Publicidade

Guia com 5 passos para fazer o orçamento do seu casamento caber no seu bolso: infalível!
Inexperientes na realização de um grande evento, muitos noivos se assustam com os custos da organização de um casamento. Conversamos com uma especialista no assunto que nos deu dicas essenciais de como planejar seu orçamento para o grande dia
A maioria dos casais que está organizando o casamento está se envolvendo, pela primeira vez, na produção de um grande evento. Nada mais natural, portanto, que eles se assustem com os custos de um projeto desses. Mas tão importante quanto transformar em realidade o sonho do grande dia, é cuidar para que ele não se torne um pesadelo financeiro para os noivos.
Conversamos som Iris Duran, da ID Produção de Eventos, sobre como organizar o orçamento do seu casamento. Ela nos deu dicas incríveis que você pode começar a aplicar desde já!
1. Primeiro passo: definir o orçamento
Muitos noivos não têm ideia de todos os detalhes (e gastos) que envolvem um casamento, esquecem que uma festa dessa importância não se restringe apenas à cerimônia e recepção, e que há muita coisa em torno do grande dia que pesa no bolso. Por isso, é fundamental definir o quanto se pode pagar pelo sonho e, assim, evitar a ‘ressaca’ do endividamento após a festa.
Definir o orçamento será determinante até para os noivos saberem quantas pessoas poderão convidar pe para fazer uma lista de convidados realista. “Mesmo para quem não tenha limite de gastos, é importante definir tudo o que se deseja, montar uma planilha de custos e estabelecer prazos para os pagamentos”, explica Iris Duran.
Não perca as últimas novidades para o seu casamento
Assine nossa newsletter
2. Segundo passo: fazer a lista de convidados
Segundo Iris Duran, o item mais importante para a organização de um casamento é a lista de convidados. “Depois disso feito, escolhemos o local onde tudo acontecerá”, diz ela. No trabalho da ID Produção de Eventos, os primeiros itens a ser pensados são:
- Estrutura,
- Conforto,
- Comida e bebida.
3. Terceiro passo: a definição do local
Escolher bem o local da cerimônia e celebração é outro ponto fundamental! “O que vejo acontecer muito é o casal que chega com o lugar definido sem levar em consideração o custo para montagem e as desvantagens dos serviços de alimentos e bebidas obrigatórios.”
Um hotel, por exemplo, pode oferecer vantagens como geradores, estacionamento, segurança, alguns móveis, estrutura fixa para não ter que montar toldos e coberturas”, explica a produtora de eventos.
Por outro lado, esse tipo de locação costuma restringir a contratação de serviços externos e oferecer propostas menos personalizadas. Esse tipo de consideração, sobre os prós e contras das escolhas dos noivos, só uma assessora de eventos experiente pode fazer.
4. Quarto passo: focar nos itens essenciais
Na ID Produção de Eventos, um casamento é organizado a partir de três pilares essenciais e que devem ser orçados antes de nada e nessa ordem:
- Locação + alimentos e bebidas;
- Decoração + música;
- Itens pessoais, outros.
Iris diz que calcular os custos a partir desses serviços essenciais sempre funciona, exceto quando os noivos fazem questão de itens especiais, como alimentos Kosher, champanhe francês e outros detalhes mais sofisticados.
“O casal deve ter a mente aberta para realizar algo perfeito dentro das possibilidades. Mesmo que seja um mini wedding ou home wedding, é fundamental a organização perfeita para tudo sair impecável e os noivos e convidados supersatisfeito”.
5. Quinto passo: eliminar os supérfluos
Contratar uma assessoria para a organização do casamento não apenas ajuda os noivos a definir prioridades e ajustá-las ao orçamento, como também a perceber quais são os itens dispensáveis para o evento que eles sonham. Brindes, kit conforto, kit toalete, música ao vivo, serviços de manobrista e até detalhes de cenografia e decoração são algumas sugestões do que pode ser eliminado no evento para ajustar os custos às possibilidades dos noivos.
“Acredito que todo casal deva viver seu sonho da maneira mais completa possível, mantendo sempre os pés no chão no quesito custos. É muito importante a mente estar aberta para fazer substituições e, algumas vezes, cortes de itens que podem ser desnecessários. Uma boa assessoria ajuda, e muito, no sucesso do evento e na satisfação de todos.”
Se você procura para o seu casamento uma assessoria para aliviar ao máximo o peso da organização da sua festa, que saiba que o período anterior ao grande dia já é muito tenso e que trabalhe em harmonia com vocês, procure Iris Duran. Agende uma conversa para fazer seu sonho se tornar realidade sem estourar o seu orçamento.