. Val Lima, da HV7 Cerimonial, afirma que “os noivos sem um planejamento experiente não levam em conta que suas festas, bem-sucedidas, podem exceder o tempo contratado. O término de uma excelente festa exige uma grande engenharia para ser realizado com sucesso. Em geral os fechamentos de festas acabam por serem frios e repentinos justamente porque não se provisiona hora extra”.

salvarfesta de casamento
Foto: Matheus Castro Fotografia

3. O celebrante

Bom, a cerimônia é a parte mais importante do casamento, ok?! É ela que oficializa e legitima a união e o amor do casal. Então, torna-se óbvio que o celebrante é figura essencial e não pode ser esquecido, tampouco ser escolhido sem atenção. Renata Miranda, da Vallentina Eventos, diz que “há serviços de casamento que temos contato em outros eventos que organizamos ou participamos, como decoração, buffet, atrações; mas o celebrante, por não ser um serviço cotidiano, mas exclusivo de casamentos, os noivos, por vezes, lembram só na última hora”.

Veja quão importante é O celebrante e seu papel fundamental em uma cerimônia super personalizada

 

salvarcelebrante de casamento
Foto: Casa Lume

4. O porta-alianças

Podemos dizer que este é o detalhe do detalhe, né?! Quando a cabeça está cheia de coisas, reuniões, pagamentos, fica quase impossível lembrar de um item como o porta-alianças. Mas, imagina se vocês esquecem! As alianças que, normalmente, são levadas por crianças, correm um sério risco de se perderem no meio do caminho se não estiverem em um local apropriado e seguro. E hoje em dia há tantas opções e lindas e originais. Pode ser mais uma coisa que leva a personalidade e o estilo dos noivos.

Veja que ideias lindas de Porta alianças 2017: ideias surpreendentes!

salvarArtebela DesignEntre em contato com Artebela Design
Artebela Design – Foto Divulgação
salvarporta-alianças de casamento
Foto: Casa Lume
salvarArtebela DesignEntre em contato com Artebela Design
Artebela Design – Foto Divulgação

5. A papelaria

Por motivos óbvios, o convite nunca é esquecido, certo? Mas quando se fala em papelaria do casamento, há uma infinidade de itens como os menus das mesas, as tags dos bem-casados, ou das lembrancinhas, as plaquinhas de identificação dos doces, o kit banheiro e todas as outras coisas personalizadas que sempre vemos nos casamentos. Aí fica a critério dos noivos escolher o que fazer. O que não pode é esquecer de todos eles.

Lugar marcado no casamento: uma tendência cada vez mais usual!

salvarGráfica Americana Entre em contato com a Gráfica Americana
Gráfica Americana – Foto Divulgação
salvarGráfica AmericanaEntre em contato com a Gráfica Americana
Gráfica Americana – Foto Divulgação
salvarpapelaria de casamento
Foto: L’amourgraphy
salvarArtebela DesignEntre em contato com Artebela Design
Artebela Design – Foto Divulgação

E o que é planejado mas costuma sair do orçamento?

Ás vezes, o que vocês imaginaram lá no início não faz mais sentido no decorrer da organização, e acaba sendo adaptado, substituído ou acrescentado. Essas mudanças de percurso acabam impactando no orçamento. Lima comenta que “a entrega das fotos sempre exige atenção. Geralmente os noivos desejam ir além do que havia sido contratado e necessitam investir mais do que o imaginado”.

“Elementos e detalhes oferecidos pelos decoradores e que não estavam no projeto original sempre contribuem para gastos extras. Além disso há os convidados inesperados de última hora, o que significa mais cadeiras, mesas, arranjos, sousplat, porta-guardanapos; e isso onera bastante o orçamento do casal”, afirmou Eliane Urenha, da Nani Eventos.

salvarVallentina EventosEntre em contato com Vallentina Eventos
Foto/Divulgação Vallentina Eventos

Ajuda de especialistas

A melhor solução para que se tenha o mínimo de surpresas possíveis em relação ao orçamento é contar com o suporte de um assessor ou cerimonialista, que entende o mercado, conhece os fornecedores e sabe quais empresas podem dar problema antes, durante ou depois do casamento.

Miranda diz que, quando há necessidade de corte de gastos, profissionais especializados orientam os noivos e acabam oferecendo mais opções de escolha, que dificilmente eles teriam por conta própria. “Substituir a banda por um dj ou optar por um cardápio mais acessível dentro do buffet são alguns exemplos de caminhos alternativos. No entanto, quando o casal é bem assessorado desde o começo dos preparativos, dificilmente há necessidade de fazer cortes no orçamento, comentou ela.

“E o custo de um assessor ou cerimonialista acaba diluído ao longo dos meses que antecedem o casamento. É um investimento a mais, mas é garantido que os noivos não vão ter dor de cabeça depois”, concluiu Eliane Urenha, da Nani Eventos.

Confira! Fotos que registram o seu estilo: seu grande dia eternizado como você sempre sonhou

salvarHV7 CerimonialEntre em contato com HV7 Cerimonial
Foto/Divulgação HV7 Cerimonial

Dicas anotadas e atenção redobrada para não repetir os erros comuns de outros casais. Agora é esperar chegar o grande dia e ter a certeza de que vai sair tudo conforme o planejado. Mas antes, não deixe de conferir as 6 coisas que SÓ a sua cerimonialista de casamento pode fazer por você!

*post publicado a 26/05/2017 e republicado a 27/03/2019

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Vallentina Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
Nani Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
HV7 Cerimonial Assessoria casamentos e cerimonial
Matheus de Castro Fotografia Fotógrafos para casamentos
Casa Lume Fotógrafos para casamentos
L´amourgraphy Fotógrafos para casamentos
Buzetti - Fotografia e Filme Fotógrafos para casamentos
Artebela Design Lembranças e detalhes

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!