Dificuldades em fechar a lista de convidados do casamento? Temos dicas preciosas que irão te ajudar!

Dificuldades em fechar a lista de convidados do casamento? Temos dicas preciosas que irão te ajudar!

Veja sete dicas que podem facilitar a vida dos noivos, tanto para fechar a lista de convidados de casamento quanto para lidar com alguma possível saia justa. li

  • Planejando o casamento
  • Conselhos
  • Convidados

Há quem diga que a lista de convidados de casamento pode virar uma verdadeira novela mexicana. Cada capítulo é um novo drama. Tem que cortar alguém daqui, tem sua mãe reclamando que você não vai convidar aquela tia de segundo grau, tem amigo que você faz durante o planejamento e você quer incluir, mas tem também o orçamento, que não é um saco sem fundo, e precisa ser controlado. Antes de tudo, saiba que no Zankyou você consegue criar sua lista de casamento sem estresse!

Mas ainda tem os amigos da escola, os da faculdade, os do trabalho, os amigos dos pais, os vizinhos… É algo que não tem fim. Como sabemos que não é tarefa fácil fechar a lista dos seus convidados de forma prática, reunimos algumas dicas para te ajudar neste desafio. Confira agora!

salvarlista de convidados do casamento
Foto: Alexandre Bozo

1. Qual o nível de proximidade?

Está em dúvida se convida ou não determinada pessoa? Faça as seguintes perguntas para si mesma: “Essa pessoa me ligou no meu último aniversário?”, “Eu a conheço há quanto tempo?”, “Será que ainda teremos contato daqui a cinco anos?”. Se as respostas forem, na maioria, “não”, “não sei” ou “talvez”, você já pode cogitar não incluir esse nome na lista.

A assessora e cerimonialista, Tatiana Mattos, comenta: “imaginem poder abrir o seu álbum de fotografias daqui a 10 anos e reconhecer essas pessoas, poder dizer para seus filhos que elas ainda fazem parte da sua vida. Isso é o que importa!”.

salvarTatiana MattosAgende uma hora com Tatiana Mattos
Assessoria: Tatiana Mattos | Foto: Allados Studio

2. Como filtrar?

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Como, na maioria das vezes, não se pode convidar todos que queremos, a assessora e cerimonialista, Rose Ogata, aponta algumas características ou círculos sociais que podem ser cortados da sua lista. “Amigos e parentes que não se tem contato há mais de dois anos, colegas de trabalho que não sejam próximos, pessoal da academia, amigos novos, são alguns exemplos que podem ser retirados com menos preocupação, afirma ela.

Mais dicas aqui: Como fazer a felicidade dos seus convidados: 15 mandamentos super eficazes!

salvarRose Ogata Agende uma hora com Rose Ogata
Foto/Divulgação Rose Ogata

3. Coloque todos os nomes, depois comece a cortar

Essa é uma boa sugestão. A primeira lista que vocês fizerem, coloquem todos as pessoas que vierem a cabeça e que faça algum sentido convidar. Depois, comecem a cortar aos poucos (ou tudo de uma vez só, para os mais impiedosos!) até chegar em um número que os dois entendam como o ideal. Aqui é hora de não ter pena e de lembrar que cada convidado tem um custo global dentro do casamento.

O que você acha? Polêmica sobre crianças em casamentos: vetá-las ou não de sua lista de convidados de casamento?

salvarlista de convidados do casamento
Foto: V Rebel Fotografia

4. Não esqueça os mais próximos

Esse é um erro recorrente dos noivos, segundo Rose Ogata: “Muitas vezes eles se esquecem de colocar na lista (a mesma que será considerada pelo buffet) os nomes dos pais, irmãos, padrinhos, filhos dos padrinhos, parentes próximos e amigos de muito contato e de longa data”. Isso significa que, por um descuido bobo, vocês podem estourar o orçamento do casamento.

Como agradecer a presença dos seus convidados?

salvarlista de convidados do casamento
Foto: Lenine Serejo Fotografia

5. Lista reserva

Outra dica boa! “Faça uma lista extra com nomes que foram cortados da principal. Caso algum convidado não consiga ir e avise com antecedência, dá para fazer as trocas dentro de um período razoável, como 20 a 25 dias antes do casamento”, comentou Tatiana Mattos.

salvarlista de convidados do casamento
Foto: Stevez Produções

6. Um bem-casado como lembrança

Essa é uma saída elegante e educada para aqueles casos em que a pessoa é relativamente próxima, mas não será convidada. “Em um emprego novo, ou mesmo antigo, mas que tem pessoas que você vê diariamente, sempre digo para levarem um bem-casado para os que ficaram de fora. É uma forma de mostrar que, mesmo não podendo convidá-la, você lembrou dessa pessoa”, disse Mattos.

As 10 coisas que os convidados mais RECLAMAM nos casamentos: não deixe que isso aconteça no seu!

salvarlista de convidados do casamento
Foto: Stevez Produções

7. Lembre-se que é um momento íntimo

Acima de tudo, não se esqueçam que esse é um dos momentos mais importantes das suas vidas, algo íntimo e muito especial, que merece ser divido com pessoas igualmente especiais. Não há sensação melhor do que estar lá na hora, olhar ao redor e ver só pessoas queridas e que estão felizes pela felicidade de vocês. Portanto, muito carinho com essa escolha!

salvarlista de convidados do casamento
Foto: Lenine Serejo Fotografia

Lista fechada? Agora já podemos ir para a próxima etapa: decidir o estilo e layout do convite de casamento. Veja alguas ideias aqui: Como será o seu convite de casamento? Dicas de uma especialista para acertar na escolha

Gostou do artigo? Veja também o que o portal Zankyou tem pra te oferecer para criar e organizar sua lista de casamento.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Lenine Serejo Fotografia Fotógrafos para casamentos
Alexandre Bozo Fotojornalismo Fotógrafos para casamentos
Rose Ogata Assessoria de Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
Stevez Produções Fotógrafos para casamentos
Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial Assessoria casamentos e cerimonial
V Rebel Filmes Filmagem para Casamentos