Eu só quero chocolate: 7 dicas para controlar o vício se você é uma noiva chocólatra

É o ano do seu casamento e a ansiedade chegou esmurrando a porta? Sabemos exatamente como é. Ontem você dormia tranquila e agora passar uma noite toda em claro com os pensamentos do grande dia, parece mais comum do que você poderia imaginar.

Mas, se além de roubar seu sono, a ansiedade na véspera do casamento te faz desejar comer uma barra de chocolate para ver se tudo volta ao seu lugar? Você não está sozinha nessa! Quem já se viu nessa situação, sabe bem do que estamos falando. Por isso, o post de hoje traz 7 dicas para controlar o vício se você é uma noiva chocólatra.  Elas podem te ajudar nesse momento de ansiedade “mega-ultra-blaster” potente.

Leia também a matéria Noivas na Medida: 16 hábitos saudáveis para noivos que querem emagrecer juntos!

chocolatra
Foto: Pixabay

1. Movimente-se

A primeira dica é SE EXERCITE! Quando a gente se movimenta e coloca o corpo para suar, aumentam os nossos níveis de serotonina e em alguns casos, endorfina também. Isso nos traz uma sensação de bem estar, bom humor e relaxamento após o treino, sendo extremamente benéfico para quem tem ansiedade e depressão. Bastam 30 minutos por dia, pelo menos 5x por semana, e isso pode ajudar (e muito!) a controlar a ansiedade e o desejo de atacar o chocolate nesse momento, pois a sua sensação de prazer já estará acontecendo.

2. Evite o excesso de carboidratos

Comer  alimentos ricos em carboidrato, como pães e massas, libera insulina no sangue. Esse hormônio ativa a região cerebral responsável pela sensação de fome, aumentando o apetite e consequentemente te deixando mais propensa a ter vontade de atacar um docinho. Opte por alimentos mais proteicos e por fibras e frutas, que prolongam a sensação de saciedade no corpo.

Águas aromatizadas: uma opção saudável e LINDA para o seu casamento e seu dia a dia!

3. Prove receitas novas

Aprenda receitas novas capazes de substituiro chocolate. Sim, é possível! Você não precisa substituir o seu querido chocolate por algo menos saboroso e sim, dar uma chance ao seu paladar de provar receitinhas mais saudáveis que possam agradar o seu paladar. Uma opção é a alfarroba que parece muito com chocolate e tem um tamanho perfeito pra um snack ou sobremesa. Um outro grande exemplo é a crepioca de cacau com recheio de creme de avelã (sem glúten e sem lactose). Para fazer, você vai precisar de:

Para a crepioca:

  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa cheia de farinha de tapioca
  • 1 colher de sopa de farinha de amaranto
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de chá de açúcar de coco ( ou mascavo )

Em um recipiente, coloque o ovo inteiro, bata com um garfo ou fouet, adicione a farinha de tapioca, e batendo sempre, um a um,  os demais ingredientes. Unte uma frigideira com azeite, aqueça bem, despeje o conteúdo e cozinhe em fogo baixo. Vire quando já cozido de um lado e deixe cozinhar o outro lado.

Para o recheio:

  • 1 xícara de avelãs torradas;
  • 8 colheres de sopa (rasas) de cacau 100%;
  • 1 pitadinha de sal;
  • 2 colheres de sopa de agave (se não tiver pode substituir por melado);
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha;
  • 1 colher e meia de óleo de coco.

Processe as avelãs já torradas até que fiquem bem moídas, adicione o cacau, uma pitadinha de sal, o adoçante que você preferir e o extrato de baunilha e continue processando. Coloque agora o óleo de coco e mexa até dar o ponto. Se você quiser ela um pouco mais “crocante“, pode parar por aqui, se não, siga processando até ficar com o creme “macio”. Se você ainda achar o creme muito grosso, pode adicionar uma ou duas colheres de água. Coloque o recheio (creme de avelã) na crepioca, dobre, deixe o recheio aquecer um pouco, desligue o fogo. Transfira para o prato e delicie-se!

Você é muito ansiosa? Qual é o seu signo? Para cada signo de noiva, um stress diferente: qual é o seu?

trufa de alfarroba fit de ana foster
Trufa de Alfarroba da linha FIT de Ana Foster – Foto: divulgação

4. Relaxe

Fazer uma sessão de massagem também podem ajudar a aliviar o estresse antes do casamento. Mas se estiver com o orçamento apertado, a dica é fazer uma tarde de beleza e montar seu spa caseiro com as madrinhas e família. Sempre sai uma grande festa e é super divertido para distrair a cabeça e relaxar o corpo. Caso não seja muito sua praia, tente fazer alguma atividade que te relaxa, como um passeio, ler um livro ou simplesmente alguma técnica de respiração ou meditação. Ajuda mesmo!

5. Confie no Planejamento

Se tudo está saindo como esperado nos preparativos, não há motivo para nervosismo. Você contratou os melhores profissionais e sua cerimonialista ou assessora esta cuidando de tudo, certo? Então tente não pensar em possíveis imprevistos e sempre que pensamentos negativos vierem à sua mente, busque fazer algo para se distrair: ouça sua música preferida, ligue para alguém, saia de casa. Lembre-se que o casamento é motivo de festa e celebração e, portanto, não vale a pena se desgastar e nem perder o foco no pensamento positivo.

Juli Etta
Foto: Juli Etta

6. Devagar e sempre

Comer devagar, mastigando bastante os alimentos, também contribui para que o seu corpo se sinta satisfeito e esqueça qualquer vontade de comer doces. Beber líquidos também causam essa saciedade e pode ser uma boa estratégia para os intervalos das refeições.

7. O que os olhos não veem, o coração não sente

O simples fato de ter um doce bem gostoso ao alcance do olhar já é suficiente para despertar no organismo o desejo pela guloseima. Por isso, manter os doces do casamento ou do chá longe do seu campo de visão — ou simplesmente não tê-los em casa — pode ser uma boa ideia para evitar o ataque de ansiedade para as viciadas em chocolate.

Bom, espero que as dicas te ajudem a passar por esse momento de ansiedade da melhor forma possível, pois compartilhei tudo que sempre faço e compartilho para as Noivas do Noivas na Medida. Se eu não mencionei algum truque que você está usando para diminuir a compulsão por chocolate, me conte aqui nos comentários, pois eu vou adorar saber. E se você está pensando em fazer exercício, mas não sabe como começar, leia  o miniguia para aprender a correr em 8 semanas: noivas na medida!

* Post publicado em 09/03/2017. Post republicado em 19/07/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Foto:Thay Rabello Fotografia
33 conselhos de mãe que toda filha deve ouvir antes de casar: não falham!
Como mãe só tem uma e casamento também, ao menos em teoria, os conselhos de uma mãe são muito importantes nesse dia.
Por que eu quero me casar com você? Por essas 50 razões!
Por que eu quero me casar com você? Por essas 50 razões!
A pergunta é: "Quais são as razões pelas quais eu quero casar com você?" Tente responder e veja se as suas respostas coincidem com as nossas!
Foto: Andrey Popov
7 dicas para os recém-casados organizarem as suas finanças: a 3 é infalível!
Os recém-casados chegam na casa nova cheios de ilusão com a nova vida e depois de 30 dias começam a receber as primeiras contas... Como se organizar e não se desesperar? Confira aqui!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações