É normal surgir dúvidas antes do casamento?

Las dudas antes de la boda son un proceso habiitual, producto del estrés. Foto: Flavia Soares
É normal surgir dúvidas antes do casamento? Foto: Flavia Soares

As últimas semanas (ou até meses) antes do dia do casamento pode ser um pesadelo. Por um lado, temos os preparativos de última hora, as coisas que não saem como planejado, as lutas contra o orçamento. Além disso, neste estado de nervos pode fazer você ficar com raiva, fazendo até mesmo com que discuta com o seu futuro marido por pequenos detalhes.

Tudo isso pode fazer  que você  dias antes da cerimônia se pergunte se está pronta para dar este passo, se é o momento certo, se você realmente está fazendo a coisa certa. Essas questões podem fazer você se sentir culpada ou até pensar que você é uma má pessoa por ter dúvidas justamente agora.

A primeira coisa é se acalmar: estas questões são completamente normais e continuarão (ou até mesmo aumentarão) quando o dia se aproxima. A ansiedade sobre o casamento, que afeta a todos nós, quando fazemos mudanças em nossas vidas, é a causa dessas dúvidas e perguntas, então a primeira coisa que você deve fazer é banir essa culpa.

É normal surgir dúvidas antes do casamento? Foto: 35mm fotografas

Uma vez que você parou de se sentir culpada, você deve ter o cuidado de reduzir a ansiedade. Para fazer isso, iremos te dar algumas dicas que podem ajudar:

1. Pensa positivo

Aprenda a não se deixar levar por pensamentos negativos, como “tudo vai ser um desastre”, “tudo vai dar errado”, “eu não estou pronta para isso”. Estes pensamentos só aumentam sua ansiedade e vão fazer você se sentir pior. Uma maneira de impedí-los é dizer em voz alta, para que toda esta negatividade vá embora de seus pensamentos.

2. Analise seus medos

Se os seus medos e preocupações não deixam você calma, um bom caminho é analisá-los de forma racional. Aponte todos os seus medos em um papel e depois vá meditando em cada um deles. Marcando o grau de certeza, de 0 a 100, que você acha que tem. Você vai ver que a maioria dos seus medos têm uma probabilidade muito baixa de acontecer.

3. Desconecta

Sabemos que você está muito ocupada com os preparativos e dificilmente poderia parar um segundo, mas, se você não ficar desconectada do tempo ao tempo, seu nível de ansiedade vai continuar a subir, reduzindo a sua atenção e fazendo você se sentir cansada. Planeje várias vezes durante a semana para fazer qualquer coisa que não tem nada a ver com o casamento, como andar de bicicleta, ir à academia ou spa, sair com as amigas.

4. Delega

É normal querer estar ciente de todos os detalhes, mas há momentos em que temos de considerar que não somos super-mulheres, com poderes ilimitados. Peça a ajuda de seu parceiro, sua família, seus amigos, e delegue tarefas à eles!

5. Cuidados 

Não importa o quão ocupada você esteja, não se esqueça que a pessoa mais importante na sua vida é você. Você deve ser a pessoa que cuida de si mesma. Por isso, é importante que você poupe algum tempo para si mesma, para fazer coisas que você gosta e fazer você se sentir bem, ou tratar-se ocasionalmente. Você merece.

6. Divida suas preocupações

Não tente passar por tudo isso sozinha. Somos humanos e precisamos de ajuda dos demais. Converse com algum familiar ou amiga, divida suas angústias, peça conselhos, tire suas dúvidas com pessoas mais experientes. Qualquer esforço te ajudará.

7. Busca momentos para os dois

Perceba se o seu noivo também está sobrecarregado e tem as mesmas dúvidas e medos que você. É altamente recomendado que vocês procurem momentos para se desligarem  dos preparativos juntos. Tentem não falar sobre o tema pelo menos um final de semana. Isso será saudável aos dois. Planejem um fim de semana romântico, vão jantar no restaurante favorito de vocês, um passeio no parque, nas montanhas, na praia. Mas lembre-se: está proibido falar sobre o casamento! Pelo menos por 2 dias!

Com essas dicas, sem dúvida, logo entenderá que: ” sim, você é uma noiva normal, como todas as noivas”.


Autora convidada: Gemma Herrero
Psicóloga e especialista em como melhorar a baixa auto estima

 

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Assessores de casamento em São Paulo super requisitados: mais que anjos da guarda!
Assessores de casamento em São Paulo super requisitados: mais que anjos da guarda!
Com a ajuda de um destes excelentes profissionais, você vai poder curtir seu casamento sem se preocupar com mais na...
Qual será o estilo do seu casamento? Faça o QUIZ e descubra!
Qual será o estilo do seu casamento? Faça o QUIZ e descubra!
Você vai casar e ainda não sabe se vai optar por uma festa boho-chic, clássica, vintage, rústica ou mega moderna? C...
Foto: Amanda Costa.  Divulgação / Dona Amélie
Por que fazer uma identidade visual personalizada e exclusiva para o seu casamento?
Seu convite de casamento pode dizer muito mais sobre os noivos do que você imagina. Mas é possível imprimir seus go...
Foto: Javier Berenguer
16 coisas que são esquecidas, até pelas noivas mais organizadas!
Entre tanta coisa para pensar, às vezes alguns detalhes passam desapercebidos e devem ser resolvidos no último minuto. Tranquila, estamos aqui para antecipar os problemas para que não sejam problemas, e sim, "detalhes".
As últimas tendências lindas e de sucesso comprovado nos casamentos!
As últimas tendências lindas e de sucesso comprovado nos casamentos!
Algumas tendências certamente você já conhece, mas quem sabe outras, ainda não. Preste atenção em cada detalhe e organize o seu casamento dentro do estilo que mais combina com você!
Comidinhas de boteco requintadas no seu casamento: unanimidade entre os convidados!
Comidinhas de boteco requintadas no seu casamento: unanimidade entre os convidados!
A comida de boteco ganhou status de comidinha chique e vem marcando cada vez mais presença em casamentos descontraídos e divertidos. Descubra como você pode lançar mão desse cardápio com um toque de sofisticação!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Você trabalha no mundo dos casamentos?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações