Fuja de tradições machistas no seu casamento

Casamento marcado? É hora de começar a pensar em todos os detalhes, convidados e preparativos para o grande dia. Mas não se esqueça! Já está mais do que na hora de refletirmos sobre algumas tradições presentes nos casamentos que, ainda que tenham feito sentido no passado ou possam ter sido engraçadas em algum momento, já não fazem mais sentido nos dias de hoje. Não caia nessas armadilhas da “tradição” e fuja de escolhas machistas no seu casamento.

Foto: Amém Foto e Vídeo

Despedida de solteiro x Chá de panelas

Para o noivo, uma festa animada, com bebidas, amigos, balada… Para a noiva, um evento com as mulheres da família, esposas dos amigos e amigas com o intuito de completar os itens da cozinha da nova casa do casal. Mesmo antes do casamento já aparecem as diferenças de gênero nas tradições.

Que tal os noivos receberem os amigos juntos em um Chá Bar? Ou ambos terem a sua despedida de solteiros juntos ou separados? Parece muito mais moderno e divertido!

Foto: Emiliano Feo

Plaquinhas de daminhas e pajens

Ter crianças levando as alianças nas celebrações ou apenas entrando para deixar o momento ainda mais emocionante já acontece bastante. Mas muitas vezes, os pajens e daminhas vêm carregando plaquinhas com frases machistas. “Ainda dá tempo de fugir”, “Não foge não, ela está linda”, “Tem certeza?”, “Mulheres, eu ainda estou solteiro”, “Cuidado, loira gasta demais”, entre tantas outras mensagens que reforçam estereótipos de que os homens estão lá se casando obrigados, de que as mulheres têm que ser bonitas para casar, de que os homens são os provedores e que as mulheres precisam deles, etc.

Este é o momento de celebrar seu amor e a realização do sonho dos noivos. O melhor é trocar estas mensagens, que podem até ter sido engraçadas para alguns, mas que vão contra a luta das mulheres por igualdade. Prefira mensagens românticas e alegres, certamente farão muito mais sucesso!

Daminha e pajem
Foto Rodrigo Cypriano

As mensagens da sola do sapato

Algumas pessoas conseguem pensar ainda nos mais pequenos detalhes para fazer surpresinhas para os convidados durante o dia tão esperado. É o caso das frases na sola do sapato! Um mimo que vai emocionar os convidados no momento em que os noivos se ajoelham no altar. Só cuidado para não escolher frases machistas e estragar este momento fofo da cerimônia!

Sapato do noivo com palavras como: “help me”, “game over”, “adeus, amigos”, fazem parecer que o casamento é uma tortura para o noivo. No sapato da noiva, frases como “eu consegui”, “este é meu”, “desencalhei”, também reforçam pensamentos de que o único objetivo de vida das mulheres é encontrarem um marido. E sabemos muito bem que isso não é verdade!

Para não cair nessa tradição machista, invista em frases românticas que façam sentido para os dois. Veja 10 frases lindas para a sola do sapato da noiva!

sola do sapato casamento
Foto: Rejane Wollf Fotografia

Os bonequinhos do bolo

Todo mundo já foi em algum casamento em que o topo do bolo tinha um noivo amarrado sendo puxado pela noiva… Mais uma vez, o noivo sendo obrigado a se casar quando na verdade ambos deveriam estar celebrando o amor que sentem um pelo outro e a vida juntos que têm pela frente. Machista e cafona!

Há várias opções dos noivos abraçados e felizes para os bolos, ou até personalizados com seus gostos pessoais, ou ainda os menos tradicionais com apenas passarinhos ou outros elementos. Este item também pode ser dispensado e deixar a decoração do bolo tomar o topo dele.

Veja também: como fazer um casamento feminista em 10 passos.

Foto: Divulgação Flor Brasileira
Foto: Amém Foto e Vídeo

A hora do buquê

No auge da festa, todos se divertindo, é hora de jogar o buquê. A tradição é divertida e pode parecer inofensiva, mas incentivar as mulheres a lutarem para serem a próxima a se casar não é nada legal. Alguns noivos ainda pioram a situação jogando para seus amigos uma bomba de pelúcia com dizeres de “segura essa bomba, você é o próximo” e outras coisas do tipo. Esquecendo que o casamento é uma escolha de ambos e que deve ser comemorado e não lamentado, nem de brincadeira.

Ideias alternativas são os noivos jogarem o buquê juntos para todos os convidados sem distinção, ou a noiva jogar o buquê para todas as mulheres da festa, independente do status de relacionamento de cada uma. Algumas noivas mais descoladas, podem trocar o buquê por bebidas para jogar para as mulheres ou até mesmo um vibrador, por que não? O importante é ter este momento divertido com todos os seus convidados.

Foto: Elo Fotografia

Responsabilidades da família da noiva

Para alguns, ainda é responsabilidade da família da noiva arcar com os custos da cerimônia e da festa de casamento. O pai da noiva também fica com a responsabilidade de levar a filha ao altar e entregá-la ao marido. Tudo isso traz vieses machistas de outros tempos.

casamento altar
Foto: Divulgação Flor Brasileira

Oriente quem irá celebrar seu casamento a não cair em estereótipos que colocam as mulheres em posições inferiores durante a fala na cerimônia. A decisão de se casar, deve ser dos noivos, por amor, respeito e vontade de ambos. E sobre pagar pelo casamento, muitos casais conseguem pagar pelos próprios sonhos, mas não há mal nenhum em ter a ajuda das famílias nesta hora. Só não leve isso como uma obrigação dos pais da noiva como nos tempos em que o noivo recebia um dote da noiva. E para entrar ao altar, que tal levar não só o seu pai, mas também sua mãe? Ou entrar sozinha como a mulher independente e poderosa que você é?

Foto: Rodrigo Cypriano

A representatividade do vestido branco

Você sabia que o vestido das noivas nem sempre foi branco? A cor era uma opção, mas a roupa da mulher na cerimônia poderia ser azul, verde, vermelha, o que a noiva preferisse! Foi em 1840 que a moda do branco pegou entre os casamentos depois que a Rainha Victoria se casou com o Príncipe Albert por amor e escolheu o branco para fugir dos padrões. E foi aí que ela criou um novo padrão. A partir de então, o branco passou a representar a pureza da noiva e até a virgindade dela. 

vestido branco
Foto: Valber Cabrini Fotografia

O branco é lindo e dá destaque à noiva no altar, se você gosta, fique livre para usá-lo sem medo. Mas se prefere outras cores, vá em frente, a escolha é sua!

Foto: Emiliano Feo

Em tempos de independência econômica das mulheres, amor próprio, e casamentos feitos por amor, essas tradições machistas não combinam mais com as cerimônias. Sinta-se livre para criar suas próprias tradições e usar suas próprias ideias. O importante é celebrar o amor! E agora algumas fotos em que o amor e a alegria dos casamentos transbordam para te encher de inspirações.

Veja também como escrever os votos de casamento per-fei-tos!

21 frases originais para escrever nas alianças.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Comentários (9)

Deixe seu comentário

Foto: Amanda Francelino
Casando com um estrangeiro: 10 detalhes fundamentais que você precisa saber!
Assim como príncipe inglês Harry se casou com a americana Meghan, muitos só encontram o grande amor com um oceano de distância.
Conhece as tradições? Saiba como é o réveillon em diferentes partes do mundo!
Conhece as tradições? Saiba como é o réveillon em diferentes partes do mundo!
Achava que era o único? As tradições de festas de fim de ano de outros lugares do mundo podem ser tão interessantes quanto a sua!
9 coisas que SÓ um homem que AMA faz pelo seu AMOR: a 8 é fundamental!
9 coisas que SÓ um homem que AMA faz pelo seu AMOR: a 8 é fundamental!
A sua relação é de amor verdadeiro? Se for assim, você vai entender o que estamos falando...e se não for, você também vai entender!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações