DR de casal: palavras e expressões que JAMAIS devem ser ditas!

DR de casal: palavras e expressões que JAMAIS devem ser ditas!

Antes de falar alguma coisa da qual vá se arrepender depois, pense duas vezes, respire fundo e não transforme uma simples discussão em algo muito mais grave.

DR de casal: palavras e expressões que JAMAIS devem ser ditas!
Foto: Dean Drobot
  • Vida a dois
  • Conselhos
  • International
  • Casal

Nem você, nem ele, nem ela, nem o resto do mundo está salvo de enfrentar uma grande discussão numa relação a dois. Se você é diplomática e simpática, maravilha! Mas há casos em que você não está tão convencida disto, não é? Para situações como essas, não perca a cabeça. Use e abuse desse dicionário – que te dará uma mãozinha na resolução dos seus conflitos amorosos – contendo algumas frases e expressões que não devem ser ditas ao parceiro durante uma discussão, caso você queira manter uma relação duradoura e saudável.

Veja aqui 10 segredos que farão de vocês um casal ainda mais feliz!

“Você deveria”

Quem você pensa que é? Não é nem professora, nem mãe, muito menos juíza. Se quer aconselhar, utilize outras palavras que conquistem a confiança do seu parceiro, mostrando que quer ajuda-lo sem reprovações. Usando esta palavra em um contexto inadequado, atacamos e, ao invés de melhorar, minamos a relação. Em uma situação problema, o “você deveria” é uma expressão covarde, pois coloca no outro a inteira responsabilidade da discussão. E, no final, a culpa pode ter sido sua também.

“Não me entende”

Proferido para finalizar uma discussão covardemente. Mais que concluir, o que essa frase provoca é um buraco nos sentimentos do seu parceiro. Como uma bola de demolição, o teu orgulho e egocentrismo te colocaram em uma posição de vítima diante da imagem bacana que foi construída por todo o tempo juntos. Depois de já haver escutado e compreendido suas histórias, de ter criado uma conexão como ninguém antes criou; depois de toda caminhada pela sua intrincada personalidade e de haver conquistado sua confiança; depois de te conhecer, provavelmente melhor que você mesma, vem você empenhada em se fazer de vítima e sair ganhando a discussão. Agindo assim, sem se dar conta, você já terá perdido esse jogo.

salvarbriga de casal
Foto: nd3000 via Shutterstock

“Faça o que você quiser”

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Você se recorda quando sua mãe te falava essa frase? E se, por acaso, você chegou a fazer o que estava com vontade na hora – e que, supostamente, não era permitido pela legislação vigente na casa – a sensação imediata foi de estar traindo não só sua mãe, mas toda uma geração de antepassados. Depois disso, já poderia esperar uma semana de frases curtas, olhares frios e um comportamento não muito amigável por parte de sua mãe.

Numa relação a dois, essa frase significa “não faça sob nenhuma hipótese, caso ainda queira olhar na minha cara”. Se você procura uma relação sem opressão, é melhor economizar nessas palavras, principalmente porque elas costumam sair em momentos de tensão extrema. Para que brincar com fogo, não é mesmo?

Casais que NÃO brigam não são mais felizes: 7 razões que comprovam a teoria!

salvarsilêncio
Foto: Katie Tegtmeyer via Flickr

“Você sabe”

Se você tem a certeza de que está com a razão, não é necessário que mostre isso ao seu companheiro de forma humilhante. Ele pode perceber a sua postura equivocada se você discute de forma mais esquentada. Como parte integrante desse casal, é função sua esclarecer as coisas da melhor forma possível.

“Deixe pra lá”

Esta é outra forma covarde de se distanciar de um problema. Talvez porque você tenha se equivocado e agora já não sabe mais como sair desse beco sem saída em que se colocou. Nestes casos, só há uma solução: volte duas casas e tente outro caminho. “Deixe pra lá” é doloroso e insulta a inteligência do outro, quando o acusa de não o entender ou não entender as coisas da vida. É possível que ele entenda, inclusive melhor que você, por isso é que você quer “deixar pra lá”.

Casais felizes compartilham alguns hábitos em comum. Saiba quais os 10 hábitos DIÁRIOS de casais felizes!

salvarFoto: marinavasconcellos.com.br
Foto: Marina Vasconcellos

“Você é…”

Experimente concluir essa frase: “Você é um amor”, “É a melhor pessoa que já conheci”… Bom, mas e em uma discussão? O “você é…”, normalmente, vem seguido de uma palavra cruel e dolorosa que atormentará seu parceiro por um bom tempo. Não julgue gratuitamente. Ninguém gosta que seus defeitos sejam escancarados assim, principalmente por alguém que ele tanto ama. Guarde sua língua ferina e deixe o “você é…” para os momentos ternos.

“Eu avisei”

Usar essas duas palavras juntas é posar de superior e fazer alarde para algo que já não tem mais solução. Essa frase tem o poder de fazer o outro se sentir mal instantaneamente e, o que é pior, provoca um sentimento de raiva enorme. Se quiser cortar o mal pela raiz, por favor, deixe-a de lado.

salvarFoto: Pexels Photo - Trinity Kubassek
Foto: Pexels Photo – Trinity Kubassek

Você me lembra…

Quem? Provavelmente não será o Brad Pitt ou a Scarlett Johansson, mas sim a sua mãe, o seu pai, ou irmão. Quem sabe um bebê? Ou um ditador? Certamente não será uma comparação positiva. Essas comparações nunca são uma boa ideia. Quando você compara, a pessoa criticada perde seu brilho e deixa de ser única, nem que seja por um instante. Saiba discutir sem precisar rebaixar o outro com um comentário inapropriado destes.

Cale-se

Uma palavra imperativa, agressiva e que em nenhum contexto expressa algo diferente disto. Um conselho? Retire-se do ambiente, respire profundamente e retome o respeito pelo outro. Você não tem o direito de mandar ninguém se calar, muito menos quem você mais ama na vida. Além disso, falar assim pode gerar uma resposta tão mal educada quanto, pois muitos não se sujeitam a ordens como essa. E nesse momento, tudo o que você menos quer é colocar mais lenha na fogueira, certo?

Saiba como aumentar a sua autoestima e a do seu amor em 7 hábitos cotidianos!

salvarFoto: Pexels Photo - Unsplash
Foto: Pexels Photo – Unsplash

Parabéns! Você ganhou um ponto no quesito “DR”! Não que isso seja um jogo em que um ganha e outro perde, pois se essas dicas te ajudarem a discutir sem causar danos maiores à relação, todos saem ganhando. Principalmente quando o motivo é algo que não merece todo esse desgaste, certo? Aproveite que 2017 começou e veja como tornar sua relação muito mais sólida e duradoura aqui: Ano Novo, Vida Nova: 6 promessas de casais felizes para esperar 2017!

*Post publicado em 11/02/2017. Post republicado em 05/07/2019.

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!