Como escolher o vestido de convidada para casamentos de noite

Como escolher o vestido de convidada para casamentos de noite

Não deixe de ver nossas dicas para montar o look perfeito de convidada de um casamento de noite.

  • Moda casamento
  • Tendências
  • Vestidos de festa
  • Convidados

Uma das maiores dúvidas que aparecem na nossa mente quando recebemos um convite de casamento é qual protocolo seguir no que diz respeito à roupa. Esse item está diretamente ligado ao momento em que o casamento será celebrado, o que afeta diretamente o estilo do casamento.

Os casamentos celebrados durante à noite possuem regras diferentes dos casamentos de dia e, por isso, nós vamos te ajudar a entender cada uma delas. E, por mais que muitas vezes não sigamos essas normas ao pé da letras, nunca é demais saber quais são para rompê-las ou não.

salvar
Cris Barros Foto: Divulgação

Passo 1. Escolha o corte do vestido ideal

Embora a escolha de um vestido também dependa da época do ano, à noite os casamentos tendem a reinar os vestidos de festa longos. No entanto, há novas tendências que falam da importância do vestido curto em todos os casamentos, qualquer que seja a hora do dia. Os vestidos longos, de acordo com alguns especialistas, são reservados para madrinhas e damas de honra, enquanto o resto dos convidados deve optar pelo curto ou midi. Depende de você escolher com que tipo de vestido você está mais à vontade.

Se você optar por usar um vestido curto, as cores escuras cairão como uma luva para um evento dessas características. Se você prefere um modelo longo, o preto sempre foi uma cor muito usada em eventos de noite e, tendo em conta a eliminação da proibição desse tom em casamentos, pode ser uma boa escolha. No entanto, você pode arriscar muitos outros tons. Por exemplo, outra das cores da estrela, e que triunfa por sua intemporalidade e elegância, é vermelha, perfeita para qualquer época do ano e para qualquer tipo de mulher.

salvar
Credits Jenny Packham
salvar
Crédito: Asos Curve

Passo 2. Não se esqueça do tipo de evento

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Estabelecidas as regras do protocolo não escrito para casamentos à noite, você tem que avaliar como será o casamento para o qual você foi convidada. Embora existam casamentos padrão, em que os convidados seguem uma linha similar, sem ter a intenção de fazê-lo (com certeza você já esteve em um casamento assim), as coisas começam a mudar. A tradição não morreu, mas cada vez mais usamos modelos diferentes que envolvem maior ou menor uso dos recursos.

salvar
Vestido: Ana Torres | Credits: Barcelona Bridal Fashion Week

Para um casamento boêmio, hippie, vintage, industrial ou folclórico, não faz muito sentido que você use um vestido estilo cerimônia do Oscar. Mas se o lugar, o estilo ou o etiqueta sugerirem elegância, você pode apostar num vestido de festa longo que vai deslumbrar à todos.

Passo 3. Adaptar-se ao local de celebração

É também fundamental na escolha do vestido e tem a ver com o estilo da celebração. Levando em conta que cenários cada vez mais peculiares são utilizados para casamentos, as alternativas de looks também são cada vez mais diferentes e as  possibilidades maiores, deixando de lado os olhares da velha escola. Porque, o que usar se o casamento é celebrado em uma praia? Um vestido longo com salto alto não vem à mente se houver areia e água no meio, então o look ideal seria um vestido mais curto, em cores mais claras e com tecidos mais leves. O mesmo aconteceria em podem se enganchar. Algo semelhante aconteceria com os sapatos e o melhor é se sentir confortável.

salvar
Crédito: Asos Curve

Para festas em espaços mais sofisticados e luxuosos, como hotéis ou buffets, o vestido de festa longo é a escolha perfeita, de acordo com o estilo que os noivos pensaram para o casamento. Nesta ocasião, você pode escolher usar sapatos com saltos mais altos.

Passo 4. Tenha em conta a forma do seu corpo

Você é a pessoa que mais conhece o seu corpo. Mas se você ainda tem alguma dúvida de que tipo de roupa fica bem em você, consulte um especialista. É importante saber o que cai melhor em você, que tipo de vestido ressalta seus pontos positivos e, na medida do possível, esconde seus pontos fracos, sempre quando essa seja a sua intenção.

Se você é muito magra, o vestido ideal para você seria um modelo estampado que gere certo volume. Além disso, escolher um vestido com drapeado na zona do busto é uma ótima opção caso você queira dar mais destaque para esta zona.

salvar
Credits: Jenny Packham

Se seu corpo tem a forma de um triângulo invertido, isto é, com ombros mais largos que o quadril, o ideal é escolher modelos de vestidos que deem volume ao quadril e tirem a atenção da área dos ombros.

Para o tipo de corpo retângulo, com poucos curvas e com um certo equilíbrio entre ombros e quadril, o ideal é escolher um vestido com alças finas para mulheres com pouco busto e tomara que caia para mulheres que usam número maiores. Além disso, se o vestido for ajustado à cintura, a sensação curvilínea será maior e te favorecerá muito.

salvar
Credits: Oscar de la Renta
salvar
Topshop unique | Credits: via net a porter

Para as mulheres com silhueta oval, quadris mais largos, o melhor é um vestido escuro com alças no pescoço para potencializar a região do ombro.

Passo 5. Combine com complementos

Depende muito do estilo do casamento e, consequentemente, do vestido que você veste. Porque menos é mais e, no caso de um vestido chamativo por si só, com acessórios presos ao próprio tecido, dificilmente é necessário usar muito mais.

Em um evento como um casamento de noite, o ideal é apostar por joias e que elas sejam o principal complemento do seu look. Elas devem se destacar se o vestido for mais simples ou servir de “apoio” caso o vestido tenha muitos detalhes. Destaque para joias com pedras, brincos compridos, e joias com brilhantes, que brilhem mas sem parecer uma árvore de Natal.

salvar
Brincos: Lovely Me

Tão importante quanto escolher um vestido perfeito, é eleger os sapatos de convidada adequados. Existe a questão do estilo que precisa casar com o do vestido e dos outros acessórios, mas também tem que se pensar se aquele sapato não irá te fazer passar a noite sentada com dores nos pés. Já faz parte do consciente coletivo que os vestidos longos geralmente  são acompanhados por saltos altos, a fim de mostrar o sapato e usar o comprimento do vestido sem problemas. E é uma boa opção, mas não a única: a última moda é o uso de sapatos baixos com esse tipo de vestido, seja um sapato fechado ou sandálias. É uma moda que nasceu em Paris, um dos lugares mais elegantes do mundo, acompanhando estilos que escapam do excesso.

Tente que o sapato não seja muito chamativo quando o vestido for o protagonista. Se ele não se destaca muito e os acessórios são o personagem principal, você pode acompanhá-lo com sapatos que chamem mais atenção.

salvar
Clutch Santa Fe. Credits: Kayu

Para um casamento à noite, recomendamos o uso de um clutch discreto, mas juvenil, que é o complemento perfeito. Será um acessório que não se destaca (se você não quiser), mas que traz o toque elegante que você está procurando isso para o seu look. Porque uma bolsa de mão é uma aposta sofisticada com a qual você pode brincar de diferentes maneiras. Pode ser de uma cor diferente da do vestido, gerando contraste; ‘total look’, usando o mesmo tom ou clutch de joia, onde a bolsa leva os holofotes quando usada com um vestido mais simples.

Aproveite para ler também:

Look da semana: convidada para casamentos de dia!

Vestidos de festa azuis 2017: a escolha perfeita para ser a mais linda convidada!

* Post original de Barbara Janiques publicado em 22/03/2017. Post atualizado em 22/09/2018.

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!