Como escolher as fotos para um álbum de casamento lindo e atemporal?

Na volta da lua de mel vem aquela ansiedade para receber as tão esperadas fotos do casamento. O que muitos noivos nem imaginam é que com elas vem uma difícil tarefa e um grande dilema: escolher algumas fotos entre tantas imagens lindas do grande dia de vocês!

Conversamos com a fotógrafa de casamentos Tatiana Angotti, um dos segredos para facilitar a tarefa é não deixar passar muito tempo para que o álbum seja feito ainda com a vibe do casamento:

A indecisão às vezes faz com que alguns acabem adiando por meses ou anos a escolha das fotos. O fotógrafo deve facilitar o trabalho dos noivos, fazer uma boa edição, entregar imagens únicas e evitar imagens muito repetidas e em grandes quantidades, coisas que só dificultam o processo de escolha”.  

Saiba mais sobre “Tatiana Angotti ”
Foto: Tatiana Angotti

“Considero o fato de conhecer os noivos, ter estado no local e ter sentido o clima e a emoção pessoalmente, aspectos importantes para o álbum ter a ‘cara’ deles”. Por isso, Tatiana Angotti faz questão de participar ativamente em todo o fluxo de trabalho, da cobertura fotográfica, ao tratamento de imagens e à diagramação dos álbuns.

Saiba mais sobre “Tatiana Angotti ”
Foto: Tatiana Angotti

A fotografa se especializou em mini e destination weddings e já fotografou casamentos em vários estados do Brasil e em outros países, como Estados Unidos, Argentina e Indonésia.

Já ficou entre os Top 10 no Wedding Best O Álbum 2014 e entre os Top 30 no Wedding Best O Álbum 2015, um dos prêmios com mais prestígio da fotografia de casamento nacional.

Sendo assim, quem melhor para nos dar dicas de como ter um álbum de casamento perfeito do que a própria Tatiana? São ótimas dicas para te ajudar na missão de fazer um álbum atemporal e lindo! Confira!

Saiba mais sobre “Tatiana Angotti ”
Foto: Tatiana Angotti

1. Sejam objetivos!

Tenha em mente a finalidade de um álbum de casamento: manter viva a memória do momento único que é a união de duas pessoas, de duas famílias. Então, para que vocês possam abrí-lo em 5, 10, 20 anos, sem medo de achá-lo ultrapassado, o álbum tem que ter um layout atemporal.

Outro dos principais erros na hora da escolha das fotos é querer agradar todo mundo, mas Tatiana relembra: “o álbum é de casamento e o foco são os noivos, portanto resistam à tentação de colocar todo mundo no álbum”.

Uma dica legal para ficar bem com seus convidados é  selecionar as fotos de quem vocês querem prestigiar, mas que não precisam estar no álbum, revelá-las e enviar acompanhadas de cartinhas de agradecimento.

Saiba mais sobre “Tatiana Angotti ”
Foto: Tatiana Angotti
Saiba mais sobre “Tatiana Angotti ”
Foto: Tatiana Angotti

Para os noivos que amam imagens impressas e não querem descartar nenhuma, Tatiana Angotti faz, além do álbum, uma bela caixa no mesmo estilo, contendo todas as fotos impressas individualmente em tamanho padrão (10×15 ou no máximo 13×18), com passepartout. Resolve bem o problema, não?

Outra dica legal é separar as fotos em etapa e fazer cada etapa em dias diferentes, além de ser menos cansativo, seu critério vai ficar mais aguçado. Sempre comece pelas que você não quer, é mais fácil descartar o que não gosta em um primeiro momento e depois de um grupo menor, selecionar as preferidas.

2. Fotos imprescindíveis 

Acima de tudo, as fotos do álbum devem ser aquelas que têm um significado especial para os noivos. A partir dessa primeira seleção dos noivos, o trabalho do fotógrafo é organizá-las de uma forma hierárquica (quais fotos devem vir primeiro ou quais devem aparecer maiores, por exemplo), em um layout harmonioso e limpo para contar a narrativa do casamento.

Saiba mais sobre “Tatiana Angotti ”
Foto: Tatiana Angotti

Não podem faltar fotos que mostrem a emoção nem fotos que situem o leitor no local; fotos com os pais e irmãos e, no mínimo, mais uma foto do casal um pouco mais posada, mais construída. Aquela foto que você quer colocar no porta-retrato pra todo mundo ver, não pode faltar!

Saiba mais sobre “Tatiana Angotti ”
Foto: Tatiana Angotti

E quais são as fotos que não precisam necessariamente estarem no álbum?

Fotos durante o making-of, só de maquiagem, que não tem interação entre pessoas ou movimento e também fotos que acontecem em todas as cerimônias (porque todo mundo já sabe que o que e como acontece, sem surpresas), como assinar o livro de registros, ou os cumprimentos com os padrinhos e amigos. Fotos de todos os convidados e de muitos detalhes da decoração, também podem ficar monótonas no álbum. Uma boa opção é colocá-las como miniaturas na página.

Saiba mais sobre “Tatiana Angotti ”
Foto: Tatiana Angotti
Saiba mais sobre “Tatiana Angotti”
Foto: Tatiana Angotti

3. Detalhes técnicos importantes 

O álbum deve ter, em média, uma quantidade de imagens duas vezes o número de suas páginas. O layout tem que direcionar a visão do leitor para as imagens, portanto as páginas devem ser limpas, sem texturas, cores ou objetos que desviem a atenção das fotos.

Saiba mais sobre “Tatiana Angotti ”
Foto: Tatiana Angotti

Uma regra de ouro para álbuns de casamento é sempre fazê-los com abertura de 180 graus, para que se possa estampar uma foto ampliada em duas páginas abertas, a diagramação preferida de Tatiana“todos os meus álbuns tem obrigatoriamente essas fotos, geralmente uma com a visão geral do ambiente; uma dos noivos e uma de grupo, que pode ser família, amigos ou padrinhos”.

Saiba mais sobre “Tatiana Angotti”
Foto: Tatiana Angotti

Tatiana Angotti gosta de fazer muitas páginas com espaço livre. O espaço em branco é um dos maiores aliados do diagramador para destacar uma foto. Ela também não mistura fotos em preto e branco e fotos coloridas numa mesma página e procura sempre manter a uniformidade nas cores e luzes das fotos de uma mesma lâmina.

Para garantir a atemporalidade do álbum, Tatiana evita o uso de tratamento que deixem as fotos datadas, com cara de uma época específica, pois a tecnologia muda muito rapidamente e o que é moda hoje estará ultrapassado em pouco tempo.

Saiba mais sobre “Tatiana Angotti”
Foto: Tatiana Angotti

Não esquecendo que a parte fundamental para ter um álbum de casamento perfeito é encontrar o fotógrafo perfeito para você!

Alguém como Tatiana Angotti que se envolve, se emociona e conhece a fundo cada história de amor que ela retrata é um ótimo começo! Como ela mesma diz: “isso ocupa mais do meu tempo e, tenho que aceitar menos trabalhos, mas o valor que isso agrega ao produto final não tem preço!”

Aproveite e peça um orçamento para Tatiana Angotti por meio do seu perfil no guia do Zankyou!

Conheça mais sobre seu trabalho no site da fotógrafa e veja quanta inspiração para seu grande dia ser ainda mais lindo e especial!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Comentários (1)

Deixe seu comentário

A elegância atemporal de uma noiva Chanel
A elegância atemporal de uma noiva Chanel
Um vestido de noiva Chanel é a referência da elegância atemporal. Vamos fazer uma retrospetiva dos vestidos mais icônicos da Chanel das coleções "ready to wear" e Haute Couture de 20o6 a 2014.
Tule aparente no vestido de noiva: look romântico e atemporal
Tule aparente no vestido de noiva: look romântico e atemporal
Queridinho das noivas, o tule é escolha certa da maioria das mulheres que vão subir ao altar. Geralmente o tecido é usado para dar volume ao vestido e garantir o "efeito princesa", mas de uns tempos pra cá tem virado protagonista nos modelos bridal.
Especialistas em maquiagem de noiva dão dicas valiosas e tiram todas suas dúvidas!
Especialistas em maquiagem de noiva dão dicas valiosas e tiram todas suas dúvidas!
Saiba quais são os truques para estar belíssima para o seu grande dia, com maquiadores renomados, expert em noivas, mães de noivas, madrinhas e convidadas.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações