Fotografia de casamento na praia: tudo que você precisa saber para ter fotos perfeitas!

O casal é animado? Possui uma vibe informal? Gosta de inovar? É apaixonado pela natureza? Se pelo menos uma resposta foi sim o casal já está no caminho certo para fotografar na praia!

É o que acredita o fotógrafo Alexandre Rechtman, profissional especializado em clicar fotos de casamento na praia.

Independente de sol, chuva e épocas do ano, casar na praia é sempre maravilhoso. Casar na praia é para os noivos que querem curtir um final de semana inteiro com os amigos, ter muitas horas de festa na pista de dança e fotos lindas junto ao mar.

Foto: Alexandre RechtmanEntre em contato com Alexandre Rechtman
Foto: Alexandre Rechtman

Pé na areia

Conhecido e reconhecido como um fotógrafo autoral com estilo marcante, Alexandre Rechtman está envolvido com o universo de casamentos há 25 anos. Contudo, o início da carreira não foi como fotógrafo, e sim com DJ.

Após alguns anos agitando a pista, prestou serviços de fotos instantâneas durante as festas, até que, enfim, por incentivo do irmão, se lançou como fotógrafo profissional de casamentos, com o grande diferencial de ser especializado em fotos na praia, a praia que os noivos escolherem.

Fotografo exclusivamente ensaio pre wedding, making of dos noivos, cerimônias e festas de casamento. Não posso esquecer também do welcome e after party (típicos de casamentos na praia).

Foto: Alexandre RechtmanEntre em contato com Alexandre Rechtman
Foto: Alexandre Rechtman

Fotografia na praia

Assim como cada noivo tem a sua personalidade e estilo, cada ambiente também possui sua própria personalidade e particularidade. A praia é diferente de uma igreja, diferente de uma chácara e de um amplo salão.

Luz, horizonte, enquadramento e imprevistos, cada espaço tem o seu. Por isso, nem precisa dizer que para fotografar na praia no seu casamento é mais do que necessário, é fundamental um profissional experiente, que já tenha know how da situação. Ou seja, esteja capacitado para conseguir as melhores fotos em determinado ambiente.

Na praia, pensem, só há a luz de uma forma desconcertante. O vento, o mar e a areia estimulando fotos dos sonhos, ao mesmo tempo que necessitam de muita técnica para não ficarem um fiasco. A dica do experiente profissional no caso é evitar os horários de sol muito forte, dando preferência para o nascer e pôr do sol. O sol forte e o reflexo da areia costumam imprimir ao rosto dos casais padrões de luz e sombra muito contrastados e intensos.

Alexandre Rechtman explica também que mais do que experiência em fotografar na praia, é importante que os noivos se atentem sobre a linguagem fotográfica do profissional a ser contratado.

Peguem indicações de noivas que já casaram na praia, pesquisem em sites especializados e olhe profundamente o portfólio do fotógrafo no seu site e analise se o modo como ele conta a história de um casamento é a maneira que você sonha para as fotos de um dos dias mais importantes da sua vida. Cada praia possui uma particularidade, seus melhores pontos para fotos que a torna mais atrativa. O fotógrafo experiente deve explorar toda a riqueza e composição do local.

Foto: Alexandre RechtmanEntre em contato com Alexandre Rechtman
Foto: Alexandre Rechtman

Melhores horários

Os noivos fazem de tudo para conseguirem casar no mês que decidiram. Geralmente, com esforço e um pouco de sorte, tudo dá certo e então é só aguardar pela data. Contudo, se tratando de um casamento na praia, sempre vale, sempre vale mesmo conversar com todos os profissionais envolvidos e ouvir suas sugestões.

Pois esses profissionais vivem de casamentos durante o ano inteiro, e podem dar informações valiosas a respeito do tempo e clima.

No caso de Alexandre Rechtman, “particularmente, eu gosto de março a novembro, sendo que julho até o final de agosto temos um pouco mais de vento em algumas cidades praianas. Em termos de horário, sugiro começar a cerimônia em torno de 16h-16:15 no máximo para podermos ter fotos com o por do sol. 

Foto: Alexandre RechtmanEntre em contato com Alexandre Rechtman
Foto: Alexandre Rechtman

Melhores praias

Caramba, tem tanta praia bonita nesse Brasil. Será que dá para escolher uma só que seja perfeita para ou seu casamento? Provavelmente, é possível achar uma variedade boa delas.

Alexandre Rechtman também acha que são muitas opções, mas escolhe a Tartaruga, Ossos e Forno em Búzios, a Baía dos Porcos em Fernando de Noronha e praia do Espelho em Trancoso.

São praias com uma energia única, cada uma com a sua beleza. 

Foto: Alexandre RechtmanEntre em contato com Alexandre Rechtman
Foto: Alexandre Rechtman

Fotos perfeitas

O fotógrafo é experiente, a praia é linda. O que mais falta para um resultado excelente? A naturalidade do casal!

De acordo com o fotógrafo, naturalidade é a palavra-chave. Nada de criar “personagens” para os cliques, pois depois o resultado os noivos acabam não se identificando. O fotógrafo deve tornar o ambiente leve, deixando as pessoas livres, tranquilas e bem à vontade para que isso reflita no resultado das fotos. Quanto maior a naturalidade, diversão e aquele sorriso espontâneo melhor, né? 

A dica mais importante e umas das mais questionadas pelos casais. Acredite:

Dias sem sol também rendem fotos incríveis. Pode apostar!

Enquanto muitos casais aguardam por dias ensolarados para fazer suas fotos, poucos sabem que, mesmo num dia nublado, é possível registrar fotos maravilhosas pois a luz é bem suave e as nuvens se transformam em um imenso difusor para uma luz incrível. Dizem que cariocas não gostam de dias nublados mas eu amo.

Foto: Alexandre RechtmanEntre em contato com Alexandre Rechtman
Foto: Alexandre Rechtman

A respeito dos demais elementos necessários na hora da foto, Alexandre Rechktman conta que em relação à roupa, ele sugere algo bem casual com cores mais neutras e que se complementem. O foco do ensaio tem que ser no sentimento do casal e não em produzir um ensaio de moda.

Nos meus ensaios“, ele diz, “dispenso óculos de sol, balões de coração, e qualquer outro acessório para as fotos. Meu foco é a conexão verdadeira entre os noivos.

O fotógrafo destaca outro ponto: segurança em primeiro lugar! Fotos dentro da água e perto de pedras, por exemplo, devem ser analisadas quanto ao risco e somente serem feitas com fotógrafos experientes. Nenhuma foto vale tamanho sacrifício.

Outras dicas: Independente do tempo, leve protetor solar e água. E sobre maquiagem, nada de excessos. Dê valor ao um estilo leve que fale com a linguagem praiana prevalecendo sempre o bom senso e o gosto pessoal.

Agora que você já leu dicas valiosas sobre fotos de casamentos na praia, só falta entrar em contato com o profissional e agendar a sua conversa! Entre em contato com Alexandre Rechtman e garanta um álbum maravilhoso.

Foto: Alexandre RechtmanEntre em contato com Alexandre Rechtman
Foto: Alexandre Rechtman
Foto: Alexandre RechtmanEntre em contato com Alexandre Rechtman
Foto: Alexandre Rechtman

Eu acredito no lado humano e sensível da vida. Minha fotografia é apenas um reflexo da minha alma e da maneira que enxergo o mundo e as pessoas. Sou uma pessoa leve, de coração enorme que me emociono verdadeiramente com cada história de amor que conto através das minhas fotos. Sou um fotógrafo para casais que enxergam a felicidade nas coisas mais simples da vida e que dão valor à família, ao amor verdadeiro e a leveza de se viver uma vida com mais sorrisos, fé e gratidão. 

*Post publicado em 20/04/2018. Post republicado 26/04/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Como inovar nas fotos do seu casamento: 5 ideias para ter fotos mais divertidas e autênticas
Como inovar nas fotos do seu casamento: 5 ideias para ter fotos mais divertidas e autênticas
As fotos são uma oportunidade de relembrar um momento especial. Então, aposte em imagens espontâneas e divertidas para o seu casamento. Como? Veja dicas para se sair bem nessa proposta!
Hotel Santa Teresa MGallery by Sofitel - Foto: divulgação
O que um hotel precisa ter para ser perfeito para a sua Lua de Mel!
Quem não sonha com uma lua de mel maravilhosa? Se está começando a planejar sua viagem, saiba que um dos itens mais importantes é a escolha do hotel. Então aproveite e saiba tudo sobre o que um hotel precisa ter para se tornar perfeito e contribuir para uma lua de mel inesquecível!
Como calcular o orçamento do meu casamento: 5 passos que você precisa anotar
Como calcular o orçamento do meu casamento: 5 passos que você precisa anotar
Listamos os 5 passos que você precisa seguir para planejar o orçamento do seu casamento antes de dar a largada nos preparativos.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações