Planejar um casamento envolve diversos detalhes, escolhas, contratos e negociações, e pode acabar se tornando um grande motivo de stress para o casal, pois a maioria dos noivos não tem a experiência necessária para lidar com algumas destas situações. Por isso, contratar uma excelente assessoria se torna primordial, pois estas fadas madrinhas possuem a habilidade necessária para transformar todos os seu sonhos em realidade. Mas como acertar na escolha desta profissional? Conversamos com 3 grandes experts, que nos deram dicas sobre as Dez coisas para ter em conta durante a escolha de sua assessora de casamento!
1. Empatia
A conexão entre a assessora e o casal é considerada como um ponto importantíssimo, capaz de fazer uma grande diferença durante os meses de planejamento. Imagine que esta pessoa estará acompanhando os noivos durante momentos de grande tensão, e deverá estar sempre disposta a acalmá-los, colaborando com a solução de todos os problemas que porventura apareçam.
Maria Antônia Matarazzo Braga, fundadora da empresa de assessoria de noivas Antonietta, esclarece que este é um trabalho “que tem um contato muito próximo aos noivos e essa convivência frequente deve acontecer da forma mais leve e prazerosa possível, para que a assessoria tenha um resultado eficaz.”
Por isso, Juliana Freitas, idealizadora da agência Formato Produções, indica que os noivos “marquem uma reunião e conheçam a coordenadora ou responsável que estará no seu grande dia. A empatia é fundamental.“
Você Já ouviu falar em assessoria de noivas? Quase uma “fada madrinha” ao seu dispor!
2. Credibilidade
Há quanto tempo a profissional trabalha no mercado? Quais foram os resultados de seus eventos? Pesquise sobre a empresa e/ou assessora que irá contratar, para ter certeza de que poderá contar com pessoas qualificadas e experientes, totalmente capazes de colaborar com a construção de seu sonho.
Val Lima, produtora e cerimonialista à frente da HV7 Cerimonial, aconselha que os noivos “tentem entrar em contato com clientes que realizaram eventos com as assessoras. Eles lhe dirão com precisão como foram os preparativos, o evento e o pós. As mídias sociais estão ai para isso.”
“É fundamental que a noiva procure recomendações e saiba sobre a experiência e histórico do profissional.” Conclui assessora de noivas Maria Antônia.
3. Conhecimento de mercado
Antes de contratar sua assessora para o casamento ou para os noivos, veja se a mesma trabalha com uma ampla lista de fornecedores, preparados para atender a todos os detalhes relativos ao casamento. Esta profissional também deve estar sempre em dia em relação as novidades de mercado e seus devidos valores.
“Toda boa profissional tem uma lista de parceiros que se pode confiar, as negociação dos noivos com os fornecedores pode chegar a 5% de desconto contra 15% das assessoras que comandam a negociação.” Afirma Val Lima.
4. Confiança
A experiência e conhecimento de mercado são dois pontos cruciais para a escolha bom profissional, mas a capacidade de transmitir tranquilidade para noivos e familiares, também deve fazer parte de seus atributos. A assessora deve estar preparada para resolver qualquer eventualidade, mantendo sempre uma boa comunicação com o casal.
“A experiência do profissional é importante, mas analise antes de tudo a capacidade dele em realizar a gestão do seu evento. Reconheça nele características fundamentais de planejamento, controle, execução e capacidade técnica. Sinta confiança e segurança em primeiro lugar. Na dúvida, não siga em frente.” Finaliza Juliana Freitas.
5. Comunicação
A comunicação é um dos fatores mais importantes durante todo o processo do planejamento. Assessoras e noivos devem manter uma agenda para discutir valores, contratos e até mesmo certas mudanças que o casal resolve fazer ao longo da elaboração de seu casamento. A boa frequência de conversas e disponibilidade da profissional, traz mais calma e segurança durante esta grande empreitada.
Juliana Freitas sugere que os noivos devem perguntar “como será seu contato com sua coordenadora e qual o prazo de retorno dos e-mails, mensagens de whatsapp e ligações. Muitas empresas não retornam nem as ligações dos seus clientes e ficam dias sem retornar. Esteja ciente que terá os retornos ao tempo certo.”
Saiba quais são os 5 motivos para você investir numa assessoria de qualidade no seu casamento!
6. Mediação
Durante os dias que antecedem o casamento, noivos e familiares costumam ficar com os nervos à flor da pele, o que pode acabar acarretando desavenças entre os mesmos. Isto também acontece entre o casal e determinados fornecedores, por isso é importante que a assessora esteja sempre disponível e atenta, para colaborar com a solução de possíveis conflitos.
Veja Como eliminar o estresse pré casamento: descubra o que o coaching pode fazer por você!
7. Capacidade de gestão
A profissional é a principal encarregada de toda a gestão do planejamento, por isso, sua capacidade para administrar todos os detalhes se torna essencial. Outro ponto importante, é a capacidade de gerenciar o budget disponibilizado pelo casal, observando sempre suas prioridades.
Val Lima afirma que o “planejamento financeiro é uma necessidade que a assessora deve ajudar a cumprir.”
Aproveite e Aprenda como organizar as finanças do casamento: dica de especialistas
8. Organização
Nem é preciso mencionar que a capacidade de organização é um atributo fundamental, pois esta profissional terá que lidar não apenas com os noivos, mas também com convidados, familiares e fornecedores. Tudo deverá estar devidamente orquestrado para que se consiga atingir o sucesso em seu grande dia.
Maria Antônia comenta que “organização é um ponto chave! Sem isso nenhum planejamento funciona. A assessora deve ajudar o casal a organizar todos os aspectos do casamento e do momento de mudança que estão vivendo.”
9. Flexibilidade
Cada casamento é único, apresentando casais, cenários e fornecedores diferentes, e com isso, surgem situações das mais diversas, as quais pedem soluções de acordo com cada caso. A profissional deve possuir a habilidade e capacidade de se adaptar a toda e qualquer circunstância, utilizando de recursos que tragam sempre bons resultados.
10. Equipe
A assessoria envolve não apenas sua fada madrinha, mas toda uma equipe que deve estar apta a realizar seu trabalho com muito empenho e maestria. Imagine que estas pessoas serão as responsáveis por receber fornecedores, organizar a entrada dos padrinhos, recepcionar familiares e convidados em seu grande dia, além de outras atribuições.
“Busque saber como a empresa contrata a sua equipe e treina a mesma para atuar no seu dia mais importante. Muitas empresas contratam de ultima hora profissionais chamados “freelancer” sem executar treinamentos e seleções devidamente acompanhados pelo coordenador e profissional de eventos. O treinamento é extremamente importante.” Afirma Juliana Freitas.
Seguindo estas 10 dicas, ficará muito mais fácil acertar na escolha da assessora que os ajudará a transformar seus sonhos em realidade. Saiba mais sobre as atribuições desta profissional em Acredite: por trás de uma noiva tranquila SEMPRE tem uma excelente assessora!
Escolha os fornecedores que você quer contatar.
Não perca as últimas novidades para o seu casamento
Assine nossa newsletter
Comentários (2)
Deixe seu comentário