10 dicas perfeitas para um casamento econômico

10 dicas perfeitas para um casamento econômico. Foto: Paulo Herédia

Na verdade, todos estão cansados de saber que um casamento custa caro, mas podemos ajustar alguns itens, e fazer um casamento bom, bonito e barato, mas será que é mesmo possível combinar a palavra economia com casamento? A resposta é: sim, é possível! Por isso, aqui vão 10 dicas para você não sofrer muito com o orçamento do seu casamento:

1 – Convites

Escolha uma papel mais barato e nacional. Dica: sem vinco e sem monograma pode custar a metade do valor. Se escolher um convite do portfólio do fornecedor, não pagará o molde, a chamada “faca”. Compre uma fita bonita, ou um adorno para o seu convite em uma papelaria e peça para o fornecedor entregar os convites desmontados, assim você pode enfeitá-lo como quiser e pode ser mais barato.

Pesquise para ter convites de casamento mais baratos. Foto: Rafael Porto

2 – Lista de convidados

Convide apenas quem você gosta e gostaria de dividir este momento. Lembre-se quanto maior a lista, mais caro será o casamento.

3 – Buffet

Na hora de fechar o número de convidados com o buffet, pergunte qual a data limite para que você possa modificar o número de pessoas, pois aumentar o número de convidados sempre é possível, já diminuir não. Caso não consiga fazer um menu com carnes, saladas, massas e acompanhamentos, opte por um belo buffet de saladas e massas.

Boas opções no Rappanui gastronomia. Foto: Frederico Spagenberg e Adriano Diogo.

4 – Vestido de noiva

Por que não alugar um vestido de noiva? O segundo aluguel é sempre mais em conta! E não precisa ficar com medo que o vestido irá carregar as energias das pessoas que o utilizaram anteriormente! Pense e mentalize que agora é a sua energia. Outra dica: há muitos vestidos brancos em lojas, pense na possibilidade de comprar um vestido de festa, e complementá-lo com os adereços corretos, para virar um look completo de noiva .

5 – Traje do noivo

Algumas lojas oferecem o traje do noivo como cortesia quando os padrinhos alugam os trajes na mesma loja ou o noivo pode usar um belo terno que já tenha no guarda-roupa.

6 – Transporte para a chegada

Peça a um amigo com carro espaçoso e bonito para que seja o motorista do casal. Ele pode levar a noiva até o local da cerimônia e, depois, levar o casal para a festa. Mas nem pense em convidar um dos padrinhos ou os pais, eles precisam estar na Igreja antes da noiva.

7 – Cerimônia

Fuja das igrejas famosas. Realize a ceriôonia no mesmo local da recepção, fica mais em conta especialmente se você utilizar o mesmo salão. É só desmontar o altar que a festa pode começar. Já se optar por se casar na igreja, não gaste demais com a decoração e flores, escolha alguns arranjos, é possível fazer algo simples, mas com muito bom gosto.

Uma igreja grande pode ser mais cara para decorar. Foto: Rafael Porto
Um igreja mais simples e não tão conhecida pode ser tão bonita quanto uma mais famosa e mais barata. Foto: Rafael Porto

8 – Data do casamento

Meses de pico e caros ainda são maio, setembro e dezembro. Lembre-se: você pode conseguir descontos caso realize o casamento de domingo à sexta- feira.

9 – Lembrancinhas 

O bem casado pode ser uma boa opção. Enfeite com uma fita simples e escreva a data e o nome dos noivos em um papel. Simples e muito funcional.

Bem casados como lembrancinha de casamento econômica. Foto: Paulo Herédia

10 – DIY: Faça você mesma

Mão na massa em alguns itens da decoração, você pode fazer coisas do tipo: o porta guardanapo com uma fita de cetim, plaquinhas para a decoração ou o painel de recados. Lembre-se os detalhes fazem a diferença em um casamento.

DIY no seu casamento. Foto: Hugo Peres

Esperamos que essas dicas ajudem vocês a realizarem um casamento lindo e sem prejudicar o orçamento.


Ligia Pontes é quem comanda a empresa Ligia Pontes Assessoria de Eventos. Todos os mínimos detalhes são cuidadosamente planejados e executados de acordo com os desejos, os gostos e com orçamento de cada cliente. Formada em Hotelaria pela Florida International University, trabalhou no Hotel The Breakers em Palm Beach nos Estados Unidos e no Hotel Grand Hyatt São Paulo na área de Eventos. Também é autora do blog Love & Dreams.

Mais informação sobre

Comentários (13)

Ver mais comentários

Deixe seu comentário

Como escolher as flores perfeitas para a decoração do seu casamento? Conselhos MEGA úteis!
Como escolher as flores perfeitas para a decoração do seu casamento? Conselhos MEGA úteis!
Escolher as flores perfeitas para decorar um casamento não é tarefa fácil e pensando nisso, o Zankyou conversou com quem tem experiência e entende muito bem do assunto: a Perfect Flower.
As 8 melhores vinícolas para casamento do sul do Brasil: seu destination wedding ULTRA romântico!
As 8 melhores vinícolas para casamento do sul do Brasil: seu destination wedding ULTRA romântico!
Você já imaginou o seu casamento entre vinhedos e num castelo típico europeu do século XI? Se já, preste atenção na nossa seleção com as 8 melhores vinícolas para casamento do sul do Brasil. Se ainda não, esse é o momento de começar a imaginar...
Bolsas "clutches": perfeitas para compor o seu look de festa
Bolsas "clutches": perfeitas para compor o seu look de festa
Fazem a cabeça de madrinhas e convidadas as famosas bolsas "clutches"! São os acessórios diferenciados que compõem o look final tanto para convidadas, madrinhas e até mesmo para noivas.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações