Guia completa + Lista de chá de panela: +101 itens essenciais e Guia para organizar sua festa!

A gente sabe que nas prévias do casamento a noiva já está aflita e fica mais difícil organizar o chá de cozinha, por isso criamos este guia completo com as principais dicas e uma lista com 101 itens que não podem faltar no seu chá de panela!

Guia completa + Lista de chá de panela: +101 itens essenciais e Guia para organizar sua festa!
Foto: Kalina Grabowski
  • Chás & Despedidas
  • Conselhos

Na hora de fazer o chá de panela ou chá de cozinha podem surgir muitas dúvidas, como decorar? Quais as brincadeiras? O que colocar na lista de chá de casa nova? Como preparar um casamento requer muitos detalhes, o Zankyou resolveu te ajudar com um guia passo a passo para organização de chá de cozinha, além de uma lista de chá de panela com 101 itens essenciais de presentes. Assim, você pode concentrar suas forças só no planejamento do seu casamento!

Quando fazer o chá ?

Se você quiser organizar o seu próprio chá de panela, não deixe para última hora. Pensar em organizar e fazer a lista do chá de panela muito próximo da data do casamento pode ser uma verdadeira loucura. Caso alguma amiga ou madrinha seja a responsável pela organização, o seu chá de panela pode ser em uma data mais próxima do casamento, como um mês antes, por exemplo. E lembre-se, o noivo também pode organizar seu próprio evento através de um chá bar.

Veja também: Quem você NÃO deve convidar para o seu chá de casa nova

Onde fazer o chá de panela?

Definir o local vai depender do número de convidados e também do orçamento disponível para esse evento. Caso queria algo mais íntimo, o chá de panela pode ser realizado na sua própria casa. Já se a ideia for fazer um chá de cozinha um pouco mais elaborado, você pode fazer no salão de festas do prédio. Outra ideia bem bacana é aproveitar a ocasião e organizar o chá de panela na casa da praia. Você já tinha pensado nessa possibilidade?

Confira também nossa lista de brincadeiras divertidíssimas para o chá de panela!

cha de panela

Decoração de chá de panela

Para aquelas noivas que não querem ter muita preocupação com tema para decoração, escolha suas duas cores preferidas e voilá: identidade visual pronta, tudo nas suas cores prediletas!

Você pode conversar com sua decoradora sobre o clima que quer dar no seu chá e ela pode te ajudar a idealizar ideias lindas! Como por exemplo o chá de lingerie ao ar livre “Picnic chic”. Se você aposta em uma decoração DIY (faça você mesmo), também pode apostar em uma decoração estilo picnic buscando referências e criando detalhes fofos.

Há outros temas de decoração de chá de panela que sempre dão certo, como um chá estilo Paris ou com cara de boteco. Outros queridinhos das noivas são chá vintage e chá com temática de corações.

Confira também: 10 ideias incríveis para a decoração do seu chá de panela simples e barata

salvar
Foto: Retrato Ateliê

Convite de chá de panela

O convite também dependerá da temática do chá de panela, mas uma coisa é certa: o chá de cozinha é por essência um evento descontraído, então aposte em um convite mais despojado. Consulte o fornecedor do convite do seu casamento para buscar papeis e letras mais modernas e alegres e invista em elementos e figuras que representem o tema de decoração.

Se você não tiver orçamento para convites impressos, aposte no convite digital. Há diversos sites onde é possível criar um layout lindo para o seu convite, só tome cuidado para garantir que as suas convidadas irão abrir o e-mail do seu convite.

Ah, e o mais importante. Além das informações básicas como data e local, não esquece de trazer no convite de chá de casa nova o presente, afinal, esse é um dos principais objetivos do chá de cozinha.

salvarcha de panela
Foto: Papel e estilo

Veja também: 100 convites TOPs para seu casamento!

O que servir no chá de panela?

Essa é a pergunta que não sai da cabeça das noivas que conseguiram um tempo para organizar o chá. Não há necessidade de servir muita coisa, até porque é uma reunião com poucas convidadas. Canapés, lanchinhos, alguns salgados, verrines, pães e frios estão de bom tamanho e tenho certeza que as convidadas ficarão satisfeitas!

Ah, não esqueça da mesa de doces: brigadeiros, cupcakes, e um bolo bem bonito para fazer os olhinhos brilharem! Para bebericar: sucos, refrigerantes e que tal um champanhe para brindar com a noiva?

salvarcha de panela
Fotos: Kristoffer Krantz​

Lembrancinha de chá de panela

Tradicionalmente o chá de cozinha sempre conta com uma lembrancinha para as convidadas, uma recordação da data dessa reunião tão gostosa pouco antes do grande dia.

Assim como a maioria dos detalhes do chá, é recomendável apostar em uma lembrancinha simples e que não dê muito trabalho. Aposte em potinhos de doces e geleias, plantinhas como a suculenta e a tradicional colher de pau. Neste quesito, deixe a criatividade brilhar!

salvar
Foto: Retrato Ateliê 8

Precisa de dicas para decorar o seu chá de panela ou casamento com garrafas lindas e recicladas? Confira como decorar potes de vidro e garrafas para o seu casamento

Lista de chá de panela

Antes de mais nada é muito importante elaborar uma lista de chá de panela que contenha itens de diferentes preços, para que seja acessível para todas as suas convidadas. Lembre-se os itens mais caros devem fazer parte da lista de presentes de casamento. Não se esqueça que as mesmas pessoas que receberão sua lista de chá de panela para a casa nova também terão que dar um presente de casamento.

Além disso, é preciso ter em conta quais são os itens básicos para você, o que não pode faltar na sua cozinha e, a partir daí, evoluir para itens “desejo”. Não esqueça também de pensar nas quantidades.

E não esqueça: você também pode aproveitar a Lista online do Zankyou para montar a sua lista de chá de panela ou mesmo para a sua lista de presentes e você recebe o valor dos presentes em dinheiro para usar como e quando quiser! Uma ótima solução caso você ainda não tenha onde colocar todos os seus presentes.

Confira 101 itens essenciais para o seu chá de panela:

    1. Abridor de garrafas e latas: básico, mas nem por isso menos importante!
    2. Açucareiro: sim, você pode tomar o seu café sem, mas você vai receber visitas que te pedirão açúcar – e “afeto, ou seu doce predileto”.
    3. Afiador de facas: parece antigo, mas faz falta. Você vai comprar as suas facas novinhas e bem afiadas e depois de um mês de uso, você  vai notar quelas não cortam nem uma abobrinha. Precisa sim!
    4. Assadeiras antiaderentes de tamanhos diferentes: porque um bolo não é a mesma coisa que um pernil ou uma pizza!
    5. Avental: pode parecer coisa de vó, mas se você gosta de cozinha (ou planeja começar a se aventurar na cozinha, é essencial)
    6. Bacia plástica: você pode até pensar que é coisa de vó, mas as bacias plásticas fazem uma falta danada nas cozinhas, seja para colocar algo de molho, ou para ajudar na hora de recolher utensílios depois daquele jantar.
    7. Balde e pinça de gelo: visitas e festinhas!
    8. Bandeja: para aquele café da manhã que o seu amor vai preparar para você no domingo de manhã
    9. Batedor manual/Fouet: porque merengue é coisa de batedor!
    10. Boleador: porque bolinhas de melão e melancia são mais gostosas que fatias!
    11. Bowls: para TUDO! sopa, sorvete, feijão ou caipirinha
    12. Bule de chá/café: sim, vocè vai precisar quando quiser reunir as amigas numa tarde de de chuva.
    13. Capacho: sim sim. É bom para manter a cozinha limpa!
    14. Canecas: porque caneca nunca é demais!
    15. Centrífuga de salada
    16. Cesta para pães
    17. Chaleira: porque toda cozinha tem que ter uma
    18. Coador de chá: porque chá bom não vem em saquinho
    19. Coador de leite: no caso de ferver o leite
    20. Coadores de cozinha de diferentes tamanhos
    21. Copos para água: básico indispensável
    22. Copos para cerveja: porque cerveja não é água
    23. Colheres de pau de diferentes tamanhos e formatos: porque mexer uma comida com uma colher de pau faz toda a diferença
    24. Colher, espátula, escumadeira e concha de feijão de silicone: você vai se apaixonar por elas
    25. Concha para sorvete: como melão e melancia, sorvete é melhor de bolinha!
    26. Concha para molho: para aquele bolonhesa bem vermelhinho
    27. Cortador de pizza: fundamental!
    28. Copos de medidas: sim, siga a receita ao pé da letra
    29. Coqueteleira: tenha uma!
    30. Cutelo: talvez você não saiba usar, mas quem sabe um dia seja essencial na sua vida. Tenha o seu cutelo à mão!
    31. Cuscuzeira: quem não ama um cuscus?
    32. Descanso de panelas: porque não é sempre que você vai colocar a comida em um recipiente
    33. Descanso de colher: para cozinhas sem sujar o balcão!
    34. Descascador de legumes
    35. Descaroçador de azeitonas
    36. Desentupidor de pia: pode salvar as sua vidas!
    37. Espremedor de batatas: purê, bolinho, tudo espremidinho
    38. Espremedor de frutas
    39. Espremedor de alho: outro item essencial para temperar a sua comida sem ficar com aquele cheirinho de “comida caseira” nas mãos
    40. Escorredor de pratos: mesmo tendo máquina, vocês vão lavar algum copinho ou prato
    41. Escorredor de macarrão
    42. Espátula: para não fazer desperdício
    43. Espremedor de limão
    44. Extrator de escama: Ok, vocês não trabalham em uma peixaria e nem comem peixe todo dia mas este utensílio pode ser um verdadeiro milagre no dia em que vocês forem fazer um prato com peixe.
    45. Ferro de passar roupa
    46. Forminhas para gelo
    47. Forma para pizza: três!
    48. Formas de silicone
    49. Formas de pudim: porque fazer pudim é muito fácil e todo o mundo ama!
    50. Faqueiro completo
    51. Frigideiras de diferentes tamanhos
    52. Galheteiro
    53. Garfinhos para aperitivo
    54. Garrafa térmica: chazinho, suco gelado, água do chimarrão se vocês são gaúchos!
    55. Jarra para água ou suco
    56. Jogo americano
    57. Jogos de xícara e pires
    58. Luva térmica
    59. Leiteira: certo que vocês esquentam o leite no micro-ondas, mas uma leiteira pode ser excelente inclusive para outros fins como cozinhar ovos ou fazer bechamel!
    60. Liquidificador e robô de cozinha completo
    61. Lixeira para pia: muito importante para colocar as restinhos de tudo enquanto o seu amor cozinha um jantar gostoso para vocês
    62. Mantegueira: porque manteiga é fundamental e nenhuma margarina pode provar o contrário
    63. Panelas boas: de vidro, de barro, antiaderentes
    64. Paliteiro: para o seu avô!
    65. Panos de prato: não, não é para secar os pratos, é para secar a sua mão!
    66. Pegador de massa
    67. Pegador de salada
    68. Petisqueira: porque nas noites de sexta-feira vocês vão amar fazer um petisquinho
    69. Pincel: para os pães artesanais que vocês farão
    70. Pirex de tamanhos variados
    71. Porta copos: porque a sua mesa de madeira merece!
    72. Porta guardanapo
    73. Porta frios
    74. Porta tempero
    75. Potes plásticos para alimentos frios
    76. Potes de vidro: para guardar a comidinha caseira que a sua mãe vai dar pra você
    77. Pratos fundos
    78. Pratos rasos
    79. Pratos de sobremesa
    80. Puxa saco: no caso de você não saber dobrar os saquinhos em triângulos
    81. Quebra-nozes: porque 3 nozes ao dia mantém o seu coração saudável
    82. Queijeira
    83. Ralador: para cenoura, para o parmesão, para tudo!
    84. Raspador de limão
    85. Relógio de parede: porque vocês serão pontuais, graças a ele!
    86. Rodo para pia: para não empapar o paninho
    87. Rolo de abrir massa: porque vocês vão fazer pizzas e massas caseiras incríveis
    88. Saca-rolhas: porque vinho bom, é vinho aberto
    89. Saladeira
    90. Saleiro: para usar pouco ou quase nada
    91. Suporte de detergente e esponja
    92. Suporte de filtro de café
    93. Tábua plástica
    94. Tábua para queijos
    95. Tábua de carne
    96. Tábua de passar roupa
    97. Taças de vinho: de diferentes tamanhos, bem lindas, bem grandes
    98. Taças de licor
    99. Torradeira: porque um misto-quente com queijo derretido é sempre bem vindo
    100. Tesoura de cozinha: você vai usá-la para quase tudo, inclusive para cortar a etiqueta da roupa nova
    101. Vassoura, rodo e pá

Ideias criativas para seu chá de cozinha

Aquela velha forma da noiva receber os presentes e tentar adivinhar o que é ou quem deu, está dando lugar para a criatividade. Já vimos os Nail bars, que é uma despedida de solteira diferente e que também é uma ideia para se inspirar para um chá de panela super moderno e descolado.

Você pode fazer também um lindo chá de panela na sua própria casa, bem descontraído e com uma decoração fofa e divertida para o chá.

Faça as convidadas entrarem no clima criando brincadeiras. Fale com suas madrinhas para organizarem um chá de panela autêntico e divertido. Pensando nisso, o Zankyou encontrou uma noivinha muito criativa que fez no seu chá de panela o ” bingo da noiva”.

Quer ver como funciona?

Imprima e distribua as cartelas personalizadas do seu bingo entre elas, para que elas preencham com itens da lista do chá de panela. A medida que a noiva for abrindo os presentes as convidadas vão marcando na cartela o que vão acertando. Quem cantar bingo antes ganha uma lembrancinha que fica a critério da noiva ou das madrinhas!

Você pode fazer uma cartela com seu nome, data do casamento e alguma frase bonita, para que as convidadas possam levar para casa como lembrança do chá de panela.

Você também pode escrever frases divertidas ou bonitas e deixar para que cada convidada leia uma em voz alta!

brincadeiras para chá de cozinha

Confira também: Guia completo para organizar o seu Chá Bar!

E baixe o nosso E-BOOK GRATUITO para organizar seu casamento! 

 

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Comentários (71)

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!