25 itens para o "to do list" do seu casamento

O casal passa por várias sensações quando, pela primeira vez, coloca a aliança em sua mão direita. Mas até trocá-la de mão, existe um longo caminho e uma lista de tarefas intermináveis, que deve ser tratada com muito cuidado e atenção. Em meio a correria do dia-a-dia, muitos detalhes podem passar despercebidos, por isso, fizemos uma lista para dar aquela “forcinha” para os noivos, contendo 25 itens para o “to do list” do seu casamento. Confira.

Thay Rabello FotografiaEntre em contato com Thay Rabello Fotografia
Foto: Thay Rabello Fotografia

1. Antes de mais nada, os noivos devem escolher a data do casório e qual tipo de cerimônia desejam realizar: religiosa com recepção, apenas religiosa, com a atuação de um celebrante, civil… Este é o primeiro passo para começar a definir todas as outras escolhas que virão a seguir.

2. Se pensam em casar na igreja, a busca deve começar o mais rápido possível. Esta deve ser sua prioridade, pois em determinados casos, a espera por uma data disponível chega a ser de dois anos.

Saiba tudo sobre Casar ou não casar na igreja?

Werneck FotografiaEntre em contato com Werneck Fotografia
Foto: Werneck Fotografia

3. Coloquem no papel o quanto desejam investir no grande dia. Além de definir o orçamento, conversem sobre quem irá pagar o quê. Esta é uma decisão importante, pois colabora evitando brigas e discussões durante o desenrolar do planejamento.

4. Comecem a preparar sua lista de convidados, para ter uma ideia de quantas pessoas estarão presentes em seu casamento, pois esta decisão, esta intimamente ligada a busca do local e fornecedores.

5. Escolham o estilo que será adotado em seu grande dia: clássico, boho, rústico, vintage… Lembrem-se de que este é um dia para ser curtido a dois, por isso, deve estar de acordo com os desejos de ambos.

As noivas cariocas podem contar com os projetos personalizados elaborados pela Myrtus Eventos. A empresa trabalha com diversos estilos, aliando toda a sua técnica, dedicação e muito amor para tornar seu dia ainda mais especial.

Myrtus EventosEntre em contato com Myrtus Eventos
Myrtus Eventos – Foto: divulgação

6. Data, tipo de celebração, número de convidados e estilo definidos: chega o momento de começar a buscar um local que corresponda a todas as suas expectativas. Faça uma lista e visite cada um deles, conferindo se os espaços possuem uma infraestrutura capaz de acomodar confortavelmente a todos os seus convidados, inclusive os pequeninos.

Para casamentos com muitas crianças, o mais indicado é contratar uma empresa como a Mon Petit Recreação Infantil. Papais e mamães poderão curtir a festa com toda tranquilidade, enquanto seus pequenos estarão se divertindo em um espaço totalmente preparado pra eles, com muita segurança e animação.

Mon Petit Recreação InfantilEntre em contato com Mon Petit Recreação Infantil
Mon Petit Recreação Infantil – Foto: divulgação

7. Tomar todas as decisões sem ajuda ou direcionamento, pode acabar se tornando uma tarefa árdua para os noivos. Por isso, pensem sobre a possibilidade de contratar uma assessora, pois toda a experiência destas profissionais, os ajudarão a passar por esta fase de uma maneira bem mais tranquila.

A empresa Céu de Tule planeja e organiza todo o casamento, levando toda a tranquilidade e segurança para os noivos nesse momento tão especial em suas vidas.

Conheça as 8 razões para contratar uma assessora de casamento: o seu grande dia mais que perfeito nas mãos de um profissional

Céu de TuleEntre em contato com Céu de Tule
Céu de Tule – Foto: VRebel

8. Caso decidam tomar a frente e colocar a mão na massa, considerem, pelo menos, contratar uma assessoria do dia. Imaginem a loucura e toda a tensão de estar prestes a casar e ainda ter que pensar em fornecedores, convidados, etc.

Detentora de grande experiência, a empresa Mi Senise Assessoria e Cerimonial, cuida de absolutamente todos os detalhes do evento, do cortejo ao final da recepção, para que o casal possa curtir sem preocupações, cada minuto do grande dia.

Mi Senise Assessoria e CerimonialEntre em contato com Mi Senise Assessoria e Cerimonial
Mi Senise Assessoria e Cerimonial – Foto: divulgação

9. Chegou o momento de começar a procurar pelo tão sonhado vestido de noiva. Lembre-se de levar em conta a estação, horário e estilo adotado para o casamento. Veja o que vale mais à pena considerando seu orçamento: comprar ou alugar?

10. Vestido selecionado, comece a pesquisar os acessórios que irão complementar seu look, como brincos, cordões, véu, grinalda, tiaras e sapato. Na dúvida, converse com seu estilista para ajudá-la a definir peças, que entrem em total harmonia com o vestido.

11. A roupa do noivo também deve ser decidida com certa antecedência, principalmente se for confeccionada sob medida. Em relação ao aluguel, informe-se sobre o prazo caso precise realizar alguns ajustes.

Céu de TuleEntre em contato com Céu de Tule
Céu de Tule – Foto: Gabi Nehring

12. Separe fotos e referências de decoração antes de conversar com seus fornecedores. Pesquisem valores, peçam para conhecer seu trabalho e busquem verificar comentários de outras pessoas que já utilizaram os serviços, antes de fechar os contratos.

Disputadíssima entre as noivas curitibanas, a incrível assessora Silvia Lopes, dispõe do conhecimento necessário para indicar fornecedores confiáveis e totalmente adequados para cada estilo de casamento, evitando possíveis transtornos para os noivos.

Descubra O segredo para escolher os melhores fornecedores do seu casamento

Silvia Lopes Eventos EspeciaisEntre em contato com Silvia Lopes Eventos Especiais
Silvia Lopes Eventos Especiais – Foto: divulgação

13. Após decidir sobre a decoração, busquem por um florista e comecem a definir como serão os arranjos que irão compor a igreja e o local onde será realizada a recepção. A noiva ainda pode aproveitar e providenciar seu buquê com este mesmo profissional.

14. Escolha o salão ou profissional que ficará com a responsabilidade de produzir seu visual para o casório. Peça para fazer ao menos uma prova antes do casamento, utilizando o acessório escolhido para finalização do penteado.

Procure por uma beauty artist especializada como Gisele Barbosa. A profissional busca enaltecer a beleza da noiva, através de técnicas capazes de deixá-la com uma aparência deslumbrante em seu grande dia.

Gisele Barbosa AtelierEntre em contato com Gisele Barbosa Atelier
Gisele Barbosa Atelier – Foto: divulgação

15. Lista de convidados fechada, é hora de começar a pensar nos convites. Se possui convidados que moram em outras localidades, invista também em um save the date, que poderá ser enviado com até 6 meses de antecedência, para que tenham tempo hábil para se programar.

16. Selecione os músicos e DJ. Para a igreja, o ideal é contar com a presença de músicos, pois a cerimônia se torna ainda mais emocionante. No caso da recepção, os noivos podem optar por uma banda ou DJ, sem esquecer de apresentar suas preferências musicais, para que estes profissionais possam criar um clima na pista que esteja totalmente de acordo com o gosto do casal.

17. O fotógrafo é uma das peças mais importantes do casamento, pois é através do trabalho deste profissional, que os noivos terão impressas todas as lembranças de seu grande dia. Aproveite e faça um ensaio pré-wedding, pois além de conseguir elaborar fotos interessantes para o álbum, noivos e fotógrafos passam a se conhecer melhor, criando um laço que certamente se refletirá nos registros do casamento.

Se está em busca de um profissional sensível, de olhar apurado e grande capacidade técnica, não deixe de conferir o trabalho de Luiza Villarroel. Esta maravilhosa profissional captura imagens únicas, e cuida de seus noivos com muito carinho e atenção.

Cofira Pura inspiração: as mais lindas fotos de ensaios pré weddings!

Luiza Villarroel FotografíaEntre em contato com Luiza Villarroel Fotografía
Foto: Luiza Villarroel Fotografía

18. Escolher o buffet demanda bastante pesquisa, por isso, não perca tempo e comece a marcar algumas degustações. Alguns espaços oferecem este tipo de serviço, facilitando a vida de casais que não dispõem de muito tempo para planejar seu casamento.

19. Após definir o buffet, veja se o mesmo fornece pacotes de bebidas ou se as mesmas deverão ser contratadas em outro local. O tipo de bebida a ser oferecida varia de acordo com a faixa etária dos convidados, por isso, lembre-se de verificar o número de crianças, jovens e idosos no momento de fazer o cálculo.

Todos estes detalhes podem acabar gerando muitas dúvidas entre o casal, então, que tal contar com a ajuda especializada oferecida por empresas como a For U Personal Eventos? Seus profissionais são altamente capacitados e auxiliam os noivos em todos os aspectos do casamento.

For U Personal EventosEntre em contato com a For U Personal Eventos
For U Personal Eventos – Foto: divulgação

20. Quais docinhos serão oferecidos em seu grande dia? A mesa de doces ganha destaque na recepção, então invista em uma boa diversidade de gostosuras, com apresentações que agradam ao olhar.

21. Normalmente, a mesma empresa que fornece os docinhos também oferece possibilidades em relação ao bolo de casamento. Procure escolher massas e recheios adequados a época do ano, na qual marcaram a data de sua celebração.

22. Já pensou sobre os mimos que irá oferecer aos convidados? Abuse de sua criatividade e ofereça lembrancinhas úteis, como as comestíveis, plantas, flores ou objetos que possam continuar sendo utilizados após o casório.

O casal ainda pode investir em foto lembranças, tornando seu dia ainda mais divertido. A empresa Print a Pic oferece totens e super cabines, onde noivos e convidados podem realizar poses engraçadíssimas, utilizando plaquinhas e inúmeros adereços.

Aproveite e Conheça a nova geração das fotolembranças de casamentos: seus convidados vão amar!

Print a PicEntre em contato com Print a Pic
Print a Pic – Foto: Chris Machado Fotografia

23. Apesar do planejamento consumir muito o tempo dos noivos, não esqueçam que há uma casa para montar. Então tire um tempinho para fazer uma lista com itens, que estão faltando em seu novo lar. No Zankyou, você encontra uma lista de casamento online completa e pode criar seu próprio site dispondo de centenas de layouts.

24. Não esqueçam de planejar sua lua de mel. Atualmente os noivos contam com empresas especializadas no segmento, oferecendo pacotes e opções totalmente personalizadas de acordo com o desejo de cada casal.

25. O dia da noiva também se torna muito importante, pois além de poder passar horas divertidas junto a madrinhas e familiares, você ainda poderá conseguir alguns registros maravilhosos, que certamente colaborarão com seu álbum de casamento.

Caroline Cerutti FotoarteEntre em contato com Caroline Cerutti Fotoarte
Foto: Caroline Cerutti Fotoarte

Procure se planejar e busque ajuda caso haja necessidade, para evitar momentos de stress durante a organização. Lembre-se de que este também é um período que irá gerar muitas lembranças, por isso, aproveite o máximo que puder.

 *Post Original: 29/06/2012. Atualizado em: 18/11/2017.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Créditos: Laura Flôr
Como escrever o convite de casamento? Passo a passo em 10 itens!
Conversamos com quem entende do assunto para saber o que incluir no texto, que tipo de imagem ou qual o formato ideal para um convite de casamento perfeito.
Kit básico da noiva inteligente: 10 itens de emergência que você TEM que levar para o seu casamento!
Kit básico da noiva inteligente: 10 itens de emergência que você TEM que levar para o seu casamento!
São muitas as coisas que não se deve esquecer no dia do seu casamento, mas algumas são essenciais para que você tenha um casamento impecável, do jeito que sempre sonhou. Descubra o que deve conter o kit de emergência da noiva precavida!
Foto: Divulgação / Tem Amor no Papel
Papelaria de casamento: itens essenciais para a personalização TOTAL da sua festa!
A papelaria de um casamento vai muito além do convite. Saiba quais são os itens necessários para tornar o seu grande dia ainda mais marcante para você e para seus convidados.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações