Dúvidas que toda noiva deve ter - vestido de noiva

Dúvidas de noivas. Foto: Mel Boutique, Tainan Basile

A busca pelo vestido de noiva perfeito não é uma tarefa simples. Até decidir pelo modelo final, você poderá mudar de ideia algumas vezes… Algumas noivas acabam ficando muito confusas com tanta variedade. Comprar o vestido pronto ou mandar fazer um vestido de noiva único? Mas fique tranquila, a escolha e as provas do seu vestido de noiva devem ser um momento único e especial.

A nossa guestblogger Marcela Redígolo listou algumas das perguntas mais frequentes que devem ser feitas pelas noivas no momento da escolha do vestido e do fechamento do contrato:

1- Quanto tempo demora para o vestido de noiva ficar pronto?

Varia de fornecedor para fornecedor, a maioria dos estabelecimentos pedem um prazo de 3 meses, que é o suficiente para decidir o modelo do vestido e fazer todas as provas com tranquilidade. Alguns estilistas podem pedir um prazo maior. E se o seu vestido vier de fora do país, no caso de lojas importadoras de vestidos, esse prazo pode se estender para 7 meses ou mais. Portanto, programe-se e não deixe para última hora! Antecedência nesse caso nunca é demais!

As provas do seu vestido de noiva devem ser um momento único e especial. Foto: Franscisco Osorio via Flicker

2- A empresa faz a entrega para outra cidade ou é necessário ir buscar?

É sempre indicado você ir até a loja buscar o seu vestidos e fazer os ajustes necessários até que fique perfeito em seu corpo. Comprar sem provar pode ser arriscado, pois cada vestido tem a sua forma de confecção e pode ser difícil para uma costureira que não conheça a confecção do vestido fazer os ajustes necessários, além disso, ela deve ter grande experiência com vestidos de noiva.

Foto: Andrea Paccini

3- Caso o vestido de noiva já tenha sido retirado da loja e no dia da festa acontecer um imprevisto (o zíper estourou, o forro rasgou, etc), a loja dará suporte?

Essa é uma pergunta extremamente importante de ser feita, pois cada estabelecimento possui uma regra. Já pensou se quando estiver se arrumando o zíper estourar? Certifique-se de que está tudo OK com o vestido em sua última prova, e leve agulha e linha branca junto com você para o caso de uma emergência.

Certifique-se de que está tudo OK com o vestido em sua última prova. Foto: Oferico via Ficker

4- Todas as alterações feitas estão inclusas no preço do vestido?

Faça questão de colocar no contrato todas as modificações que quer fazer no caso de alugar ou comprar o vestido pronto. Entende-se por modificações: a diminuição ou ampliação da calda, aplicar ou retirar bordados, mudança no decote e nas mangas. Alguns fornecedores não permitem modificações, outros cobram um valor a parte para cada modificação desejada.

5- Caso a costureira cometa algum erro ou faça algo que não havia sido pedido, a loja arca com a responsabilidade?

Todo estabelecimento deve arcar com essa responsabilidade, e deve entregar o seu vestido como consta no contrato.

6- Se de última hora a noiva quiser fazer um modelo de vestido diferente daquele que havia decidido: com quanto tempo de antecedência ela deve avisar para que as mudanças sejam aceitas e entregues dentro do prazo?

Algumas lojas prét a porter autorizam a mudança de modelo de vestido após o fechamento do contrato, porém outras não, especialmente quando o vestido é sob medida. Portanto esteja segura da sua escolha!


Marcela Redígolo é consultora de imagem e  designer de moda. Trabalha com noivas há 3 anos, e já trabalhou para a grife espanhola Pronovias. Apaixonada por casamento tenta dividir seu tempo com o blog Para o seu Casamento, onde dá dicas e inspirações sobre o mundo do casamento.

Mais informação sobre

Comentários (2)

Deixe seu comentário

9 "segredinhos" que toda noiva deve contar às suas madrinhas antes do casamento!
9 "segredinhos" que toda noiva deve contar às suas madrinhas antes do casamento!
Fique atenta aos cuidados que você deve ter nos preparativos do casamento e veja os 9 "segredinhos" que toda noiva deve dizer às suas madrinhas antes do casamento!
10 coisas FUNDAMENTAIS que toda mulher deve fazer antes de casar!
10 coisas FUNDAMENTAIS que toda mulher deve fazer antes de casar!
Aventure-se! Por mais feliz e segura que você esteja com a expectativa do seu grande dia, seguramente terá algo da nossa lista que você ainda não fez.
Foto:Thay Rabello Fotografia
33 conselhos de mãe que toda filha deve ouvir antes de casar: não falham!
Como mãe só tem uma e casamento também, ao menos em teoria, os conselhos de uma mãe são muito importantes nesse dia.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações