Feliz Dia do Orgulho Gay!

Feliz Dia do Orgulho Gay!

Por que a comunidade LGTB+ merece um dia especial? O zankyou tem orgulho de te contar cada detalhe desse dia comemorado em todo o mundo!

  • Atualidade
  • Editor-choice
  • International
  • Homossexual
  • Amor
  • Casal

No Zankyou, somos a favor do amor. E o amor significa dar e receber sem esperar nada em troca. Não importa como sejam os membros de um casal. O mais importante é que se amem, que se sintam bem e, acima de tudo, que sejam felizes.

Como em todos os anos, neste 28 de junho se celebra o Dia do Orgulho Gay. É um dia especial, uma festa e um momento de união para lutar pelos direitos da comunidade LGTB+. Este coro não pertence apenas ao coletivo, mas a todas as pessoas que apoiam a comunidade. O objetivo? Lutar contra o ódio. Tolerar. Evoluir. Aceitar de uma vez por todas!

Leia também: Casamento homoafetivo no Brasil: conheça todo o histórico retratado em um documentário incrível!

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Neste ano, a cidade de Madri, na Espanha, foi a escolhida como sede deste importante evento, a celebração começou no fim da semana passada e se estenderá até o próximo.

Aqui contamos algumas curiosidades sobre este dia.

Quando nasceu a festa?

Era o ano de 1969. Nos Estados Unidos, o panorama político era muito hostil. Os principais focos de reivindicação social eram as manifestações contra a Guerra do Vietnã, o movimento hippie e o movimento afro-americano pelos direitos civis.

O Governo tinha uma atitude de perseguição à comunidade LGTB+, que culminou em 28 de junho de 1969. Nesta data, a polícia organizou um ataque no conhecido pub Stonewall Inn – frequentado por homossexuais -, localizado na Vila de Greenwich, em Nova York.

Cansados do tratamento discriminatório do Governo, os membros da comunidade LGTB+ do local decidiram resistir, provocando a fúria dos oficiais. Era a primeira vez que isso ocorria. A partir de então, muitos gays e lésbicas abriam espaço para se manifestarem, até criarem uma forte comunidade. Para homenagear a data, 28 de junho foi escolhido como o dia mundial para celebrar com orgulho o amor livre.

Veja: Casamento homoafetivo e internacional de João Paulo e Gabriel

salvar Bikeworldtravel
Foto: Bikeworldtravel

Por que se sentir orgulhoso? Por que a comunidade merece um dia especial?

Alguns heterossexuais são contra este tipo de celebração. O argumento é a ausência de um dia especial para os heterossexuais, no qual se mostre o orgulho por sua orientação. Porém, é importante destacar que os heterossexuais jamais se sentiram perseguido por se amarem ou se desejarem. Os heterossexuais jamais sofreram a humilhação, o vexame, o desprezo e a violência por sua condição. Os heterossexuais jamais tiveram que defender seus direitos para se casarem, para terem filhos ou para falarem da sua orientação sexual. Os membros do coletivo heterossexual jamais foram rotulados de doentes por sua condição. Por que merecem um dia?

Saiba mais: Casamento homoafetivo: os direitos de quem casou e de quem fez união estável

salvarQuHist
Foto vía QuHist

Mesmo que o mundo tenha mudado consideravelmente, a comunidade LGTB+ segue sofrendo maltratos e humilhações. Hoje em dia, o matrimônio homossexual só é permitido em 22 países do mundo (de quase 200), enquanto em muitos outros continua existindo a pena de morte por ser homossexual. Além disso, o coletivo segue criando estereótipos que reduzem sua condição ao ridículo.

Em outras épocas, seus integrantes eram presos e assassinados em países desenvolvidos somente por amar ou desejar outras pessoas do mesmo sexo. O matemático Alan Turing, um dos pioneiros da computação, para não ser preso foi submetido à castração química por ser gay, procedimento que reduziu seu libido, limitou seu trabalho e o levou a cometer o suicídio. E este é apenas um exemplo.

Hoje, o amor está em todas partes, em todas suas formas, em todos estados, em todas suas paixões. Devemos celebrá-lo!

Você sabia? Casamento gay cresce 52% nos últimos dois anos no Brasil: o amor sempre ganha!

View this post on Instagram

ON my SIDE by @edouardmorpurgo

A post shared by Agu Mancera (@agumancera) on

Você acha mesmo que os homossexuais não merecem um dia para defender seus direitos? Acha mesmo que não merecem um dia para celebrar a evolução que estamos vivendo? Por favor, reflita!

Feliz Dia do Orgulho Gay!

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!