Lista de convidados do casamento: como administrar a sua e a do seus pais sem perder o humor!

Lista de convidados do casamento: como administrar a sua e a do seus pais sem perder o humor!

Na hora de fazer a lista de convidados, seus pais trouxeram suas próprias sugestões? Escutamos alguns assessores de casamento e reunimos as melhores dicas para evitar confrontos. Confira!

  • Planejando o casamento
  • Recomendações

Depois daquele pedido emocionante de casamento, com toda a família presente – muitos brindes,  lágrimas e apertões nas bochechas – começa uma nova etapa na vida do casal: a dos preparativos para o grande dia. Nesse momento tão importante, os pais dos noivos também estarão presentes, principalmente, se eles ajudarem a bancar os custos do casamento. Preparem-se, pois é bem provável que eles apresentem uma listinha de convidados que, muitas vezes, não estavam nos seus planos. Para te ajudar a administrar a sua lista de convidados do casamento e a dos seus pais, escutamos alguns assessores de casamento e reunimos as melhores dicas. Confira!

Prepare seu casamento sem sofrimento e saiba Como reduzir a lista de convidados do seu casamento sem sofrer!

salvaralejandro bergado
Foto: Alejandro Bergado

Direitos iguais

A etiqueta dos melhores cerimonialistas tem algumas regrinhas básicas e uma delas é justamente sobre a lista de convidados dos seus pais. Os profissionais recomendam dividir o número de convidados em três partes:

  • 50% para os convidados dos noivos
  • 50% para os convidados dos pais (25% para os pais da noiva e 25% para os pais do noivo).

Fácil né? Nem sempre… Muitas vezes, o número de convidados dos pais extrapola esse percentual. Em outros casos, a ajuda financeira é muito maior por parte de um dos pais e a tal listinha também aumenta. Se esse é o seu caso, fique tranquila!

salvarAgda Paula Assessoria de CasamentosSaiba mais sobre “Agda Paula Assessoria de Casamentos”
Agda Paula Assessoria de Casamentos | Foto: Divulgação

Siga seu coração

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Em primeiro lugar, o fato de seus pais ajudarem com mais ou menos dinheiro no casamento não deve ser o motivo pelo qual você permite que eles convidem algumas pessoas para o seu casamento. A razão pela qual você esta fazendo isso é porque você ama de paixão os seus pais e quer que eles também sejam parte deste momento mais que especial na sua vida. Afeto não se mede em números ou dinheiro, portanto, siga seu coração. Lembre-se de que eles criaram você e te amam muito e este dia é, em parte, deles também!

Inspire-se com nossa galeria em homenagem aos pais da noiva, afinal, também É o dia deles! 50 fotos de pais de pais de noivas e noivos que são pura emoção!

salvarassessoria e cerimonial casamento são paulo SPSaiba mais sobre “Mara Duarte Assessoria”
Mara Duarte Assessoria | Foto: Netuno Jordache

Vale a pena?

Partindo deste princípio, você precisa dar uma olhada bem atenta a essa lista de convidados dos seus pais. Revise com atenção e faça duas planilhas com os gastos: na primeira, inclua todas as despesas com os convidados deles e na segunda, somente com a sua lista. Se a diferença for realmente muito grande, vale a pena conversar com seus pais para tentar convencê-los a cortar a lista com o melhor argumento: o financeiro. Por outro lado, se você refez as contas e já percebeu que a diferença é mínima, não vale a pena ficar discutindo esse assunto! Lembre-se de que você já tem bastante coisa para se preocupar.

Que tal conhecer melhor o perfil dos seus convidados e estar preparada? Confira os  6 tipos de convidados de casamento que SEMPRE perdem a linha!

salvarAssessoria e Cerimonial São Paulo SPSaiba mais sobre “Agda Paula Assessoria de Casamentos”
Agda Paula Assessoria de Casamentos | Foto: Divulgação

Problema resolvido

Se mesmo depois de revisar as finanças você não conseguir convencer ninguém a desapegar da tal listinha, existe uma outra solução: dê aos seus pais um pequeno percentual de convidados (fora os da sua lista, é claro!) para que eles possam chamar algumas pessoas. Certifique-se de que seja o mesmo número para os pais da noiva e do noivo, caso contrário, você só vai arrumar mais problemas! A assessora de eventos Tatiana Mattos tem uma dica infalível: “Se tiver ajuda dos pais na festa, deixe para eles uma porcentagem de 10% para convidarem quem eles desejam“, aconselha.

Confira nosso guia completo para fugir de roubadas na hora de escolher os fornecedores do casamento!

salvarAssessoria Cerimonial  Rio de Janeiro RJSaiba mais sobre “Tatiana Mattos Assessoria Cerimonial”
Tatiana Mattos Assessoria Cerimonial | Foto: Erika Machado

Can’t buy me love

Outra forma bem legal de administrar essa situação é envolver seus pais em detalhes do casamento, especialmente quando se trata de cobrir gastos. Sua mãe jamais vai esquecer da ajuda que te dará para pagar o seu vestido de noiva, por exemplo. Se seus pais puderem saber exatamente onde estão ajudando a cobrir as despesas, é bem provável que eles não fiquem passando a fatura para cobrar um número de X de convidados que eles estão bancando no seu casamento.

Garanta um grande dia perfeito e veja as 8 atitudes de mães e sogras que devem ser evitadas ao máximo no seu casamento

salvarAssessoria e cerimonial Curitiba PRSaiba mais sobre “Silvia Lopes Eventos Especiais”
Silvia Lopes Eventos Especiais | Foto: Luana Caetano

Converse, converse e converse

A produtora de eventos e cerimonial Silvia Lopes sempre orienta os noivos para que definam o perfil da festa que querem ter e informem essa decisão para os pais.

“A decisão por um casamento intimista para famílias grandes e que gostam de festa geralmente envolve discussão, mas é preciso que os pais entendam a vontade dos noivos. Como casamento envolve custos, a conversa inicial vai além da lista de convidados, ela também inclui quem vai pagar por estes convidados…

A produtora de eventos ressalta o valor sentimental que o casamento tem para os pais: “Temos que entender que o casamento é uma festa essencialmente familiar e que estamos lidando com pessoas e relacionamentos, então, pequenas concessões fazem parte do final feliz“.

salvarAssessoria e Cerimonial Curitiba PRSaiba mais sobre “Silvia Lopes Eventos Especiais”
Silvia Lopes Eventos Especiais | Foto: Meliess

Essa também é a dica de Márcio Reimão, da Agda Paula Assessoria de Casamentos:

O ideal é conversar com os pais sobre o casamento. Muitas vezes eles poderão arcar com uma parte dos custos, permitindo a locação de um espaço maior. Recomendo que, mesmo o casal sendo extremamente independente, comunique aos seus pais a respeito do casamento.” aconselha.

salvarassessoria e cerimonial casamento são paulo SPSaiba mais sobre “Agda Paula Assessoria de Casamentos”
Agda Paula Assessoria de Casamentos | Foto: Divulgação

Por isso, converse bastante e inclua seus pais em todos os preparativos. Imagina que gostoso vocês passarem a tarde degustando doces para a festa juntos? Muito melhor do que ficar fazendo planilhas e calculando gastos. O casamento é uma festa de família, sim, mas a festa é dos noivos. Seus pais certamente querem que esse momento seja o mais especial desde o dia em que você nasceu, portanto, muito amor nessa hora porque no final tudo se ajeita! Não deixe de ler: Contratar um cerimonialista ou não? 8 vantagens de contar com este profissional no seu casamento!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Agda Paula Assessoria de Casamentos Assessoria casamentos e cerimonial
Mara Duarte Assessoria Assessoria casamentos e cerimonial
Silvia Lopes Eventos Especiais Assessoria casamentos e cerimonial
Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial Assessoria casamentos e cerimonial

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!