Imagens posadas ou espontâneas? Descubra o equilíbrio e garanta fotos lindas do seu casamento!

Como você imagina o seu álbum de casamento daqui a dez, 15, ou mesmo 30 anos? O mundo como anda hoje passa por transformações em questão de meses e tendências surgem e vão de forma imprevisível. Ao mesmo tempo que a pós-modernidade com toda tecnologia invade nossas vidas, o retrô é um modo de revisitar cada vez mais o passado, vide a moda.

Será que isso também se encaixa no mundo da fotografia?

As tradicionais fotos posadas predominaram por décadas e mais décadas em todos os segmentos, nas festas de aniversário, na empresa e mesmo entre amigos. É claro que nos casamentos não seria diferente. Pelo contrário, sempre muito envolto em formalismo as fotos posadas (e às vezes sérias demais) reinavam. Mas isso parece ter acabado.

Equilíbrio entre fotos posadas e espontâneas harmoniza o álbumEntre em contato com Jef Santos
Foto: Jef Santos

A tendência que já virou realidade faz alguns anos é a de quebrar essa estética de porcelana. Isso mesmo, diferente das imagens comuns nos álbuns dos anos 80 e 90, fotógrafos e noivos se libertaram para dar espaço aos cliques de momentos inesperados, na pista de dança, na mesa com a família, fotos espontâneas que retratam a felicidade do momento com perfeição.

O fotógrafo Jef Santos, aliás, brinca que “o curioso é que é mais comum eu convencer os casais a fazerem as fotos posadas do que o contrário.” Ele comenta que os casais que buscam seu trabalho geralmente possuem algo em comum: querem aproveitar cada momento ao seu limite e não querem um fotógrafo que roube o seu tempo. 

Com certeza é um dos motivos por cada vez mais noivos optarem por esse tipo de registro.

Cliques inusitados ganham cada vez mais a preferência dos noivosEntre em contato com Jef Santos
Foto: Jef Santos

Fotos posadas

Mas será que as fotos posadas devem sair de cena por completo? Depende, o posado pode também retratar muita beleza e momentos importantes.

Pode ser que ao encontrar um convidado muito, muito especial, a noiva sinta a vontade de registrar o momento. Então, isso não deixa de ser um momento posado, assim como são as selfies no dia a dia.

“Vejo que registro o tradicional, não apenas é importante, mas uma necessidade, explica Jef Santos.

O diferencial, como revela, para buscar o equilíbrio entre momentos posados e espontâneos, está no tempo que se leva para fazer as fotos.

“Fazemos um trabalho muito forte de organização de tempo, montando o cronograma do casamento em parceria com a cerimonialista, fazendo visita técnica ao local, tudo para sabermos exatamente quanto tempo vamos gastar com essas fotografias posadas e como vamos otimizar cada detalhe.”

Portanto, quando o casal segue o cronograma, geralmente em 30 minutos a equipe consegue fazer todas as fotos posadas e as fotos com o casal. Sem contar que durante o making of, eles se programam para fazer pelo menos 1 hora de fotos da noiva, o que a deixa tranquila, sabendo que já tem imagens suficientes para fazer um álbum inteiro só dela. Claro, sem esquecer do noivo, que também recebe atenção especial no seu making of, quebrando o conceito de que “a festa é da noiva, o noivo só paga”.

Isso dá ao casal a noção de quanto tempo eles realmente têm disponível para se soltarem, ajuda a controlar a ansiedade, o medo de passarem a noite fazendo protocolo e ainda garante que terão um registro clássico, sem ter aberto mão de se divertirem absurdamente“, garante o profissional.

Tenha um álbum de casamento resistente ao tempoEntre em contato com Jef Santos
Foto: Jef Santos
Divirta-se com a beleza e raridade das espontâneasEntre em contato com Jef Santos
Foto: Jef Santos
Depois de cumprir o protocolo, é hora de se divertirEntre em contato com Jef Santos
Foto: Jef Santos

Estilos

Outro ponto que vale destacar é que no discurso, a maioria quer adotar as fotos espontâneas. Mas… o casal deve se sentir à vontade com esse formato.

Jef Santos conta que há certos padrões de casais: o mais descontraído, que acha incrível determinadas fotos que fariam os mais tradicionais corarem de vergonha, tamanha desinibição, como meninas dançando até o chão, padrinhos bêbados sem camisa e tantas outras que fogem do que é tratado como padrão na fotografia de casamento.

Temos também casais mais tradicionais que buscam no nosso olhar uma forma de registrar sorrisos, as crianças brincando e muitas fotos posadas e eu não vejo isso de forma alguma como algo negativo, pois cada pessoa possui uma forma de ver o mundo diferente. Limitar todas a uma única forma seria como uma ditadura do consenso.

Jef SantosEntre em contato com Jef Santos
Foto: Jef Santos

Diante disso, é extremamente importante conhecerem o profissional, trocarem ideias, se abrirem e combinarem em miúdos o que se espera do trabalho dele no grande dia.

A internet deixa as pessoas tentadas a resolverem tudo no mundo virtual e a fecharem preços para depois conhecer o profissional na hora de assinarem o contrato. Isso é um grande equívoco. Foto e filme de casamento requerem conexão, imersão, feeling e acima de tudo que lhe passe confiança. 

“Alguns casais querem somente qualquer pessoa que vá no dia e fotografe e para esses, tanto faz quem é essa pessoa, mas os que querem alguém que se importe além das mensalidades, que queira de fato viver e ser parte deste dia, precisam conhecer o profissional, o ser humano que estará se entregando ao projeto que é a fotografia e o filme do casamento deles.”

Jef SantosEntre em contato com Jef Santos
Foto: Jef Santos
Confie na habilidade do fotógrafo e deixe-o solto para registrarEntre em contato com Jef Santos
Foto: Jef Santos
Siga as dicas do fotógrafo e não se preocupe com mais nadaEntre em contato com Jef Santos
Foto: Jef Santos

Espontâneas

Os casais que se identificam e estão certos das fotos espontâneas, a melhor dica é realmente aproveitar e combinar com o profissional que não querem realmente nenhuma foto nesse estilo ou, no caso, pré-determinar mesmo um período de tempo para tal. A comunicação é muito importante, de fato.

Jef Santos dá três dicas para conseguir fotos incríveis e espontâneas:

A primeira dica é: Não tenham medo de pagar mico. É seu grande dia, vocês podem tudo.

A segunda dica: álcool ajuda, mas com moderação, para não perder a oportunidade de lembrar de cada momento feliz que viveu.

A terceira e mais importante: estejam juntos. Acontece muito de casais irem cada um para um canto da festa ou até mesmo da pista de dança. Estarem juntos gera imagens com muito mais significado para o casal.

 Para o fotógrafo, a troca dos votos é o momento mais cheio de significadoEntre em contato com Jef Santos
Foto: Jef Santos

Entre tantos momentos importantes de toda a cerimônia e festa, há um que se destaca se tratando da força das imagens. Para o fotógrafo, a troca dos votos é o momento mais cheio de significado.

Aconselho que ambos escrevam seus votos a mão, sem buscar inspirações na internet, afinal de contas não pode haver melhor fonte de inspiração do que o amor que um sente pelo outro. Não se importem de não fazer um texto ganhador de prêmio, apenas deixem fluir e escrevam o que sentem. Sem dúvidas as emoções ficarão afloradas neste momento. 

Então, agora que ouviu a opinião de Jef Santos, um fotógrafo experiente, marque uma conversa para tirar todas as dúvidas que ainda vão surgir. Fale sobre como vai ser a festa, dos convidados e das suas personalidades.

Os cliques, posados ou espontâneos, serão um belo retrato da sua alegria!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Foto: Peter Raine Fotografia
Dicas infalíveis para as melhores fotos com seu vestido de noiva!
Certamente você se dedicou muito para conseguir encontrar o vestido e acessórios perfeitos para o grande dia, então nada mais justo do que arrasar nos registros! Se este é seu desejo, confira nossa seleção com dicas infalíveis para as melhores fotos com seu vestido de noiva!
Foto: Tom Reis - Happiness Portrait
15 imagens do seu casamento imprescindíveis para seu álbum!
O casamento oferece várias situações que merecem ser registradas, colaborando com uma coletânea de fotos incríveis do grande dia. Para que você não perca nenhuma delas, fizemos uma seleção com as 15 imagens do seu casamento imprescindíveis para seu álbum! Confira!
Foto: Estúdio Síntese
5 conselhos para que as fotos em grupo de seu casamento sejam um sucesso!
Com o casório se aproximando, muitos noivos começam a ficar preocupados com as imagens que irão compor seu álbum, principalmente com aquelas onde padrinhos, amigos e familiares se tornam coadjuvantes. Se esta é sua preocupação, não deixe de conferir os 5 conselhos para que as fotos em grupo de seu casamento sejam um sucesso!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações