Finger food para casamento: Tudo que você precisa saber as comidinhas inviduais!

Finger food para casamento: Tudo que você precisa saber as comidinhas inviduais!

O finger food para casamento será uma tendência em 2021. Confira o que você deve levar em consideração e saiba como escolher o menú de finger food mais adequado para o seu casamento!

Finger food para casamento: Tudo que você precisa saber as comidinhas inviduais!
Finca Lasmargas
  • Buffet
  • Recomendações
  • Sponsored
  • Brasil

Os novos protocolos de higiene e regras de distanciamento impuseram uma nova tendência e em 2021 terá protagonistas de porções avulsas nas mesas de bufê. Nos acostumaremos a ver barcos e copos de finger foods escolhidas pelo casal. Neste post você encontrará tudo sobre este estilo de buffet que estará super presente nas festas de casamento de 2021.

O que é finger food?

Os finger foods são comidinhas práticas e deliciosas, servidos de forma individual, que fazem o maior sucesso entre noivos e convidados. Atualmente, inúmeros buffets se especializaram nesta grande tendência e vêm lançando pratos com sabores e apresentações inovadoras, colaborando com menus pra lá de criativos.

salvar
DA Gastronomia

Finger food para casamento é mais econômico?

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

O finger food tende a ser mais barato que um serviço à francesa ou o americano, uma vez que é possível contabilizar de forma mais precisa a quantidade de comida servida para cada convidado. “A praticidade dos finger foods possibilita que os convidados fiquem livres para se movimentar e permite a degustação de várias opções de um cardápio sem exageros na quantidade e sem grandes desperdícios”, comenta a equipe do Rappanui Gastronomia. Mas claro, isso também dependerá da opção de menu escolhida pelos noivos.

salvar
Arte dos Sabores

O que entra no buffet finger food para casamento?

Como o nome já diz, finger food é algo para comer com os dedos. Então o critério principal é optar por comidas que sejam práticas para serem degustadas dessa forma, como comidinhas crocantes e mais secas, acompanhadas de palitos. Se quiser trazer pequenas porções de comidinhas mais caldosas, garanta que o prato seja adequado, como bowls e barcos acompanhado de talheres.

salvar
Rappanui Gastronomia

Receitas de finger food para casamento

A escolhe do seu menu de finger food também deverá ter em conta onde será realizado o jantar do seu casamento. Abaixo listamos alguns exemplos para que você possa se inspirar.

Finger food para casamento na praia

Um casamento praiano pode seguir à risca os pratos mais consumidos em zonas litorâneas, como os frutos do mar. Tipicamente utilizados durante o verão, os mini pratos de peixes e frutos do mar ganham inúmeras versões, capazes de surpreender a todos os presentes. O salmão surge em pequenos bocados misturados a saladas à base de frutas, camarões ganham crostas e molhos em vários sabores, lulas, lagostas, vieiras, são preparadas de forma sofisticada e recebem apresentações em diversos estilos.

salvar
Buffet W Gourmet

Finger food para casamento clássico

Se seu casamento será clássico, você pode optar por um finger food requintado, cremes e caldos, massas e risotos ou até mesmo com pratos mais contemporâneos. Este último oferece pratos frescos, criativos, trabalhando cores e aromas de uma maneira muito particular. Este tipo de culinária apresenta uma forma flexível de preparação e apresentação, e possui origem entre as mais tradicionais cozinhas espalhadas pelo mundo, como a espanhola, oriental, francesa, portuguesa, entre outras. Desta forma, o casal consegue eleger um menu que agrada e surpreende familiares e convidados.

salvar
Divulgação

Finger food para casamento simples

Se você fará um casamento simples e econômico, opte por um finger food com pratos regionais, que agradam todo brasileiro. As famosas comidinhas de boteco, por exemplo, são a cara do Brasil e se tornaram uma das grandes preferências entre noivos que optam por finger food. Batatas fritas, mini hamburgueres e outras diminutas gostosuras, proporcionam um ar de originalidade à festa.

Outras ideias de cardápio finger food para casamento

  • Finger food “retrô”: Reinvente pratos clássicos e dê um toque fino à eles. Por exemplo, faça uma homenagem a sua comida favorita de infância ou aquele prato que só a sua avó sabe fazer! Sirva em recipientes de louças modernas e peça ao buffet contratado caprichar na apresentação.
  • Finger food de sobremesa: selecione seus doces preferidos e abuse das miniaturas, seguindo a linha finger food, faça sua sobremesa preferida em mini-potinhos. Mini cupcakes, mini cheesecakes, mini brownies, trufas. E com mini porções ninguém sairá da festa com a consciência pesada.
  • Finger food vegetariano: Muitos convidados podem não consumir carnes e seus derivados, por isso é importante pensar em finger foods veganos e vegetarianos. As saladas também podem surgir em miniaturas, dispostas em copos, taças e pequenas colheres de louça, agradando tanto aos olhos quanto ao paladar.
  • Finger food de café da manhã: Por que não servir um café da manhã no final do seu casamento? Ou fazer seu casamento no café da manhã? Sucos frescos, chá e café quentinho pode ser mais um agrado aos convidados.
salvar
Saint Morits Buffet

Agora que você já sabe tudo sobre finger food, relaxe e aproveite! O estilo de buffet finger food dá mais liberdade aos convidados e cria uma atmosfera mais descontraída e relaxada. Opções de jantares informais como comidinhas estilo finger food, servidas em potinhos, pratinhos rústicos, forminhas e colherzinhas, te abre muitas possibilidades de inovar em seu jantar!